Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)

Organizar casamento à distância

Alexandra, a 14 de Julho de 2015 às 21:39 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 80

Hello noivinhas/os!

Organizar casamentos

São cada vez mais os casais que deixam o país em busca de uma vida melhor, seja por motivos monetários ou para realização pessoal ou profissional. No entanto, quando chega a altura de 'dar o nó', estes casais so sonham com Portugal como destino! O pesadelo vem depois: organizar um casamento à distância!

Calma! Não é assim tão dificil! Se eu consegui, vocês também conseguem! Vou deixar-vos algumas dicas que vos vão facilitar a organização do vosso casamento!

1. Tempo:

É possivel organizar um casamento em meia dúzia de meses ou menos, mas se estão no estrangeiro podem surgir alguns imprevistos que, não estando fisicamente no local, podem demorar um pouco mais a serem resolvidos. Se têm essa possibilidade, marquem a data no minimo com 1 ano de antecedência, assim vão conseguir organizar tudo sem pressa e sem (muito) stress.

2. Lista de Tarefas:

Tal como numa organização para um casamento a realizar-se a 100 metros de casa, uma lista de tarefas é fundamental para que se sintam e estejam no controlo da situação.

3. 'Novas' Tecnologias:

O Telefone e a Internet são os vossos padrinhos de casamento, na medida em que vos vão ajudar em TUDO! Hoje em dia (quase) tudo é possivel através da internet! Dou o meu caso como exemplo. Eu comprei pares de sapatos, experimentei-os com o vestido e devolvi sem custos um dos pares! Planeei toda a decoração do espaço por email, trocando mensagens e imagens com a decoração que queriamos com a gestora de eventos e fiz sessões de Skype com a banda! Pesquisem muito, peçam orçamentos por email, tirem dúvidas urgentes por telefone e paguem tudo por e-banking!

4. Documentação:

Para quem tem casamento religioso, confesso que pode ser um pouco complicado tratar dos documentos usando apenas telefone e internet, mas para o casamento civil é agora muito fácil! Podem avançar com o vosso processo de casamento online no site Civil Online! Caso prefiram tratar da burocracia cara-a-cara podem sempre dirigir-se ao embaixada/consulado português! Caso um dos noivos seja estrangeiro, consultem este debate.

5. Vestido e Fato:

Aqui surge o maior problema. Para vestido de noiva tem, geralmente 3 provas: uma quando se escolhe o vestido, outra chamada '1a prova' quando se fazem os ajustes do vestido ao corpo da noiva e a última perto da data do casamento para confirmar que o vestido assenta perfeitamente na noiva! A melhor solução seria compra-lo no local de residência (tenham depois atenção com o transporte apropriado do vestido!) mas se, tal como eu, preferem comprá-lo em Portugal, tentem consiliar os momentos das provas com o Natal, Páscoa, férias de Verão e outras datas onde costumem se deslocar a Portugal. Informem a loja onde decidam comprar o vestido sobre a vossa situação, que as datas das provas não podem ser alteradas. A mim, por exemplo, foi-me permitido fazer a última prova 2 dias antes do casamento (altura em que cheguei a Portugal) e voltaram a apertar o vestido mesmo estando em plena época alta de casamentos! Para o noivo é geralmente mais fácil mas programem a compra do fato com quase a mesma antecedência que o vestido para evitarem surpresas desagradáveis.

6. Ajuda em Campo:

Tenham sempre alguém em Portugal que se disponibilize a ajudar-vos caso necessitem. O meu sogro tratou de quase toda a documentação (passamos-lhe uma procuração em nosso nome) e a minha irmã chegou a ir à loja confirmar se as alterações do vestido estavam a ser bem feitas!

7. Casamentos.pt:

Sim noivinhas/os, este site é o melhor aliado que podem ter na organização de um casamento à distância (acreditem em mim, não sou paga para dizer isto!). Troquem ideias com outros noivos, esclareçam dúvidas, partilhem receios... Muitas de nós já tiveram os mesmo problemas ou contractaram os mesmos fornecedores e podemos ajudar!

8. Wedding Planners:

Se mesmo assim acham que não conseguem dar conta do recado ou querem fazer tudo com mais tranquilidade podem sempre contractar um Wedding Planner. Este profissional pode ser mais um gasto acrescido ao orçamento mas a sua experiencia vai certamente poupar-vos dinheiro noutros fornecedores, tempo e nervos!

9. Entrega de convites:

Os convites são geralmente entregue em mãos pelos noivos aos convidados. Caso isso não seja possivel, peçam aos vossos pais ou padrinhos para os entregarem em vosso nome. Podem ainda mandar pelo correio, colocando-os em envelopes de cartao duro para não de estragarem (esse envelope é so o involucro para os correios, la dentro pode ir o envelope do convite na mesma).

...

Alguém com experiência em organizar o casamento à distância quer deixar mais alguma dica?!

80 respostas

Última atividade por Alexandra, a 14 de Novembro de 2017 às 12:40
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada Smiley smile Se precisares de mais alguma coisa não hesites em perguntar. Fica à vontade para mensagem privada tb Smiley winking


    • Responder
  • Claudia
    Noiva Curiosa Outubro 2019 Guimarães
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada pelas dicas, visto que vou agora para fora e estou a planear o meu casamento, estas dicas serão sem dúvida muito úteis


    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Julho 2018 Ponte de Lima
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Alexandra, é sempre bom contar com o apoio das noivas que já passaram por estas coisas. A experiência de umas é uma ótima referência para outras. Por isso, se precisar irei recorrer Smiley winking Obrigada pelo à vontade Smiley smile

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Claro, percebo perfeitamente. Por vezes os horários de encerramento dos serviços coincidem com os nosso horários de trabalho e fica difícil tratar das coisas pessoalmente, principalmente quando ainda ficam a alguns km de distancia. Desejo-te bons preparativos e se precisares de alguma coisa diz Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Noiva Constante Julho 2018 Ponte de Lima
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Alexandra,

    O meu casamento não está a ser tratado à distância, mas por vezes, por circunstâncias das rotinas do casal nem sempre o tempo é suficiente para tudo. E algumas dicas que expuseste podem ser bem úteis para uma melhor organização.
    Obrigada pela partilha Smiley smile
    Beijinho

    • Responder
  • Débora
    Noiva Ativa Agosto 2023 Oeiras
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🙂🙂
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom que foi util Smiley smile Se precisares de ajuda em alguma coisa conta comigo Smiley winking

    • Responder
  • Débora
    Noiva Ativa Agosto 2023 Oeiras
    Débora ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pelas dicas. Também estou no estrangeiro e ao ler o que publicou ficou bastante esclarecida. 👍🏻👍🏻
    • Responder
  • Eliana
    Noiva Principiante Julho 2017 Lisboa (Concelho)
    Eliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bom, eu tambem estou fora. As noivinhas estao a ser fantasticas!obrigada

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    De nada, ainda bem que pude ajudar Smiley smile Pode ser com menos de 6 meses de distancia ao teu dia mas nunca com mais, nao permitem marcaçoes com tanto tempo de antecedencia.

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Ativa Setembro 2016 Cabeceiras de Basto
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada.. Não sabia q tinha q ser 6meses... UpdUps! Vou em fevereiro a Portugal... E caso em setembro. Nessa altura irei lá e perguntarei se podemos marcar nessa data, ou se sera preciso de uma declaração para a minha mãe ou irmã fazerem o pedido no mês seguinte! Obrigada
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola Patricia Smiley smile Ainda bem que tens quem ajude! Nao teria conseguido se o meu sogro nao andasse a tratar da papelada e igreja, mas de resto fizemos tudo à distancia ou viagens (verao e Natal).

    Se seguires o link no texto que fiz onde diz a vermelho "cicil online" tens mais informaçoes, podes até fazer o pedido online. No entanto, so o podes fazer 6 meses antes do casamento (seja online ou pessoalmente). Certifica-te se no site podes fazer o pedido de deslocaçao à quinta. Se nao der, telefona para la e pergunta se é necessario uma declaraçao assinada pelo notario para outra pessoa fazer o pedido pessoalmente por vocês. O meu sogro fez isso, ele é advogado e foi super facil certificar no notario, mas nao sei se ele realmente precisou de mostrar. Vê isso com antecedencia porque aconselho-te a fazer essa marcaçao mesmo 6 meses antes da data para nao correres o risco do dia e hora que queres seja escolhida.

    • Responder
  • Patricia
    Noiva Ativa Setembro 2016 Cabeceiras de Basto
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola! Optimas dicas. Eu tb estou a organizar a distância. E decidimos apenas a quinta e o catering pessoalmente.. Todo o resto tem sido online. A minha maior dúvida prende.se con o tempo necessário para fazer o pedido do casamento civil e pedir q vão a quinta celebra.lo! Sabem ajudar.me?Para estas tarefa tenho as minhas damas a trabalhar.. Umas tratam de alojamentos, outras de decoração e convites, outras dos vestidos! Ponho todas a trabalhar...
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Julho 2017 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ainda não comecei sequer a fazer!! Estivemos a preparar o anúncio de casamento. Como só m caso em 2017 ainda tenho tempo mas assim que o tiver feito eu mostro Smiley smile
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah entao fizeste um virtual? Enviaste? Posso ver? Provavelmente ja mostraste mas tenho estado ausente do site...

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Julho 2017 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É verdade sim senhora!! Sabe mesmo muito bem!! E eu teria feito convite físico se não fosse tão caro e tão trabalhoso de se fazer (pelo menos o que queremos!!)
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Sofia Smiley smile O convite digital está a começar a ganhar terreno mas eu ainda sou muito old fashion nesse assunto. Acho que usaria talvez um save the date digital mas o convite seria sempre físico. Sabe tão bem receber uma carta em casa sem serem contas pra pagar lol
    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Julho 2017 Porto (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que dicas ótimas!! Só acrescento a ideia do convite digital ( para quem mora longe) acho ótimo e diferente!!
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Deve ser mesmo uma decisao dificil escolher a quinta sem ver!!! Smiley surprise Nòs tinhamos 3 hipoteses e conheciamos as 3 ao vivo porque nao eram quintas, eram espaços que ja tinhamos visitado por serem obras importantes de arquitectura (somos os 2 arquitectos) por isso nao tivemos medos.

    Se nao gostarem da quinta realmente é chato mas nao deve haver problemas, eles podem sempre mudar umas coisinhas.

    • Responder
  • Edna
    Noiva Constante Setembro 2016 Lisboa (Concelho)
    Edna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Hehehe olá Alexandra... estou nessa situação e admito que de fácil, não tem nada. Quando somos perfeccionistas então, pior!Mas estou a conseguir.
    Devo dizer que a pior coisa foi escolher a quinta sem a ver. A sério que eu fiz isso??? A sériooooo Smiley surprise era para ir a Portugal só em Março, mas n estou aguentar mais e vou já a meio de Janeiro.Tenho de estar pessoalmente com os fotógrafos e ver os vestidos de noiva...Se a Quinta não me agradar (pois só a minha mãe é que a viu) não sei o que fazer, pois já pagamos a adjudicação do serviço.
    Os convites estão escolhidos e espero que estejam prontos durante a minha temporada lá, pois alguns quero muito entregar em mãos.
    Vou pensar no que posso acrescentar...
    *podem fazer o site do casamento a explicar tudinho.Confesso que o casamentos.pt é o maior aliado de todos os tempos. Adoro! Smiley winking
    • Responder
  • Carla & Lucas
    Noiva Experiente Julho 2016 Odivelas
    Carla & Lucas ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu e o meu noivo organizamos tudo à distância
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Agosto 2016 Paredes
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada


    Olá Joana

    Como eu te entendo, sou muito perfecionista e isto está a dar cabo do meu sono. Pensei que fosse mais fácil mas acho que o meu medo cresce a cada dia que passa. Felizmente consegui escolher a quinta e o fotografo pessoalmente, mas os convites teve de ser pela internet, fiz contrato com a empresa Diferente ( http://www.diferente.com.pt/#!casamentos/c23sd ) através do casamentos.pt, ao príncipio achei um pouco caro mas depois de ver a oferta deles achei a melhor para mim. Estou nesta fase e eles já me enviaram por email a primeira prova para que eu poder avaliar e agora após a minha avaliacão vã me enviar uma maquete aqui para o país onde estou a residir para eu fazer a aprovacão final e eles darem seguimento á impressão de todos os outros. Tenho tratado de tudo por email e eles têm sido fantásticos, estou a adorar o profissionalismo.

    E concordo contigo quando te referes á quantidade de oferta que por vezes só nos baralha a cabeca.

    Espero te ter ajudado de alguma maneira. Smiley smile

    • Responder
  • Cledna
    Noiva Ativa Julho 2017 Porto (Concelho)
    Cledna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em relação ao vestido vim um na net que amei pensei em compra um números acima do meu para pode aperta pois foi o único que me encheu os olhos s resto fico sempre com um defeito de um vestido pro outro. As suas dicas são muito preciosas.
    • Responder
  • Cledna
    Noiva Ativa Julho 2017 Porto (Concelho)
    Cledna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Em relação ao vestido vim um na net que amei pensei em compra um números acima do meu para pode aperta pois foi o único que me encheu os olhos s resto fico sempre com um defeito de um vestido pro outro.
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola Ana Smiley smile

    Bem lê alguns dos comentarios aqui neste debate, varias noivinhas dao dicas de como o fazer e o que evitar Smiley winking

    • Responder
  • Ana Filipa
    Noiva Experiente Maio 2017 Santa Maria da Feira
    Ana Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Adorei estas dicas Smiley smile

    vou guardá-las religiosamente para me ajudarem Smiley smile

    Levantaste uma questão importante ácerca do vestido...o transporte!!! não tinha pensado nisso!! Porque estava mesmo a pensar comprar o vestido na Holanda....terei que ver a melhor maneira!!!

    beijinhos e boa sorte

    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2016 Óbidos
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá, nós tb estamos em Inglaterra Smiley smile é verdade! É mais difícil assim! Mas com calma tudo se faz! Smiley winking
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2016 Faro (Concelho)
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boas dicas!!! Obrigada!

    Nós estamos em Inglaterra e planeamos casar em Setembro. Só agora começámos com os preparativos...ainda não temos nada de concreto. Vamos a Portugal agora no início de Outubro e já me servi do skype e email para contactar quintas para realizar a cerimónia. Vamos visitar as que mais nos agradaram para o espaço ficar já definido. Depois no Natal pretendo tratar do fotógrafo e convites...e depois logo se vê! É bastante cansativo e stressante não poder estar lá e ter tanta coisa para fazer mas com paciência e força de vontade tudo se faz (espero eu!!!) Smiley smile

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu tive de meter uma viagem extra, mais que o normal, porque tive de la ir em Maio para fazer a primeira prova do vestido, maquilhagem e cabelo e ainda despedidas de solteiro Smiley laugh

    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Setembro 2016 Óbidos
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nós também estamos fora de Portugal, pelo que ADOREI estas dicas.

    Tenho pensado muito se de facto iremos conseguir tudo à distância e depois de ler os vossos testemunhos fiquei mais tranquila Smiley smile

    Também estamos a pensar tratar do restante nas férias de Natal, Páscoa e Verão. Aliás este verão já tratamos de algumas coisinhas Smiley smile ( igreja, espaço, catering). Em Dezembro provamos as ementas, decidimos a decoração do espaço, as provas de vestido e fato e algo que seja necessário.

    É verdade que a internet tem sido uma grande aliada Smiley smile

    • Responder
  • Luzia
    Noiva Experiente Agosto 2015 Santo Tirso
    Luzia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O meu casamento tambem foi organuzado a distancia e concordo plenamente com os teus conselhos. Foi assim que conseguimos organizar o nosso. Smiley smile
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Joana,

    Bem-vinda à comunidade! Teremos todos o gosto em ajudar-te! Eu fui noiva à distancia, na Suiça mas na parte alemã, e também quase dava comigo em doida!

    Para começar, o melhor é criares um debate teu com essas perguntas no forum principal, assim todos podem ler facilmente (aqui so eu recebo mensagem por email porque sou a criadora do debate).

    Alguns fotografos mostram o seu trabalho num portfolio digital e podes sempre marcar conversa por skype com video. Grafica ja fica mais complicado serem tao atenciosos, o melhor é pedires a um fornecedor especializado em convites e outros produtos para casamentos e eles é que depois mandam para uma grafica. Além disso nem precisa ser em coibra porque essas coisas enviam-se por correio de qualquer ponto do pais, até te podem mandar um prototipo para a Suiça Smiley smile

    Gostas de trabalhos manuais? Ja pensaste seres tu a fazer os convites?

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração