Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Flávia
Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)

o que abdicámos, e no que poupámos

Flávia, a 17 de Setembro de 2019 às 16:25 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 13

Oi noivas suas loucas, este post vai ser copy e past de uma resposta que dei a uma outra noivinha, mas acho que poderá ajudar outra noivas por isso aqui está ele!

"Não tenho problemas em falar em valores e gastos até porque acabou tudo por correr bem. E se quiseres saber mesmo valores reais manda-me mensagem privada porque tenho tudo apontado ehehe O noivo pediu-me em casamento em novembro de 2018 e marcámos data para agosto de 2019, basicamente 8 meses para organizar um casamento. E a verdade é que não tínhamos valor algum de lado, até porque tinha surgido um imprevisto com o nosso carro um meses antes e tivemos de comprar outro o que fez com que as nossas poupanças fugissem na hora para esse evento. Queríamos muito casar, e tínhamos de ser nós a suportar tudo, e sabíamos que se estivéssemos à espera de dinheiro nunca mais casávamos lol Por isso foi impulso e ainda bem!

O que fizemos foi recorrer a um crédito na altura, apenas para prevenção para o caso de termos de dar valor de entrada. E depois gerimos o casamento de maneira diferente e abdicámos de muitas coisas, e tivemos muita ajuda noutras. Só não abdicámos de uma coisa - convidados. Tínhamos muitoooos convidados mesmo (290 pessoas lol) e mesmo assim correu tudo bem, e o crédito foi devolvido na totalidade no final do casório eheh

Basicamente o nosso fator de decisão dos fornecedores era "pagamento preferencial após o casamento" pois pagar antes e depois e uns fornecedores 15% e outros 50% era um confusão. E queríamos fazer as contas como deve ser.

Algumas das coisas que abdicámos:

Quintas - decidimos que não iríamos casar em quintas/restaurantes etc, porque o valor à cabeça era só uma cena do mal, e tínhamos de dar sempre entrada, que não nos convinha dar (ou seja fizemos o crédito mas não o queríamos gastar ahah) optamos então por fazer o casamento numa "associação" bem gira e com condições para tal, e contratámos um serviço de catering, em que apenas tínhamos de pagar na semana após o casamento, e a associação apenas nos cobrou "uma ajuda que achássemos justa". Ou seja o espaço e a comida foi tudo pago após o casamento.

Menu - Optámos por casamento à tarde, casamos às 3h da tarde, o que fez com que o Menu por pessoa fosse mais barato, ou seja em vez de entradas, almoço e copo de agua com comidas quentes e frias, tivemos apenas entradas à tarde, jantar, e mesa de doces, queijos e mariscos. A verdade é que poupámos por menu por pessoa cerca de 20€, do que se fosse com almoço. Toda agente adorou, porque comeram a horas decentes lol e mesmo assim a comida acabou por ser muita.

Bolo - Quem nos fez o bolo foi uma senhora aqui da zona que costuma fazer bolos de aniversário e assim e está agora a tirar um curso de pastelaria, nada de empresas ou cake designers XPTO, o bolo estava lindo e absolutamente delicioso. O facto de procurar-mos ás vezes pessoal com pouca experiência faz com que, além de ser mais barato por norma, porque querem ganhar mercado, acabam por se empenhar mais, pois tem algo a provar. E foi o que aconteceu. O bolo estava lindo, super delicioso e ficou muitoooo mais barato se mandássemos fazer numa pastelaria ou assim. E também podémos pagar após o casamento Smiley smile

Convites e Brindes - Sou de marketing, e trabalho com programas de edição de imagem, lojas online, multimédia etc e na empresa em que trabalho sou eu que trata de tudo e mais alguma coisa, com as gráficas. Eu é que fiz os nossos estacionários todos (convites, etiquetas, menus, missais, livros de atividades) e eu é que construí os convites, reciclando bue de cenas, lol com a ajuda no noivo querido e de amigos e familiares fizemos tudo à mão! E a parte melhor foi que o Sr. da gráfica ofereceu-me metade das coisas que mandei imprimir (convites e etiquetas) e os meus patrões deixaram-me imprimir os menus e missais na empresa, só tive de comprar o papel. Basicamente, em convites, etiquetas, menus, missais, livros de atividades e mais uma ou outra coisa, gastei 150€. ( e nós tínhamos muitoooos convidados, ou seja imprimimos muitos convites e muitas etiquetas e muitos missais)
Os brindes foram coisas simples, chapéus para os homens com uma etiqueta, leques para as senhoras também com uma etiqueta e livros de atividades para os miúdos feitos por mim, com uma caixinha de lápis. Não sei os valores de cor, mas aqui talvez houvessem opções mais baratas mas mesmo assim não gastámos muito, mas os chapéus mandei vir em janeiro e paguei logo, os leques em fevereiro, e os lapis para os miudos em março. Ou seja pagámos logo estas despesas só que dividimos por meses lol

Carro dos noivos - decidimos que era desnecessário. O Noivo foi numa carrinha antiga de um amigo nosso bem gira, e depois de bicicleta também emprestada por uma colega, e eu fui no carro dos meus padrinhos.

Lua de mel - Não podemos dizer que abdicámos, mas foi quase: passámos 3 dias em Vila Nova de Mil Fontes apenas para descansar. Porque tínhamos compromissos no fds seguinte ao casamento também não podíamos ir para longe xD. Estamos a planear uma viagem para o ano porque correu tudo bem. Mas não foi um investimento que incluímos no casamento.

Coro de igreja - Foram as nossas amigas e amigos que animaram a missa. Foi lindo de morrer. E além disso o rapaz que animou o casamento, levou um pequeno orgão para a igreja e ajudou na animação. (nota: grande parte dos meus colegas toca instrumentos, e fazem parte de orquestras e estudam musica lol esta parte ajudou claro) mas evitámos aqui ter de contratar alguém.

Arranjos florais extramente exagerados - Quem fez os arranjos das flores das mesas do casamento fui eu e as minhas primas lol Normalmente isto é uma coisa que muitas noivas não têm noção, mas é o que encarece muito ás vezes os preços das quintas. As flores e os arranjos florais são muito caros! Comprei as flores avulso. Basicamente gastei 40€ em flores, e coloquei tudo em frascos decorados que já andava a juntar desde janeiro (eu e todas as mulheres da familia, tive frascos demais no final ahah). As flores foram daquelas bem giras que depois de secas ficam iguais, o que me permitiu começar a fazer arranjos quase um mês antes. Decorámos mais alguns sítios com verdura, e essa fui apanhar lá no campo nos dias antes lol As bases dos arranjos eram pequenas rodelas de sobreiro que um primo meu me cortou para o efeito.

Fotografas: Top, Top, Top, porque só tivemos de dar uma pequena entrada. O resto é pago na entrega das fotos todas. (faz sentido) Abdicámos de video, pedimos aos nossos colegas para gravarem tudo com os telemóveis. Temos vídeos basicamente de todo o dia que eles depois nos mandáram por whatsapp ahah

Ajuda que tivemos (e foram muitas como já deves ter percebido):

Além de envolver-mos todos os amigos e familiares nisto ahah houveram muitas ajudas.

Alianças - A minha irmã perguntou-me que prenda queríamos e do que precisávamos, eu perguntei se queria dar as alianças, e assim foi. Menos uma despesa.

Porta Alianças - Lembram-se do meu primo que cortou as rodelas de sobreiro? Foi o mesmo que me fez o porta alianças em cortiça em conjunto com a minha prima, um olho feminino é sempre preciso nestas coisas ahah

Topo do bolo, jogos para crianças, suporte de marcação de mesas e afins - O meu presente marido é dado a bricolagens, basicamente somos os dois ahah foi ele que fez tudo. Digno de profissional.

Livro de honra - Uma colega ofereceu-me um livro dourado com folhas brancas para eu personalizar, foi prenda de Natal. A minha irmã emprestou-me a polaroid, só tive de comprar os filtros, fita colas coloridas e canetas.

Vestido de noiva - Só fui a uma loja, verdade, só experimentei 5 vestidos, verdade, e trouxe o meu vestido naquele dia com 70% de desconto, verdade lol e aqui a parte boa foi que a minha madrinha decidiu oferecer-me o vestido, e os acessórios, e as emendas foi uma colega dela costureira que fez. Menos muitas despesas lol.

Outros acessórios - Os brincos custaram 7,5€ na C&A e a minha mãe quis oferecer, a pulseira o meu padrinho ofereceu-me em Maio nos meus anos, guardei para usar no dia, o colar no próprio dia fui ao quarto da minha irmã e roubei um já usado ahah Sapatos, tinha uns que nunca tinha usado que me tinha oferecido mas faziam doer os pés, comprei uns em saldos 2 semanas antes, por 18€, compensados e bem confortáveis (já os usei depois do casamento). Melhor compra de sempre!! Lol (os ténis comprei por 40€ da Cristina Ferreira, e já os usei depois do casamento uma série de vezes ahah)

Ramo da noiva e para mandar às solteiras e travessão do cabelo, decoração da igreja, e pagela do noivo - Tenho uma prima florista, ofereceu-me essas coisas todas Smiley smile . Os arranjos da igreja foi a dividir com outra noiva que casou no mesmo dia ehehe Menos uma despesa e muita poupança.

Roupa do noivo - Comprámos na Elisabete Videira apenas o blazer e as calças (130 paus), a camisa, o colete, cinto e sapatos, cada um foi numa loja, a gravata era uma que ele já tinha mas nunca tinha utilizado lol Ficou lindo de morrer o meu marido. (depois se quiseres mando-te as fotos para veres Smiley smile ) E as coisas que foi comprando dão para usar depois (excepto o blazer e as calças ahah)

Make-Up e Cabelo - Foi oferta de umas colegas que abriram um salão e eu ajudei a fazer os logótipos e essas coisas todas e elas fizeram questão de oferecer. E foram lá a casa maquilhar-me a mim e á minha irmã e primas e amigas ehehe (visto que o casamento era às 3h tivemos bem tempo) e ficámos todas absolutamente lindas. (como digo há que dar oportunidade a quem quer ganhar mercado). Outra coisa bem esgalhada, foi as minhas colegas oferecerem-me as unhas da noiva, depilações e provas na minha despedida de solteira. Ofereceram-me também a liga da noiva e copos de brinde. Tenho amigas lindas eu sei!

Mesas de saída - na nossa terra utilizam-se as "mesas de saída" que é uma espécie de comida self-service em casa dos respetivos noivo e noiva, antes da cerimónia. Como só casávamos às 3h aqui foi quase como que almoço pré-missa para os convidados de cada lado lol Foram os nossos pais que suportaram esta despesa, por opção deles, cada um em sua casa e à sua maneira.

Basicamente isto dava um debate, de certeza que ia ajudar muitas noivas. E se calhar vou copiar e colar como debate ahah (e cá está ele com alguns acrescentos)

Mas o meu conselho é, com amor tudo é lindo, o nosso casamento não teve nada de luxos e toda agente amou de paixão. Aliás fiz um debate sobre isso há pouco tempo. (https://comunidade.casamentos.pt/forum/o-nosso-investimento-para-o-casamento--t218261) Há muita coisa que pode ser evitada e planeada de forma diferente, basta pensar "fora da caixa", procurar soluções alternativas e perceber que não é preciso gastar muito dinheiro para este dia, pois o que interessa é o amor que vos une.

Mas caso queiras saber valores e formas de gestão, e caso queiras os meus conselhos claro, podemos falar sem problema eheh

Caso queiram ver algumas fotos do casamento >> Crónica da Flavs já está redigida e foi escrita com muito sentimento, tava ainda a flutuar ahah >> https://www.casamentos.pt/cronicas-casamento/michael-flavia--rw8383

Espero ter ajudado algumas noivinhas a terem ideias diferentes. Beijinhos

13 respostas

Última atividade por Diana, a 18 de Setembro de 2019 às 16:06
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Isso é que foi poupança Sim Srª Smiley xd

    este post é super bom para noivinhas que também se debatem com os orçamentos brutais que esta Industria nos apresenta.

    e é como dizes ter tido ajuda daqui e dali ajudou imenso porque às vezes nestes extras gastam-se bons euros... só eu sei Smiley xd

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também não pedi nada, simplesmente nem todos podem ou querem ajudar, mas os casos como o teu são de muita positividade e alternativas muito boas..Obrigada pela tua partilha😉
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim isso é verdade as pequenas coisas ajudam muito. Por exemplo o simples facto da minha prima ter feito o porta alianças por exemplo, poupou-me logo 30/50€. E são estes conjuntinhos de 20/30€ que depois no final fazem a diferença. Verdade que ninguém me deu um cheque para as mãos e disse "olha compra o que precisares" eu adotei outra postura dentro da minha família, "quem quer ajudar diga que eu dou-vos a lista do que preciso e vocês dão dentro das vossas possibilidades". E tenho uma família e amigos fantásticos que ajudaram muito.

    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Setembro 2021 Almodôvar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Querida posso saber em quanto ficou o orçamento final?? Beijinhos
    Por aqui também temos muitos convidados
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabens Flavia. Mais uma vez só prova que não é preciso nenhum empréstimo para fazer um
    casamento. É preciso encontrar os fornecedores certos e negociar com eles respeitando o orçamento. Bjs
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Erro de teclado ..grrr...o que quis escrever é que quando as pessoas que nos circundam nos ajudam fica mais fácil poupar, mas no meu caso, fora a sogra que faz questão pagar a parte do copo de água do noivo, do meu lado até agora não tive ajuda de ninguém, nem uns brincos sequer! Tudo tem sai do do nosso bolso...
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia. Fantástico mesmo, mas à condição que os teus amigos, paus e outros te Mudem, no nosso caso, fora a sogra que quer mesmo pagar parte do noivo do meu lado ninguém na pagou absolutamente nada.. saiu tudo do nosso vindo..
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Belo debate. Tiveste muita sorte também porque tiveste belas prendas😁
    Bjs
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Belo debate e as fotos da vossa crónica estão top 👌
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2019 Mafra
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Óptimo debate Smiley kiss

    Por acaso é curioso, a coisa que mais abdicámos foi convidados, e mesmo assim já vão ser 80 quando queríamos apenas 50 (mas é impossível fugir de convidar certas pessoas por obrigação). Infelizmente não abdicámos de ter um casamento "tradicional" com 4 pratos, buffets e bar aberto, mas se soubesse o que sei hoje, e o dinheiro que poderia ter poupado teria feito algo bastante mais simples e barato.

    Beijinhos!

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Flávia. Parabéns pelo debate e irá ajudar e inspirar outras meninas. Realmente cada caso é um caso e ainda bem que tiveste bastante ajuda por parte da família e amigos. Tiveram o vosso dia especial à vossa maneira e gosto Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Smiley smile grande partilha e testemunho, de facto quando se quer e se tem olho, tudo se consegue.

    beijinhos.
    • Responder
  • Ana Serrao
    Noiva Master Dezembro 2019 Madeira
    Ana Serrao ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Flávia
    Parabéns pelo debate,concerteza irá ajudar algumas das noivinhas!
    Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração