Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lady in Red
Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim

Pressão para/sobre ter filhos

Lady in Red, a 29 de Abril de 2019 às 13:15

Publicado em Fórum Futuras Mamãs 123

Olá queridas noivas Vou explicar um pouco o meu trajeto para compreenderem um pouco o que vos irei falar, a pressão para ter filhos: Namoro há 10 anos com o meu marido e calhou de virmos viver juntos apenas na altura do casamento, ou seja, como não vivemos juntos antes, pouco sentimos pressão...

Olá queridas noivas Smiley smile

Vou explicar um pouco o meu trajeto para compreenderem um pouco o que vos irei falar, a pressão para ter filhos:

Namoro há 10 anos com o meu marido e calhou de virmos viver juntos apenas na altura do casamento, ou seja, como não vivemos juntos antes, pouco sentimos pressão para ter filhos. Surgiu um pouco quando oficializamos o casamento.

giphy.gif


Um mês após o casamento e já começa a "pressão" para ter filhos. Não sabemos ao certo que é por estarmos em coabitação ou por termos casado, apostaria mais na segunda opção...

giphy.gif


Ouvimos comentários dos pais de como querem um/a neto/a, indiretas de amigos e uma pessoa já nem desejos (sempre fui assim) pode ter... Não é nada, por enquanto, muito predominante mas não deixa de incomodar um pouco porque é um assunto muito privado. Na verdade, filhos não está na nossa lista de tarefas (ahah) a curto prazo.

giphy.gif


"Pior" do que a pressão familiar, social... que se possa sentir, é o facto de, em entrevistas de trabalho, quando digo que vivo com o meu marido, me perguntarem se pretendemos ter filhos... Acho isso uma intromissão absurda na vida do casal e ter filhos não é um estado de invalidez, enfim Smiley angry Se dissesse que vivia apenas com o meu companheiro, se calhar já não abordavam tanto esse assunto...

giphy.gif



Gostaria que comentassem este assunto: que tipo de coisas ouvem, por parte de quem, como lidam com as mesmas, etc etc... Beijinhos

123 respostas

  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Teresa. Obrigada pela tua partilha Smiley catface Beijinhos

    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha querida, essa pressão eu senti-a assim que sai da universidade. A minha mãe aproveitava todas as oportunidades para falar do neto que ainda não tinha. E eu nem sequer tinha namorado. Como era um assunto que me ia comigo eu ignorava-a completamente. Anos mais tarde conheci o meu noivo, fomos viver juntos, tivemos o nosso filho, compramos casa e agora vamos casar. Por isso ignora.
    Nas entrevistas de emprego diz só que és casada sem filhos.
    • Responder
  • Joanna
    Noiva Ativa Agosto 2022 Porto (Concelho)
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! Por aqui um bocadinho ao contrário! Vamos casar em Setembro de 2020 e temos um menino que vai fazer 5 mesinhos :p ouço montes de vezes comentários do género "então fizeram tudo ao contrário? Primeiro casavam, viviam juntos e só depois pensavam em bebés" "então já tens um bebé? E só vais casar agora?" e a pior de todas "agora falta a menina mas cuidado pra não ires grávida pro casamento".. A sociedade julga por tudo e por nada.. E ora bem, falando português, a sociedade que se f*** 😅😅😅
    • Responder
  • Lucia
    Noiva Constante Julho 2019 Vila Real (Concelho)
    Lucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, concordo contigo, felizmente nunco me colocaram essa questao e outras do genero, mas so o fizessem recusava o trabalho... o meu noivo, sempre criativo 😂😂😂
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu preferia nem ir para um trabalho em que na entrevista já tinham sido assim comigo! ahah, adorei essa resposta do noivo Smiley xd

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Só me questionaram uma vez, a partir da agora vou-me opor e concordo contigo!

    • Responder
  • Lucia
    Noiva Constante Julho 2019 Vila Real (Concelho)
    Lucia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Filipa, como diria um amigo meu, sempre que nos fazem perguntas que legalmente nao podem ser feitas, mas ainda assim insistem, temos que responder aquilo que querem ouvir... neste caso quando numa entrevista de emprego te perguntarem tal coisa, respondes que nao esta nos teus planos teres filhos (que é o que querem ouvir) e se passado 1 mes, engravidares, paciência, ja estas contratada.... quanto a familiares ou vizinhos, como vamos casar, mas ja vivemos juntos quase a 3 anos, estao sempre a perguntar, eu normalmente finjo que nao ouvi o noivo é que responde sempre e diz, ele primeiro tem de me criar a mim.... (eu tenho 30 e ele 25) 😘
    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou chocada! É totalmente ilegal colocarem-te essa questão numa entrevista de trabalho! Eu ficaria logo com pé atrás em relação a essas empresas 🙄
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina. Concordo, especialmente quando dizes: A verdade é que casamento não é sinónimo de maternidade/paternidade. O problema é que a sociedade é super exigente com as mulheres: boas esposas, boas donas de casa, boas profissionais, boas mães... Mas não dão apoios nenhuns para isso. Felizmente, temos sido boas incentivadoras de mudança de comportamentos, como incluir mais os pais homens em assuntos dos filhos. Beijinhos e obrigada pelo teu comentário

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lady. Que excelente debate 😉. Realmente é um assunto bastante actual e que deve ser partilhado e comentado. No meu caso, não senti essa pressão do casar nem dos filhos (se bem que a minha cunhada, companheira do meu irmão e que teve o meu sobrinho o ano passado) já “mandou umas bocas” sobre ter filhos depois do casamento. Mas tenho amigas que passaram por isso (mais em relação ao casamento). A verdade é que casamento não é sinónimo de maternidade/paternidade. Eu gostava de ser mãe mas não sei se o gostar é suficiente. Como mulher tenho os meus receios. Serei capaz de cuidar de um bebé?! De abdicar, de fazer sacrifícios?! Dizem que tudo muda quando eles nascem, e se não mudar?! É um assunto que dá imensos debates mas acho que ninguém deve fazer essa pressão em ninguém. É um assunto delicado e que só vocês irão decidir o que é melhor para vós. Em relação à situação do trabalho, realmente Portugal precisa crescer nesse aspecto pois o ter filhos não impede que a pessoa seja uma excelente profissional. Beijinhos
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandrina. Do médico? Que cúmulo! Concordo contigo, acho que muita gente tem porque os outros também têm e porque é o esperado... Beijinhos

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lady. Já vivo á 8 anos com o noivo é sem ser casada já ouvi bocas desse género inclusive no trabalho e até no médico!como também não está para ja nos nossos planos e quase todos ao nosso redor já têm filhos isso torna-se "pesado" sobretudo para mim, ao noivo entra-lhe a 100 é sai-lhe a 300...Não acho mau querer ser mãe e desejar ter um dia filhos, o que acho mal é a grande maioria(Não estou a generalizar mas só a dar o exemplo comigo) dos que têm quererem que os que não têm ou não pensam ter logo como eles, façam o mesmo só para seguirem o "rebanho". Quantas vezes eu ouvi:"Ah mas sabes ja não és nova ..".e depois?! A responsabilidade é minha e do meu companheiro. Quando um casal faz algo diferente ou muito mais tarde do que a maioria isso é visto bizarramente porque não é o usual. Respeito imensamente quem tem filhos e os deseja mas também gostaria que o fizessem conosco por não o desejarmos agora ou ontém...é um longo debate e muito sensivel
    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Maio 2019 Esposende
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley love um beijinho princesaSmiley heart

    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2020 Porto (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahha, todo mundo pode saber, mas ninguém liga pra isso, acham q é ter um filho e pronto. Um filho exige muito dos pais, desde as coisas materias até na parte sentimental. Mas não ligues, façam a vossa vidinha e sejam felizes. Beijinhos
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Mas não ficavas mal servida com esses Smiley love Mesmo, passou muito rápido e já tenho saudades Smiley heart Ansiosa para ver o teu dia, beijinhos

    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Maio 2019 Esposende
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hehe espero mesmo que fique bem babe!!Smiley love ando um pouco nervosa confesso! a cor dos sapatos veio errada babe, esquece, foi um filme! os meus são iguais de modelo mas com abertura á frente e são rosa bebe... é uma diferença brutal, o lacinho fica muito mais lindo nos meus! Smiley love tenho um debate deles aqui ! daqui a 15d e umas 23hrs estarei no big day! nem acredito que passou tão rápido!Smiley love


    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ui, entao vai ficar top, justinho com a barriguinha Smiley love Os sapatos não são esses? São super lindos! Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marta. Obrigada pelas tuas palavras Smiley heart Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandra. E dissemos, ainda assim, volta e meia, umas 50% das vezes que estou com eles, lá vem as pressões. Ainda por cima, sabem muito bem que não temos qq tipo de condições para ter um filho, mesmo que o quisessemos neste momento.

    Sim, prática pior do que do século passado, enfim.Beijinhos

    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Maio 2019 Esposende
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Heheh verdade Smiley sexy

    o vestido será o mesmo, mas terei de o alargar! vou mostrar parte dele hehe

    56866441_2402445333101088_75353982425450


    56268542_388529918543374_128521230841439


    no dia 22 já deixo um debate do vestido completo! aqui ainda está em construção e as fotos foram tiradas á socapa, pois é regra delas! os sapatos não são esses babe! que me dizes? não estou um assombro, mas até nem está mal hehe

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro, toda a demora foi para sair um bom produto Smiley laugh

    E já tens novo vestido? Beijinhos

    • Responder
  • Sandra
    Noiva VIP Abril 2020 Porto (Concelho)
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa, é bem normal q os pais comecem a perguntar ou fazer piadas sobre netos, pk todo pai depois de ver os filhos formados e casados o maior sonho é ser avó, por isso não olhe isso com maus olhos, só dizes para terem calma pk vocês têm outros planos de momento, os amigos quando fizerem piadas vocês façam piadas também e assim abafas o caso.

    Quanto a intrevista de trabalho também não estou de acordo q perguntem se pretendem ter filhos, é o q digo, gravidez não é o mesmo que gravidade, e filhos não é o mesmo que problemas, sou contra a esta prática, para mim quem pergunta isso ainda está no século antepassado, pk as mulheres hoje são bem independentes e podem lidar com tudo e muito melhor q os homens.
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2019 Mafra
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Filipa, provavelmente já deves ter respostas que cheguem, mas olha o que posso dizer é: eventualmente isso pára! Já vou fazer 32 e vivo com o meu namorado há uns 4 anos. Andei a ouvir a conversa dos filhos durante tanto tempo que eventualmente as pessoas deixaram de perguntar. No trabalho nunca me perguntaram tal absurdo porque não trabalho em Portugal felizmente. Acho incrível que nos tempos que correm ainda se intrometam na vida pessoal das pessoas, enfim. Podes sempre ignorar a pergunta e falar de outra coisa que não tem nada a ver, era o que eu faria.

    Beijinhos e aproveita a vida a dois por muitos anos, é do melhor que há

    Smiley heart
    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Maio 2019 Esposende
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada baby Smiley heart o vestidinho que seria todo justinho, já era lol vá, por uma boa causa claro Smiley heart pronto princesa, já tens tudo orientado também, que é o que interessa! demorou 5 aninhos? demoraste muie, mas caprichaste heheSmiley love (é o que eu digo ao meu afilhado lindo (que nasceu agora a 19/03 'pah, demoraste 3 anos, mas caprichaste de tão lindo e riquinho que és' hehe)


    um beijinho grande princesa

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não sabia, muitos parabéns Diana, que lindo casares com uma barriguinha Smiley heart E sim, claro que vai correr tudo bem! Eu tenho alguns problemas de fertilidade mas que já os estou a controlar para quando quiser ser mais fácil. Tenho 25 anos, o que não me falta é tempo, nem que tenha de esperar 5 anos como a minha mãe para me ter Smiley laugh Beijinhos

    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Maio 2019 Esposende
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    é verdade linda Smiley love vem um Sebastião a caminho, é uma loucura hahaha engravidei quando menos esperava! já estou de 14s+5d, estarei de 4 meses no nosso dia C... lá se foi a minha linha fit hahaha e não, não era a melhor altura, agora com estes gastos todos, mas estou a amar este estado de graça (tirando as maminhas doridas Smiley laugh ) e tudo há-de correr bem (optimismo aqui)... humm, é natural das mamis perguntarem isso, a minha sogrinha linda chegou a pensar que eu não queria filhos, pois não engravidava lol mas foi falha do Carlos que não lhe explicou que estávamos com infertilidade inexplicável, depois de lhe ter dito, não falou mais no assunto! só te dou um conselho sem qualquer tipo de pressão, não adies por muito tempo, pois nos tempos que correm vê-se muitos casos de ser difícil engravidar (não quer dizer que seja o teu caso babe)! a minha irmã tem agora 25 anos, esperou 3 anos e eu 2 anos e tenho 31! entendo perfeitamente que queiram aproveitar ainda uns aninhos sem filhotes e esperam estabilizar mais um pouco e acho que fazem muito bem, pois um bebé acarreta muitas despesas, mas não deixes para muito tarde é que infelizmente a mulher tem prazo de validade Smiley heart

    um beijinho grande e pf linda, não me leves a mal

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Diana Smiley smile Certamente que há pessoas que perguntam sem maldade, mas há pessoas que realmente pressionam. Ui, entendi bem, estás grávida? Eu comecei a dizer, quando a minha mãe aborda o assunto que, não queremos, por enquanto, nem temos as condições para tal. Mas, de vez em quando, lá bem o assunto chato. Beijinhos

    • Responder
  • Diana
    Super Noiva Maio 2019 Esposende
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem, tens aqui mais um debate bem pertinente!! hehe a mim, nunca me fez qualquer confusão e muito menos senti pressão com essas questões e estive 2 anos a tentar engravidar! compreendo e respeito quem não quer! eu própria quantas vezes não perguntei eu a amigos para quando vinha um rebento?! tive intuito de magoar ou de chatear alguém com a questão ou de pressionar? não, nenhuma mesmo e sei que nenhum deles levou a mal! tanto é que também eles me perguntavam hehe por mim, teria sido mãe aos 22 anos, a vida deu muitas voltas e só agora aos 31 é que engravidei! quanto ao momento certo, nunca o teremos, temos de ser realistas, pois ou é a casa, ou são as viagens, ou é o carro, ou é um caso de infertilidade e exige outros procedimentos e outros gastos ou é uma outra coisa qualquer! Se me for possível, tenciono ter 3 filhotes antes dos 40 anos... e considero-me uma mãe já velhota hehe isto porque apenas faço diferença dos meus pais 22 anos e amo ver os meus pais ainda novos (54) e terem ja as filhas criadas, casadas e uma já com um filho (ela tem 25 anos) e eu com um a caminho! acho lindo! mas atenção,repito, respeito a ideia de cada uma e cada uma tem o seu timming e os seus próprios desejos Smiley smile mas a essas pessoas que vos perguntam, já lhes responderam explicitamente que não gostam desse tipo de questões? talvez assim já não ouvissem mais Smiley smile confesso que para mim, é uma questão super banal de se colocar, mas pronto, não somos nem temos de pensar todas de igual forma e respeito isso Smiley smile é apenas o meu ponto de vista ^^

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois... por aqui não será esse o caso. Estamos fora do país e sem qualquer família por perto para dar uma ajuda.
    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vêem isso até terem de tomar contas dos netos quase todos os dias, várias noites por semana como um caso que conheço e depois andam mais cansados do que quando eram os filhos deles... ainda há muita gente que tem filhos para os avós criarem...
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá querida. A vossa atitude foi a mais correta também , admitirem que não querem, mesmo que isso ainda seja socialmente censurado.

    Sim, a verdade é que, muitas vezes, ter um filho é por pressão familiar/social, desejabilidade social... Porque a vida e o mundo não estao bons para uma criança.

    Adorei essa do útero Smiley laugh Todos temos cérebro e muitas pessoas tbm não o usam, ahahahah. Beijinhos e obrigada pela partilha

    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Pessoalmente sempre fui bastante aberta sobre o assunto é a maioria das pessoas que me conhecem bem sabem que não queremos crianças. Talvez por isso não senti nenhuma diferença depois do casamento (e estamos quase a fazer 1 ano de casados).
    Ocasionalmente em situações sociais (quer pessoais quer relacionadas com trabalho) há quem pergunte se tenho crianças, mas tenho tido a sorte de ninguém me pressionar com o assunto.

    Pessoalmente seria incapaz de trazer uma criança ao mundo nos dias de hoje, quem sabe onde o planeta estará daqui a 30anos com o aquecimento global, é mesmo justo trazer mais uma vida e fazê-los sofrer quando chegarem à minha idade? Para além disso não sou nada maternal, gosto muito da minha liberdade, do meu sono e da minha estabilidade financeira, crianças mudam tudo isso e a sociedade tem um hábito terrível de por pressão nas mulheres. Nós não somos menos ou mais por procriar, só porque temos um útero não quer dizer que tenhamos de o usar.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração