COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Vânia
Super Noiva Setembro 2019 Coimbra (Concelho)

Processo Casamento Religioso - Dúvida

Vânia, a 23 de Julho de 2019 às 20:36 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 19
Guardado Guardar
Responder

Olá querida comunidade e noivinhas!

Gostava que me ajudassem a perceber aqui uma grande dúvida....

Iniciamos o processo religioso na minha paróquia, com o padre de lá, preencher documentos, assinar entregar as certidões pedidas e agora o padre levou para a diocese concluir.

Como vamos casar noutra igreja, pediu para irmos levantar o processo para entregar ao outro padre, aqui tudo certo! O que não acho muito certo, foi o valor que ele nos está a pedir, 85€. Mas de onde vem este valor?

Como foi com vocês? Podem partilhar o valor que pagaram ou como foi o processo?!

Agradeço, porque fiquei um pouco revoltada com o pedido do padre!

19 respostas

• Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar

Olá noivinhas.. o meu noivo foi esta 4ªf abrir o processo religioso e pagou 94€!!!! Dear Lord

Entre certificados de atestado livre, abertura do processo, certificado do Baptismo tudo * 2 pessoas chegámos a estes montantes Smiley cry

Recordo só que eu fiz o Baptismo em Ferreira do Zêzere; morei a partir dos 14 anos em Tomar e vivo na Paroquia de Paço de Arcos.... Cada um destes sitios paga-se ...

• Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ola Isa ! Eu pensei casar na minha igreja de residência e ia pagar na mesma
    • Responder
  • Rita
    Noiva Constante Setembro 2019 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    Eu paguei 90€ pelo processo religioso e 120€ no registo civil !
    • Responder
  • R
    Noiva Principiante Agosto 2019 Ovar
    Rita ·
    • Denunciar
    Olá Vânia.
    Sinceramente neste momento já acho que cada padre indica o valor do seu trabalho que vai afetar o valor final.
    Aconteceu me o mesmo e paguei 70€.

Quando entreguei o processo ao padre que nos vai casar, ele viu o valor e disse que nos cobraram uma taxa excessiva.

Por isso...
    • Responder
  • Isa .
    Noiva Constante Julho 2021 Sintra
    Isa . ·
    • Denunciar
    Tenho uma duvida. Pagamos sempre independentemente se é a igreja da noiva/ noivo onde foram batizados? Ou só pagamos quando queremos fazer noutra igreja ?
    • Responder
  • Christine
    Noiva Ativa Agosto 2019 Cascais
    Christine ·
    • Denunciar

Boa noite,

Eu vou levantar o documento amanha para entregar ao outro padre da igreja onde será a cerimonia religiosa e deverei pagar 75€.

Na igrega onde vamos casar, tambem falaram nos em 100€...

• Responder
  • Cicy
    Noiva Experiente Julho 2019 Lisboa (Concelho)
    Cicy ·
    • Denunciar
    Nós também tratamos do processo numa e casamos noutra e pagamos 87€
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Constante Março 2021 Leiria (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar

Em leiria falaram-nos em cerca de 50€

• Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar

Ainda não fiz a parte do pagamento, mas perguntei ao padre quanto teria que pagar. Ele falou em cerca de 25/30€ para a diocese e no dia um dia de trabalho para o padre. Ele falou em cerca de 30/35€.

• Responder
  • Ana
    Noiva Ativa Setembro 2019 Aveiro (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    Olá! Depois de ler aqui os comentários, o meu padre é um porreiro. É certo qie vou casar na paróquia da minha residência e com o padre da paróquia, mas só paguei 25€ pelo processo. E como estava lá tudo nem foi preciso pedir certidões em lado nenhum. Agora falta ver quanto é que vai pedir pela igreja e tal.
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    Olá Vânia ! Depende de igreja para igreja e normalmente pagasse a transferência de processo para outra paróquia. Eu paguei 82€ pelo meu processo religioso
    • Responder
  • Lélia
    Noiva Experiente Agosto 2019 Torres Vedras
    Lélia ·
    • Denunciar
    Eu paguei 52€ pelo processo religioso e os 120€ pelo civil!
    • Responder
  • Cátia
    Noiva Curiosa Julho 2021 Ovar
    Cátia ·
    • Denunciar
    Olá a todas Smiley smile vou aproveitar este debate para ver se alguém me ajuda numa questão..

Fui falar com o padre da minha paróquia pra marcar a igreja (o padre que me vai casar não é o da paróquia mas já está tratado) e ele falou me em estar inscrita na paróquia. Já me disseram que depois quando me for casar que o dinheiro que pagamos a Paróquia é descontado nos valores do casamento. Alguém sabe como funciona ou já passou pelo mesmo?
    Obrigada 😘😘
    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    Paguei 70 euros quando entreguei os documentos para levar para o patriarcado ao padre da paróquia da minha zona de residencia
    • Responder
  • Joel
    Noiva Principiante Setembro 2019 Guimarães
    Joel ·
    • Denunciar
    O meu padre pediu 120 euros pra tratar do processo religioso este sábado e o processo civil ja fui eu k paguei e vou casar na igreja da minha terra e é uma igreja normal nao percebo a diferença de valores pk ele disse k este valor era pra pagar a diocese de braga pra tratar do processo
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar

O que me disseram é que se for na paroquia da Noiva não têm de se pagar, se for noutra tem de se pagar a transferência e varia consoante acho que a distância do sitio a que pertences.

Mas só em Outubro é que vou começar a tratar disso =)

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados