Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Marta
Noiva Ativa Junho 2024 Matosinhos

o que é normal serem os padrinhos/ madrinhas a pagar?

Marta, a 22 de Janeiro de 2020 às 09:01 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 21

Olá, estou com uma dúvida muito grande... Eu e o meu noivo já escolhemos os padrinhos de casamento, no caso dele será a irmã e o cunhado, no meu caso será a minha melhor amiga.

A minha melhor amiga já se ofereceu para pagar o transporte dos noivos e ajudar em tudo o que for preciso. Inclusive ela e as minhas damas de honor já estão a preparar a minha despedida de solteiro.

No entanto, não sei o que posso "pedir" aos padrinhos do meu noivo para ajudar nos custos... O que é normal ou faz sentido os padrinhos, especialmente quando são um casal, oferecerem ou colaborarem a pagar?

Obrigada Smiley heart

21 respostas

Última atividade por Isabel, a 23 de Janeiro de 2020 às 12:46
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida! Como as restantes noivas já te disseram, não há qualquer obrigação. Isso sim, pensem naquilo que mais precisem como presente para caso os padrinhos vos perguntem, saibam responder. Mas também acho de mau tom pedir seja o que for.. mas depende muito da relação que têm com eles Smiley smile

    E olha, hoje desafio-te a participar no nosso especial sobre os principais dilemas da vida de um casal. Sabes o que fazer em cada situação? Começa aqui >> Dilema 1 - O Casamento

    Beijinhos 😘

    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Hoje em dia acho que não há nada obrigatório.

    É assim, se me fizesses a pergunta como Madrinha que virias a ser (e querias ideias do que vir a oferecer) a minha resposta seria uma mas como é para "pedir" não acho de bom tom.

    Por exemplo, nós não pedimos nada. Nem padrinhos, nem pais nem nada.

    As ajudas que tivemos foram oferecidas e partiu das pessoas. Os meus padrinhos ofereceram as alianças (quase na totalidade) mas o padrinho do meu noivo por exemplo não se pronunciou com qualquer tipo de ajuda até ao momento.

    Claro que há padrinhos que oferecem alianças, outros roupa, por aí.


    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá marta, isso vai de cada pessoa. Eu seria incapaz de pedir fosse o que fosse. Acho que devemos escolher os padrinhos pela importância que tem na nossa vida. Se eles quiserem oferecer algo, certamente que te dirão. Os nosso padrinhos vão vestir-nos e já o disseram, mas eu estou a escolher as coisas como se fosse eu a pagar... E se não me pedirem contas, também não as apresentarei e isso não me incomoda
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Julho 2021 Marco de Canaveses
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta! Como a maioria das noivas já o disse os padrinhos não têm qualquer obrigação em termos monetários. No meu caso foram escolhidos por serem especiais para nós e por terem acompanhado toda a relação e por esse motivo queríamos que tivessem esse destaque no nosso dia.
    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou das últimas a casar dos meus amigos e todos me dizem que a maior parte dos padrinhos deram dinheiro! Uma boa quantia! Ou ofereceram as alianças!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta, os padrinhos não são obrigados a pagar nada, normalmente ajudam se quiserem. No nosso os padrinhos ofereceram-nos parte da lua de mel, e as minhas madrinhas quiseram pagar por metade do vestido mas eu não aceitei. Na minha opinião dá jeito que paguem pelas próprias roupas pro dia do casamento e só, nem todos têm condições para ajudar a pagar por um evento que os noivos escolhem fazer.

    Nós sempre tivemos este pensamento: é o nosso casamento, pagamos nós e não imputamos nada à terceiros. Tudo o que não podíamos pagar, não tivemos.

    • Responder
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Penso que os padrinhos não são obrigados a nada. A minha madrinha de batismo faleceu há poucos meses e eu simplesmente não deleguei ninguém para ser minha madrinha de casamento porque não quero que ninguém se sinta obrigado a nada
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OLÁ!

    Eu não vou pedir nada aos padrinhos, porque os escolhi para terem um cantinho especial na minha vida.

    Mentira.... PEDI! PEdi que me organizem uma despedida de solteira e que me ajudem na preparação do casamento.

    Monetariamente, penso que não me vão ajudar em nada.

    Os do noivo penso que lhe vão oferecer a roupa e acessórios.

    • Responder
  • Marta
    Noiva Ativa Junho 2024 Matosinhos
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada a todas pelas respostas! A verdade é que queria entender o que é tradição ou não pagar-se, por exemplo, no caso de um batizado é "suposto" os padrinhos pagarem o fato do afilhado e como ainda sou novinha no assunto de casamentos surgiu a dúvida Smiley xd

    Claro que, os padrinhos estão escolhidos à bem mais tempo que a ideia do casamento, por serem pessoas que são especiais e não pela possibilidade de pagarem ou não algo.

    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta no nosso caso os padrinhos são a minha irmã e o irmão da Rachael, nós não lhes pedimos nada mas eles já se ofereceram a oferecer-nos às alianças. Nunca na vida eu ia pedir para eles nós oferecer-nos nada
    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Outubro 2021 Cartaxo
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta,

    Na minha humilde opinião os noivos não têm nenhuma obrigação, nestas coisas não se trata de algo "legal" onde há a obrigação do que quer que seja.

    O que vamos fazer com os nossos é: já os convidamos e ainda ninguém disse o que pagava ou não, nós vamos fazer tudo por nossa conta e caso na hora de pagar ou mais próximo da altura se eles se oferecerem para ajudar nós aceitamos e ficamos super contentes pela ajuda.

    Agora delegar gastos, isso não faz parte da nossa forma de estar.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta. Como as outras meninas já disseram, os padrinhos não são obrigados a dar nada e não os convidamos pelas ofertas. Contudo, na minha terra, o costume é os padrinhos de ambos oferecerem as alianças a cada um e o bolo porque as quintas não oferecem bolo a ninguém. No caso do bolo dividem o valor. No nosso caso, nós não pedimos nada a eles. Pagamos tudo nós. Os padrinhos do meu marido, acabaram por dar dinheiro e as minhas madrinhas ofereceram o vestido.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta. A nossa madrinha ofereceu as alianças. O nosso padrinho deu dinheiro no dia do casamento.
    Ha alguma pessoas que querem oferecer coisas aos noivos e há outras que não. Mas não deve partir de vocês pedir nada. Aliás, se eu fosse convidada para madrinha e me viessem pedir coisas acho que acabava por não querer ser madrinha. Cada um dá na medida em que pode. E não devemos estar à espera de nada porque pode correr mal.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta hoje em dia já não há obrigação dos padrinhos pagarem algo aos noivos. Por norma são convidados por gosto. Claro que se se oferecerem a pagar algo aceitamos mas caso contrário não tem qualquer obrigação. 😘
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Marta 😍

    Segundo a minha avó, aqui na zona, antigamente os padrinhos pagavam as alianças. No entanto, não estamos à espera que os padrinhos paguem nada, queremos sim a presença deles 😘

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Não é susposto os noivos pedirem seja o que for aos padrinhos... se eles quiserem oferecer alguma coisa terá de partir deles e não ser uma obrigação!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Marta 😉 antigamente os padrinhos e madrinhas ajudavam com o vestido, Fato do noivo e alianças... hoje em dia, colaboram se quiserem e puderem 😊😊 alguns até optam por dar uma visita um bocadinho melhor.
    No nosso caso não convidámos os padrinhos a pensar na possível ajuda que nos poderiam dar mas sim pelo sentido que fazia serem eles ☺ se eles quiserem ajudar, ajudam ... mas não vamos pedir nada. 😘
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Não é "costume" pedirmos seja o que for, hoje em dia, as pessoas oferecem o que pretenderem . Smiley smile

    No nosso caso, foi assim, não convidamos ninguém porque o que poderiam oferecer mas sim pelo significado Smiley smile

    • Responder
  • Inês
    Noiva VIP Novembro 2022 Porto (Concelho)
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Não podemos pedir os padrinhos à espera que nos paguem as coisas, mas sim por gostarmos deles ☺️ Caso queiram ajudar ainda melhor! Espera para ver se se oferecem. Caso contrário não peças.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, não pedi absolutamente nada aos meus. O que eles quiserem pagar, pagam. A minha madrinha disse logo que não me podia pagar o vestido (que era a tradição), ainda antes de anunciar o noivado e não foi por isso que a deixei de convidar.

    Os padrinhos do noivo ofereceram-se para pagar o fato dele.

    Acho que deves deixar ao critério deles o que querem oferecer Smiley winking

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida,


    Antigamente os padrinhos seriam responsáveis pelos looks dos noivos e pelas alianças. No entanto hoje em dia isto já não é assim tão linear. Penso que a escolha dos padrinhos não deva ser feita esperando que nos deem alguma coisa até porque as pessoas com verdadeiro significado para nós podem nem ter posses para tal. Eu nunca pedi nada aos meus padrinhos. Por acaso eles ofereceram-se e tomaram a inicitativa e aí sim, aceitei. Mas se não o fizessem nãoos procuraria. Ofereciam o que quisessem ou o que pudessem.


    Beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração