COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Isa
Administradora Porto (Concelho)

Os casamentos vão poder realizar-se novamente?

Isa, a 30 de Abril de 2020 às 20:38 Publicado em Fórum Casamentos.pt 21 73
Guardado Guardar
Responder

(Atualizado a 08/06/2020)

Na última Resolução do Conselho de Ministros (n.º 40-A/2020), do dia 30 de maio, as novas orientações referem a realização de casamentos.

Entra neste novo debate e informa-te:

O Conselho de Ministros revela o regresso gradual dos casamentos!

Olá Comunidade! 💜

Sabemos que a incerteza continua a preocupar os casais de 2020. Dia 30 de abril, o governo divulgou novas normas, mas as mesmas foram pouco claras em relação à atividade no setor dos casamentos.

Também é preciso ter em consideração que algumas medidas serão aplicadas tendo em conta as regras e orientações da própria zona em que vivem. Se tudo continuar a avançar de forma positiva e progressiva (e estamos a torcer muito para que assim seja), acredita-se que os primeiros casamentos poderão ser realizados a partir do dia 1 de junho, o início da 3ª fase da reabertura - possivelmente com um número de convidados reduzido e com determinadas condições e recomendações de segurança.

Resumimos aqui alguns detalhes que podem afetar diretamente o teu grande dia:

👉 FASE I (4 DE MAIO): CASAMENTOS EM ESPERA, APENAS MINI CERIMÓNIAS 💒

Nesta fase poderá haver a reabertura de espaços de 200 m2 e de pequeno comércio, mas serão proibidos ajuntamentos com mais de 10 pessoas. Seriam possíveis pequenas comemorações num ambiente familiar, mas não serão permitidas celebrações ou reuniões de grandes grupos. Por isso, a realização de festas de casamentos ainda não será possível neste momento.

👉 FASE II (18 DE MAIO): CASAMENTOS COM UM NÚMERO LIMITADO DE CONVIDADOS 👭

Aqui o contato social de grupos maiores já será possível excluíndo todos aqueles que são vulneráveis ou que apresentam patologias anteriores, bem como teremos a reabertura de espaços até 400 m2, com lotação máxima de 50%. No entanto, ainda não sabemos qual será a limitação exata de aglomeração de pessoas.

IMPORTANTE: durante a transição destas duas fases, nos dias 30 e 31 de maio, o governo afirmou que talvez algumas cerimónias religiosas possam voltar a ser realizadas, a depender de acordos entre a DGS e as confissões religiosas, porém não esclareceu mais detalhes. No dia 8 de maio, a Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou as orientações que estão a ser tomadas (ver mais aqui: ❗ Protocolo - Conferência Episcopal Portuguesa (CEP))

👉 FASE III (1 DE JUNHO): CASAMENTOS PARA UM MAIOR NÚMERO DE PARTICIPANTES 👪👨‍👨‍👦👩‍👩‍👧

Nesta fase, está já prevista a abertura da maioria das atividades, como espaços com mais de 400 m2, mantendo sempre as medidas adequadas de segurança e a distância social mínima. Acredita-se que os casamentos poderão ser realizados com um maior número de convidados, mas o limite ainda não está especificado.

❗️ CONSIDERAÇÕES GERAIS❗️

🔷 As novas orientações especificam que qualquer atividade deve ser realizada em condições de segurança, autoprotecção e respeito pelo afastamento social.

🔷 Por razões de segurança, é recomendada a utilização de máscaras.

🔷 Tais normas não especificaram as medidas para a realização de casamentos. Através de medidas que afetam outros setores próximos ao setor nupcial, podemos entender como cada etapa e as suas respetivas medidas vão influenciar a viabilidade dos casamentos.

Os casamentos vão poder realizar-se novamente? 1

E para qualquer caso particular, não deixem de enviar um e-mail para: help@casamentos.pt onde a nossa equipa estará disponível para ajudar.

Um beijinho e mantenham-se seguros Smiley heart

Os casamentos vão poder realizar-se novamente? 2

Louder Fhan Fire

73 respostas

• Isa
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Ana. Obrigada pelo teu comentário. Como ainda não temos nenhuma informação concreta sobre o assunto, já que tal como dizes, e bem, não há data prevista para a reabertura dos salões, não incluímos essa informação no debate. Estamos à espera de uma informação mais detalhada e dirigida ao setor nupcial por parte dos orgãos oficiais. Obrigada, uma vez mais, pela análise!

Beijinhos Smiley smile

• Responder
  • Catarina
    Noiva Novata Novembro 2019 Santo Tirso
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Estou certa disso! =)
    Um abraço apertado para todos os noivos!

• Responder
  • Isa
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Obrigada Catarina pelas tuas palavras. Sem dúvida que é uma situação muito delicada que apanhou vários noivos de surpresa. Vamos aguardar por melhores dias, para que todos possamos celebrar juntos! Um beijinho Smiley smile

• Responder
  • Isa
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Samantha! Vamos atualizando este debate por isso está atenta. Ontem abrimos um debate com novas informações da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), deixo-te aqui o link: ❗ Protocolo - Conferência Episcopal Portuguesa (CEP)

Beijinhos e força, vai correr tudo bem!

• Responder
  • Ana
    Noiva Novata Agosto 2020 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    Boa tarde,
    Acabei de ler o vosso artigo, que acho interessante.
    Porém, acho importante destacar que por via do Decreto-Regulamentar nr 33-A/2020, que estabelece as medidas que regulamentam a situação de calamidade, os salões de festa continuam encerrados (Anexo I, ponto 1, do Decreto) e não há data prevista para a reabertura e não estão incluídos nas atividades que podem abrir a partir de dia 18 de maio. Portanto, acho pouco provável que - a não ser que o casamento se celebre num restaurante - possa celebrar-se em maio/junho.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Novata Novembro 2019 Santo Tirso
    Catarina ·
    • Denunciar
    A todos os noivos de 2020 (e eventualmente 2021) só posso desejar muita força e coragem. Não consigo sequer imaginar a desilusão de quem iria casar por estes meses e teve de adiar, nem a pressão e o stress em que estão os casais dos próximos meses. Conheço pessoas que tiveram de adiar e outras que ainda não sabem o que fazer. Não é uma decisão nada fácil já que tem muita gente e muitos gastos envolvidos. Também não consigo dar um conselho inovador que possa ajudar a tomar decisões. A única coisa que consigo dizer é, seja qual for a decisão, pensem no bem estar de todos, pensem na tensão que pode trazer uma festa com limitações, mas acima de tudo apoiem-se um ao outro. Espero, do fundo do coração, que corra tudo pelo melhor para todos!
    • Responder
  • Samantha
    Noiva Curiosa Abril 2021 Castelo de Paiva
    Samantha ·
    • Denunciar

Olá meninas! Eu tenho o meu casamento marcado para dia 27 de Agosto 2020 e ainda não sabemos se vamos poder realizar lo. Nós estamos a viver na Alemanha e não sabemos se até essa data será possível irmos para Portugal. A nossa Quinta disse para relaxar mos que ía dar tudo certo, mas cada dia que passa mais dúvidas temos. Não sabemos o que fazer se devíamos adiar ou se ainda é muito cedo para tomar essa decisão. Por favor vão dando notícias que aqui na Alemanha é difícil chegar as informações portuguesas. Obrigada!

• Responder
  • Isa
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Claro que sim. Por agora ainda é tudo muito incerto. Enquanto não sair uma lei igual para todos, vai ser difícil entender!

• Responder
  • Liliana
    Noiva Novata Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu vou casar por registo o registo vai ao local do casamento que será num restaurante
    • Responder
  • Krizitah
    Destacada Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Krizitah Online ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Mas cada padre poderá ter as suas regras não quero induzir nibguem a erro!
    • Responder
  • Isa
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Obrigada Cris pelo update. É uma excelente notícia Smiley heart

• Responder
  • Isa
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Liliana. Vamos esperar por novas divulgações por parte do Estado. Cada casal deve decidir o que é melhor para eles, tendo em conta a situação em que se encontra bem como o tipo de casamento que vai realizar. Não convém generalizar. Um beijinho e obrigada pela partilha Smiley smile

• Responder
  • Isa
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Vamos esperar por informação mais clara sobre os casamentos para saber como reagir daqui para a frente. Beijinhos querida e bom fim de semana Smiley smile

• Responder
  • Isa
    Isa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Olá Daniela, sim é verdade. Se tivessemos respostas concretas e claras, seria muito mais fácil para todas as noivas decidirem o que fazer com a data do seu casamento. Resta-nos aguardar.

Exatamente, era para colocar um exemplo de um número. De momento ainda é tudo muito incerto. Obrigada pelo teu comentário mais uma vez! Um beijinho e bom fim de semana Smiley smile

• Responder
  • Krizitah
    Destacada Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Krizitah Online ·
    • Denunciar
    Olá meninas! Hoje o meu padre ligou me e indica que vai continuar a realizar casamentos dentro das medidas exigidas. Indicou que neste momento só podem entrar 20 pessoas 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • Liliana
    Noiva Novata Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu vou casar por registo o registo vai ao restaurante não vou casar por igreja
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados