Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Isabel
Porto (Concelho)

Os casamentos vão poder realizar-se novamente?

Isabel, a 30 de Abril de 2020 às 20:38 Publicado em Fórum Casamentos.pt 22 73

(Atualizado a 14/10/2020)

Para conhecer as últimas orientações sobre casamento durante a situação do coronavírus, clica no link abaixo:

Casamentos e coronavírus: Informacão atualizada em Casamentos.pt


***


Na última Resolução do Conselho de Ministros (n.º 40-A/2020), do dia 30 de maio, as novas orientações referem a realização de casamentos.

Entra neste novo debate e informa-te:

O Conselho de Ministros revela o regresso gradual dos casamentos!

*****

Olá Comunidade! 💜

Sabemos que a incerteza continua a preocupar os casais de 2020. Dia 30 de abril, o governo divulgou novas normas, mas as mesmas foram pouco claras em relação à atividade no setor dos casamentos.

Também é preciso ter em consideração que algumas medidas serão aplicadas tendo em conta as regras e orientações da própria zona em que vivem. Se tudo continuar a avançar de forma positiva e progressiva (e estamos a torcer muito para que assim seja), acredita-se que os primeiros casamentos poderão ser realizados a partir do dia 1 de junho, o início da 3ª fase da reabertura - possivelmente com um número de convidados reduzido e com determinadas condições e recomendações de segurança.


Resumimos aqui alguns detalhes que podem afetar diretamente o teu grande dia:


👉 FASE I (4 DE MAIO): CASAMENTOS EM ESPERA, APENAS MINI CERIMÓNIAS 💒

Nesta fase poderá haver a reabertura de espaços de 200 m2 e de pequeno comércio, mas serão proibidos ajuntamentos com mais de 10 pessoas. Seriam possíveis pequenas comemorações num ambiente familiar, mas não serão permitidas celebrações ou reuniões de grandes grupos. Por isso, a realização de festas de casamentos ainda não será possível neste momento.


👉 FASE II (18 DE MAIO): CASAMENTOS COM UM NÚMERO LIMITADO DE CONVIDADOS 👭

Aqui o contato social de grupos maiores já será possível excluíndo todos aqueles que são vulneráveis ou que apresentam patologias anteriores, bem como teremos a reabertura de espaços até 400 m2, com lotação máxima de 50%. No entanto, ainda não sabemos qual será a limitação exata de aglomeração de pessoas.


IMPORTANTE: durante a transição destas duas fases, nos dias 30 e 31 de maio, o governo afirmou que talvez algumas cerimónias religiosas possam voltar a ser realizadas, a depender de acordos entre a DGS e as confissões religiosas, porém não esclareceu mais detalhes. No dia 8 de maio, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou as orientações que estão a ser tomadas (ver mais aqui: ❗ Protocolo - Conferência Episcopal Portuguesa (CEP))


👉 FASE III (1 DE JUNHO): CASAMENTOS PARA UM MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES 👪👨‍👨‍👦👩‍👩‍👧

Nesta fase, está já prevista a abertura da maioria das atividades, como espaços com mais de 400 m2, mantendo sempre as medidas adequadas de segurança e a distância social mínima. Acredita-se que os casamentos poderão ser realizados com um maior número de convidados, mas o limite ainda não está especificado.


❗️ CONSIDERAÇÕES GERAIS❗️

🔷 As novas orientações especificam que qualquer atividade deve ser realizada em condições de segurança, autoprotecção e respeito pelo afastamento social.

🔷 Por razões de segurança, é recomendada a utilização de máscaras.

🔷 Tais normas não especificaram as medidas para a realização de casamentos. Através de medidas que afetam outros setores próximos ao setor nupcial, podemos entender como cada etapa e as suas respetivas medidas vão influenciar a viabilidade dos casamentos.


Os casamentos vão poder realizar-se novamente? 1


****

E para qualquer caso particular, não deixem de enviar um e-mail para: help@casamentos.pt onde a nossa equipa estará disponível para ajudar.

Um beijinho e mantenham-se seguros Smiley heart

Os casamentos vão poder realizar-se novamente? 2

Louder Fhan Fire


73 respostas

Última atividade por Isabel, a 13 de Maio de 2020 às 10:31
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana. Obrigada pelo teu comentário. Como ainda não temos nenhuma informação concreta sobre o assunto, já que tal como dizes, e bem, não há data prevista para a reabertura dos salões, não incluímos essa informação no debate. Estamos à espera de uma informação mais detalhada e dirigida ao setor nupcial por parte dos orgãos oficiais. Obrigada, uma vez mais, pela análise!

