Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

V
Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira

o nosso dia perfeito: gastos vs prendas

Vânia, a 30 de Outubro de 2019 às 19:56

Publicado em Fórum Casamentos.pt 74

Olá noivinhas, Hoje venho falar-vos sobre os gastos e sobre os presentes do dia do casamento. O nosso casamento não foi de todo lowcost, mas também não foi muito dispendioso uma vez que para além de todas as despesas inerentes do casamento ainda ajudamos as nossas mães com os preparativos em casa,...

Olá noivinhas,

Hoje venho falar-vos sobre os gastos e sobre os presentes do dia do casamento.

O nosso casamento não foi de todo lowcost, mas também não foi muito dispendioso uma vez que para além de todas as despesas inerentes do casamento ainda ajudamos as nossas mães com os preparativos em casa, comprei os vestidos das damas de honor e dos meus padrinhos, comprei a roupa dos nossos meninos das alianças…

Assim sendo apresento-vos a percentagem que pagamos pelos fornecedores escolhidos em relação ao valor total do nosso casamento:

Quinta para 100 pessoas (com oferta de bolo, decoração, animação infantil. recusamos a animação e fogo de artificio e por isso tivemos desconto desses serviços) – 46%

Fotografo – 16%

Animação – 6%

Vestido, ramo, acessórios, cabeleireiro e maquilhagem noiva – 11%

Fato e acessórios noivo – 6%

Alianças – 3%

Igreja (processo religioso, CPM, decoração) – 4%

Coro – 2%

Outros gastos referidos acima – 6%

Total dos gastos – 100%

Em relação aos presentes dos nossos convidados… sou sincera, não estávamos à espera de grandes presentes e depois de ouvirmos histórias de algumas noivinhas em que tiveram envelopes em branco, estávamos à espera de tudo.

Algumas pessoas já sabíamos que não nos iam dar prenda, porque já sabíamos que lhes seria impossível, tal como as nossas mães, a irmã do noivo, a minha irmã e madrinha (que mesmo assim ofereceu-me os brincos e a pulseira que usei no dia), o meu padrinho de casamento (e neste ponto ele nem queria aceitar ser meu padrinho por saber que não me podia dar muita coisa, mas após falar seriamente com ele e fazê-lo entender que o tinha escolhido não pelo dinheiro mas por ser alguém sempre presente na minha vida acabou por aceitar)… basicamente aquelas pessoas mais próximas de nós.

Ainda assim tivemos boas surpresas quando abrimos os nossos envelopes e digo-vos já que não tivemos um único envelope em branco. Não me perguntem se em termos de proporção convidados do noivo e da noiva, qual deles ofereceu mais porque não ligámos muito a isso nem fizemos questão de separar as coisas a esse ponto. Também não sei quem foi quem deu o quê mesmo não havendo envelopes sem nome. Nós abrimos os envelopes/postais um a um, lemos o que nos escreveram, vimos o que nos deram e colocámos num montinho e só no final é que contamos tudo. Para nós foi o que nos pareceu mais correto porque tal como disse a cima não estávamos à espera de muito.

E depois de toda esta conversa eu sei que o que vocês querem é saber qual foi o montante final.

Pois bem… todos os envelopes juntos deram para cobrir 50% dos gastos que tivemos, o que é um valor muito bom.

Com este valor conseguimos repor o valor que pagámos pela quinta e ainda mais alguma coisa o que para nós já foi bom. O dia foi preparado com muito carinho e todos os fornecedores foram escolhidos com base naquilo que podíamos pagar e não a contar com possíveis prendas porque já se sabe que neste ponto tudo é uma incógnita e tanto podemos ter boas surpresas como surpresas que nos fazem chorar.

No final de tudo consideramos que o balanço foi bem positivo.


74 respostas

  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já agora, tira-me uma dúvida, o que fez o teu cavalheiro de honra. Questiono porque um dos meus irmãos vai levar a alianças e o outro sinto que lhe falta “dar algo”. Pensei nisso, uma vez que tenho damas de honor, mas não sei qual será a função de um.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ja falei com a maioria das pessoas que vou convidar e até agora só tive um não, porque também é o casamento de um familiar e eu compreendo.
    Tive um situação de um amigo de infância, andamos na escola até ao 12 ano, perdemos um pouco o contacto, mas é daquelas pessoas por quem tens um carinho especial. Enviei mensagem a anunciar o casamento, vi que leu e não me respondeu. Francamente, nem sei se lhe de convite ou não, tal foi a decepção...
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso exatamente como tu Catarina! É o melhor mesmo... nesse ponto o casamento também nos dá boas lições e faz-nos ver com mais clareza quem realmente se preocupa e quer saber de nós.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem me digas nada... eu aguentei quase o dia todo sem chorar e quando cheguei ao hotel e comecei a ler os postais e li o do meu cavalheiro de honra que é praticamente um irmão para mim e foi o meu anjo da guarda no casamento desde a preparação ao dia, não me contive e chorei tudo o que não chorei no dia. Só mesmo ele para me deixar assim ☺️
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Querida Rita, espero que mesmo que não seja o vosso caso, mas em todo o caso, é melhor não teres grandes expectativas. Infelizmente aconteceu comigo. Inicialmente achava mesmo que iam fazer o esforço e ir. Com o tempo comecei a perceber que não iriam. Entregámos os convites e disseram logo que não iam. Até hoje sinto uma tristeza porque nem mensagem mandaram a desejar um feliz dia ou algo assim. Mas pronto. A minha consciência está tranquila e as actos ficam para quem os pratica.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Felizmente temos estás ajudas, confesso que não esperava. Os nossos pais prontificaram-se imediatamente, a minha avó que foi costureira na impossibilidade de fazer ela própria o vestido, quis pagar e a minha madrinha sendo cabeleireira quis fazer o penteado e oferecer a animação, porque queria dar algo com “mais valor” que o dinheiro. Obviamente que somos eternamente gratos a cada um deles.
    Nada deve encher mais os corações que as palavras de amizade e satisfação neste dia, eu que sou uma lamechas, vai ser algo que jamais irei esquecer.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Catarina, sem duvida que a quinta é o maior gasto, mas no nosso caso ainda nos ofereceram bastantes coisas e de certa forma acabámos por poupar bastante. Depois do casamento não fiz mais cálculos nenhuns 😂 ficou tudo pago antes do dia e por isso não me preocupei mais com o assunto, tanto que o valor que recebemos foi direto para uma das nossas conta para agora investirmos num novo apartamento 😍
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando se tem ajudas tudo se torna menos pesado para os noivos. Nós não tivemos essa sorte, no meu caso só tive mesmo os brincos e a pulseira oferecidas e o noivo nem isso. Mas também chegamos ao dia com tudo pago 💪🏻 E para juntar a isso ficamos mesmo felizes pelo montante que nos foi oferecido pelos convidados e mais ainda pelas muitas palavras de carinho que tivemos nos vários postais. 🥰😍
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vânia. Realmente a quinta ocupa quase a metade toda do gráfico dos gastos mas ainda bem que as vossas ofertas conseguiram contribuir para isso Smiley winking . Todas as ofertas são bem vindas, com muito ou pouco Smiley smile . Eu ainda não fiz os cálculos de todos os nossos gastos, tenho andado preguiçosa nesse campo Smiley xd mas, de uma maneira geral, também tivemos boas ofertas, até de pessoas que não puderam ir ao casamento.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola, à pouco tempo estive a falar com um casal que se casou no ano passado e surgiu à baila esse tema. Eles referiram que tiveram uma situação de um envelope com um postal, de resto tudo tranquilo.
    Nao faço a mínima ideia de quanto nos vão dar, mas sabemos que lucro teremos já que a quinta e oferecida pelos nossos pais, o vestido foi pela minha avó e a animação e penteado pela minha madrinha. Em todo o caso, mais do que envelopes em branco, o que me vai custar é ouvir um “não” de pessoas que eu conto que venham e se “cortem”. Isso sim, vai doer.
    Obrigada pelo debate, este é um tema tabu mas que na minha opinião, é importante ser-se falado.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração