Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lady in Red
Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim

Pressão para/sobre ter filhos

Lady in Red, a 29 de Abril de 2019 às 13:15

Publicado em Fórum Futuras Mamãs 123

Olá queridas noivas Vou explicar um pouco o meu trajeto para compreenderem um pouco o que vos irei falar, a pressão para ter filhos: Namoro há 10 anos com o meu marido e calhou de virmos viver juntos apenas na altura do casamento, ou seja, como não vivemos juntos antes, pouco sentimos pressão...

Olá queridas noivas Smiley smile

Vou explicar um pouco o meu trajeto para compreenderem um pouco o que vos irei falar, a pressão para ter filhos:

Namoro há 10 anos com o meu marido e calhou de virmos viver juntos apenas na altura do casamento, ou seja, como não vivemos juntos antes, pouco sentimos pressão para ter filhos. Surgiu um pouco quando oficializamos o casamento.

giphy.gif


Um mês após o casamento e já começa a "pressão" para ter filhos. Não sabemos ao certo que é por estarmos em coabitação ou por termos casado, apostaria mais na segunda opção...

giphy.gif


Ouvimos comentários dos pais de como querem um/a neto/a, indiretas de amigos e uma pessoa já nem desejos (sempre fui assim) pode ter... Não é nada, por enquanto, muito predominante mas não deixa de incomodar um pouco porque é um assunto muito privado. Na verdade, filhos não está na nossa lista de tarefas (ahah) a curto prazo.

giphy.gif


"Pior" do que a pressão familiar, social... que se possa sentir, é o facto de, em entrevistas de trabalho, quando digo que vivo com o meu marido, me perguntarem se pretendemos ter filhos... Acho isso uma intromissão absurda na vida do casal e ter filhos não é um estado de invalidez, enfim Smiley angry Se dissesse que vivia apenas com o meu companheiro, se calhar já não abordavam tanto esse assunto...

giphy.gif



Gostaria que comentassem este assunto: que tipo de coisas ouvem, por parte de quem, como lidam com as mesmas, etc etc... Beijinhos

123 respostas

  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou pesquisar, fiquei interessada! Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida. Já não te via há uns tempos! Tudo bem? Smiley smile Concordo com tudo, exceto que com o meu sobrinho pensei e senti: Ter filhos não é a minha cena, ahah Smiley xd

    Às vezes, aconteceu no meu caso, pensamos que a nossa família vê a nossa relação como algo sério mas casar é casar. Notei diferença no trato depois do casamento, nem sei se é bom ou menos bom... Gostava que algumas coisas já tivessem considerado antes, são 10 anos de namoro, não 10 meses ou 1 ano.

    Beijinhos

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também acho que sim... vêm nos netos uma força de preencher a casa e de dar outra cor a vida deles 😉
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Por aqui, também não aceitaram a 100%, não porque não o queriam para nós mas mais porque nos queriamos para eles (pais), sempre e para sempre.

    Infelizmente, é exatamente como disseste: Ou andamos por cá a criar os filhos como cá ou sonhamos com uma ida para os países nórdicos. Quem não os gabo Smiley love

    Mas pronto, por isso é que é preciso ponderar ter ou não filhos e não ter apenas porque "toda a gente tem; somos casados, tem de ser" ... Isso não é razão, na minha opinião. Mas acredito que na próxima geração, as coisas já serão mais diferentes nesse sentido.

    Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não estando em PT deve ser diferente, até porque se um dia houver filhos, tbm deverão de estar longe... Há muitos pais/sogros que querem é para companhia, cheira.me Smiley xd Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nem me lembrava que essa estava grávida Smiley xd Quantos meses? Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia. E tencionas procriar depois do casamento? Smiley laugh Atualmente, 29/30 é ser-se nova. Anda tudo a ter filhos com 30's e parece que até ficam mais bonitas e jeitosas as mulheres, ahah. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Jú. Por acaso está super engraçado, ahah Smiley laugh

    Ainda bem que nunca sentiram essa pressão. Concordo com tudo o que disseste, infelizmente a vida não está fácil para se conseguir dar e ter as condições devidas a crianças. Não falo de dinheiro, falo de atenção, cuidado, etc...

    Também, neste momento, imagino-me sem filhos, na boa mesmo Smiley xd Sim, vamos aproveitar! Beijinhos

    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa,

    Parti-me a rir com o último GIF ahahah.

    Então é assim, confesso que nunca senti pressão para ter filhos.

    Primeiro, porque sempre quis ter (eu era aquela que com 20 anos já queria ter, só não o tive porque fiz faculdade e isso tudo atrasa um pouco).

    Depois nunca tive pressão, pq os meus pais eram mais "aproveita bem a vida". E o meu noivo que tem 30 anos e os pais fazem 0 pressões no aspeto filhos, e já brincámos com a mãe dele sobre o assunto e ela foi mais "deves tar maluco".

    Por isso, acho que se houvesse pressão era mais de minha/nossa parte.

    Falando um pouco de mim... sempre quis. No entanto, a vida muda. E hoje tenho um pensamento bem diferente. Primeiro, viver em grandes cidades, como o Porto. É bem dificil conciliar a vida profissional com filhos. É um trânsito caótico, já chego tardíssimo a casa e já mal tenho tempo então com filhos ui. Depois a qualidade de vida, com estes preços absurdos das casas ter um filho, de momento, não é viável.

    Depois, descobri uns problemas de saúde e não sei se o futuro permitirá que seja mãe.

    Por isso... mudei muito. Não me ponho pressões nem deixo que me ponham.

    É vamos andando e vendo...

    Já agora, lembro-me de para mim ser impensável a vida sem filhos. Hoje, penso diferente. Já me consigo imaginar sem. Embora uma criança seja tudo de bom ahahah.

    P.S- Acredito que depois do casamento. Já sofra alguma pressão pq agora que já anunciei o noivado o meu pai já fala nisso "quando fores mãe" e do género.

    Mas aproveita a vida de casados ahah Smiley smile


    • Responder
  • Malplena
    Noiva Master Agosto 2024 Coimbra (Concelho)
    Malplena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa! Acho que hoje em dia já conseguimos ser conhecidas como mulheres para além de mães, mulheres e donas de casa, acho que existe alguma evolução nesse sentido e pretendo que assim continue. Contudo estaria a mentir se isso fosse já a realidade geral, não é e, na minha família, está muito longe de o ser! Em relação a filhos dizem logo que "casais sem filhos são jardins sem flores" sem perguntar se as pessoas realmente querem ter filhos, se sentem essa vontade ou se o fazem só porque assim dita a norma. Ora, em termos de filhos eu tenho a certeza de ter um lado maternal incrível, digo isto pois quando o meu primeiro sobrinho e, no caso, afilhado, nasceu, eu estava no final da Licenciatura e naquela época em que não tinha muitas aulas acabei por acompanhar de perto todo aquele processo maravilhoso de o ter ali, de cuidar dele, do tempo e dos laços que fui criando com ele. Antes de começar a trabalhar estive um ano parada pois a minha avó fez uma artoplastia e precisou de ficar em recuperação e durante todo esse tempo tomei eu as rédeas da casa e, claro, do meu sobrinho. Passei mais tempo com ele do que provavelmente conseguirei passar com a minha sobrinha ou com um filho meu e fiquei apaixonadíssima, ainda mais, por bebés, com a certeza de que seria uma mãe excelente MAS com a plena consciência de que é um trabalho a 24 horas, por todos os dias da semana, sem pausas. Não posso dizer "olha hoje não me apetece ser mãe" enquanto que como tia não tenho obrigações, posso dormir noites descansadas. Isto para dizer que ser mãe é sim difícil, complicado e rouba energia. Eu na altura nem trabalhava e ficava estafada e claro, é recompensador e não deixei de querer ser mãe, antes pelo contrário, contudo quero sê-lo mais tarde, isso sem dúvida nenhuma! E se fizer sentido, serei, se não se der, não deu, não vai haver dramas nem será o fim do mundo. O meu namorado tem muito jeito com os meus sobrinhos e também ele pretende ser pai um dia, mas nem falamos muito desse tema pois estamos em sintonia "um dia se formos pais, seremos os melhores, mas queremos ter muito tempo para os dois, para passear a sós, viajar a sós, usufruir" e é mesmo isso que queremos.

    Agora em relação a pressão para casar?! Infelizmente a minha família só vê relacionamentos quando são casados, vivem um pouco à moda antiga. Supostamente só podem viver juntos depois do casamento e não sei quê e pronto, eu vou casar porque quero e ele faz imensa questão, mas também para que isso fique logo arrumado, haha. Smiley laugh

    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Deverias de a ver kkkk é brasileira e ela diz que é a destruidora de sonhos favorita kakakaka ela trabalhou na Disney e em vários lugares e eu gosto dela porque ela conta a verdade sobre lugares que nos achamos perfeitos que não são kkkk quem tem interesse nesse tipo de assuntos ela é a pessoa ideal 😂😂😂😂 estou a fazer publicidade a uma youtuber mas tá kakaka
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, quando disse à minha mãe sobre o irmos viver juntos ela chorou baba e ranho, não queria, não era o que pensava para a filha... Ela foi criada numa aldeia e as pessoas pensavam assim e eu não a culpo. O meu pai por outro lado disse-lhe que agora era assim e pronto, tinham que aceitar. No entanto, correu muito bem porque eles adoram o meu noivo, principalmente a minha mãe. Só custou no início.

    Infelizmente as empresas e a sociedade não estão preparadas para os filhos. Falo muito com o noivo disso porque eu tenho um horário um bocado estranho (10h-19h) e que faz com que uma vida familiar não seja fácil. Às vezes acho que temos os filhos e depois os largamos nos avós e nas creches/escolas. Trabalhamos horas demais, não há incentivo à família, nada. Às vezes penso em sair de Portugal e ir para um país melhor mas também não é fácil... Por exemplo, nos países nórdicos os pais podem trabalhar em part-time durante bastante tempo para poderem ir buscar os filhos à escola e passarem tempo com eles. Isso seria um sonho! Aqui esquece, deixas os miúdos na creche as 8h, vais buscar as 18h, dás banho, jantas e está feito. Não aproveitaste nada com eles, não brincaste, zero. Ou então deitas a criança tarde para poder aproveitar... é muito triste.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nós temos a sorte de lidar apenas 3 ou 4 semanas por ano que é quando estamos em Portugal. Mas minha sogra dizemos para ela aproveitarmos netos que tem agora é deixar os que ainda não chegaram, aos meus pais dizemos que tudo vem a seu tempo 😉😘
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahahah, acho que sim, também não pode ser tudo na mesma década 😅😅 a Rita Pereira ficou um estrondo, sim tem 36/37. Vamos ver a Meghan agora quando tiver a criança 😮
    • Responder
  • Cláudia Cândido
    Noiva Master Setembro 2019 Olhão
    Cláudia Cândido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lady Smiley smile
    Por aqui ainda nem casámos e já temos essa pressão. Estamos a viver juntos há 1 ano e namoramos há 6, mas há essa vontade dos nossos amigos e da minha família que aconteça.
    Mas pronto.. Eu, pessoalmente, também quero muito ser mãe e o meu noivo sabe disso. Sempre sonhei ser mãe nova e já vou casar com 29. Mas aguento essa pressão.
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia. Tbm podiamos debater isso: a pressão para casar. ahah, adorei essa da menopausa Smiley xd

    Olha, tinha e agora tenho o mesmo discurso do Bruno mas não agora, digo ao André que daqui a 10 anos (andamos de década em década) e ele arregala os olhos e eu dou o exemplo da Rita Pereira que ficou ainda mais top e teve o filho aos 36 (acho) Smiley xd

    beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana. Não diria melhor do que essa senhora, por acaso nunca ouvi falar dela mas adorei. Neste momento, não tenho vontade alguma de ter filhos. Responsabilidades que não quero, felicidade que não preciso para me sentir completa... Etc etc. Sinto-me imensamente bem como estamos. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Vânia. E como lidas com isso? Beijinhos

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Filipa, nunca senti pressão, apenas senti para casar 😂😂 por parte de amigos. Quanto ao ser mãe, ainda não senti essa pressão porque deixo bem claro que antes quero casar e só quero ser mãe por volta dos 30, quero viver uns tempos a vida de casada. A minha mãe quer muito um neto, já os pais do Bruno (não são exemplo) acham que isso deve de ficar quase quando tiver a menopausa (pelo menos parece o estilo de conversa), enfim duas coisas distintas. A avó do Bruno era já porque quer ter um bisneto antes de morrer (foi-lhe diagnosticado cancro e por vezes acha que nem ao casamento vai). Pelo Bruno, bem quando começamos a namorar não queria ter filhos, agora diz que mais 2/3 anos pensamos nisso 😊

    beijinho
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana. E foi fácil ires viver com o noivo sem estarem casados? Falando do tradicionalismo...

    Poderiam não querer ou nem poder. Ou até mesmo já termos estado grávidas e termos sofrido um aborto, por ex. As pessoas não pensam nessas coisas.. Dramático mas verdade.

    Pois, disseste bem isso da empresa portuguesa.. As internacionais (ex. alemãs) parece-me que olha para as pessoas para além de meros funcionários mas sim, também como seres humanos que, por acaso, tbm têm filhos.

    Felizmente, sinto que os pais homens que envolvem mais mas as regras, leis e etc laborais cortam muito as pernas... E até mesmo alguns pensamentos da comunidade.

    Beijinhos e obrigada pela tua partilha

    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! Comigo acontece o mesmo mas só no seio da família pois pouca gente sabe que casei. No outro dia estava a ver um vídeo desse género da Carol Capel, não sei se conheces, uma youtuber que está casada a mais de 5 anos e não tem filhos e não pretende ter, e ela trouxe avante um assunto que nos deixa a pensar : ela disse que uma das coisas que lhe dizem é "se não tiveres filhos, quem é que vai cuidar de ti quando fores velha?" sabes o que ela disse?
    Eu considero me egoísta mas considero mais egoístas quem tem filhos só porque tem medo de sofrer de solidão no futuro.... Ter ou não filhos é uma questão de escolha, não é obrigatório so porque se casa, conheço casais que vivem somente os dois e não são menos felizes do que aqueles que têm filhos. Se pensarmos bem, com a sociedade e o mundo que temos hoje em dia, ter filhos ou não é um assunto que temos de refletir já que os nossos filhos são criados para "o mundo", não vão ficar toda a vida debaixo da nossa asa, então penso que seja um assunto que ambos devem estar de acordo para que no futuro ninguem venha a chorar! Beijinhos
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente!!! Por outro lado, também já fui valorizada por ser casada com a minha idade, deve dar ideia de pessoa madura, com responsabilidades, etc. Beijinhos

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lady, eu senti por parte dos nossos pais. Desde que começamos a namorar que sentimos em alguns momentos essa pressão e agora com o casamento e a idade a avançar pior... 😕
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa. Vou falar da minha situação pessoal. Namoro com o noivo há 5 anos e vivemos juntos há 3. Do lado dos meus pais e da minha família nunca sofri pressão nenhum nem ouvi comentários porque eles são bastante tradicionais e para os meus pais seria um desgosto se eu tivesse filhos antes de casada. Por isso sempre falaram mais em casamento.
    Do lado dos meus sogros ouvi algumas coisas, nunca muito directamente. A minha sogra saia-se com comentários como “fulano perguntou-me se já sou avó” ou “quando quiserem estamos preparados”.

    Este fim de semana fomos entregar alguns convites e falou-se nisso e as minhas amigas já estavam a dizer “vens da lua de mel grávida”. 😂

    Confesso que os comentários me deixam mais nervosa que incomodada. A verdade é que também acho que é um assunto muito íntimo até porque poderíamos não querer filhos e esses comentários não iriam cair nada bem. Acho que cada um se deveria meter na sua vida e deixar os outros em paz com essas questões cuscuvilheiras.

    Sobre as questões laborais, pessoalmente nunca tive problemas. Neste momento trabalho numa empresa onde sei que posso ter quantos filhos quiser que nunca será um problema. Aliás, soube contrataram uma rapariga grávida de gémeos. Se fosse numa empresa portuguesa riscavam logo da lista.
    Infelizmente a nossa sociedade é uma m**** em relação a isso. Ainda vivemos no tempo onde as mães é que tomam conta dos filhos e os pais não. E acho que isso tem que mudar connosco. Não podemos permitir e temos que incluir os nossos maridos sempre na criação dos filhos. Afinal, são pais e precisam de fazer parte da vida dos filhos como as mães.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto, até posso compreender em parte. O que significa que seja o correto ou que devesse ser assim. O meu marido é gerente do mc donalds, aqui em Mafra. Depois de os miúdos novos, andarem em constante entra e sai ele disse para experimentarem contratar pessoas mais velhas do que é normal ver na restauração e pessoas com filhos. Disseram que era um disparate, ele argumentou que pessoas com filhos, precisam de trabalhar para os sustentar, não vão faltar só porque sim e mesmo que o façam avisam e têm um motivo válido, não faltam só porque há uma festa ou preferem ir a praia. Experimentaram e no fim deram - lhe razão...
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Podemos compreender mas são coisas que deveriam de mudar, para bem de toda a sociedade. Quem tem filhos precisa imenso de uma fonte de rendimento mas, infelizmente, a maioria das empresas só olha para o bolso deles. Beijinhos e boa sorte Smiley heart

    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Depois de o meu primeiro filho nascer fui a uma entrevista de trabalho. Depois de uma conversa, ela escreveu em letras bem grandes que eu tinha um filho no topo do meu currículo... Agora com 3. Já sei que ou abro algo meu. Ou vou ter de recorrer a cunhas. Porque sei bem que com mais de 30 anos, 3 filhos, e não acabei o 12 ano. Vai ser muito difícil. Mas pronto. Já sei isso é até percebo o porquê. Por isso estou preparada.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração