Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Polémica na Comunidade: Prendas!

Ritinha, a 29 de Setembro de 2020 às 12:05 Publicado em Fórum Jogos e Testes 0 49

Olá comunidade linda (outra vez) Smiley ring


Falam-me em polémicas e cá estou eu, pronta a incendiar a comunidade. Auto intitulo-me da Pipoca mais doce dos casamentos.


Sabemos que as prendas podem ser um calcanhar de Aquiles para alguns convidados alguns querem ir de encontro a expectativas, sabemos que pode ser complicado pagar viagem, alojamento e dar prenda monetárias, pelo que pode motivar a desistências.

Posto isto, há quem converse com franqueza com os noivos e até se ofereça para dar algo em géneros ou se tiver jeito para algo, ajudar na preparação ou no dia e há quem (rufar tambores) ofereça um envelope em branco/vazio.

Como iriam reagir a uma situação destas?

Na vossa lista de convidados, sabem de alguém que se sinta comprometido em dar uma prenda de maior e que possa não ir ao vosso casamento por esse motivo?


Enquanto convidados, já tiveram noivos que vos pediram algo "mais especial"?

Por aqui, o mais inusitado foi um casal que me pediu para lhes transferir o valor da prenda antes para pagarem a lua de mel.

Contem-nos esses babados todos, palizeee!


Xi-Smiley heart !

****

Depois de teres participado em todas as polémicas, conta-nos a tua! Abre um debate aqui com uma polémica de casamento: Abrir debate

Voltar ao início: Polémica! Como dizer a alguém que não está convidado?

49 respostas

Última atividade por Carlota, a 23 de Agosto de 2022 às 18:08
  • Carlota
    Noiva Master Julho 2024 Madeira
    Carlota ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e o noivo convidamos pq queremos a presença dessas pessoas.. claro que uma prenda é bem vinda mas não é exigida.. aliás prefiro que não me dêem nada mas q estejam presentes.. agora envelopes vazios é que não gostaria nada de receber.. 😑
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá comunidade como já referi num post anterior sabemos bem que alguns dos nossos convidados nada podem dar de prenda primeiro vamos deixar, para todos o motivo porque os queremos connosco - serem especiais para nós - é que não aceitamos recusas. Por exemplo o padrinho do Pedro não tem talvez hipóteses de nós dar uma prenda monetária mas como nós vamos fazer tudo ele vai ajudar na disposição das comidas, nas quantidades etc…
    • Responder
  • Ines
    Noiva Ativa Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ines ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Na minha opiniao..Quando convidamos, é porque queremos a presença da pessoa,pois é especial para nós no nosso casamento, e não porque estamos a contar com o que nos irão dar como prenda.
    Logo, é mil vezes preferível não darem nada, e serem sinceros connosco, do que fingirem que estão a dar algo só para ser bonito.
    • Responder
  • Inês
    Noiva Constante Setembro 2020 Guarda (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😊 por acaso no nosso casamento não tivemos nenhuma surpresa desagradável com as prendas, mas se recebesse um envelope vazio ficaria chateada. Não por a pessoa não dar prenda, porque as vezes sabemos a partida que alguns convidados poderão não ter posses para dar uma prenda e na minha opinião (principalmente nos tempos que correm) a prenda mais especial que nós dão é a presença deles no nosso dia. Mas é preferível as pessoas serem sinceras do que darem um envelope "pra ficar bem na fotografia" e depois nada 🤦‍♀️
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cátia, não diria melhor. Acho que o ato de dar um envelope vazio é cinismo, só para "inglês ver", não há mal em não se dar prenda, mas dar um envelope vazio é tremenda falta de educação.

    Beijinho.

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! 🙂 Eu penso que iria ficar um pouco "chateada" se alguém me desse um envelope vazio. Não porque estaria à espera que me dessem algo, mas por causa da hipocrisia. Quando convidamos, é porque queremos a presença da pessoa nesse dia especial e não porque estamos a contar com o pagamento de X. Portanto, é mil vezes preferível não darem nada, do que fingirem que estão a dar algo só para parecer bem ☹️
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tal e qual! 🙂
    • Responder
  • Sandra
    Noiva Experiente Fevereiro 2023 Guimarães
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai isso e. 😉
    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu por acaso não tive ninguèm que me perguntou directamente o preço.

    Tivemos conversas com amigos que falavam que os casamentos eram caros, mas tentamos sempre não entrar em detalhes.

    Acho que o noivo comentou isso com os colegas porque um tinha se casado no ano anterior, mas de resto, acho que não é uma informação que se deva dar às pessoas de fora, fica entre quem paga o casamento e pronto.

    Os meus avós paternos tem reformas baixas, por isso não estava a contar com muito, para mim o que importava era a presença deles e sempre lhes disse isso.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Também não partilhamos com ninguém os valores por pessoa e sobretudo os convidados mais velhos já nos perguntaram, porque não quero que se sintam na obrigação de dar esse valor. Dão o que podem e senão poderem dar nada, o que importa é que estejam connosco não só naquele dia, mas sempre que precisarmos (e eles de nós).

    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Exatamente Ritinha, acho que é de mau gosto. Porque no final sabemos bem quem deu esses envelopes e a relação fica um pouco afetada.

    Nunca contei com as possíveis prendas dos convidados para fazer o casamento. Cada casal tem que definir um orçamento viável e segui-lo, não ficar a espera dos envelopes do dia para pagar o casamento.

    No nosso caso tivemos sorte, mas não estava a espera que cada pessoa me desse o valor que gastamos, pois cada pessoa dá o que pode. Nem nunca falei de valores aos convidados, só a família próxima (pais e irmãos), pois quem ia pagar o casamento erámos nós, ninguèm precisa de saber quanto é que custou a quinta ou aquilo.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Sandra, concordo mas como já foi salientado noutros comentários, não há mal nenhum em não se dar nenhuma prenda, é só um bocado estranho dar-se um envelope sem nada.

    Beijinho.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina, concordo devemos fazer uma casamento à nossa medida, no entanto é preferível não se dar nada, do que se dar um envelope em branco, na minha humilde opinião, claro.

    Beijinho.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joanna, tal e qual senão puder ir, não vou ou falo com os noivos, dar um envelope em branco é só "inglês ver".

    Beijinho.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, concordo com tudo o que escreveste. Devemos organizar um casamento à medida das nossas possibilidade e não com a expectativa que as prendas vão cobrir a despesa, transmitindo essa pressão aos convidados. Se me fizessem algo assim, simplesmente não ia ao casamento.

    Enquanto noiva, se alguém não poder dar nada nem precisa de me dizer, mas só peço a honestidade de não entregarem um envelope em branco, porque acho que roça ao cinismo. Ao menos que escrevam um postal Smiley smile

    Beijinho.

    • Responder
  • Sandra
    Noiva Experiente Fevereiro 2023 Guimarães
    Sandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como convidada sempre dei. Mas nao podemos tar a contar que todos vao dar prendas.
    • Responder
  • Catarina
    Noivo Constante Abril 2022 Barcelos
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como convidada sempre dei prenda. Mas acho que ninguém deve estar à espera que lhe paguem ocasamento
    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Tivemos a sorte de não ter envelopes em branco. Muito se falou disso antes do casamento, mas não estava a ver nem os convidados dele nem os meus a fazerem isso.

    No final, toda a gente nos deu envelopes (tivemos uma prenda da parte do meu irmão que não trabalha). O valor das prendas, com a liga e o jogo da garafa deu para o orçamento gasto no orçamento, o que foi positivo.

    Como convidada, não seria capaz de dar um envelope vazio. Preferia dizer logo que não poderia ir ao casamento a fazer isso. Mas também não gosto quando os noivos começam a falar do preço das coisas a ver se lhes damos mais. Acho que cada um dá o que pode e acha correto!

    • Responder
  • Vânia
    Super Noiva Agosto 2022 Lousada
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como convidada nunca me senti pressionada para dar prenda porque o meu pensamento é claro: cada um dá o que pode e a mais não é obrigado, independentemente das expectativas que os noivos possam criar.
    Se bem que houveram casos em que os noivos/pais dos noivos, antes do casamento, elogiaram de forma tão altiva os espaços, fazendo referência aos preços elevados que pagaram por esses serviços, de modo a incentivar os convidados a dar prendas altas. No meu entender isso é só ridículo.Claro que, enquanto noivos, se obtivermos prendas boas é uma ajuda fantástica para termos um pequeno reembolso face às despesas do casamento. No entanto, não podemos de forma alguma tentar exigir, dos convidados, prendas monetárias elevadas, nem ficar chateados no caso disso não acontecer.
    Os noivos têm de organizar os respectivos casamentos conforme os recursos que têm e não podem estar a pensar nas prendas que irão receber. Cada convidado tem uma vida e para estar presente no nosso casamento, as vezes, faz um sacrifício enorme para comprar roupas, deslocações e ainda dar uma prenda, ainda que seja pequena. O que conta é a intenção. Assim como acho ridículo, da parte dos convidados, darem envelopes em branco. É só má vontade e gozo para com os noivos. Se não tiverem possibilidade de dar nada então que não dêem nada ou que expliquem a situação aos noivos. Entregar um envelope em branco é fazerem-se de generosos quando na realidade não o são. Parte das vezes sabe-se que isso acontece de má fé e não por falta de recursos económicos porque, as vezes, até quem menos tem é quem dá mais. Se não podem oferecer nada, por favor, não entreguem nada, ninguém vai pedir nada a ninguém. É simples! Não se entrega nada apenas.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cátia, eu não teria coragem de dar um envelope em branco ou não ia, ou falava com os noivos.

    Também não sei o que me reserva no casamento ehehe

    Beijinho.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Leonor, nestas situações acho que o melhor é a sinceridade. Sabemos que há quem possa dar mais e menos, mas o importante é a presença. O envelope vazio até me soa um pouco a "gozo".

    Beijinho.

    • Responder
  • Leonor
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Leonor ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quando não podia dar o valor que os noivos mereciam ou que a ocasião pedia sempre fui sincera.
    Tenho uma convidada que sei que a prenda não vai ser muito alta, mas não estou interessada nisso, não convidei as pessoas a pensar nas prendas que vão dar mas sim no quecada uma significa para mim.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Vanessa, sou como tu. Que vergonha, nem iria conseguir desfrutar do dia..
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha.
    Como convidada nunca dei nem daria um envelope vazio sou a favor da sinceridade
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ritinha.

    Como convidada nunca dou envelopes em branco. Se não puder dar prenda prefiro ser sincera com os noivos e não ir.

    Como noiva, não sei se vou receber envelopes em branco, mas se receber olha..paciência!!!

    Beijinhos

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Isa, já sabes que eu sou uma mulher de por o dedo na ferida. Também preferia que não dessem nada ou falassem comigo, do que dar um envelope em branco.
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ritinha, bom dia!

    Uiii no que te foste falar. Tocaste no ponto fraco ahah. Eu também não era capaz de oferecer um envelope em branco, acho uma falta de respeito enorme. Prefiro que nem entreguem nada do que fazer só por aparências 😡

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Nobre, por aqui vou dar esse trabalho à minha mãe que ela vai estar bem atenta Muahahaha!
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola Lauzinha, Tal como tu não sei o que me espera, mas a honestidade é a melhor solução. Quando convidamos não esperamos nada, unicamente a presença dos nossos convidados.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate bomba Ritinha!!!! 💣💣💥
    Ora bem, como.convidada seria incapaz de dar um envelope vazio. Preferia ser sincera com os noivos e dizer que não podia..
    Como noiva, já avisei o noivo que iremos escrever o nome de quem nos entregar o envelope. Pode vir vazio mas pelo menos sei quem não deu nada😏
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ritinha.
    Nunca entregaria um envelope vazio. Preferia ser honesta com os noivos.
    Nunca casei portanto não sei se vou receber envelopes brancos...mas alguns dos meus primos que já casaram, receberam...Tb me lembro de um casamento em q os primos da rapariga e namorados e assim, q era um grupo de umas 15 pessoas, juntaram-se todos e uns deram €5, outros €10...mas no total não passou de €100 e poucos euros.
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não se casa por interesses, mas é um bocadinho mau 🤦‍♀️
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração