Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Miriam
Noiva Master Junho 2021 Sintra

Processo religioso Help!!

Miriam, a 27 de Fevereiro de 2020 às 21:55 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 18
Hi brides!!! Tudo bem?

Olhem não sei se alguém está a passar pela mesma situação que eu mas eu estou a ficar louca! Então é o seguinte: pertenço a uma paróquia, o noivo a outra mas vamos casar noutra 🤪 sucede que parece que ninguém sabe o que fazer...mandaram-me iniciar o processo na minha paróquia mas depois a minha paróquia acha que é na que casamos que têm de tratar do processo para o patriarcado...depois querem as duas paróquias ficar com o documento original do registo civil...🤯 Alguém a passar pelo mesmo ou que saiba como deve de ser?

18 respostas

Última atividade por Miriam, a 1 de Março de 2020 às 16:24
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois... qualquer paróquia o pode fazer mas no meu caso estão a empurrar 🥺
    • Responder
  • S
    Noiva Constante Junho 2011 Porto (Concelho)
    Sandra&Tó ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O processo é iniciado na paróquia de um dos noivos e posteriormente enviado para a paróquia da cerimónia.

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois Patrícia, já estou a perceber que é assim, até para o patriarcado liguei...o problema era que as duas paróquias empurravam uma para a outra 🥺
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá ! Nós tivemos na mesma situação. No entanto, tens de abrir o processo na paróquia da noiva, depois os papéis vão para o patriarcado e quando estiver tudo pronto vão buscar ou em alguns casos enviam para a paróquia em que casas e já está !


    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Miriam 😉
    Nós mudamos a nossa morada recentemente para ternos os dois a mesma morada e simplificar as coisas mas pelos vistos vai dar ao mesmo.
    Ambos crescemos em Marco de Canaveses.Atualmente vivemos em Perafita e queremos casar na Igreja da Lapa.O padre da igreja da Lapa disse que tínhamos de iniciar o processo na paróquia da noiva.Fui a igreja de perafita e informaram que tratam de tudo, incluindo pedir autorização à diocese do Porto para casar numa igreja diferente.Só deves ir à igreja da tua residência quando tiveres o certificado para casamento emitido pela conservatória.Sinceramente pelo que vejo todas as igrejas tem procedimentos diferentes!Aconselho te a ir à secretaria da igreja da tua freguesia e perguntares o que deves fazer pois terás de seguir as indicações deles!😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, por aqui a situação é a mesma. O noivo terá de reunir os comprovativos de baptismo e Crisma na sua paróquia, que será entregue ao pároco da minha e ele irá tratar do processo.

    No local onde vamos casar, só temos que ver com o Sr. Padre os trâmites logísticos e de organização da nossa cerimónia.

    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva Constante Outubro 2020 Montemor-o-Velho
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A mim indicaram sempre que o processo tem de ser iniciado numa das paróquias onde reside um dos noivos. Também vamos casar numa paróquia que não é a nossa de residência.


    Vamos iniciar o processo na minha paróquia de residência. O noivo apenas tem de levar o certificado de baptismo. Eu não preciso porque o padre vai pedir directamente à paróquia onde fui baptizada (outra diferente)!
    Ainda não avançamos mais nada!
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não chegaram a aplicar porque acabamos por optar por casar na minha paróquia porque o padre que eu queria que nos casasse, que é padre noutra paróquia que tem a outra igreja que eu queria (que é a igreja onde os meus avós e pais se casaram) irá estar de férias, e não podia celebrar o matrimónio.

    Assim sendo não fazia sentido nós e o padre da nossa paróquia irmos para essa igreja.

    No entanto, cada paróquia tem a sua própria "tabela de preços" e por isso o que é na minha poderá não ser na tua querida! P.e. existem paróquias que pelo casamento só pedem o donativo, ou outras que tratam das burocracias todas, a nossa não faz nem uma coisa nem outra e pede logo "à cabeça" 80€! 😘

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Milhinha ☺️ vou dar um olhinho
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois ! Mas tudo se vai resolver 😉
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Miriam. Tens tudo o que precisas de saber nestes dois debates: Processo Religioso: a Agenda Obrigatória para Noivas em Preparação! https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/processo-religioso-a-agenda-obrigatoria-para-noivas-em-preparacao--t214687


    Trâmites para Cerimónia Religiosa https://comunidade.casamentos.pt/forum/tramites-para-cerimonia-religiosa--t203865 Bjs

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há há...uma grande falta de comunicação e depois uma pessoa que nunca casou é que anda às voltas 🤯
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai ai...pois seria o previsível...está gente bmbwo se entende por aqui
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois...então e exolica-me que taxa foi essa que te aplicaram? Foi o preço dos papéis do patriarcado ou mais alguma coisa??
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Miriam 😍
    Inicialmente íamos passar por essa situação e o que nos foi dito é que o processo tinha de ser aberto na paróquia da noiva e depois de estar concluído e pagar uma taxa, o processo é transferido para a paróquia onde ocorre o casamento 😘
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,


    No nosso caso casarei na paróquia do noivo. Tive que abrir processo na minha paróquia de residência e depois os documentos necessários foram enviados para a paróquia do noivo.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Miriam 😊 o que me disseram foi que é na paróquia da noiva e que depois enviam os respectivos documentos para onde casas para o padre dar depois seguimento aos papéis ! 😉 isso está aí muita falta de comunicação entre paróquias 😅😅😅
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Miriam, eu não passei por isso mas por norma o processo religioso deve ser aberto na paróquia da noiva e é essa paróquia que fica com o papel do registo civil porque é necessário para o processo religioso. Após o processo estar concluído, o mesmo é enviado para a paróquia da igreja onde querem casar. 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração