Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Fabiana
Noiva Curiosa Setembro 2022 São Miguel

O simbolismo da liga da noiva

Fabiana, a 21 de Outubro de 2016 às 13:01 Publicado em Açores 0 15
O simbolismo da liga da noiva

Faz parte das tradições do casamento a noiva levar uma liga branca com uma fita azul,simbolizando o branco a pureza e o azul a fidelidade. Mas desde a Idade Média, este simbolismo também tem evoluído!




A liga faz parte da indumentária da noiva desde a Idade Média e está associada à pureza e à virgindade, além de servir para dar sorte e trazer felicidade no casamento.

É também uma forma de a noiva poder usar algo em azul, seguindo o ditado que diz que ela deve levar "algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul".



Mas a liga da noiva também está associada a um lado mais lúdico do casamento. Em décadas passadas, era muito comum em Portugal fazer-se um leilão onde a noiva subia e descia o vestido consoante as ofertas de quem desse mais dinheiro.

Há ainda quem corte a liga aos bocadinhos e venda aos convidados, podendo se repetir o mesmo ato com a gravata ou o laço do noivo.

Outra tradição associada à liga é colocá-la na perna da convidada solteira que apanhou o bouquet ou lançá-la aos homens solteiros, tal qual se faz com o bouquet para as mulheres solteiras.

Contudo, há noivas que não pretendem usar a sua liga em jogos ou brincadeiras durante o casamento e que dispensam a cor azul, servindo a liga apenas de acessório complementar da lingerie de noiva.

15 respostas

Última atividade por Vanessa, a 2 de Junho de 2017 às 11:37
  • Vanessa
    Noiva Ativa Julho 2017 Terceira
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Acho piada de atirar aos rapazes solteiros... Smiley smileAinda nao arranjei a minha...A tradicao do "algo velho, algo novo, algo emprestado e algo azul" sabem como funciona?Temos que pedir a quem tenha? Ou esperamos que alguem nos dê?
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Curiosa Setembro 2022 São Miguel
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley smile

    • Responder
  • Rita
    Noiva Experiente Setembro 2016 Cinfães
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oh eu não levei liga..esqueci-me completamente
    • Responder
  • Fabiana
    Noiva Curiosa Setembro 2022 São Miguel
    Fabiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fui ao casamento de uma prima, e para não deixar as criancas de parte poque sempre querem apanhar ramo e liga ela teve um ramo para as menores de 18 e a uma liga para os menores de 18 e outro ramo e liga para os maiores de 18 foi engracado e todos ficaram felizes
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ainda não sei se irei usar ou não... É algo que está em estudo... Smiley tongue

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Ativa Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Adorei a ideia!!!!
    • Responder
  • A
    Noiva Constante Julho 2017 Setúbal (Concelho)
    Adriana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou leiloa-lá. Aqui vai ser a pessoa que der mais dinheiro pela liga, a tirá-la a noiva
    • Responder
  • Yara
    Noiva Master Maio 2017 Matosinhos
    Yara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei! Vou usar no meu
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Agosto 2018 Porto (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito interessante Smiley smile também não pretendo fazer nenhum jogo com a liga, quero guarda la como recordação
    • Responder
  • Ana Maria
    Super Noiva Julho 2017 São Miguel
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito interessante!

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Março 2017 Porto (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nos em principio faremos o leilao da liga!!

    • Responder
  • Claudia
    Noiva VIP Julho 2018 Leiria (Concelho)
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fui a um casamento de um casal amigo do meu noivo, na Eslováquia, e do nada chamam-nos ao centro da pista de dança (eu sei entender nada claro). Parece que lá o noivo tira a liga à noiva e depois escolhem um casal que ainda não é casado, a rapariga (eu) põe a liga na perna e o rapaz (o meu noivo) tem de a tirar da minha perna com a boca e mãos atrás das costas. Ele demorou 1 minuto e 10 segundos, por isso teríamos de casar no proximo ano e dez dias, sem "festa" entre o casal até lá Smiley xd ainda nos tiraram umas fotos desse momento :

    O simbolismo da liga da noiva - 1

    O simbolismo da liga da noiva - 2
    • Responder
  • Vânia
    Noiva Constante Setembro 2018 Sesimbra
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu oretendo fazer o leilão da liga acho um momento muito engraçado!!!Depois o noivo tem de a retirar sem usar as mãos e entregar a quem deu o valor mais alto!

    • Responder
  • A Menina Do Laço
    Top das Noivas Setembro 2017 Aveiro (Concelho)
    A Menina Do Laço ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Interessante. Smiley smile
    • Responder
  • Janete e Antonio
    Noiva Constante Agosto 2016 Santa Maria da Feira
    Janete e Antonio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tive pena de nao usar a minha em nenhuma brincadeira, mas a minha mana vai se casar, e vou ver se brincamos com a dela Smiley smile
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração