Vânia
Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira

o nosso dia perfeito: as manualidade

Vânia, a 19 de Outubro de 2019 às 18:32 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 62
Guardado Guardar
Responder

Olá minhas chiquititas

Hoje venho falar-vos das manualidades que tivemos no nosso dia. Eu fui daquelas noivas que meteu mãos à obra e fez todas as manualidades possíveis e imaginárias e sendo algo que todas ou praticamente todas as noivas fazem, achei que seria importante dar-vos o meu feedback de cada uma delas e se valeu a pena ou não todo o esforço. No entanto, antes de o fazer, importa salientar que esta foi a perceção que tive do meu casamento e que para outras meninas isto pode não se aplicar porque tudo depende de vários fatores como convidados, época do ano, estilo de casamento, entre outras coisas. Ainda assim penso que terem a opinião e visão de quem já se casou, pode ajudar-vos na hora de escolherem o que querem fazer e o que realmente vale a pena ter.

Posto isto aqui vai a lista de manualidades que fiz e o respetivo feedback:

Lágrimas da alegria

o nosso dia perfeito: as manualidade 1

Foram a primeira manualidade que fiz e sou-vos sincera, não faço ideia se as pessoas gostaram ou não. Ao entrar na igreja não reparei em ninguém (só no noivo) e não vi se as pessoas as tinham na mão, mas uma coisa e certa, quando saí da igreja não havia nada nos bancos.

Missal

o nosso dia perfeito: as manualidade 2

Durante algum tempo estive na dúvida se fazia ou não, se por um lado achava importante, por outro achava que ia “roubar” um pouco a atenção dos convidados. Ainda assim decidi fazer e no final reparei que muitas pessoas os tinham na mão, principalmente as pessoas com mais idade e que realmente gostam destas coisas.

Cones de arroz

o nosso dia perfeito: as manualidade 3

Foram sem dúvida um sucesso e eu adorei o resultado final. Para 120 convidados fiz 60 cones, lembrem-se quanto mais fizerem com mais arroz levam…

Leques

o nosso dia perfeito: as manualidade 4

Todas as pessoas adoraram, fiz quantidade suficiente para as senhoras, mas o certo é que até os senhores usaram e foram muitos os convidados que levaram para recordação. Eu tive os leques na entrada na quinta, mas se fosse hoje tinha colocado na igreja, esteve um dia bastante abafado o que fez com que a igreja estivesse quente e muitos convidados estavam a transpirar bastante.

Varinhas da Felicidade

o nosso dia perfeito: as manualidade 5

Fiz as varinhas com dois objetivos, primeiro para ninguém bater nos copos e depois como substituição dos sparkles. Em ambos os casos o efeito não foi o desejado não houve muita adesão para os beijinhos porque a maioria dos convidados nem queria saber, mas foi um enorme sucesso na nossa chegada ao salão e foram vários os convidados que as usaram ao som da música. Em relação ao segundo caso, a nossa ideia era substituir o corredor de sparkles pelas varinhas uma vez que o nosso corte de bolo seria ao por do sol, no entanto como nesse dia esteve nublado a luz do por do sol foi bastante reduzida e acabámos por partir o bolo já quase noite, no entanto do pouco que me lembrou não ficou mal, mas não teve o efeito que queria devido à falta de luz. Esta é uma manualidade que não sei se voltaria a fazer, não pelo trabalho, mas sim porque acabou por não ter grande destaque.

Kits para os Carros

o nosso dia perfeito: as manualidade 6

Esta foi mais uma manualidade que não sei se teve adesão ou não por parte dos convidados. Como foi a minha dama e cavalheiro de honra que distribuíram e depois fizemos o caminho por auto-estrada até à quinta foi difícil verificar se os convidados utilizaram ou não. No entanto, sei que alguns convidados guardaram o kit por acharem tão fofinho e no final ainda me sobraram uns 20 dos 60 que fiz.

Kits WC

o nosso dia perfeito: as manualidade 7

Fiz tanto para senhores como para senhoras e muitos convidados disseram-nos que nunca tinham visto e que lhes tinha dado imenso jeito. Para as meninas que querem fazer esta manualidade dou-vos um conselho muito importante… usem embalagens pequenas de tudo. Foi o que eu usei e ainda bem, porque mesmo com os sinais a explicar que os produtos eram para serem usados por todos, no final do dia poucas coisas sobravam nas caixas. Sim, os vossos convidados não vão ter consideração por vocês e se gostarem de alguma coisa vão levar para casa. Ainda assim é algo que voltaria a fazer, é bom sentir que os nossos convidados estão confortáveis.

Argolas guardanapos

o nosso dia perfeito: as manualidade 8

Fiz esta manualidade para personalizar um pouco os pratos uma vez que não tivemos ementas individuais. Penso que foi a manualidade que me deu mais trabalho porque tive que cortar a cortiça em tiras, fazer os recortes, fazer o lacre e colar tudo. No entanto ficou muito bonito na mesa em conjunto com o serviço que escolhemos e com os arranjos. Óbvio que nem todas as pessoas ligaram a isto (tal como a tudo o resto) mas vi muitos convidados a levarem para casa e outros a perguntar se podiam levar.

Lembranças - porta chaves

o nosso dia perfeito: as manualidade 9

As lembranças foi algo que me deu dor de cabeça até me decidir porque se por um lado queria algo útil por outro lado queria algo relacionado com o tema. Depois de muita indecisão optei pelos porta-chaves feitos com rolhas de garrafas. Sobre este ponto também não tenho feedback dos convidados porque entreguei as lembranças muito tarde e os porta-chaves estavam dentro de uma caixinha juntamente com uma miniatura de vinho do Porto. Muito sinceramente foi algo a que não dei assim muita atenção, tanto na preparação como no dia porque não é algo que considere importante, a maioria dos convidados não ligam e pessoalmente quando vou a um casamento se não receber nada não me importo, durante o dia temos várias coisas que podem servir de lembrança.

Oração das solteiras

o nosso dia perfeito: as manualidade 10

Foi um sucesso, as meninas adoraram o miminho e algumas pessoas até vieram pedir para levarem, mas eu fiz praticamente à certa para as solteiras e se fosse hoje voltava a fazer igual.

Livro de atividades para as crianças

o nosso dia perfeito: as manualidade 11

Foi uma manualidade que gostei muito de fazer, mas penso que entreguei tarde de mais. Queria ter entregue assim que os convidados se sentaram para que os miúdos estivessem entretidos, mas o noivo e os meus amigos disseram que não valia a pena porque ia haver sempre várias atividades e os miúdos iam estar entretidos. Sim foi verdade, não vi os miúdos muito tempo parados a não ser para comer, mas no final do dia quando finalmente entregue os livros eles já estavam cansados e não se demoraram muito com eles. Se fosse hoje tinha batido o pé e tinha entregue quando queria.

Prémio para os solteiros,

o nosso dia perfeito: as manualidade 12

Como tivemos o jogo da bomba, em que o vencedor recebeu uma garrafa de vinho do Porto, achei que os restantes participantes deviam ter um mimo também e seguindo todo tema do casamento arranjei estas canetas de cortiça com uma mensagem engraçada. Aqui também os convidados acharam piada e no final quando perdiam o jogo já vinham direitos a mim para receberem o meu prémio de consolação.

Moldura e cenário para o PhotoBooth

o nosso dia perfeito: as manualidade 13o nosso dia perfeito: as manualidade 14

Tanto um como outro ficaram super giros nas fotos, mas por outros motivos que mais tarde falarei, não tiveram a adesão que eu queria. No entanto que os utilizou ficou com fotos giras. Se fosse hoje voltava a fazer, porque acho que dá um toque diferente às fotos.
De um modo geral todas as manualidade tiveram o seu destaque, no entanto se me dessem a opção de ter apenas as que considerava mais importantes para o dia, sem dúvida que escolheria:

- cones de arroz: sem dúvida que tornam o lançamento do arroz mais fácil para os convidados;

- leques: em dias de calor sabe bem ter um fresquinho extra;

- argolas dos guardanapos: tornaram as mesas mais bonitas e personalizadas, uma vez que não tivemos ementas individuais.


Todas as outras manualidades foram apenas miminhos para os convidados que se não estivessem presentes no dia ninguém daria conta e eu também não ficaria triste por não as ter.

62 respostas

  • Mariana
    Destacada Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar

    Olá Vânia, excelente debate!! Obrigada pela partilha!

    2 coisas que tenho em mentes mesmo não fazer desde sempre é as lágrimas de alegria e as varinhas.

    • Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2020 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Quem nos deu o contacto foi até uma funcionária da Olmar - a própria papelaria trabalha com eles em trabalhos mais rebuscados - por isso nunca duvidei da qualidade. Além disso ficam mesmo pertinho de casa por isso posso ir lá reunir com eles 😍😘

    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Vou dar uma olhadela. tenho um chinês lá ao pé de mim que é super grande ahah

    • Responder
  • Vânia
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Mas é algo que encontras com facilidade nos chineses ou lojas do género.
    • Responder
  • Vânia
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Querida Raquel, obrigada 🥰 é bom saber que inspiramos outras noivinhas ❤️
    Os leques são fáceis de fazer, no meu caso usei o meu monografia, mandei imprimir em papel mais grosso, acho que este era de 220gr e depois foi só cortar, colar o pau e colar o leque a toda a volta. Depois com cola quente coloquei o laço.
    O saco do kit do carro comprei no AliExpress 😉😘
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Ahah então já não vou a tempo. Opah acho que vai sem saquinho ahah Smiley xd

    • Responder
  • Vânia
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Diana, obrigada 🥰
    Os saquinhos comprei no AliExpress e depois adaptei o papel ao tamanho do saco 😉😘
    • Responder
  • Diana
    Noiva VIP Novembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar

    Estava tudo tão giro!!

    onde arranjaste os saquinhos de plástico para as orações das solteiras??

    estou para imprimir as minhas e não sei se as hei-de embrulhar

    • Responder
  • Jessica
    Noiva Experiente Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    Foi muito bom ver as manualidades e saber o feedback também estou a pensar em fazer algumas manualidades. Assim tenho uma melhor noção do que vale a pena. 😘
    • Responder
  • Raquel
    Destacada Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ufaaa que trabalheira Vânia!!! Que corajosa!


    Adorei os teus leques! São super fofinhos! Será que me podes dar umas luzes de como os fizeste? Eu também os quero ter à porta da igreja porque caso em pleno Agosto e penso que darão jeito!
    O kit do carro já está nas minhas inspirações desde o mês passado! Adorei! Onde compraste os sacos para eles?
    Beijinhos
    • Responder
  • Vânia
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu acho que ficas em muito boas mãos, eu adorei trabalhar com eles e olha que teve que ser tudo a distância e até nas alterações de última hora não tive qualquer problema. Ainda fiz com eles o meu livro de honra... ficou super giro 😍
    o nosso dia perfeito: as manualidade 15

    • Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2020 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Acho que é mesmo isso Vânia 😍

    Ah, ok! Embora ainda não tenhamos tomado essa decisão a 100%, já tenho o orçamento deles para as coisas em MDF e possivelmente também serão eles a fazer 😘

    • Responder
  • Vânia
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Telma, obrigada!! 🥰
    Quando se faz com carinho tudo fica bonito 😉
    Os vinis mandei fazer na Mensagem Veloz em São Roque. Já foi com eles que tratamos dos convites, ementa e placar de boas vindas da quinta. Eles são fornecedores aqui 😉😘
    • Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2020 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar

    Olá Vânia 😍

    Óptimo debate com óptimas dicas para quem ainda está a fazer as manualidades! Mas deixa-me que te diga que todas as tuas manualidades estavam fantásticas! Tão fofinhas !

    E já agora, podes/queres partilhar onde mandaste fazer/como fizeste o vinil para os carros? Tínhamos ideia de fazer isso mas tenho receio que danifique os carros 😘

    • Responder
  • Vânia
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Sandrina, de facto nenhuma delas é imprescindível mas acabámos por fazer para abrilhantar ainda mais o nosso dia. Claro que há casamentos diferentes e noivas que não as fazem, mas independente disso todas nós temos um dia que é a nossa cara e isso é que é importante 🥰😘
    • Responder
  • Vânia
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É mesmo Alexandra, a mim também me deu jeito ver as opiniões das recém casada antes de me aventurar nas minhas 😉😘
    • Responder

Responda a este debate

×

Artigos relacionados