Filipa
Super Noiva Agosto 2018 Sintra

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais

Filipa, a 27 de Outubro de 2018 às 17:52 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 38
Guardado Guardar
Responder

Olá noivinhas !

Há muito que queria escrever este debate e partilhar convosco, agora sim, o que foram os preparativos do meu casamento.

É um debate longo. Espero que tenham paciência para o ler.

Acho que sou a noiva mais recente da aplicação a fazer um casamento em casa mas também sei que andam por aqui noivinhas com a mesma ideia. Decidi partilhar a minha experiência convosco porque a organização e os preparativos de quem quer casar em casa são mais duros do que aquilo que se pensa e eu senti-me realmente perdida quando tomei esta decisão, por não ter conseguido conhecer aqui nenhuma noiva que tivesse uma experiência semelhante.

A nossa motivação:

Eu sempre tive, infelizmente, uma situação profissional pouco estável e por isso, quando decidimos casar, a nossa maior questão foi “Com que dinheiro? Como é que vamos pagar um casamento?”. Julgo que (quase) todas passamos pelo mesmo dilema.

Felizmente temos uma casa com um quintal bastante grande mas que estava bastante degradado para receber um evento tão importante como é um casamento.

Vimos algumas quintas com menus relativamente acessíveis mas, não íamos de forma nenhuma conseguir cumprir os prazos e as percentagens de pagamento que as quintas nos exigiam.

A única forma de o conseguirmos fazer, era com um fornecedor que nos desse a flexibilidade de pagar quando conseguíssemos porque fomos juntando dinheiro ao longo dos meses. Também pensámos que já que íamos gastar tanto dinheiro ao menos que servisse para investir naquilo que era nosso e foi assim que surgiu a ideia de casar em casa.

Inicialmente pensámos numa coisa bastante simples como um churrasco mas noivas sonham alto e decidimos que já que íamos casar em casa queríamos algo como deve ser.

Nem sempre achei muita piada à ideia mas, com o passar do tempo, comecei a entusiasmar-me e comecei a encarar esta necessidade como sendo uma sorte tremenda ter uma casa onde conseguisse ter espaço para fazer um casamento com 80 ou mais pessoas.

E aí começam as dores de cabeça …


Smiley star Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais

Nota: Se decidirem casar em casa por uma questão de limitação económica, devem começar por definir um orçamento máximo e só depois avançar para os próximos passos.


» Primeiro passo: Preparar o quintal

A nossa primeira preocupação foi o facto de não termos o quintal arranjado para fazer o casamento e como tal, grande parte do orçamento do casamento foi investido aqui. Não nos arrependemos… hoje é nosso e não foi dinheiro “deitado fora”.

Se alguma de vocês está numa situação idêntica, o melhor conselho que vos posso dar é para se prepararem para o que aí vem e não deixarem nada do que podem fazer hoje para amanhã.

Podem ir preparando o quintal à medida que vão tratando do resto das coisinhas, mas, antes de tudo o resto, é preciso ter noção se o quintal tem ou não capacidade para receber os nossos convidados.

Frente Casa - Arranjado pelo Querido Mudei a Casa ! com algumas alterações nossasOrganizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 1

Traseiras - Arranjado por nósOrganizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 2


» Segundo passo: Quantidade de convidados

Um ponto tão difícil como importante. A menos que vivam numa mansão não vão conseguir ter um casamento de 200 pessoas.

Nós convidámos a família e os amigos mais chegados. No total fomos 80 pessoas e estivemos bem à vontade em todos os espaços.

» Terceiro passo: Definir espaços

Um casamento tem vários momentos chave e por isso mesmo, o nosso primeiro passo foi definir os espaços onde iriam acontecer.

Casar em casa envolve muita logística por isso, quando estiverem a organizar o vosso casamento, neste tópico, arranjem espaços para:

- Preparativos noivos;

- Cerimónia;

- Cocktail de recepção;

- Copo de água;

- Pista de dança;

- Corte do bolo;

- Lançamento bouquet;

- WC convidados e/ou WC noivos;

- Cozinha para o catering (é necessário providenciar pontos de água e electricidade);

- Local para o DJ (é preciso que tenha fácil acesso a pontos de electricidade);

- Local para os colaboradores do catering se vestirem e WC para o pessoal de serviço;

- Local fresco para guardar o bolo de noiva e alguns bolos para as sobremesas;

Nós, utilizámos umas setas de sinalização para orientar os convidados e as minhas damas de honor, o pessoal do catering e o DJ também nos ajudaram a encaminhar os convidados para os locais correctos em cada um destes momentos.

Setas de sinalizaçãoOrganizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 3

Notas importantes:

Durante este dia, algumas das divisões estavam interditas à passagem dos convidados, como por exemplo, a nossa cozinha e a sala de jantar, onde estavam guardados os bolos e doces e o sótão, onde o pessoal do staff tinha os seus pertences. Assim sendo, e como não podia trancar as divisões, optámos por colar nas respectivas portas, um papel de "passagem proibida".

Neste tópico também é importante que tentem arranjar o maior número possível de locais para as pessoas se sentarem e várias sombras (podem utilizar chapéus de sol, pérgulas, etc...).

No nosso caso montámos uma pérgula grande que já tínhamos e as árvores também fizeram bastante sombra.

Os locais sentados, além das cadeiras e bancos que espalhámos pelo quintal, tínhamos tapetes na relva com almofadas e tivemos sempre muita gente sentada no chão.

Pérgula e tapetesOrganizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 4


» Quarto passo: Catering

Para o catering acho que o mais aconselhado é mesmo contratar uma empresa por todos os motivos e mais alguns... é menos uma preocupação, facilita a logística das bebidas sempre frescas e há alguém para vos servir a vocês e aos convidados e garantir que corre tudo bem a nível alimentar. Vale a pena pagar para ter uma empresa de catering a servir. Normalmente são eles que tratam das mesas, cadeiras, loiças, etc e o melhor de tudo, estive a vê-los a cozinhar a nossa comidinha !!

O menu ficou-nos por 38€/pessoa e teve:

- Cocktail de recepção desde o momento em que os convidados chegaram até à cerimónia;

- Cocktail desde a cerimónia até ao copo-de-água;

- Almoço sentado com: Entrada (sopa), 1 prato de carne e 1 prato de peixe, sobremesa servida à mesa e café;

- Buffet de doces;

- Bebidas à descrição;

- Bolo de noiva;

- Espumante

Nota: Não se esqueçam que é necessário arranjar um local para eles cozinharem com água e electricidade.

Tal como disse anteriormente também pode ser necessário que providenciem um local fresco para colocar os bolos e um local para o pessoal de serviço se vestir.


» Quinto passo: Decoração e Iluminação

Isto podem ser vocês ou não a tratar. Eu preferi contratar uma empresa que tratasse da parte da decoração, iluminação e flores porque entre tantas outras coisas com que vão ter de se preocupar, não queria estar preocupada com isto no dia do casamento.

Decorei apenas a parte da frente do quintal (porque era tudo nosso). Deixámos tudo pronto no dia anterior à noite. Na parte de trás, apenas montámos o sitting plan que também ficou todo orientado na noite anterior. O resto tratou o pessoal da empresa de decoração e catering.

Deixo-vos algumas fotografias:

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 5

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 6

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 7

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 8

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 9

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 10

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 11

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 12

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 13

Organizar um casamento em casa: Os 8 passos essenciais 14


» Sexto passo: Animação

Por ser algo mais familiar e se a intenção for poupar podem fazer uma playlist (Grande!) e deixar a tocar. No nosso caso, não prescindimos do DJ e ele foi impecável.

Além de DJ foi animador. Tivemos música e interacções desde que os convidados começaram a chegar.

Mais uma vez, é necessário arranjar algum local onde ele possa instalar os equipamentos e tenha um acesso relativamente fácil a electricidade.

Todos os convidados adoraram.


Smiley star IMPORTANTE !! - LICENÇA DE RUÍDO: Neste tópico é necessário ter em atenção a lei especial de ruído. Por lei só nos é permitido fazer barulho até as 22h ou 23h por isso uma das nossas maiores preocupações foi tratar da licença de ruído. Estas licenças têm de ser pedidas à câmara e têm um custo que, salvo erro, difere de município para município.

No nosso caso, fizemos o requerimento no gabinete de apoio ao munícipe e pagámos cerca de 13,00€. Enviaram posteriormente a licença por e-mail. Imprimimos o documento e no dia do casamento deixámos a licença colada no portão para que, caso a polícia lá fosse, a vissem logo.

Ainda que nos tenham dado a licença, informamos todos os nossos vizinhos mais próximos e a PSP da nossa zona da realização do evento.

Correu tudo bem. Tivemos música alta até as 3 da manhã e ninguém reclamou.

» Sétimo passo: A Limpeza

Decididamente algo MUUITOOO importante no grande dia. Eu optei por utilizar um wc da casa principal para nós, as pessoas mais chegadas e o staff e outro wc que temos num anexo para os restantes convidados. Usaram a mesma casa-de-banho cerca de 70 pessoas e não tivemos reclamação nenhuma relativamente à limpeza e à demora/fluxo de pessoas.

O mais pratico é que alguém fique 100% dedicado a manter as coisas limpas. No nosso caso, optámos por contratar uma senhora nossa conhecida e da nossa confiança para garantir que as casas de banho estavam sempre limpas, controlar as pessoas que entravam dentro de nossa casa e tratar e passear as nossas cadelas.

Aqui, não se esqueçam de:

- Detergente mãos: Nós optámos por comprar dois frascos de gel de banho de marca branca para encher os doseadores;

- Toalhas para as mãos: Como as toalhas iam estar constantemente molhadas, optámos por comprar várias caixas daqueles lenços faciais do Jumbo. Resultou bastante bem e as pessoas não gastaram quase nada. Comprámos 12 caixas e sobrou imenso.

- Papel higiénico: Nós comprámos 2 rolos de papel higiénico por pessoa (sobrou mas não se estraga e assim garantíamos que não faltava papel a ninguém)

- Kit para a senhora da limpeza: Preparem uma esfregona, balde, vassoura e pá, lava tudo, lixívia, gel sanitário, "Cif", 2 panos, 1 ou 2 ambientadores e sacos do lixo. Também podem deixar à disposição na casa-de-banho aquelas toalhitas de limpeza de sanitários para que os convidados que assim o entenderem, possam limpar a sanita antes de a utilizarem.


» Oitavo passo: Estacionamento

Mais uma das nossas preocupações mas para mim uma das menos relevantes porque, no nosso caso, não é difícil arranjar estacionamento aqui perto.

De qualquer forma, avaliem sempre este tópico.


Julgo que seja basicamente isto.

Casar em casa é um desafio enorme mas também é a forma de se viver um noivado e o que são os preparativos de um casamento a 100%.

Se vos acontecer o mesmo que me aconteceu a mim, só vos vai "cair a ficha" quando 2 ou 3 dias antes começam os preparativos "a sério".

Não pensem que vai ser fácil. Nos dias anteriores ao casamento, eram 4 da manhã e andávamos nós a pintar muros e a nossa decoradora, em nossa casa, a começar a tratar das flores...

E depois chegam os nervos. Chegam quando começam a chegar as primeiras carrinhas com a loiça, as cadeiras, as mesas, a decoração, as batatas por cortar, as alfaces para lavar, as cebolas, as bebidas, os tachos, o forno, os fogões... e quando deres por ti, a vossa casa vai estar caótica por dentro porque há sempre gente a entrar e a sair, interromperam os teus preparativos, entraram pelo teu quarto dentro quando te estavam a pentear, não tiveste tempo de tomar um pequeno almoço calmo porque estiveste a ver as mesas a serem montadas e postas, os arranjos florais a ser feitos mas quando parares e conseguires pensar em tudo isto, estás casada, sentada no jardim da casa onde vais criar os teus filhos e a olhar à tua volta e a pensar "WOW, como é que isto é possível? Nós conseguimos"... e além de ser gratificante todo o esforço a preparar o grande dia, sempre que entras em casa depois dessa data, já deixou de ser "só" a tua casa, para ser A casa onde um dia casaste com o amor da tua vida.

Se tiverem esta oportunidade, não a desperdicem... no fim, o esforço compensa.

Um beijinho a todas Smiley heart

38 respostas

  • Jbls
    Destacada Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    Excelente partilha Smiley smile
    Estava tufo muito giro.
    Este debate certamente ajudará noivas que queiram fazer o mesmo Smiley winking e quem não ficará na mesma feliz pelo teu dia, tão bem organizado por voces.
    • Responder
  • Daisy
    Noiva Experiente Maio 2019 Alenquer
    Daisy ·
    • Denunciar
    Muitos parabéns por estar tudo lindíssimos e pela coragem de fazer tudo em casa
    Em termos económicos para mim acho que é mais caro, temos a mesma situação que vocês e a 34 dias pensamos como vamos ser capazes de pagar tudo, visto que no meio também só aparecem outras coisas e com 2 crianças não é fácil, todo o lado pedia imenso dinheiro por PX e a nossa quinta leva 35€ sem limites de horários e buffets de camarão e leitão. Mas tudo se consegue
    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    Olá Filipa! ☺️

    Sinceramente, nem consigo imaginar o trabalho que vos deu... Mas sim, valeu muuuuito a pena, pois ficou fantástico! E, tal como referiste, deixou de ser "só" uma casa de família, para ser "a" casa da vossa família! 😊
    Muitos parabéns, mais uma vez, por tudo e por esta excelente partilha!

    Muitas felicidades, querida! 🖤

    Beijinho 😘
    • Responder
  • D
    Noiva Curiosa Outubro 2020 Porto (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    Ficou muito bonito o resultado final. Nada como comemorar uma data especial num sítio que também nos é especial... A nossa casa.

    Parabéns pelo texto e pelo resultado final. Beijinhos 😚
    • Responder
  • Jullian
    Noiva Ativa Agosto 2020 Cascais
    Jullian ·
    • Denunciar
    Olá Filipa,

    Gostei imenso das tuas dicas para um casamento em casa, tendo em conta que tenho em mente fazer o mesmo.

    Digamos que agora já vejo uma luzinha no fundo do túnel. Obrigada
    • Responder
  • Sandra
    Super Noiva Junho 2019 Penela
    Sandra ·
    • Denunciar
    É preciso mta coragem😆 Mts parabéns e as maiores felicidades 😘
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Novata Junho 2020 Setúbal (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    Olá Filipa! Qual foi o catering que fez o teu casamento?
    • Responder
  • Renata Fernandes
    Noiva Ativa Agosto 2020 Sintra
    Renata Fernandes ·
    • Denunciar

    Que post fantástico! Muitos parabéns! Smiley laugh

    • Responder
  • Maria
    Noiva Constante Agosto 2019 Cascais
    Maria ·
    • Denunciar

    Filipa obrigada pelas dicas adorei o post e as decorações.

    O menu ficou super em conta.

    Obrigada

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    Que bela partilha, esta, Filipa! Com certeza que este debate será uma grande ajuda para quem estiver a pensar organizar o seu casamento em casa. Muitos parabéns pelo excelentre trabalho que fizeram! Smiley smile
    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    UAU que brutal 💖 eu vi um pouco desse episódio e achei lindo lindo 😍😍😍 muitos parabéns não deve ter sido nada fácil mas deve ter sido fantástico ❤️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar

    Ótima partilha querida. Certamente será uma excelente ajuda para muitos noivos que têm esta possibilidade.

    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Junho 2020 Gondomar
    Joana ·
    • Denunciar

    Pode ter dado muito trabalho, mas valeu mesmo a pena, estava tudo muito bonito! Parabéns Smiley shame

    • Responder
  • Cldinha
    Super Noiva Agosto 2018 Terceira
    Cldinha ·
    • Denunciar

    Tudo lindo! Parabéns Smiley smile

    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar

    Tudo tão lindo Smiley love Smiley love

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP Junho 2019 Setúbal (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá! Esta tudo a ganhar forma...faqui a 222 dias lá estaremos nós no nosso dia ! Fizeste um casamento lindo querida muitos parabéns! Quem me dera ter metade do teu jeito adorei tudo ! Beijinhos
    • Responder

Responda a este debate

×

Artigos relacionados