    Beijinhos Smiley smile

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Novata Novembro 2019 Santo Tirso
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estou certa disso! =)
    Um abraço apertado para todos os noivos!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Catarina pelas tuas palavras. Sem dúvida que é uma situação muito delicada que apanhou vários noivos de surpresa. Vamos aguardar por melhores dias, para que todos possamos celebrar juntos! Um beijinho Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Samantha! Vamos atualizando este debate por isso está atenta. Ontem abrimos um debate com novas informações da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), deixo-te aqui o link: ❗ Protocolo - Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)

    Beijinhos e força, vai correr tudo bem!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Agosto 2020 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde,
    Acabei de ler o vosso artigo, que acho interessante.
    Porém, acho importante destacar que por via do Decreto-Regulamentar nr 33-A/2020, que estabelece as medidas que regulamentam a situação de calamidade, os salões de festa continuam encerrados (Anexo I, ponto 1, do Decreto) e não há data prevista para a reabertura e não estão incluídos nas atividades que podem abrir a partir de dia 18 de maio. Portanto, acho pouco provável que - a não ser que o casamento se celebre num restaurante - possa celebrar-se em maio/junho.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Novata Novembro 2019 Santo Tirso
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A todos os noivos de 2020 (e eventualmente 2021) só posso desejar muita força e coragem. Não consigo sequer imaginar a desilusão de quem iria casar por estes meses e teve de adiar, nem a pressão e o stress em que estão os casais dos próximos meses. Conheço pessoas que tiveram de adiar e outras que ainda não sabem o que fazer. Não é uma decisão nada fácil já que tem muita gente e muitos gastos envolvidos. Também não consigo dar um conselho inovador que possa ajudar a tomar decisões. A única coisa que consigo dizer é, seja qual for a decisão, pensem no bem estar de todos, pensem na tensão que pode trazer uma festa com limitações, mas acima de tudo apoiem-se um ao outro. Espero, do fundo do coração, que corra tudo pelo melhor para todos!
    • Responder
  • Samantha
    Noiva Ativa Abril 2022 Castelo de Paiva
    Samantha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá meninas! Eu tenho o meu casamento marcado para dia 27 de Agosto 2020 e ainda não sabemos se vamos poder realizar lo. Nós estamos a viver na Alemanha e não sabemos se até essa data será possível irmos para Portugal. A nossa Quinta disse para relaxar mos que ía dar tudo certo, mas cada dia que passa mais dúvidas temos. Não sabemos o que fazer se devíamos adiar ou se ainda é muito cedo para tomar essa decisão. Por favor vão dando notícias que aqui na Alemanha é difícil chegar as informações portuguesas. Obrigada!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro que sim. Por agora ainda é tudo muito incerto. Enquanto não sair uma lei igual para todos, vai ser difícil entender!

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Novata Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou casar por registo o registo vai ao local do casamento que será num restaurante
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas cada padre poderá ter as suas regras não quero induzir nibguem a erro!
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Cris pelo update. É uma excelente notícia Smiley heart

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Liliana. Vamos esperar por novas divulgações por parte do Estado. Cada casal deve decidir o que é melhor para eles, tendo em conta a situação em que se encontra bem como o tipo de casamento que vai realizar. Não convém generalizar. Um beijinho e obrigada pela partilha Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vamos esperar por informação mais clara sobre os casamentos para saber como reagir daqui para a frente. Beijinhos querida e bom fim de semana Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Daniela, sim é verdade. Se tivessemos respostas concretas e claras, seria muito mais fácil para todas as noivas decidirem o que fazer com a data do seu casamento. Resta-nos aguardar.

    Exatamente, era para colocar um exemplo de um número. De momento ainda é tudo muito incerto. Obrigada pelo teu comentário mais uma vez! Um beijinho e bom fim de semana Smiley smile

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá meninas! Hoje o meu padre ligou me e indica que vai continuar a realizar casamentos dentro das medidas exigidas. Indicou que neste momento só podem entrar 20 pessoas 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Novata Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou casar por registo o registo vai ao restaurante não vou casar por igreja
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Agosto 2020 Gondomar
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Liliana ☺️
    A diocese já veio desmentir essa notícia. Vou colocar aqui um print de um outro debate que uma noiva colocou.
    BeijinhoOs casamentos vão poder realizar-se novamente? 3

    • Responder
  • Liliana
    Noiva Novata Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os casamentos vão poder realizar-se novamente? 4
    Muito provavelmente quem iria casar entre junho e setembro é melhor adiar não corram riscos desnecessários nem ponham em risco os locais de casamento como restaurantes ou quintas às penalizações podem ser muito grandes e os sítios podem vir a fechar portas... eu ia casar a 15 de Agosto de 2020 e já adiei o casamento para junho do próximo ano eu percebo o que estão a sentir mas pensem que mais vale ter um casamento memorável do que um casamento inseguro beijinhos e pensem melhor em relação a isso... não são só os restaurantes ou quintas inclui também noivos e convidados que pagaram multas
    • Responder
  • D
    Noiva Novata Julho 2022 Trofa
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Isa! Obrigada pela atenção em responder. São tempos difíceis. Era importante para nós todas, noivas, que ficasse já definido o limite pelas autoridades para os próximos meses e não só Maio nem Junho. Apenas quis reforçar no meu comentário duas coisas, a primeira é que está em vigor a proibição de eventos com mais de dez pessoas, e segundo que não se pode comparar um casamento à restauração. Sei que a vossa intenção é ajudar, e não iludir e não quero ser a pessimista. Sou noiva, mas também sou enfermeira e estou por dentro da realidade. E sei os riscos e os passos atrás que se podem dar neste combate caso se facilitem os afetos. Casamentos até 200 pessoas é um dado da sua opinião certo?
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, as perguntas não eram dirigidas a vocês, pois sabem tanto quanto eu. Queria dizer que o governo deve especificar essas restrições, para saber se podemos realizar o nosso casamento. No meu caso se tiver de ter menos pessoas por mesa, terei de reduzir para 30 os convidados. Bjs e obrigada
    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2021 Alenquer
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tal e qual. Não podia concordar mais convosco. Acho completamente imprudente continuarmos a achar que vai dar para casar em junho ou mesmo julho. Quer dizer casar dá, se for só os noivos e os padrinhos, mas assumindo que não é isso que consideramos um casamento normal, casar com festa e com tudo o que sonhamos não será possível nos próximos meses.

    O melhor conselho que vos posso deixar é planearem já um plano B para 2021. Vai ser um ano altamente concorrido e já com muito pouca disponibilidade.

    Sonhar é bom, mas há alturas em que convém ter os pés bem assentes na terra.

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia, bom dia Smiley smile Segundo fontes oficiais, atualizamos este debate com a seguinte informação:

    "No sábado, dia 2 de maio, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou a abertura de alguns centros religiosos no fim de semana de 30 e 31, mas recomenda que os casamentos religiosos só sejam realizados após setembro."

    Trata-se de uma recomendação e dependerá de cada diocese. Por enquanto ainda é tudo muito incerto por isso vamos aguardar por respostas mais concretas por parte dos orgãos oficiais.

    Um beijinho!


    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Micaela! Obrigada pelas tuas palavras!

    Resta-nos esperar e tomar as devidas precauções para que tudo seja possível Smiley smile Um beijinho!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela partilha querida Daniela, já adicionei ao debate Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana, bom dia Smiley heart Tal como disseste num comentário aqui e bem, limitamo-nos a facultar informação de orgãos oficiais mas em nenhum momento pretendemos influenciar as decisões dos casais. Cabe a cada casal decidir o que é melhor para si e para os seus convidados!

    Um beijinho e vamos acreditar que melhores dias virão 😘

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Teresa! Como se pode ler nas considerações gerais: a utilização de máscaras é recomendada mas, até ao momento, não é obrigatória. Toda a informação facultada pelos orgãos oficiais foi partilhada neste debate, se não mencionamos tais restrições é porque ainda não temos informação sobre as mesmas. Um beijinho Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cristiana 😘 Obrigada por partilhares connosco a tua opinião, é sempre bem vinda!

    Este debate foi elaborado com base nas novas informações oficiais anunciadas tanto pelo Governo como pela Conferência Episcopal Portuguesa. Como pode ser lido nas considerações gerais "tais normas não especificaram as medidas para a realização de casamentos. Através de medidas que afetam outros setores próximos ao setor nupcial, podemos entender como cada etapa e as suas respetivas medidas vão influenciar a viabilidade dos casamentos.". Não referimos o número exato de convidados porque ainda não temos tal informação mas, todos os casais são cientes que casamentos com um número elevado de convidados (de 200 para cima) são os que mais riscos correm neste momento. Cabe a cada casal pensar e decidir se querem ou não casar com as limitações impostas e por isso não devemos julgar tal decisão. Estaremos sempre pendentes de novas informações e colocaremos os noivos a par mas em nenhum momento pretendemos influenciar as decisões dos casais. Apenas facultamos informação de orgãos oficiais.

    Um beijinho e vamos aguardar por melhores dias 😘

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Era em junho. Adiámos oficialmente este fim de semana para 5 de dezembro. Rezemos para que as coisas até lá estejam bem 🙏


    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Daniela, obrigada pela tua opinião!

    Este debate foi elaborado com base nas novas informações oficiais anunciadas tanto pelo Governo como pela Conferência Episcopal Portuguesa. Como pode ser lido nas considerações gerais "tais normas não especificaram as medidas para a realização de casamentos. Através de medidas que afetam outros setores próximos ao setor nupcial, podemos entender como cada etapa e as suas respetivas medidas vão influenciar a viabilidade dos casamentos.". Não referimos o número exato de convidados porque ainda não temos tal informação mas, todos os casais são cientes que casamentos com um número elevado de convidados (de 200 para cima) são os que mais riscos correm neste momento. Cabe a cada casal pensar e decidir se querem ou não casar com as limitações impostas e por isso não devemos julgar tal decisão. Estaremos sempre pendentes de novas informações e colocaremos os noivos a par mas em nenhum momento pretendemos influenciar as decisões dos casais. Apenas facultamos informação de orgãos oficiais.

    Um beijinho e vamos aguardar por melhores dias 😘

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada querida Milhinha Smiley heart Ainda é tudo muito incerto mas vamos aguardar e rezar para que tudo corra como esperado!

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    OIá querida! O data oficial do casamento é em dezembro?

    • Responder
  • Cláudia
    Noiva Novata Julho 2021 Setúbal (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/com-casamento-marcado-antes-de-setembro-nao-conte-com-isso

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração