Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lady in Red
Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim

Pressão para/sobre ter filhos

Lady in Red, a 29 de Abril de 2019 às 13:15 Publicado em Fórum Futuras Mamãs 0 123

Olá queridas noivas Smiley smile

Vou explicar um pouco o meu trajeto para compreenderem um pouco o que vos irei falar, a pressão para ter filhos:

Namoro há 10 anos com o meu marido e calhou de virmos viver juntos apenas na altura do casamento, ou seja, como não vivemos juntos antes, pouco sentimos pressão para ter filhos. Surgiu um pouco quando oficializamos o casamento.

giphy.gif


Um mês após o casamento e já começa a "pressão" para ter filhos. Não sabemos ao certo que é por estarmos em coabitação ou por termos casado, apostaria mais na segunda opção...

giphy.gif


Ouvimos comentários dos pais de como querem um/a neto/a, indiretas de amigos e uma pessoa já nem desejos (sempre fui assim) pode ter... Não é nada, por enquanto, muito predominante mas não deixa de incomodar um pouco porque é um assunto muito privado. Na verdade, filhos não está na nossa lista de tarefas (ahah) a curto prazo.

giphy.gif


"Pior" do que a pressão familiar, social... que se possa sentir, é o facto de, em entrevistas de trabalho, quando digo que vivo com o meu marido, me perguntarem se pretendemos ter filhos... Acho isso uma intromissão absurda na vida do casal e ter filhos não é um estado de invalidez, enfim Smiley angry Se dissesse que vivia apenas com o meu companheiro, se calhar já não abordavam tanto esse assunto...

giphy.gif



Gostaria que comentassem este assunto: que tipo de coisas ouvem, por parte de quem, como lidam com as mesmas, etc etc... Beijinhos

123 respostas

Última atividade por Lady in Red, a 28 de Abril de 2020 às 17:30
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Já segui, filiparpneves Smiley kiss

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Junho 2019 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quem sabe, quem sabe... Hehe
    O meu nome no Instagram é ritinhafadinha
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Rita. Também tenho saudades tuas, como estás? Tens instagram? Assim podíamo-nos acompanhar mais Smiley shame

    Por acaso, desde há uns tempos que ninguém voltou a tocar no assunto... Se calhar é porque só se fala do vírus, ahah. Já deixei claro, por exemplo aos meus pais, de que só daqui a uns bons anos, porque antes queremos atingir determinados objetivos pessoais, profissionais e de casal.

    Não estou no mesmo barco que tu, nunca sonhei ter filhos e não tenho a mínima vontade de tal, ahah. Acho que um dia os terei (também não quero apenas um) mas não é um sonho ou objetivo de vida.

    Daqui a uns tempos ainda nos vais dar ótimas novidades neste fórum, eheh Smiley heart Beijinhos

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Junho 2019 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lady Smiley smile saudades!!!

    Hoje apeteceu-me passar aqui na comunidade e vir a este fórum específico (futuras mamães) pela primeira vez: e vi o teu debate!


    Graças a Deus não tenho tido esse tipo de pressão por parte da família! Até porque, como tenho esclerose múltipla, tenho que programar isso muito bem antes, por causa da minha medicação.
    Consigo imaginar o teu incómodo com tudo isso. Também detesto quando me perguntam para quando é que é o bebê!?
    Mas confesso que, desde que casei, tenho sentido uma vontade crescente em ter bebés. Depois de casar a minha sobrinha nasceu e aqui a tia babada começou a ver cada vez mais coisas sobre bebés e comecei a aperceber-me que se calhar também quero um para mim... Isto vindo de alguém que antes de casar dizia que bebés não era para já... Não sei o que se passa. Foi um pouco por isso que passei aqui... Para perceber se alguém mais estava no mesmo barco que eu: não queria bebés para já, mas agora que casou pensa duas vezes sobre isso (vai ser um pouco difícil até pk cada vez mais as pessoas casam e batizam ao mesmo tempo, ou seja, só casam para batizar)...
    Beijinhos e espero que toda essa pressão que nos faz ficar imensamente irritadas e ansiosas (dois inimigos das hormonas fazedoras de bebés e da fertilidade) se afaste de ti. Ámen

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não diria melhor Sofia. Vão falando de filhos mas começamos a dizer "se um dia tivermos" e não "quando tivermos". Não sentimos essa vontade nem temos condições para tal. Não é um desejo, por enquanto... Beijinhos e tudo de bom para ti

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Julho 2019 Montijo
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Percebo perfeitamente. O meu marido tem 37 anos e é o único irmão sem filhos e que casou. Eu vou fazer 32. Estamos juntos há 7, vivemos juntos há 4. Ainda não sinto o relógio biológico a dar horas e sinceramente nenhum de nós se preocupa para já muito com isso. Mas há pressão sim. A sociedade gosta que sejamos todos iguais. Assim validamos comportamentos e fazemos toda a gente sentir-se melhor sobre a sua própria existência e escolhas. E pior é o ar condescendente que algumas pessoas têm para comigo como se eu, por não ser mãe, não soubesse o que é amor ou sequer pudesse ser considerada mulher/adulta. Às vezes a vontade é de dizer: olha não posso ter filhos. Para ver se as pessoas se envergonham um bocadinho. Não cedas a pressões. Faz o que tens a fazer. Viaja, namora primeiro. Em última instância, ninguém nos vai criar os filhos nem viver a nossa vida portanto nós é que sabemos. As coisas têm a importância que lhes damos Smiley winking

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ailna. Se vir, virá no momento certo e que venha bem,é sempre o mais importante no meio de tudo isto. Beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela tua partilha Filipa Smiley heart ahah, essa da resposta é puxada, ahah, mas teria graça ver o inverso da reação das pessoas. Beijinhos

    • Responder
  • Filipa
    Noiva VIP Julho 2019 Guimarães
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida. Eu penso que já instintivo por toda a gente perguntar por bebés. Eu própria quando há oportunidade pergunto e dependendo da resposta eu respeito sempre. Tenho uma amiga aqui no trabalho que estava sempre a ser masacrada, ela já tem 43 anos mas também nunca disse que não queria ou não podia ter. Sinceramente a mim já me incomodava de estarem sempre a perguntar. Eu perguntei no inicio uma ou duas vezes mas nunca mais toquei no assunto. Cada um sabe da sua vida e não é crime nenhum não querer ter filhos.

    A maternidade não é para todas as mulheres. Mas a nossa sociedade pensa MULHER = FILHOS. Os tempos são outros, as mulheres cada vez mais são independentes e a opção de não ter essa responsabilidade tem de ser aceite mais cedo ou mais tarde por todos.

    Eu já tenho um filho de 9 anos. Fui mãe aos 23 anos e era o meu maior sonho. Concretizei foi maravilhoso, foi trabalhoso, foi cansativo foi desesperante... Evolui muito. Hoje com 32 anos quero voltar a ser mãe. Já vou com outra realidade. Mesmo sabendo que não será fácil é algo que quero muito. Mas eu faço parte da outra percentagem de mulheres Smiley smile E ambas têm de ser respeitadas Smiley heart Um conselho que te dou. Quando perguntarem por bebés dizes o que todos querem ouvir. (Sim sim será para muito em breve) Eu faço muitas vezes isso para me pararem de chatear com algo que não gosto. Digo o que querem ouvir Smiley smile Beijinho tudo a correr bem e aproveita os momentos a dois, são maravilhosos.

    • Responder
  • Ailna
    Noiva Experiente Junho 2019 Póvoa de Varzim
    Ailna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi lady, por a caso existe por minha parte esse pressão indirectas, mas no meu caso eu não ligo ate quando mandam um boca eu respondo na piada. Mas na verdade ter filho esta nos planos e breve, so não aconteceu ate agora porque não aconteceu.🤷‍♀️🤷‍♀️ pois não estou tomar nenhum método de prevenção.
    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada meu bem! Fazes tu bem querida ❤️ aproveita à grande primeiro 🥰🥰🥰
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Antes de mais, lamento o problema de saúde do teu noivo Smiley sad Só mesmo com esses comentários extremistas é que parece que as pessoas entendem e mesmo assim não é todas! A minha mãe já começa a dizer que não quero filhos e que por isso não devo ter ou não ter tão cedo e ela sabe que eu sou de aproveitar a vida e quero imenso aproveitar a vida a dois durante uns belos antes Smiley heart

    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu já vivia antes com o meu marido mas a verdade é que desde o casamento pronto não podemos ir a casa ou este com amigos sem vir um comentário ou uma piada. Não ligo simplesmente mas confesso que aborrece um pouco. Está na nossa lista sim ter um bebê mas não é já a correr até porque o João teve de fazer tratamento médico à um tempo e agora repetiu exames pra saber se está tudo bem e está graças a Deus. Mas ainda tem de receber os resultados das análises pra saber se podemos ter filhos pla via dita normal devido aos efeitos da quimio. Por enquanto rimos e tal mas se calhar depois não até porque é o que digo à minha mãe quando a vejo fazer comentários desse tipo com outros casais: " mãe não tens nada de dizer isso porque o facto de não terem filhos primeiro é porque podem não querer....depois é porque podem não conseguir agora imagina o que é querer ter filhos e não conseguir e ainda ter de ouvir esses comentários" e ela aí abriu acho que entendeu a msg. 😅
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, quando penso em ter filhos, penso no dinheiro e nas condições materiais necessárias (ex, vivemos num T1) mas mais na disponibilidade mental, emocional e psicológica para gerar, parir e criar um ser que durante muitos e muitos anos vai depender de mim. Para além disso, não é prazeroso e fácil ser-se criança nos dias de hoje, muito menos ser pais com tantas coisas más em volta a alicia-los mas pronto... Chegará o dia e não será um, espero que dois seres neste mundo!

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, acho que no fundo e apesar de ele querer muito, também tem a noção que até agora ainda não se proporcionou... não é querer meter obstáculos nem egoísmo mas planear um filho não é apenas conseguir ter um pé de meia para a criança e para aquele tempo em que irei estar em casa sem ir trabalhar, é o estar física e mentalmente preparada para isso e ter capacidade para ter uma gravidez saudável do início ao fim para o bebé também estar bem...É do que mais tenho medo!
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Tânia. E o teu noivo é compreensivo nesse sentido?

    Mas as empresas deviam de dar mais importância às mulheres e a esse período das suas vidas, principalmente quando são boas profissionais e deram muito àquela empresa enquanto não grávidas mas pronto....

    Beijinhos

    • Responder
  • Tânia
    Noiva VIP Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa, eu vivo com o meu namorado à oito anos e quando compramos casa (à 2 anos atrás) que toda a nossa família é noivo inclusive só falam em ter um filho/neto/sobrinho...
    Sinceramente, acho que o melhor mesmo é não dar grande importância ao que dizem e esclarecer que quando chegar a altura e se chegar, eles serão os primeiros a saber...no meu caso em concreto, apesar do noivo querer muito, eu não sinto o meu relógio biológico a chamar por mim...
    Relativamente ao trabalho, as mulheres ainda continuam a ser muito penalizadas nesse sentido, as empresas só querem saber do tempo em que uma mulher estará ausente se engravidar...consultas pré-natais, baixa, licença de maternidade, horário reduzido, disponibilidade para os imprevistos...basicamente são dois anos que não se trabalha em pleno!
    • Responder
  • Cláudia Cândido
    Noiva Master Setembro 2019 Olhão
    Cláudia Cândido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade, Filipa.
    Muita paciência. Beijinhos
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não faço a menor ideia, mas não é nada da vida dela se eu tenho filhos ou se quero sequer
    Tens e ponto 🤬🤬🤬
    Nao da para o meu feitio. Não entendem que antes era bota cá para fora e desenrasca-te.
    Cada um tem o seu ritmo e conta bancária pra sustentar
    Beijinho
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso exatamente o mesmo
    Primeiro a estabilidade económica e o resto vem indo 😘😘
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Essa pessoa tem umas alegrias muito estranhas. Nada contra mas acho que a maior alegria não seria uma filha minha ou um filho meu ter um bebé com 19 anos. Não deverá haver condições e aquele cerebro muitas vezes ainda na adolescência, não ajuda nada! Aposto que teve os dela cedo Smiley laugh

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vou começar a dizer isso, o noivo é que não acharia piada Smiley xd

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia Smiley smile Verdade, quando acontecer aconteceu e se não acontecer, felizes à mesma. Falam como se filhos fosse obrigatórios mas não são, aliás ter filhos é bem complicado (do que suponho) e tem de ser algo bem pensado e ponderado entre o casal.

    A minha pede uma menina visto que, já tem um neto. Que paciencia! beijinhos

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A sério? Nossa, que pachorra! A mim, com apenas 25 anos e casada há quase 4 meses, tbm dizem que agora tenho de ter filhos, LOL. Podiam-se preocupar mais com a vida delas, isso é tão parvo. Se vivesse apenas junta já não diziam tanto, aposto. Para nós é um projeto de longo prazo, queremos aproveitar muita coisa antes e nem temos condições para tal. Beijinhos e boa sorte para ti tbm Smiley kiss

    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já tive vontade menina
    Só Deus sabe o quanto me segurei, porque estava no meu local de trabalho....
    Mas respirei fundo, e dei a resposta mais educada que pude...

    Mas tive tanta vontade de lhe dar com algo assim bem empregue 🤬🤬🤬🤬

    E depois vêm com as histórias pessoais de “ a minha filha deu-me a melhor alegria quando entrou em casa, com 19 anos, e disse que estava grávida” ou “ a minha filha já tem dois filhos e são a melhor coisa do mundo”

    Eu não quero saber a sua vida. Meu dinheiro, minha casa, minhas regras e meu corpo
    E mais nada

    Mas obrigada pela tua resposta... Vou tê-la em conta 😘
    • Responder
  • Catnun
    Super Noiva Maio 2018 Lisboa (Concelho)
    Catnun ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Há gente muito insensível! Eu não quero ter filhos e se alguém me dissesse “tens de ter filhos” iam ver-me muito virada mas às vezes com gente assim quase que apetece dizer “olha queríamos muito mas não posso ter filhos! Sempre que me perguntas é mais uma estaca no coração” de certeza que mudavam o tom nessa altura. Ou então perguntar-lhes se estão dispostos a dar-te 500€+ por mês durante os próximos 18anos?
    • Responder
  • Cláudia Cândido
    Noiva Master Setembro 2019 Olhão
    Cláudia Cândido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Filipa Smiley smile

    Por aqui, namoramos há 6 anos e estamos a 2 meses de nos tornarmos marido e mulher. Vivemos juntos já há 1 ano. Decidimos que queríamos dar esse passo antes do casamento.

    Mas.. mesmo antes de começarmos a viver juntos ouvimos, várias vezes "então, quando vem um bebé?".

    Confesso que sempre quis ser mãe mais nova. Tinha planos para ser mãe entre os 24-28. Não se proporcionou. Agora.. quero primeiro casar-me.
    Depois... aproveitar e quando acontecer aconteceu!

    Mas continuamos a ouvir esses pedidos. Principalmente da minha mãe, que diz que todas as amigas já são avós menos ela! Haha

    Beijinhosss
    • Responder
  • Beatriz
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Perguntam-me isso, pelo menos, 3 vezes por semana...

    E sempre as mesmas pessoas Smiley angry

    Já tentei explicar que só daqui a 4/5 anos, pois não é um projeto para já, já...

    Levam a mal (85% das pessoas), porque "já estás casada, tens de ter filhos"... Se soubesses o quão enervante isso é Smiley angry

    Não entendem que cada um tem o seu passo e projeto...

    Boa sorte Smiley kiss

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Concordo a 200% com tudo o que disseste! Smiley catface

    • Responder
  • D
    Super Noiva Agosto 2021 Vizela
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu ainda não senti isso mas ja acompanhei de perto esse tipo de situações! Ser mãe é uma opção, a mulher não foi feita só para dar filhos... detesto essa ideia de maternidade compulsória da sociedade. E o pior é que há gente que não pensa antes de falar... já ouvi dizerem que uma mulher que não quer ter filhos é uma egoísta ou que é menos mulher... que só se sabe o que é ser mulher quando se e mãe, what??? Como assim? Eu não vou tolerar este tipo de observações quando essa pressão começar , temos de por limites!

    • Responder
  • Adriana
    Noiva Ativa Agosto 2018 Vila Real (Concelho)
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não tem muito a ver com viver com o marido ou companheiro.. na minha última entrevista de trabalho a 2 anos e meio, e é o trabalho que tenho agora.. disse que me ia juntar com o namorado e nem houve pergunta de casamento, mas se pensamos ter filhos e a curto ou longo prazo.. fui sincera e disse que sim em dois ou três anos. Não foi por isso que fiquei sem o trabalho, pareceu-me mais uma questão de planeamento para o empregador também.

    beijinho
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joana. Verdade, parece que nunca nada está certo e não está, cada um e cada casal sabe de si e importa é que estejam em sintonia Smiley heart Beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração