Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Padrinhos e Madrinhas de Casamento: direitos e deveres

Milhinha, a 5 de Abril de 2020 às 09:41 Publicado em Fórum Antes do casamento 9 39

Bom dia, Princesas! Hoje é Domingo de Ramos. É tradição no Norte de Portugal que os afilhados de baptismo oferecerem ramos aos padrinhos de baptismo e em troca recebem um presente ou dinheiro. É o Dia dos Padrinhos e uma forma de visitar anualmente aqueles que substituiriam os nossos pais caso estes faltassem – essa é a função dos padrinhos de baptismo.


Também para o Casamento, escolher alguém para padrinho ou madrinha do vosso casamento é uma grande honra e também uma grande responsabilidade. O papel dos padrinhos transcende qualquer ajuda (efetiva ou monetária) que possam dar no vosso Grande Dia. Devem escolher para padrinhos pessoas que sirvam de bom exemplo de vida em casal, que vos possam dar bons conselhos em dias mais difíceis e com quem possam partilhar boas experiências. Há também uma tradição no Norte de Portugal que “obriga” a convidar os padrinhos de baptismo para o casamento – esta também é uma opção para casais mais tradicionais.


Quantos padrinhos podem escolher? Na verdade, podem escolher quantos quiserem, mas apenas dois poderão assinar no dia do casamento religioso ou constar como testemunhas no casamento civil. Devem estabelecer ad initium quem querem que assuma esse papel para que não restem dúvidas. Isto porque os outros padrinhos poderão não gostar de não ter nenhum destaque. Aí deverão ser criativos e dar-lhe funções precisas no casamento: como “mestre de cerimónias” e escrever um discurso sobre os noivos, ou ser a madrinha a receber orientar os convidados na cerimónia ou convidá-los para uma leitura durante a missa. O importante é DELEGAR tarefas para que sintam que contribuíram mais do que monetariamente para o dia.


É verdade que são os padrinhos que costumam dar as maiores prendas monetárias. Infelizmente muitos casais escolhem muitos padrinhos em função das “prendas” que podem dar. Mas ser padrinho é muito mais do que isso! É um contributo moral e religioso que transcende o dinheiro que podem dar. É uma ajuda efetiva e afetiva no dia do casamento e todo um acompanhamento ao longo da vossa vida de casal.


Inspirações Pinterest:

Padrinhos e Madrinhas de Casamento: direitos e deveres 1


Este ano, teríamos a intenção de dar uma prenda diferente aos nossos padrinhos de casamento. Mas o Estado de Emergência por COVID-19 não permite nem uma visita! De qualquer maneira, recordamos aqui a lista de direitos e deveres que podem relembrar aos vossos padrinhos de casamento ao longo do dia de hoje.


O PADRINHO:

- Organiza a Despedida de Solteiro;

- Antes da Cerimónia: pode ajudar o noivo a preparar-se; reúne os amigos e familiares na casa do noivo e organiza a saída para a Cerimónia; é responsável por garantir que o noivo chega a horas para o casamento;

- Na Cerimónia: é encarregue e trazer as alianças e entregar aos meninos das alianças (caso os tenham); colocar-se à direita do noivo e dar-lhe “apoio” ao longo da cerimónia. Podem também assumir o papel de “mestre de cerimónia” e ajudar os convidados a sentarem-se na cerimónia, distribuindo missais à entrada ou cones de arroz à saída da igreja;

- No Copo de Água: o padrinho costuma fazer um discurso divertido sobre os noivos (introduzindo-os de forma carinhosa e humorística – sem passar o limite do mau gosto, por favor) terminando com um brinde aos noivos antes de começar a refeição; deve reunir os solteiros para o lançamento da liga;

- Na Noite de Núpcias: é responsável por decorar o carro de saída dos noivos (um “Trash the Car”) ou o quarto da Noite de Núpcias como brincadeira para os noivos.


A MADRINHA:

- Organiza a Despedida de Solteira;

- Ajuda a organizar o casamento e está presente em muitos dos preparativos;

- Deve acompanhar a noiva na escolha do seu look nupcial: vestido, véu, sapatos, acessórios e lingerie;

- Pode ajudar a fazer as malas para a Lua de Mel e assegurar-se que a mala da noiva para a noite de núpcias é entregue no hotel onde são passar a vossa primeira noite;

- No Dia do Casamento: ajuda a noiva a preparar-se, acalmando-lhe os nervos e secando algumas lágrimas que possam aparecer; deve ajudar a noiva a chegar a horas ao casamento;

- Na Cerimónia: deve assegurar-se que a noiva esta no seu melhor – ajusta o vestido, retoca a maquilhagem ou o penteado; responsabiliza-se que o ramo não se perde no meio das fotografias. Pode ajudar o padrinho na distribuição de missais à entrada e cones de arroz à saída da igreja.

- No Copo de Água: deve dançar com o Padrinho; deve reunir todas as solteiras para o lançamento do ramo;

- Na Noite de Núpcias: pode “ajudar” o padrinho a decorar o carro ou o quarto para a Noite de Núpcias – garantindo que não pratica vandalismo e sabotagem à vossa primeira grande noite.


Já sabem que o vosso dia passará a correr! Por isso deleguem estas pequenas tarefas aos vossos padrinhos e façam-nos sentir também pessoas muito importantes no vosso dia!


Outros debates aqui na Comunidade que não podem perder sobre este tema são:

Padrinhos de Casamento: Quantos podemos ter? 🧍🧍

Padrinhos de Casamento: Quais as regras? 📝

Padrinhos de Casamento: As três principais funções! 🕺🏼💃🏼


E vocês? Como estão a pensar honrar os vossos padrinhos ao longo do dia de hoje?

Beijinhos e bons preparativos!

39 respostas

Última atividade por Ana, a 27 de Julho de 2021 às 15:14
  • Ana
    Noiva Master Maio 2022 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por acaso nenhum dos nossos padrinhos foi escolhido devido a poderem dar grandes prendas, aliás eles nem o podem fazer mas o que nos motivou foi a amizade que temos com eles. Eu, mania de ser fina, tenho uma madrinha e um padrinho e o Pedro tem apenas um padrinho. Tenho dois porquê? Por isso mesmo, não conseguia escolher entre o meu melhor amigo e a minha melhor amiga! Já definimos algumas funções para eles. São pessoas que sabemos que vão vibrar com o nosso casamento e virar o mundo, se for preciso, para o nosso dia ser especial
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Boa ideia a da Laurinha, e o teu debate está óptimo! Tenho de falar com o noivo, que ele nunca se lembra destes pormenores de prendas, mas já que é o melhor amigo dele, talvez tenha uma boa ideia! Beijinhos 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Achei a ideia do relogio de bolso da Laura lindíssima! Mas tens outras opções em Manualidades (50): Lembranças para as pessoas mais especiais do vosso Dia c https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-50-lembrancas-para-as-pessoas-mais-especiais-do-vosso-dia-c--t255090 Bjs querida e obrigada pelo teu comentário babe!
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida Milhinha, cheguei aqui através do debate da Alexandra, também super pertinente. Muito útil este debate, acho que é bom os noivos saberem bem o que precisam dos padrinhos para também ajudá-los a cumprir as suas tarefas e a terem tudo orientado! Quanto à prendas, já sei o que vou dar à madrinha como prenda de agradecimento, mas ao padrinho não faço ideia!!! 😱 Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu pelo contrario se tivesse a honra de ser convidada para madrinha teria todo o gosto em ajudar naquilo que os meus afilhados precisarem. Vai de pessoa para pessoa - a Vida é uma Partilha. E é preciso saber viver! Bjs
    • Responder
  • Dianita
    Noiva Constante Julho 2022 Penafiel
    Dianita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Pode ser interessante no entanto eles não estão obrigados a fazer isso. Eu não delegaria tarefas nos padrinhos até porque enquanto madrinha não ia gostar que mo fizessem

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Carlinha! Obrigada! Uma pequena homenagem aos melhores padrinhos do Mundo! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nessa! Concordo contigo. É uma verdadeira honra e um momento tão especial quando convidamos os padrinhos do nosso casamento! Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Ola! Bem eu escolhi um casal amigo para meus padrinhos de casamento, porque me fazia todo o sentido e sei que para eles é realmente um grande alegria... Não tendo qualquer relação com os meus padrinhos de baptismo descartei logo essa opção né Smiley smile e ainda bem que somos livres de escolher quem realmente para nós faz todo o sentido Smiley smile

    Parabéns por mais um excelente debate minha querida! Smiley heart

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu sou do Norte e confirmo 😂😘

    Para mim, esta frase disse tudo "É uma ajuda efetiva e afetiva no dia do casamento e todo um acompanhamento ao longo da vossa vida de casal" Smiley heart

    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola minha querida.
    Mais um optimo debate mto bem atempado.
    Nos escolhemos os nossos padrinhos neste criterio: tinham de ser amigos e nao familiares. Tinham de nos conhecer ha bastante tempo, desde o inicio da nossa relação de preferencia. E que nao tivessem filhos pra maior disponibilidade. 😉 Ora se sao um bom exemplo de vida em casal....... Maybe not so much! 😂🤐
    A escolha foi facil. Sao 2 casais de amigos que adoramos. 🥰 E se nao fossem eles, nao sei quem poderia ser...
    Na verdade ate agora nao fizeram grande coisa daquilo que é suposto os padrinhos ou as madrinhas fazerem! 😅 Apenas têm dado algumas opiniões e conselhos, quando nós pedimos. Mas porque nos temos feito tudo bastante bem sozinhos ate agora.
    Um deles ofereceu-se pra pagar o serviço de photobooth da festa. Uma generosa prenda. ♥️
    Mas eles sabem que é no dia C que eles serão mesmo muito importantes, e nos tambem sabemos que eles estarão à altura. 😊Por exemplo, dispenso que venham comigo as minhas madrinhas enquanto eu me for vestir e pentear, (terei a minha irmã gemea e a minha mãe comigo), mas pedirei às madrinhas que se assegurem de que a decoração da sala e os detalhes da festa estão todos nos conformes (sou muito exigente com isso!) 😝
    So espero que nao inventem surpresas nem brincadeiras tontas no carro ou no quarto da noite de nupcias. 😅 Eles sao uns marotos mas tambem sabem quem nós somos pouco dados a essas coisas... 😏 Se nao tambem teremos oportunidade de nos vingar mais tarde, porque pelo menos um dos casais ja admitiu que nos tambem seriamos a escolha deles pra seus padrinhos de de casamento, um dia que se decidam finalmente a dar o no. 😂 Eheheheh
    Beijos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vai correr tudo bem Homonima! E o regresso será fantástico quando nós pudermos todos abraçar! Bjs
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida homónima ais um excelente debate 😊 os padrinhos são sempre (ou devem ser) pessoas especiais. No caso dos meus padrinhos de batismo são maravilhosos e sempre presentes, contudo quis escolher outros para padrinhos de casamento. Serão os meus primos, pessoas com quem cresce que me amam incondicionalmente, que fizeram tudo por mim. Nunca lhes conseguirei agradecer o que são e o que representam na minha vida. Foi esse o motivo que os escolhi, é a minha forma de lhes agradecer todo o amor que me deram. Como estão longe não tratarão das despedida de solteira nem me poderão ajudar muito, mas têm sido a minha paz nesta fase tão incerta e sei que tomarão conta de mim, mais do que nunca, no meu grande dia. Emociono-me só de pensar nesse dia ao lado deles ❤️
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É q são mesmo!!! 🥰
    Por acaso n tnh amêndoas em casa sn comia uma para brindar o dia.
    E no próx domingo a ver a descubro uma receita de folar 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patita! Esse é uma forte ligação com os vossos padrinhos! É tão bonito! Parabens! Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá milhinha! Que debate tão bom e adorei todos os deveres dos padrinhos.


    No meu caso assinaram todos na igreja e no dia, apesar de achar que seriam apenas dois e acordámos que a minha madrinha assinava e o padrinho do Bruno assinava. São ambos de família. Eu escolhi os meus padrinhos não a pensar no dinheiro mas sim, naquilo que representam para mim, aliás sou Patrícia (de nome) por culpa deles curiosamente. Não são meus padrinhos de batismo, mas são duas pessoas que prezo muito por aquilo que dão a cada pessoa há sua volta.

    Um grande beijinho ❤️
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelo carinho Catarina! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cátia! Para os convites, já sabes: Manualidades (07): Convites para pessoas especiais – pais, padrinhos, damas e cavalheiros e meninos das alianças https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-07-convites-para-pessoas-especiais-pais-padrinhos-damas-e-cavalheiros-e-meninos-das-aliancas--t224559 Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns querida Helena por mais um super debate com a informação correcta e detalhada ☺️. Beijinhos
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Que bela partilha. Nós ja escolhemos os padrinhos mas ainda não os convidamos. Estamos a pensar fazer isso em Maio. Maneiras de honrar ainda não pensámos.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ser madrinha é uma honra e obriga a uma proximidade e atenção. Eu tenho uma relação próxima com os meus padrinhos sei bem o que isso é. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Taninha! Obrigada pelo carinho! Nós queríamos que o padrinho de baptismo do noivo fosse o nosso Martinho, mas o seu estado de saúde não permite a viagem à Madeira. Acabamos por escolher um casal de cada lado. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    Sendo eu própria madrinha, compreendo todas as responsabilidades associadas e faço por as cumprir.
    Seja de batismo ou casamento, os padrinhos devem ser bem escolhidos na minha opinião e não escolher X ou Y só porque sim. Um bj 😘😘
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida Milhinha, gosto tanto dos teus debates! 😍
    Sem dúvida que está aqui um excelente debate.
    Por opção nossa tivemos apenas 2 padrinhos, ambos da parte do marido, mas se fosse hoje mudaria algo em relação a isso ... Mas pronto, nada estragou o nosso dia!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah Wikidebates! Lol obrigada! Hmmm folar! Não bom! Também é uma linda tradição a recuperar! Bjs
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha!!!
    Adoro os teus wikidebates!!!
    Ora bem, por cá o noivinho não tem padrinhos de batismo (ter tem mas é como se não tivesse). Eu tenho os meus que foi quem convidei para padrinhos do casamento ainda q não vão fazer mts das coisas no antes, é mais no dia.Quanto ao domingo de ramos, a minha mãe nc chamou mt a atenção para esse facto, pelo que acabei por nc ganhar essa tradição. Mas no dia de páscoa, dava sempre um caixa de amêndoas à mnh madrinha se estivesse com ela e ela dava-me o folar!😘
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estou desejosa de ler ❤️
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Belo ritual, Ritinha! Parabens! Estes tempos vieram modificar o nosso convívio com os nossos padrinhos, mas estarão sempre no nosso coração e à distância de uma chamada. Bjs

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Milhinha, hoje quando acordei a primeira coisa que comentei com o noivo é que era Domingo de Ramos e do ritual que tínhamos a prepará-lo e depois dividiamo-lo e dávamos uma parte à madrinha e a outra ao padrinho e eles davam uma moeda. O louro do ramo era o que se utilizava para a comida.

    Os meus padrinhos são os do batismo, a madrinha não tive dúvidas, o padrinho às vezes deixo alguma reticência na escolha, mas eu sei que ambos me adoram à sua maneira.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Excelente exemplo Telma! Obrigada pela partilha! Bjs

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que excelente debate para este dia querida Milhinha! Muitos parabéns e muito obrigado pela partilha 😍
    Por cá teremos 4 padrinhos, dois deles são os meus padrinhos de batismo, mas estando eles em França neste dia é raro estarmos juntos, envio sempre um ramo virtual eheheh
    Os outros dois serão o irmão do noivo e a madrinha de baptismo do noivo, e normalmente o noivo dá-lhe sempre algo, o que não será possível este ano pois estou em isolamento e ele também não sai, e por isso também já enviou um ramo virtual 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Kris, obrigada! Admito que tenho muitos debates na manga, mas o (tele)trabalho não me tem permitido vir aqui com tanta frequência. Podes contar com a continuação da saga das Manualidades (assim que elas começarem a sair)! Bjs

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração