Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

V
Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira

o nosso dia perfeito: gastos vs prendas

Vânia, a 30 de Outubro de 2019 às 19:56

Publicado em Fórum Casamentos.pt 74

Olá noivinhas, Hoje venho falar-vos sobre os gastos e sobre os presentes do dia do casamento. O nosso casamento não foi de todo lowcost, mas também não foi muito dispendioso uma vez que para além de todas as despesas inerentes do casamento ainda ajudamos as nossas mães com os preparativos em casa,...

Olá noivinhas,

Hoje venho falar-vos sobre os gastos e sobre os presentes do dia do casamento.

O nosso casamento não foi de todo lowcost, mas também não foi muito dispendioso uma vez que para além de todas as despesas inerentes do casamento ainda ajudamos as nossas mães com os preparativos em casa, comprei os vestidos das damas de honor e dos meus padrinhos, comprei a roupa dos nossos meninos das alianças…

Assim sendo apresento-vos a percentagem que pagamos pelos fornecedores escolhidos em relação ao valor total do nosso casamento:

Quinta para 100 pessoas (com oferta de bolo, decoração, animação infantil. recusamos a animação e fogo de artificio e por isso tivemos desconto desses serviços) – 46%

Fotografo – 16%

Animação – 6%

Vestido, ramo, acessórios, cabeleireiro e maquilhagem noiva – 11%

Fato e acessórios noivo – 6%

Alianças – 3%

Igreja (processo religioso, CPM, decoração) – 4%

Coro – 2%

Outros gastos referidos acima – 6%

Total dos gastos – 100%

Em relação aos presentes dos nossos convidados… sou sincera, não estávamos à espera de grandes presentes e depois de ouvirmos histórias de algumas noivinhas em que tiveram envelopes em branco, estávamos à espera de tudo.

Algumas pessoas já sabíamos que não nos iam dar prenda, porque já sabíamos que lhes seria impossível, tal como as nossas mães, a irmã do noivo, a minha irmã e madrinha (que mesmo assim ofereceu-me os brincos e a pulseira que usei no dia), o meu padrinho de casamento (e neste ponto ele nem queria aceitar ser meu padrinho por saber que não me podia dar muita coisa, mas após falar seriamente com ele e fazê-lo entender que o tinha escolhido não pelo dinheiro mas por ser alguém sempre presente na minha vida acabou por aceitar)… basicamente aquelas pessoas mais próximas de nós.

Ainda assim tivemos boas surpresas quando abrimos os nossos envelopes e digo-vos já que não tivemos um único envelope em branco. Não me perguntem se em termos de proporção convidados do noivo e da noiva, qual deles ofereceu mais porque não ligámos muito a isso nem fizemos questão de separar as coisas a esse ponto. Também não sei quem foi quem deu o quê mesmo não havendo envelopes sem nome. Nós abrimos os envelopes/postais um a um, lemos o que nos escreveram, vimos o que nos deram e colocámos num montinho e só no final é que contamos tudo. Para nós foi o que nos pareceu mais correto porque tal como disse a cima não estávamos à espera de muito.

E depois de toda esta conversa eu sei que o que vocês querem é saber qual foi o montante final.

Pois bem… todos os envelopes juntos deram para cobrir 50% dos gastos que tivemos, o que é um valor muito bom.

Com este valor conseguimos repor o valor que pagámos pela quinta e ainda mais alguma coisa o que para nós já foi bom. O dia foi preparado com muito carinho e todos os fornecedores foram escolhidos com base naquilo que podíamos pagar e não a contar com possíveis prendas porque já se sabe que neste ponto tudo é uma incógnita e tanto podemos ter boas surpresas como surpresas que nos fazem chorar.

No final de tudo consideramos que o balanço foi bem positivo.


74 respostas

  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina, eu acho que é mesmo geral. Não podemos de todo estar à espera do lucro caso contrário ficamos eternamente à espera 😅

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Se cobriu 50% dos gastos não está nada mau mesmo.
    Nós estamos como vocês. Não estamos à espera de grandes nem poucas prendas.
    A nossa família não é de muitas poses, uns mais que outros, mas se tivéssemos à espera de organizar um casamento para ter lucro no final nunca nos casávamos😅
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que belo debate Vânia! É sempre contar com as opiniões dos casados.


    Um grande beijinho e muitas felicidades
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Tânia, obrigada 😍
    Concordo contigo, é preferível fazer um esforço e poupar ao máximo até ao dia do casamento para poderes desfrutar do momento ao máximo porque sabes que está tudo liquidado. Eu sei que muitas noivas não gostam de pagar adiantado mas eu preferi fazer dessa maneira, primeiro porque tive total confiança nos meus fornecedores e sabia que não me iam deixar ficar mal e depois porque queria estar descansada na minha festa e não ter comigo muito dinheiro para fazer pagamentos ao final do dia.
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Famalicão
    Tânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vânia

    Bom debate! Smiley smile

    Concordo com o que dizes que não devemos estar a contar com o dinheiro das prendas para pagar as nossas contas do casamento. Claro que todas devemos sonhar sempre com o melhor para o nosso grande dia, mas também é preciso sermos realistas e contratar apenas fornecedores que tenhamos a certeza que nos é possível pagar.

    No nosso caso estamos também em contenções de custo para ter o dinheiro para tudo que contratarmos e poder aproveitar o dia tranquila e sem a preocupação por saber que falta-me dinheiro para pagar x fornecedor.


    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Patrícia, foi exatamente isso que pensámos quando começámos a ver os envelopes e o valor que juntámos. Inocuamente até tínhamos pensado em usar parte para fazermos uma boa viagem para o ano já que não tivemos lua de mel, mas optámos por colocar o dinheiro na nossa conta para termos uma boa 😘
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ótimo debate Vânia. Nós também ficámos surpreendidos pela positiva nos envelopes e tal como tu não tivemos um único envelope em branco e sabíamos que haviam pessoas que não conseguiam dar dinheiro mas mesmo assim fizemos questão que estivessem presentes.


    O valor quase cobriu metade das nossas despesas mas ficámos felizes porque ia dar para aquilo que queríamos que era começar a construir novamente o nosso pé de meia, fazer umas compras, levar bom dinheiro para a lua de mel e ainda sobrar dinheiro para em caso de emergência recorrer àquela conta. E assim foi.
    Beijinho
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vânia Smiley smile
    Penso exatamente como tu no que diz respeito q as escolhas devem ser consoante o que podemos pagar e não a contar c supostos presentes (ou o ovo no cu da galinha) .
    Olha considero bastante bom pagar a Quinta e restar um pouco é mt positivo e ainda bem para voces!Obrigada por nos trazeres este debate.Beijinhos
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva VIP Julho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Querida Smiley smile Acho que em relação a algumas histórias que ouço até não correu mal 😉 mas eu também sou da opinião que não se deve convidar a contar com as prendas
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente e o que importa não o que tens mas sim quem tens Smiley smile em relação aos padrinhos, como falaste, os meus querem pagar tudo (e eu sinto-me pessimamente mal ahaha) mas eu sempre disse que os meus padrinhos eram aqueles e nunca, mas nunca, permitiria que dissessem que não por dinheiro. Aliás, era ponto assente na minha cabeça que se, por algum motivo dissessem que não, eu não convidaria outros
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi um casal que está casado à 4 anos e sei que eles sabem do que falam. A minha lista de convidados está feita e se for alterada, não é esse o critério.
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vânia. Pensamos como vocês, não está.os a espera de grande coisa é não convidamos a pensar isso, mas 50% já não é nada mau...que bom para vocês se deu para cobrir os gastos da quinta. 😉
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo, vale mais termos os que amamos do que um envelope cheio. E demonstrar o nosso apreço pelos que são importantes, é do mais bonito que há 🥰 a verdade é que são eles que nos fazem melhores pessoas.
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A sério? Nunca tinha ouvido Smiley smile é engraçado... Agora que falas nisso, por acaso, uma vez estava a falar com uns vizinhos meus de infância que têm uns 70 anitos, e tavamos a falar de casamentos e eles comentaram que quando iam a casamentos davam 500€. Isso é quase o meu ordenado 😂😂😂
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E sabes porquê? Porque é isso que vale a pena num casamento e até mesmo na nossa vida. Mais do que dinheiro, o que realmente importa são as pessoas que nos querem bem. E essas merecem ter destaque. No meu caso sei perfeitamente que o dia não teria sido tão perfeito como foi se não tivesse este amigo sempre do meu lado.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estava a ler a parte do teu cunhado e de à quanto tempo se casou e fez-me lembrar um conselho que um familiar próximo me deu “quanto mais velhos os convidados, maior a prenda”.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É mesmo Milhinha!! Hoje em dia mais vale contar com pouco para não vermos as nossas expectativas a irem por água abaixo... se conseguirmos uma boa quantia melhor, já ficamos contentes. Mas sem duvida que agora não é como antigamente que ainda recebiam mais do que gastavam.😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por este debate Vania! Foram boas prendas. Mas sem duvida que casar deixou de dar dinheiro (como tantas vezes dizem os antigos!) bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espetáculo. Acho que vou fazer isso, assim o irmão do noivo é o padrinho, o meu irmão mais velho o cavalheiro e o mais novo o menino das alianças. Cada um deles irá ler uma leitura Smiley smile
    Quem giro, começamos os comentários sobre dinheiro e acabamos por falar em pessoas importantes 🥰
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Hlei, acredito que há uns 15/20 anos atrás seria fácil lucrar com o casamento, as coisas não eram tão caras e se calhar as pessoas davam bem mais que hoje em dia. O certo é que o melhor mesmo é não contar com nada ou com pouco e depois termos uma boa surpresa como foi o nosso caso. 😘
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Minha querida muito obrigada pelo debate. Confesso que não estou a espera das prendas porque, tal como tu, em relação a família directa há muita gente que não poderá dar nada. Mas acho bem assustador os debates que temos visto por aqui. Cada vez são menos os casamentos em que as prendas pagam o casamento, claro que o casamento, low cost ou não, é um luxo nosso e quem tem que o pagar somos nós, mas quando vou a um casamento sei que pago a minha cabeça e mais qualquer coisinha ahah acho que os casamentos refletem mesmo a sociedade. Por ex., o meu cunhado quando nos vê mais preocupados diz sempre (e ele não é daquelas pessoas que conta com as prendas dos outros eheh) "não se preocupem que vao ter dinheiro para tudo e vai sobrar" e fica super admirado quando eu digo que sei bem que não. Ele casou há 25 anos atrás 😂
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim é isso.
    Ele entrou na igreja de braço dado com as damas antes de mim e dos meninos das alianças.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É o equivalente à dama de honor, mas no masculino? E teve uma entrada especial na igreja?
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos ver o que decido até lá, mas fiquei triste com a falta de resposta.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah não foi bem questão de escolher os convidados certos 😂 mas nós temos famílias muito tradicionais que jamais aceitariam ir ao casamento sem darem nada... claro que todos deram consoante as possibilidades e o valor de uns deu para equilibrar o valor de outros. Mas para nós a presença das pessoas foi bem mais importante!! 😍
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana, eu acredito que essas pessoas que tiveram retorno também tiveram bastantes ajudas de pais e padrinhos ou então as famílias tem bastante posses e foram bastante generosos, de outra forma e boa dias de hoje acho bem difícil conseguir-se algum retorno.
    Pessoalmente jamais conseguiria estar no meu casamento a pensar que estava dependente dos convidados para pagar a quinta... tanto que 2 dias antes do casamento fiz questão de deixar tudo pago e assim no dia não tive que preocupar com nada!!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Minha querida Vânia, até tiveste uma experiência positiva. Só de não ter envelopes vazios já foi uma vitória, quer dizer que escolheste bem os teus convidados.

    Acho que é impossível ganhar em prendas o valor total do casamento, até porque muita gente não tem noção de quanto custa casar e não tem condições de dar muito.


    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O feedback que tenho tido de amigas é que não tiveram prejuízo! Mas sinceramente custa me muito acreditar pois muitos casais não dão o calor suficiente para pagar o lugar na quinta, principalmente os pares que vão ao casamento e mal conhecem os noivos...
    Mesmo assim quis organizar o meu casamento sem pensar no retorno que podemos ter!
    É um dia para nós e para os que amamos! O que vier é muito bem-vindo mas prefiro não ir na conversa de que não vou ter prejuízo... Já fui a um casamento em que a noiva não se divertiu nada porque estava muito nervosa com o facto de ter de pagar a quinta no fim do evento e estava a contar com o dinheiro dos convidados para isso... achei isso... nem sei que palavras escolher! Só podemos casar se podermos pagar o casamento!Tudo o que vier daí é sempre positivo!O que importa é termos connosco quem amamos! 😍
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Compreendo perfeitamente. Como eu disse, as ações ficam para quem as pratica. Se sentes que ele é uma pessoa especial, convida na mesma. Se ele não for, também já sabes pela reação da mensagem, mas assim a tua consciência fica tranquila.

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha tudo o que possas imaginas que faz um anjo da guarda ☺️
    Nos dias antes do casamento ajudou-me nas últimas manualidades e esteve comigo na quinta a decorar tudo. De manhã enquanto nos arranjávamos andou pelas padarias e assim a recolher as bolachas, bolos, pães e rissois para se colocar na mesa em minha casa, foi para a igreja colocar missais e lágrimas de alegria e ver se os arranjos ficaram como eu queria, organizou a entrada dos padrinhos, pais, meninos das alianças, garantiu que na igreja ninguém se sentava nos lugar reservados e que tal como pedi ninguém tirava fotos, mandou todos os convidados entrarem na igreja antes de mim mesmo quando diziam que não, entrou com as minhas damas, leu uma das leituras na missa, no final da mesma distribuiu os cones e os laços do carro, organizou toda a gente para a foto de grupo. Na quinta assegurou-se que eu consegui comer, trocou-me os sapatos porque o vestido era enorme e eu não o consegui fazer sozinha, esteve sempre presente na pista de dança ao nosso lado a festejar, garantiu que ninguém roubava os noivos e acima de tudo, esteve sempre presente quando precisei durante toda a preparação do dia.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, sem dúvida. Nós até compreendemos porque não foram mas acho que uma mensagem uns dias antes teria nos mostrado que se interessavam. No foi o caso e a vida continua. De uma maneira geral, tivemos as pessoas certas no nosso dia.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, isso é excelente. Em São Miguel não encontras quintas como no continente em que os menus podem ser mais caros mas têm coisas de oferta. É tudo contratado à parte. Algumas quintas têm parcerias com fornecedores mas ainda assim, os noivos podem sempre optar por escolher outros. Ah muito bem Smiley winking , eu ainda tenho que pagar o restante do fotógrafo e o videografo por isso também ainda tenho os cálculos pendentes. Algumas comprinhas que fiz nos dias antes do casamento também precisam ser contabilizadas Smiley xd . Oh, um novo lar depois de um casamento é um bom investimento Smiley love

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração