Patrícia
Noiva Ativa Junho 2019 Santa Maria da Feira

Ofertório solene

Patrícia, a 7 de Abril de 2019 às 16:11 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 0 5
Guardado Guardar
Responder
OlaSmiley smile
Alguma noivinha que tenha feito o ofertório solene poderá dar me ideias sobre objetos e respetivos textos? Obrigada

5 respostas

  • Patrícia
    Super Noiva Agosto 2019 Esposende
    Patrícia ·
    • Denunciar

    Ola, algumas sugestões:

    1. Pão

    2. Vinho e água

    3. Flores

    4. Uvas

    5. Vela acesa


    Envio um texto que li sobre isto e por onde me estou a guiar:


    Como se prepara o ofertório e a procissão?

    1. Depois da oração dos fiéis, começa a liturgia eucarística; esta, por sua vez, começa com o ofertório. A comunidade se senta.

    2. As oferendas são apresentadas pelos fiéis, não pelos servidores do altar.

    3. O ministro ordenado que preside a celebração (ou o diácono) se coloca entre o presbitério e a nave central da igreja.

    4. Na procissão, sempre se leva em primeiro lugar o pão e o vinho, e depois outros dons para o serviço dos pobres (alimentos) ou da igreja (objetos litúrgicos e outros).

    5. A procissão é feita pelo corredor central da igreja.

    6. Os que participam da procissão fazem uma inclinação de cabeça antes de entregar as oferendas ao ministro ordenado que preside a celebração (ou a outro ministro delegado por ele) e, sem dizer nada, voltam aos seus lugares.

    7. Se, além das oferendas eucarísticas do pão e do vinho, forem levadas outras oferendas, é oportuno precedê-las de algum comentário durante a procissão.

    8. Se não houver comentário, deve haver um cântico apropriado.

    9. Se houver cântico, este começa quando a procissão inicia.

    10. As oferendas de dinheiro coletadas durante a procissão dos dons, que também fazem parte da oferenda, devem ser colocadas em um lugar visível, perto do altar.

    11. Outros objetos podem ser levados com caráter simbólico, significando agradecimento a Deus, nosso compromisso de fidelidade a Ele, nossas boas ações, nossos trabalhos e sacrifícios etc. É preciso recordar que a Deus se oferece o melhor do melhor, sempre.

    12. Obviamente, é preciso ter cuidado com o que se apresenta, e fazê-lo com a aprovação do ministro ordenado que preside a celebração.

    13. O que se leva ao altar como dom deve ser algo que depois vá ficar na igreja, e não ser recuperado pela pessoa no final da celebração da missa.

    • Responder
  • Catarina
    Destacada Julho 2020 Sardoal
    Catarina ·
    • Denunciar
    Ola querida ❤
    Vou casar pela igreja mas não conheço o que é o ofertório solene.
    Pode explicar-me Smiley winking
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar

    Olá Patrícia Smiley heart

    Tudo bem? Encontrei também este debate, espreita aqui:

    Ofertório casamento

    Olha, de que cor será o teu casamento? Entra aqui e conta-nos tudo eheheh

    Branco ou colorido: o que escolhes para o teu casamento?

    Beijinhos e boa semana Smiley heart

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Obrigada Daniela e Nuno vou também aproveitar! Bjs
    • Responder
  • Daniela e Nuno
    Noiva Master Maio 2019 Baião
    Daniela e Nuno ·
    • Denunciar
    Olá. Nós não faremos... contudo...


    VELA: Senhor, tu és o Deus da luz. Iluminas a Terra e todos os recantos do nosso coração. Neste dia, trazemos até ti esta vela, luz do teu amor por nós, teus filhos. Que ela se funda com a luz do amor da X e do Y, para que seja ininterrupta, brilhante, reluzente e de chama plena; que não se consuma com o tempo; que seja o foco da sua nova família, da sua casa e da sua vida.

    FLORES: Hoje o dia é de alegria. E estas flores que aqui trazemos são a forma mais verdadeira de te entregar, Senhor, a beleza deste amor. A X e o Y entregam-se nas mãos um do outro, mão na mão contigo, de quem esperam a presença em todos os dias da festa do seu matrimónio – que ele seja como um jardim, no qual és orvalho.


    SAGRADA FAMÍLIA: A X e o Y constituem hoje uma nova família. E é por isso que trazemos ao altar o modelo mais perfeito dessa instituição: Jesus, José e Maria. Eles que nos dão a mais augusta lição de humildade, verdade e união. Eles que são o exemplo de que a confiança e o amor tudo vencem. Que a Sagrada Família proteja esta nova família e que a torne também sagrada em cada momento da sua caminhada.


    PÃO + VINHO: Sobre o altar, Senhor, colocamos agora o pão e o vinho. Eles que são sinal do teu amor por nós, um amor que é vida e redenção. Que na mesa desta família nunca faltem o pão, o vinho e o amor; que tenham sempre o Vosso alimento para o corpo e para a alma; e que vivam na certeza de que é no dar que se recebe mais, porque quem muito ama, muito é amado.



    • Responder

Responda a este debate

×