Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Flávia
Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)

o nosso investimento para o Casamento

Flávia, a 4 de Setembro de 2019 às 10:57 Publicado em Fórum Recém-casad@s 0 88

Caríssimas Noivas, migas suas loucas...

depois de casada acho que agora tenho mais a dizer do que antes. Quer dizer..."No antigamente" eram apenas opiniões fundadas em nada, hoje são opiniões justificadas, visto que já casei e já assentou poeira e já pude refletir um cadidinho.

Portanto vamos a uma assunto que ainda é um pouquinho "Tabu" porque ninguém é 100% sincero, e ninguém gosta de falar no assunto porque deixa um nó na garganta, mas que todas (ou quase todas) as noivas têm no topo da sua mente super hipre mega pensativa e cenas... DESPESAS, VALORES, EUROS, GASTOS.... e por conseguinte INVESTIMENTO.

Para quem tem um pé de meia que por milagre conseguiu juntar ao longe de 16 anos, 3 meses e 12 dias, ou para quem jogou na raspadinha lá no quiosque da terra e por muita sorte lhe saiu um belo prémio, ou até para quem recebeu um mega bónus do patrão e decidiu que era melhor investi-lo num casamento do que num safari a África, ou para quem tem uns papás/sogros que fazem questão de suportar a maior parte do gastos, este debate também se aplica a vós. Mas para quem, como nós, não tinha nada disto aliás o que tinha era -2,32€ de parte, a frase DESPESAS DE UM CASAMENTO faz muito eco no cérebro durante muitas noites.

E para quem diz "Ah! Não tens dinheiro, não cases"... eu respondo "Não tens cérebro, não penses nem fales por favor"

Para nós casar não era só a festa, era o sentimento, a união, o significado e o simbolismo. E visto que o investimento era reduzido, tentámos fazer uma "festa" à imagem do investimento, e claro à nossa imagem. Podíamos fazer a festa mais pequena, ou casar os dois em segredo (nada que não fosse posto em cima da mesa). Mas nós queríamos partilhar tudo com os nossos, queríamos partilhar aquele dia e o nosso amor, não fossemos nós pessoas demasiado sociais e que recebem sempre pessoas em casa, foi uma decisão difícil mas decidimos que não íamos deixar de convidar ninguém.

E aqui está o truque - Não tentes ser mais do que aquilo que és, nem tentes gastar o que não tens, o casamento é amor não é ostentação.

Nós fizemos um crédito: Simmm, um C-R-É-D-I-T-O aquele bicho papão que toda agente tem medo e diz "Ah, crédito corror eu nunca na vida faria um crédito, corror..." pois eu tenho a mesma reação quando me dizem que compraram um par de sapatos por 270€ em saldos, e ficou a esse preço "fantástico" porque tinha um defeito que mal se nota. No entanto fizemos um crédito que não gastámos, felizmente, e o final devolvemos todinho. Era um backup que estava ali guardado para uma eventualidade. É mais correto ficar eu a pagar um despesa que eu quis ter, do que deixar uma dívida a fornecedor que por infelicidade aceitou trabalhar comigo e precisa do pagamento para poder sustentar a família. Há que haver controlo meninas.

Quando começam a ver quintas, espaços, caterings, vestidos, brindes, etc pensem, por favor, que eles pedem aquilo que acham que valem, mas há alguns que acham demais, e mesmo que gostem muito muito muito e achem que não há melhor que aquilo que viram, primeiro olhem para a folhinha excel dos investimentos, e depois pensem se aquilo fará mesmo que o vosso amor seja maior ou diferente ou se não passa de um pequeno luxo para distrair a atenção daquilo que realmente interessa. E tentem pensar fora da caixa. Fornecedores locais, familiares, amigos. Toda a ajuda é bem vinda. E se mais barato melhor.

Casamento é amor. NADA MAIS!

Eu posso dar-vos o meu exemplo, eu casei numa associação de caçadores. Sim numa associação. Tem uma pinhal manso muito giro, mesas de pedra, um grande pavilhão e uma enorme cozinha. Era elegante ou glamoroso? Não, mas para fazermos a festa e com um pouquinho de criatividade ficou lindo.

Investimento: CRIATIVIDADE e muitoooo amor.

Eu não fiquei menos linda por isso, o Michael não estava menos feliz e o nosso amor ou a nossa festa não deixou de ser melhor ou menos divertida por isso.

O comentário de todos os nosso convidados foi quase todo o mesmo, e isso deixou-me a pensar, e transcrevo alguns:

"Foi lindo, foi dos casamentos que gostei mais de ir até hoje, por ser tão genuíno""Foi o casamento mais fofinho a que já fui, sem exageros sem ostentação só amor""Quando o calor humano é muito, todos os imprevistos se transformam em alegria. O vosso casamento foi dos mais bonitos a que já fui"

Ou seja, ninguém disse que a decoração era a mais linda e mais pomposa de sempre, ninguém disse que o espaço tinha sido um requinte e uma elegância transcendentes, ou que a noiva levava um véu mesmo grande e o noivo foi num bruto ferrari, toda agente adorou, porque todos respiravam amor, nós emanávamos amor, e foi isso que as fez gostar tanto. Porque um casamento é isso, são duas pessoas que se amam, que se comprometem perante todos e perante Deus, que se continuaram a amar e a respeitar até ao fim dos seus dias. Não foi o dinheiro investido, ou o grande vestido que eu levava, ou o grande carro que nos transportou, ou o fotografo premiado que lá foi, não houve ostentação nem exageros, foi o amor e o sentimento que pusemos em tudo que fez toda agente gostar, porque toda agente saiu de lá com um brinde fantástico, o coração quente e a alma tranquila.

E quanto a valores reais: digamos que evitar certos luxos nos deu uma pequena surpresa que não esperávamos, depois dos presentes que nos deram, conseguimos juntar uma pequena quantia que nos deixou muito felizes, e que nos deixará mais confortáveis durante uns tempos.

Por isso invistam 100% de amor e desapeguem-se do material, e vão ver que vai ser o melhor casamento de sempre.

Amor Smiley hearto nosso investimento para o Casamento 1Amor Smiley hearto nosso investimento para o Casamento 2Amor Smiley hearto nosso investimento para o Casamento 3e mais amoro nosso investimento para o Casamento 4



88 respostas

Última atividade por Lúcia, a 13 de Setembro de 2019 às 19:31
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que lindos! Sejam sempre muito felizes 🥰
    • Responder
  • Filomena
    Super Noiva Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A mim nunca me chocou a ideia de pedir um crédito para casar. É uma opção como qualquer outra (e para mim até mais válida que para comprar um mega plasma para a sala). Penso que, como qualquer crédito, deves apenas assegurar-te que consegues uma prestação que te deixe confortável.
    E concordo a 100% contigo quando vejo que para muitos casais, sempre que se fala em casamento, fala-se essencialmente em custos. Obviamente que não é preciso ostentação para ter um casamento de sonho, mas também o sonho de casamento de alguém por 3.000€ pode não ser o TEU sonho de casamento. E isso não tem mal nenhum! Não és menos astuto por não teres conseguido (ou pretendido) um casamento económico a todo o custo! Uma grande amiga casou por 5.000€ e teve um casamento muito bonito, mas foi um almoço num restaurante, não teve um vestido de noiva, nem fotógrafo/videográfico, animação ou DJ. Para eles fazia sentido porque não queriam gastar mais, para nós não faria sentido ter um casamento assim ainda que tivéssemos poupado. Não estava na equação.
    Porque nós vimos o casamento como uma celebração não só do nosso sentimento mas para os nossos amigos, do estilo: estamos tão felizes juntos, vamos lá partilhar essa felicidade com uma festa para amigos e família. E, para nós, para bem receber tínhamos que investir um pouco mais na nossa festa.
    Posto isto, e optem os casais pela modalidade que optarem para um casamento que é deles e que no limite é por eles pago (com recurso ao crédito, ou não, com uma agradável surpresa no final das contas, ou não), o que importa é mesmo a tua mensagem: o primeiro investimento de todos é sem dúvida o amor! E que mais importante que a festa é o casamento que se iniciou e que se espera que dure a vida toda 💕
    • Responder
  • D
    Noiva Ativa Agosto 2021 Vila Nova de Gaia
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Antes de mais muitos parabéns e muitas felicidades! Gostei muito de ler as suas palavras de facto revejo-me muito nessa situação porque todas nós sabemos que hoje em dia é muito difícil juntar algum dinheiro. É quando conseguimos aparece sempre uma despesa extra para a qual não estamos a contar. Infelizmente a mim têm sido umas atrás das outras mas acredito que melhores dias virão. Muitos parabéns pela sua dedicação porque parece-me que aproveitou maravilhosamente o espaço e a decoração está lindíssima! As fotografias estão espetaculares. Sejam muito felizes 💋
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ahaha Obrigadaa

    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigadaaaaa. Qualquer dia faço mais um ou dois debates xD

    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não jugo quem queira uma grande festaaa e realmente a faça desde que possa. Este debate surgiu porque vejo noivas que não tem essas possibilidades e acham que é isso que faz o casamento, quando na verdade é preciso tão pouco eheheh beijinhos e muitas felicidades

    • Responder
  • Nay M
    Noiva Ativa Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Nay M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    P. S já disse q foi um dos, senão o melhor debate q já li? 😂
    • Responder
  • Nay M
    Noiva Ativa Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Nay M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    As pessoas vêem casamento como ostentação.. Quando é tudo menos isso
    • Responder
  • Nay M
    Noiva Ativa Setembro 2021 Lisboa (Concelho)
    Nay M ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Flávia,

    Esta tua partilha, desculpa q diga mas PORRA, lindo. Tudo o q disseste, as fotos, tudo. Muitos parabéns querida e desejo vos as maiores felicidades
    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mostro sim, fica combinado ❤️
    • Responder
  • F
    Noiva Ativa Setembro 2024 Lousada
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito bem abordado. Infelizmente ainda há muita gente que concebe o casamento como «ostentação» e «festa». Belas fotos!

    • Responder
  • Carina
    Noiva Ativa Julho 2022 Vila Pouca de Aguiar
    Carina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uma das melhores reflexões que já li por aqui! Obrigada por partilhares a tua experiência connosco e acima de tudo, obrigada por abrires mentalidades 🤗 Identifico me a 100%. AMOR acima de tudo ❤️
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Depois mostra as fotos eheh muitos beijinhoooos

    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito Obrigada Soraia pelas tuas palavras Smiley smile Ás vezes é preciso deixarmo-nos de m*rd*s e irmos diretos à questão ehehe

    Toda a sorte do mundo para ti Smiley smile

    • Responder
  • Teresa
    Noiva VIP Outubro 2019 Penela
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isto sim é um debate.
    Obrigada pela partilha e já agora, estavas lindíssima.
    (por aqui também vai ser tudo muito simples)
    • Responder
  • Soraia
    Super Noiva Outubro 2021 Cartaxo
    Soraia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Flávia,

    Este foi dos melhores debates que já tive a oportunidade de ler (e olha que já li uns quantos), aqui está a verdade, nada mais que isso.

    Eu não sou a favor nem contra, acho que cada um deve fazer aquilo que acha correto e sinceramente tenho a certeza que a maior parte das pessoas que dizem: "Créditos" nem pensar, isso é de pobre, não casem ou façam um almoço num pinhal mas porque é que eu tenho que ser julgada por uma coisa que vou ser eu a pagar? qual é a legitimidade de dizer que pedir um crédito está fora de questão quando há tantas e tantas pessoas que apenas conseguem realizar esse sonho porque os pais os ajudam? (e note-se que eu não estou a criticar isso, como não critico quem pede empréstimos, ou quem arranja alguma outra forma de não ficar a dever nada a ninguém).


    Porque é que eu só porque não ganho 1600€ por mês não posso ter o gosto de casar como quero? Com o vestido que quero? ou ter uma lua de mel de 8000€, sou eu que a vou pagar!


    Eu acho que o mais importante no teu testemunho é a mensagem de verdade que passas, tanto em relação ao crédito como em relação a teres orgulho no casamento maravilhoso que tiveste, porque sem dúvida o mais importante é respirar-se AMOR. Smiley heart Smiley heart


    Muito, muito obrigado pela tua partilha e desejo-te toda a felicidade do mundo Smiley smile

    • Responder
  • Helena
    Noiva Ativa Outubro 2024 Vila do Conde
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Esperemos que sim, muito obrigada 🤗🤓
    • Responder
  • Angela
    Noiva Ativa Outubro 2019 Porto (Concelho)
    Angela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Não sou muito de comentar e deixar opiniões, mas neste caso, vou ter de intervir Smiley tonguearabéns pelas palavras, nem toda a gente admite certas coisas com tanta verdade e convicção. Concordo plenamente com tudo...
    Desejo vos as maiores felicidades e esse amor está estampado nas fotos. Congrats
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tal e qual, penso exatamente como tu 😘
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Essa dava para outro debate, sim eheh Nós convidámos com o coração. Houve quem desse mais, houve quem desse menos, houve quem não desse, mas cada um deu conforme as suas possibilidades, e consoante a sua consciência. Não exigimos prendas nem dinheiro a ninguém, nem ficamos chateados se não derem nada. A verdade é que no final acabou por sobrar um pouquinho. Mas ninguém deve julgar ninguém. Chegaram-me a dizer uma coisa que me pareceu muito mal "Ah fizeste mal em não convidar a pessoa X, essa é que te ia dar um bom dinheiro e assim ficaste sem ele" e eu fiquei em choque "Eu não convido as pessoas pelo dinheiro que me dão, convido porque faço questão que estejam presentes"...

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo. Nós queremos muito casar. A partida teremos dinheiro, mas se na altura viemos que é arriscado fazemos o crédito e acabou. Por acaso já tivemos dois familiares que nos disseram que se na altura precisarmos de algum dinheiro para não ficarmos aflitos que eles emprestam e, tendo em conta as pessoas que são, poderá ser uma opção. Julgo que conseguiremos, mas se não conseguirmos faremos o mesmo e ninguém tem que criticar porque tmb não pedirmos a ngm para pagar. A mim o que me choca é ter ido a um batizado e terem-me dito "vê lá que aquela pessoa só deu 100€ de prenda, nem pagaram o que comeram", isso sim é uma vergonha
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo isso. Que o teu dia seja lindo lindoooo Smiley laugh

    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo. Eu como disse, no final do casamento consegui devolver tudo ao banco, e acabei casada, com um dia lindo e sem dívidas ao banco. Mas quando se fala no assunto, há muita gente que reage como se lhe disséssemos que vamos cometer um crime e filmar para o youtube. As realidades de cada um, são diferentes para cada um. E cada um tem de gerir as suas prioridades. Só saliento que o casamento é amor Smiley smile Obrigada e muita sorte

    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ainda beeem que lhe dei algum alento eheh Cada um sabe de si e das suas possibilidades Smiley smile E desde que se controle a situação e que se meta muito amor em tudo, tudo correrá bem demais, Smiley heart

    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É mesmo... Com amor tudo é melhor eheh

    • Responder
  • Helena
    Noiva Ativa Outubro 2024 Vila do Conde
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o post! Sempre quis um casamento de sonho e vou tentar realizá-lo à nossa maneira . Desde o início decidimos logo que não iamos perder dinheiro em coisas menos importantes, na nossa maneira de ver, como por exemplo, lembranças que as pessoas chegam a casa e guardam numa gaveta, alugar carros ou coisas do género. Vamos casar numa quinta, sim, com um bom fotógrafo e um bom animador porque é isso o mais importante para nós e para s nossos convidados. E claro que o empréstimo é um assunto que está em cima da mesa, nem que seja só para descanso de consciência,tal como disse 🤗 sermos nós próprios e sermos felizes é o mais importante 😍
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate brutal. Concordo PLENAMENTE com tudo o que dizes. Mesmo a questão do crédito penso exatamente como tu. Mais vale prevenir que remediar, e tmb acho que fazemos créditos para tanta coisa que não percebo porque para o casamento tem que ser um bicho de sete cabeças. Agora que continuem muito felizes
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Curiosa Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Desde já , obrigado !

    É que essa idéia de pedir empréstimo para casar anda-me assombrar...,porque quando decidimos batizar a nossa menina e casar tinhas um pé de meia pequenino mas já dava para alguma coisa (pensávamos nós) até que começamos a dar entradas para reservar alguns serviços e vimos que não ia chegar... Estamos a tentar poupar ao máximo em coisas que podemos fazer ex. convites, marcadores de mesas etc...



    Mas voltando ao assunto, fico "mais aliviada" por saber que pedir um empréstimo para casar hoje já é mais compreendido pois de outra forma fica quase impossível. Fico tão feliz por saber que à pessoas aqui que sem querer nós alcamam o coração.

    Obrigado
    • Responder
  • B
    Noiva Ativa Maio 2021 Alcobaça
    Beatriz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o seu post. Quando as coisas são feitas com amor, tem sempre um gosto especial. Muitas Felicidades. Bjs😚
    • Responder
  • Flávia
    Noiva Constante Agosto 2019 Santarém (Concelho)
    Flávia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quando há amor vale sempre apena ehehe Beijinhos

    • Responder
  • H
    Noiva VIP Maio 2022 Maia
    Heidi ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lindo, muito obrigada pelo seu depoimento. Era exatamente o que estava precisando, estava um pouco na duvida de fazer um simples almoço em vez de um mini wedding, mas agora tenho claro que vale a pena esse investimento.
    • Responder
  • Tita
    Noiva Experiente Agosto 2022 Santa Maria da Feira
    Tita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tão lindoooo... Adorei cada letra ..
    Parabéns.. 💗
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração