COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Diana
Noiva Constante Setembro 2018 Amarante

Processo casamento online

Diana, a 1 de Maio de 2018 às 09:12 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 10
Guardado Guardar
Responder
Olá noivinhas e noivinhos Smiley smile
Nós casamos em Setembro pela igreja e estamos com alguma dificuldade em arranjar tempo os dois para ir a uma conservatória porque o noivo está muitas vezes fora.
Já alguém tratou do processo de casamento online em vez de ir a conservatória? Vi na net que apenas é preciso ter o leitor de cartao de cidadão. Alguém sabe se é verdade e seguro?
Obrigada Smiley smile

10 respostas

Última atividade por Andreia, a 10 de Outubro de 2018 às 20:35
  • A
    Noiva Novata Fevereiro 2019 Trofa
    Andreia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Já ficou resolvido. O serviço estava em baixo. Pelo que percebi, é frequente isso acontecer.

Para quem tiver interesse, nestas situações, o ideal é enviar um email para ***********@***.**.** a expor o problema.

• Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Setembro 2018 Seixal
    Sofia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Experimenta ver no Spam, às vezes pode acontecer Smiley winking o meu conselho é que esperes até amanhã e se nao chegar então é melhor contactares alguém da conservatória online
    • Responder
  • A
    Andreia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Muito obrigada Smiley smile acho estranho porque já iniciamos o processo há 1hora e ainda não recebemos nada. Vou aguardar.

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Andreia Smiley smile
    Assim que terminei de preencher os dados da minha parte eles enviaram logo um e-mail ao noivo para podermos logo preencher a parte dele. (Demorou uns 5 minutos talvez)
    A única demora que tivemos foi após fazermos o pagamento...tivemos que esperar 1 mês e pouco até nos contactarem para podermos ir buscar o papel à conservatoria. No nosso caso como era a conservatória de Lisboa não nos enviaram pelo correio.. tivemos mesmo de ir lá buscar. Mas ao menos foi só chegar, levantar e ir embora. Não tivemos de estar na fila.

• Responder
  • A
    Andreia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Sofia!

Podes por favor dizer-me quanto tempo demorou para o teu noivo receber o email de confirmação?

Obrigada!

• Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Acho que a unica avaliação que fazem é relativamente a ver se os dados estão todos corretos (e caso seja apenas civil se existe disponibilidade para realizar o casamento nesse dia). É provavel que seja mais demorado..só interessa se as pessoas não quiserem perder tempo a tratar desse assunto presencialmente e não tem "pressa". No nosso caso a Igreja já está reservada por isso é só mesmo esperar pelo papel para tornar o processo oficial. E sim o regime possivel online é esse de bens adquirido Smiley smile
    • Responder
  • Diana
    Diana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Smiley smile
    • Responder
  • Diana
    Diana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Smiley smile agora fiquei com umas dúvidas. Que avaliação é que eles fazem? Sendo assim, demora mais pedir online do que ir presencialmente?
    Quanto ao regime, o que é possível fazer online é então o de comunhão de bens adquiridos cerro?
    • Responder
  • Sofia
    Sofia ·
    • Denunciar
    Olá Diana Smiley smile Nós demos entrada do processo online. Fizemos através do site http://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline É totalmente seguro porque é um site oficial do governo. Na altura precisei de: instalar a aplicação de leitor de cidadão (oficial do governo português), inserir o leitor de cartões com o meu cartão do cidadão e ainda ir à ao navegador da internet (modzila Firefox) e nas opções inserir umas informações retiradas da aplicação do leitor de cartões para a página do processo de casamentos online conseguir ter acesso à informação do cartão de cidadão (acho que se chama script essa funcionalidade, mas a melhor forma de veres isso é procuraresno google como ativar a chave digital do cc naquela página). Depois disso foi ter à mão o código de ativação do CC (que vem junto com aqueles pins que recebemos por carta quando renovamos o CC). O processo em si foi muito simples. Preencher os dados e já está. Depois o noivo recebe um e.mail e tem de fazer o msm processo. No final enviam a referencia de pagamento e só depois de pagarmos dão inicio ao processo.
    Não sei quanto tempo demoram até estar finalizada a avaliação...fiz a semana passada e ainda não está completo. A ideia que tenho é que enviam o certificado depois para casa.
    Atenção que se o casamento for em regime geral ou separação de bens terás sempre de ter de ir presencialmente fazer um acordo pré nupcial e pagas mais 100€.
    Espero ter ajudado!
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar

Sempre que tentei o sistema estava em baixo. Fomos ao Registo por isso e porque queríamos reservar a data e hora para o casamento na Quinta Smiley smile

• Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados