Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Alexandra
Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)

Organizar casamento à distância

Alexandra, a 14 de Julho de 2015 às 21:39

Publicado em Fórum Organizar um casamento 80

Hello noivinhas/os! São cada vez mais os casais que deixam o país em busca de uma vida melhor, seja por motivos monetários ou para realização pessoal ou profissional. No entanto, quando chega a altura de 'dar o nó', estes casais so sonham com Portugal como destino! O pesadelo vem depois: organizar...

Hello noivinhas/os!

Organizar casamentos

São cada vez mais os casais que deixam o país em busca de uma vida melhor, seja por motivos monetários ou para realização pessoal ou profissional. No entanto, quando chega a altura de 'dar o nó', estes casais so sonham com Portugal como destino! O pesadelo vem depois: organizar um casamento à distância!

Calma! Não é assim tão dificil! Se eu consegui, vocês também conseguem! Vou deixar-vos algumas dicas que vos vão facilitar a organização do vosso casamento!

1. Tempo:

É possivel organizar um casamento em meia dúzia de meses ou menos, mas se estão no estrangeiro podem surgir alguns imprevistos que, não estando fisicamente no local, podem demorar um pouco mais a serem resolvidos. Se têm essa possibilidade, marquem a data no minimo com 1 ano de antecedência, assim vão conseguir organizar tudo sem pressa e sem (muito) stress.

2. Lista de Tarefas:

Tal como numa organização para um casamento a realizar-se a 100 metros de casa, uma lista de tarefas é fundamental para que se sintam e estejam no controlo da situação.

3. 'Novas' Tecnologias:

O Telefone e a Internet são os vossos padrinhos de casamento, na medida em que vos vão ajudar em TUDO! Hoje em dia (quase) tudo é possivel através da internet! Dou o meu caso como exemplo. Eu comprei pares de sapatos, experimentei-os com o vestido e devolvi sem custos um dos pares! Planeei toda a decoração do espaço por email, trocando mensagens e imagens com a decoração que queriamos com a gestora de eventos e fiz sessões de Skype com a banda! Pesquisem muito, peçam orçamentos por email, tirem dúvidas urgentes por telefone e paguem tudo por e-banking!

4. Documentação:

Para quem tem casamento religioso, confesso que pode ser um pouco complicado tratar dos documentos usando apenas telefone e internet, mas para o casamento civil é agora muito fácil! Podem avançar com o vosso processo de casamento online no site Civil Online! Caso prefiram tratar da burocracia cara-a-cara podem sempre dirigir-se ao embaixada/consulado português! Caso um dos noivos seja estrangeiro, consultem este debate.

5. Vestido e Fato:

Aqui surge o maior problema. Para vestido de noiva tem, geralmente 3 provas: uma quando se escolhe o vestido, outra chamada '1a prova' quando se fazem os ajustes do vestido ao corpo da noiva e a última perto da data do casamento para confirmar que o vestido assenta perfeitamente na noiva! A melhor solução seria compra-lo no local de residência (tenham depois atenção com o transporte apropriado do vestido!) mas se, tal como eu, preferem comprá-lo em Portugal, tentem consiliar os momentos das provas com o Natal, Páscoa, férias de Verão e outras datas onde costumem se deslocar a Portugal. Informem a loja onde decidam comprar o vestido sobre a vossa situação, que as datas das provas não podem ser alteradas. A mim, por exemplo, foi-me permitido fazer a última prova 2 dias antes do casamento (altura em que cheguei a Portugal) e voltaram a apertar o vestido mesmo estando em plena época alta de casamentos! Para o noivo é geralmente mais fácil mas programem a compra do fato com quase a mesma antecedência que o vestido para evitarem surpresas desagradáveis.

6. Ajuda em Campo:

Tenham sempre alguém em Portugal que se disponibilize a ajudar-vos caso necessitem. O meu sogro tratou de quase toda a documentação (passamos-lhe uma procuração em nosso nome) e a minha irmã chegou a ir à loja confirmar se as alterações do vestido estavam a ser bem feitas!

7. Casamentos.pt:

Sim noivinhas/os, este site é o melhor aliado que podem ter na organização de um casamento à distância (acreditem em mim, não sou paga para dizer isto!). Troquem ideias com outros noivos, esclareçam dúvidas, partilhem receios... Muitas de nós já tiveram os mesmo problemas ou contractaram os mesmos fornecedores e podemos ajudar!

8. Wedding Planners:

Se mesmo assim acham que não conseguem dar conta do recado ou querem fazer tudo com mais tranquilidade podem sempre contractar um Wedding Planner. Este profissional pode ser mais um gasto acrescido ao orçamento mas a sua experiencia vai certamente poupar-vos dinheiro noutros fornecedores, tempo e nervos!

9. Entrega de convites:

Os convites são geralmente entregue em mãos pelos noivos aos convidados. Caso isso não seja possivel, peçam aos vossos pais ou padrinhos para os entregarem em vosso nome. Podem ainda mandar pelo correio, colocando-os em envelopes de cartao duro para não de estragarem (esse envelope é so o involucro para os correios, la dentro pode ir o envelope do convite na mesma).

...

Alguém com experiência em organizar o casamento à distância quer deixar mais alguma dica?!

80 respostas

  • J
    Noiva Novata Maio 2016 Coimbra (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá a todas,

    É a primeira vez que escrevo qualquer tipo de comentário, mas este tópico é-me bastante familiar. Também resido fora de portugal e vou casar em maio de 2016. Mas confesso que está a ser muito mais dificil do que imaginava. Sou perfecionista e o facto de ter de decidir sem ver tudo de perto está a deixar-me maluca. E para piorar ainda não fui a portugal este ano e nem sei se terei possibilidades de ir. Neste momento as minhas dores de cabeça são o fotógrafo e os convites. O fotógrafo porque gostava de ver os trabalhos deles pessoalmente e não consigo e os convites porque na internet não encontro nada que realmente goste, e cada vez que tento explicar, as pessoas não entendem bem o que quero.

    E com tanta oferta que há fico cada vez mais confusa. Alguém tem dicas como escolher um fotógrafo e uma gráfica (zona de coimbra) de confiança à distância?

    Obrigado

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso complica... Já pensaram numa wedding planer? Parece desperdício de dinheiro mas algumas noivas do site que tb estavam na dúvida mas contrataram dizem maravilhas! Alguém,já não me lembro quem, até andava a dizer que a dela cobrava pouco porque fazia mais por gosto... talvez só por curiosidade possas ver qto cobram.
    • Responder
  • Maria & Joao
    Noiva Constante Junho 2016 Setúbal (Concelho)
    Maria & Joao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra,
    Obrigada pelo debate, acho sinceramente que está muito bom... no nosso caso o que está atrapalhar muito e o nosso trabalho porque estamos a trabalhar muitos turnos até tarde e opostos um do outro o que faz com que não tenhamos muito tempo livre nem juntos mas como dizes e bem nada que o tempo não resolva se planeares o casamento com algum tempo de antecedência.
    • Responder
  • V
    Noiva Constante Maio 2016 Vila Nova de Gaia
    Vera ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Por a caso não estou completamente longe mas o facto de nao estar a menos de 400km e uma trabalho diario de 13horas esta a ser mttt complicado

    • Responder
  • Diana
    Noiva Curiosa Maio 2016 Guimarães
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Estou anciosa de organizar o meu casamento todo em Portugal e todos as minhas ideas a ficar verdade! Smiley heart
    • Responder
  • Elza
    Noiva Master Setembro 2017 Lamego
    Elza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelas dicas! Vão ajudarme na organização do meu casamento
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Foi exactamente como eu fiz Smiley smile Ja tinha isso tudo (menos convites) e prova do vestido. Os convites fizemos nós e entregamos quando la fomos no Natal ;D

    • Responder
  • Guida & César
    Noiva Constante Julho 2016 Resende
    Guida & César ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tambem estou a residir na Suiça por isso tenho tratado de praticamente tudo ha distancia!!o ideal é começar a tratar das coisas mais cedo k o "normal"!eu por exemplo procurei e fui pedindo orçamentos,com ajuda do casamentos.pt,e agora nas ferias de verao consegui fechar contrato com o restaurante,fotografo,convites e inclusive ja consegui fazer a primeira prova do vestido!!agora no natal irei novamente a portugal e ja poderei entregar convites e ver lembranças,acessorios e afins...mas vou procurando ideias ate la!!
    • Responder
  • M
    Noiva Master Maio 2016 Braga (Concelho)
    Mari&rui ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela partilha =) Nós estamos no estrangeiro e ficamos noivos a 11 meses do evento Smiley tongue Vai correr tudo bem! Claro que aproveitamos para tratar do máximo de coisas quando estamos em Portugal e o resto tem de ser à distância com internet e telefone. Contamos com a colaboração da família também para certos assuntos, se necessário.

    =)

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mas ja sabem que igreja querem? Ou zona pelo menos? Convinha que falassem com alguem...Nao sou de Lisboa senao até me oferecia para la ir... Na minha igreja foi complicado, tinha de estar a uma hora especificia e do no domingo para conseguir marcar!

    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Novata Maio 2016 Porto (Concelho)
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acredita que não tenho niguém aí?! Estou fazendo tudo pela internet. Pretendo ir em Lisboa em outubro para definir algumas coisas, mas essa questão da igreja me preoculpa muito.

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ola Sabrina!

    Sem serem os dois portugueses acredito que é melhor mesmo casarem no civil no Brasil e fazerem a cerimonia religiosa em Portugal. Em principio, é possivel sem grandes problemas, devem precisar de pedir ai a vossa certidao de nascimento e batismo etc e entregar à paroquia à qual pertence a igreja onde querem casar. Tens alguém em Portugal que vos veja isso?

    • Responder
  • Sabrina
    Noiva Novata Maio 2016 Porto (Concelho)
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada, Alexandra, pelas dicas! Sou Brasileira e vou casar-me em Lisboa. Decidi fazer um destinacion wedding, mas confesso Q estou bem preocupada. São vários detalhes que geram muitas dúvidas, pois nem eu e nem o noivo somos de Portugal. O que você pode me dizer sobre o casamento religioso? Como entro em contato com os párocos? Quero me casar no civil aqui no Brasil, pois será mais fácil. Será Q posso fazer a cerimônia católica tranquilamente sem ter o ritual civil junto?

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sim, também li isso, experimenta agora em casa com outro vestido rendado ou de cerimonia que tenhas para ver se funciona bem! Quando o colocares na mala poe algodao ou papel higienico/lenços/guardanapos mas dobras (por dentro) para dar volume e nao vincar demasiado.

    • Responder
  • Cintia
    Noiva Experiente Setembro 2015 Mafra
    Cintia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que vou mandar na mala grande...Meu vestido nao e volumoso, e reto mas tem cauda...Nao tenho coragem de mandar antes e nao vou ter tempo de mandar na lavanderia ja que chego somente um dia antes e vou estar com a familia e amigos que chegarao do Brasil...Eu li que se ligar o chuveiro para fazer bastante fumaca e pendurar o vestido la ele desamassa...O certo seria pagat outro seat mas nao vou pagat 200 euros para issoSmiley sad ...
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada Maria! Acho que um desses ja tenho link mas vou colocar o outro Smiley winking

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom, Gloria! Fazes muito bem! Assim não ha mesmo stress Smiley smile

    • Responder
  • Joana
    Top das Noivas Julho 2016 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Smiley xd e vêm parar a um belo sitio!

    • Responder
  • Gloria
    Noiva Ativa Junho 2017 Santo Tirso
    Gloria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Revejo-me muito neste topico! Estou a residir em França ha 5 anos e por isso comecei a ver espaços para casamentos apesar de planear casar-me em 2017! Assim concilio as ferias com assuntos a tratar a esse nivel... e o vosso site e a internet no geral teem sido uma boa ajuda
    • Responder
  • Liliane
    Noiva Ativa Agosto 2016 Valpaços
    Liliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Alexandra pelo post! Muito util Smiley winking
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Soraia Smiley smile É bom ter um bom fotografo! Os meus eram do Porto mas se gostares talvez se possam deslocar: Luminosidades, podes encontra-los aqui no site.

    Ainda tens tempo mas se até coro ja tens as coisas vao muito bem Smiley laugh

    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Julho 2016 Coimbra (Concelho)
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ah Alexandra este post é de alta qualidade ! ObrigadaSmiley smile também estamos a organizar tudo à distância! Não sabia da parte do civil online! Vou averiguar a situação . Com a quinta também fizemos quase tudo online! E depois temos já igreja e coro. Andamos na caça ao fotógrafo agora(fazemos questão de encontrar um minimamente decente) pois queremos boas fotos e recordações do dia! Os convites estão em andamento.... O resto vai se pensando com calma! Ainda falta um ano! Obrigada pelas dicas
    • Responder
  • Maria
    Coimbra (Concelho)
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ah que bom Smiley smile E como vao os preparativos? Ja estás perto da data!

    • Responder
  • Valdeth
    Noiva Constante Agosto 2015 Angola
    Valdeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Mtos Bons conselhos.. Alexandra Obrigada. No meu caso a minha mãe está a fazer tudo por mim Smiley smile

    • Responder
  • Mónica
    Top das Noivas Abril 2016 Paredes
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelentes dicas Alexandra! Smiley winking

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É verdade, Liliana! Felizmente com internet é possivel! Imagino ha umas decadas atras, devia ser o fim do mundo!

    • Responder
  • S
    Noiva VIP Julho 2016 Aargau
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alexandra, és a salvação das noivas que estão longe. Obrigada pelas tuas dicas.. Beijinho
    • Responder
  • L
    Noiva Master Setembro 2015 Terceira
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que bela ajuda Alexandra, para noivos que vivam no estrangeiro. Deve ser realmente mais complicado mas nada que não se faça com tempo e organização.

    • Responder
  • Filipa e Fábio
    Top das Noivas Setembro 2016 Cascais
    Filipa e Fábio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vê-se aqui bastantes emigrantes é verdade e algumas dificuldades! Este debate é ótimo para eles Smiley smile
    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cintia!

    Pois, percebo a tua situação. Realmente levar o vestido numa mala tao pequena como a que permitem na cabine vai amassar um bocado mas podes depois leva-lo à 5asec, eles estao habituados com vestidos de noivas (levei la o meu para lavar e secar e ficou impecavel). No hotem nao sei se confiava, depende da qualidade do hotel e recomendava falares primeiro com as pessoas da lavandaria para saber se ja fizeram algo do genero.

    Humm Estou aqui a ler e nao recomendam mesmo leva-lo numa mala de mao...O teu vestido é muito volumoso? Ja pensaste envia-lo com antecedencia por uma companhia de entregas tipo Fedex ou UPS? Essas companhias têm sistema de GPS para saber onde anda a encomenda. No aniao, a mala grande, se fizeres viagem directa dificilmente te perdem a mala mas percebo o teu receio... Hum... Tenta pressionar um pouco mais o pessoal da Raynair, diz que so queres levar o vestido e até pagas mais algum para ele ir esticado na cabine, pode até ficar penturado na parte de tras ou assim... Ufff se fosse uma TAP seria mais facil...

    Uau. Estou a ver aqui no site, eles realmente falam d vestidos de casamento! Que loucura....

    • Responder
  • Alexandra
    Top das Noivas Agosto 2014 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom, Eva! Se nao fosse o meu sogro ia ser complicado! Até foi ele que nos arranjou o padre (a nossa igreja nao tem padre fixo).

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração