Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Sofia
Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)

O meu verdadeiro casamento low-cost

Sofia, a 15 de Julho de 2014 às 13:19 Publicado em Fórum Casamentos.pt 13 114

Sim, casei-me.
Mas antes, e como qualquer um, procurei o que havia disponível no mercado. Fui a feiras de casamentos, vi lojas de vestidos de noiva, catálogos de convites de casamentos, blogs sobre o assunto...
Gostei de algumas coisas e acabei por tirar algumas ideias, mas achei tudo demasiado caro. Mesmo os que se diziam low-cost acabavam por ser tudo menos isso. Não tinha 5000€ para um suposto casamento barato e não o iria pagar com dinheiro que não tenho.

Decidi criar o meu verdadeiro casamento low-cost!
Espero que a minha experiência vos seja útil Smiley smile

1- Não use a palavra C - Todos os blogs e sites de casamento referem isto, e é verdade. Não diga que está a planear o seu casamento, principalmente junto de profissionais do ramo. As coisas ficam 3 ou 4 vezes mais caras do que seriam inicialmente. Diga que é um evento ou uma festa, não tem de se justificar mais do que isto.

2 - Respeite o seu budget - Não gaste dinheiro que não tem. Mesmo que saiba que as prendas de casamento vão provavelmente pagar o casamento, não pode basear as suas decisões nisso.
Existem sites que o podem ajudar a controlar os gastos, entre eles o casamentos.pt. Tem ferramentas muito úteis que pode usar gratuitamente, como o gestor de convidados, site do casamento, gestor de orçamento e uma grande lista de fornecedores do ramo.
Ter um casamento verdadeiramente low-cost vai implicar que lhe dedique muito do seu tempo. Tempo é dinheiro, literalmente!

3 - Convide quem quer ser convidado - Só vai ajudar no ambiente do seu casamento e no seu budget, se convidar apenas quem gosta de si e quer efectivamente ir ao seu casamento. Os que não pode ou não quer convidar, diga-lhes que o budget era muito apertado e que convidaram apenas a família mais próxima (mesmo que não seja verdade). Mesmo os que convidar cerca de 20% vai recusar.

4 - Escolha um tema e comece a partir daí - Até acertar o tema, tudo vai parecer mais difícil. Depois de acertar as cores que quer e o tipo de casamento que vai ter, o resto vai parecer mais simples, porque já tem uma base de trabalho. Se o seu tema é a praia, vá descalça, sempre poupa nos sapatos. Se é o campo faça uma decoração mais rústica, com caixas de fruta e flores em vaso...
É a boa utilização do tema que escolher que a vai fazer poupar dinheiro.

5 - Nem tudo o que podem ser vocês a fazer é mais barato - Não pense que se for o casal a fazer, sairá mais barato. É MENTIRA! Entre o material que vai ter de comprar e o trabalho que lhe vai dar, há coisas que compensa muito mais comprar feito. As lembranças são um óptimo exemplo disso. Comprei as minhas noaliexpress, pode comprar directamente à fabrica e em grandes quantidades. As minhas saíram a 1,20€ por lembrança, já com a embalagem feita.
Lembre-se que tudo o que comprar e que venha de países fora da UE, pode demorar uns meses a chegar e vai ter de pagar imposto na alfandega (antes de comprar acrescente sempre mais 23% ao valor inicial).

6 - Utilize espaços que ainda mais ninguém se lembrou - Se quer um casamento low-cost vai ter de arriscar. Arriscar nas ideias e no espaço. Pense fora da caixa! Onde é que poderia fazer a sua festa? Num moinho de vento, num armazém, numa fábrica desactivada, numa quinta agrícola, numa casa com piscina...
Agora estará a pensar..."ok, mas como posso contactar os proprietários?"
Hoje em dia existem sites de aluguer de casas ou quartos pelos proprietários, exemplo disso é a airbnb ou a homeaway , e estas são só as mais conhecidas. Peça para ir ver o espaço e saber as condições que tem, o mobiliário que poderá utilizar, etc.

7 - Na periferia é mais barato - Não é novidade para ninguém, mas o que é facto, é que ao contratar empresas de catering, som, etc de cidades mais pequenas estará a pagar menos pelo mesmo serviço, e a contribuir para o crescimento local. Se é de Lisboa experimente, por exemplo, usar nas suas pesquisas de fornecedores locais como, Santarém, Coruche, Torres Vedras, etc

8 - Fotografo amador? - E porque não? Neste momento há amadores que tiram melhores fotografias que muitos profissionais. Outra dica é a de contratar um aluno de arte e multimédia ou mesmo de fotografia. Usualmente têm boas máquinas e querem experiência para o curriculum.
Se não quer gastar dinheiro em fotografia, não o faça! Peça aos convidados para tirarem fotos Smiley smile e depois partilhe-as gratuitamente por todos os convidados na dropbox, ou na meocloud.

9 - Vestidos low-cost - Existem lojas com vestidos de noiva baratos (500€ ou 600€ é um vestido de noiva barato). Nessas mesmas lojas existem vestidos de cerimónia que podem custar 200€ ou 300€ - (Wedding Clinic).
Se mesmo assim não está convencida ou não encontrou nada que tenha gostado, faça como eu, e compre o vestido on-line e feito à medida, na JJ's House. Tem de tudo um pouco, e a preços formidáveis. Lembre-se que são vestidos feitos na China e que vão demorar a chegar, para além de ter de pagar alfandega (23% do valor inicial).

10 - Partilhe o peso do planeamento - No dia do seu casamento não vai poder estar em cima da empresa de catering ou do rapaz do som. O ideal é que nem se lembre que eles lá estão. Delegue responsabilidades por 2 ou 3 pessoas em quem confia, padrinhos, pais ou amigos. Nós tivemos a sorte de ter uma madrinha de casamento fantástica Smiley winking

Lounge area

O nosso casamento custou cerca de 3000€, já com vestidos, cabelos, espaço, catering, som, fotografia, lembranças, decoração, etc

Conseguimos porque é possível!

Gostaram? Mais ideias no Caixote de Tralha!

114 respostas

Última atividade por Mariana Duarte, a 15 de Março de 2024 às 16:36
  • Mariana Duarte
    Super Noiva Julho 2024 Sintra
    Mariana Duarte ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Efetivamente o casamente, hoje em dia, é um grande negócio para a maior parte das empresas. Soube de um caso recente que aconteceu noutro país, de uma noiva que não se identificou como noiva e cobraram x em vez de y. Mais tarde, descobriram e penso que a processaram????

    Mas 3000€ era um sonho de budget para o casamente, infelizmente vai bem longe desse valor Smiley cry

    • Responder
  • T
    Noiva VIP Agosto 2021 Cascais
    Tárcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia,
    Belo exemplo, gosto das ideias partilhadas, obrigada ☺️
    • Responder
  • A
    Alenquer
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá boatarde, pode dizer onde foi, queria encontrar um espaço mas só de aluguer de espaço o minimo que me tem pedido é 4500 euris. Aguardo a sua ajuda
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Outubro 2023 Sesimbra
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É possível dizer-me qual o espaço que escolheu? Gostaria de falar um pouco consigo, se possível...!! Obrigada
    • Responder
  • Carolina
    Noiva Novata Outubro 2023 Sesimbra
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Quero conseguir esse feito!!! Temos um orçamento mínimo e já não sei mais onde procurar...! Mas vou seguir estas dicas e pode ser que ajude
    Obrigada! Smiley smile
    • Responder
  • Neuza
    Noiva Constante Fevereiro 2020 Lisboa (Concelho)
    Neuza ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde, onde fez o casamento?

    • Responder
  • A
    Noiva Novata Abril 2020 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa! Também queria dentro de Lisboa. Onde fez?? Obrigada
    • Responder
  • C
    Noiva Novata Outubro 2018 England - London
    Camilia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostaria de sugestoes de lugares/quintas perto de cascais/ carcavelos onde seja possivel fazer um "C" EVENTO de baixo custo? Ficarei super agradecida por qualquer ajuda

    • Responder
  • Tania
    Noiva Curiosa Agosto 2019 Gondomar
    Tania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite o meu tb vai sair a esse preço. reduzi a lista 45 pessoas 8 delas sao criancas dos 2 anos aos 10.. Omeu vestido era da minha irma e dele consegui fazer o que eu queria e o arranjo fica por 250 euros... tenho uma amiga que tem jeito pr trabalhos manuais e ofereceu-me as lembranças pr as mulheres homens e crianças. vai fazer os convites marcadores de mesa e o placar a custo 0... fotografias 300 euros sem video o meu grande problema e que me deixa realmente em bx e que o casamento esta marcado as coisas em andamento so n consigo arranjar sitio pr o copo de agua pq e pouca gente 😢😢😢😢e isso e mm frustante no mínimo 50 a 60 pessoas
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Principiante Setembro 2020 Lisboa (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa tarde

    Possl falar consigo em privado orcamento tb reduzido pode ajudar coomo organizou aa suas coisas?
    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa partilha kk com certeza casamento low-cost é sempre algo que muitos se debatem assim como eu kkk

    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Agosto 2018 Palmela
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que cada casal tem que achar o ideal, e fazer o casamento dentro do seu orçamento.

    Nós cortamos coisas que não queriamos e conseguimos um bom orçamento, para o nosso ideal,nem sempre o mais barato é melhor ou pior, nem sempre o mais caro é melhor ou pior.

    É preciso é definir objectivos.

    • Responder
  • D.g.
    Super Noiva Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    D.g. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Só pela palavra casamento aumenta. O meu orçamento inicial vai ser agora todo só para espaço e comida 8500 e tentei negociar para baixo mas no centro de Lisboa não é possível...

    Flores de papel saio muito mais baratas...
    Tudo exceto o meu ramo vai ser em papel ou com partituras recicladas..

    Sapatos comprei agora na nova coleção da seaside. 20 euros mas estavam em promoção sairam a 14.

    Lembranças ali express.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Novata Julho 2018 Cascais
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá. Gostaria de falar consigo em particular para obter algumas dicas. Será possível?

    Obrigada

    Raquel

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Novata Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite
    Estou como o Bruno!... 😲 3 000EUR?...
    Preciso de dicas cincretas sobre espaço / decoração / catering.....
    Será que podia falar consigo en privado?...
    Obrigada!
    Raquel
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Agosto 2018 Cascais
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite 😁
    Como gastou só 3000€?
    Tem um e-mail a me possa dar para fazer algumas perguntas?
    obrigado ☺️
    • Responder
  • Sunshine
    Noiva Novata Março 2018 Sintra
    Sunshine ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá poderia dar me ideias de espaços e catering na zona de Sintra se conhecer..obrigado 😊
    • Responder
  • Anaisabel
    Noiva Principiante Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    Anaisabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Sofia 😊
    Pode dizer me quantas pessoas eram e quem fez o catering do seu casamento? Grata
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Maio 2019 Almada
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    OBRIGADA!!! Estamos exactamente na mesma situação, são dicas incríveis preciosas!!!Smiley love

    • Responder
  • Solange
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Solange ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito obrigada pela ajuda, gostei imenso

    • Responder
  • M
    Noiva Novata Agosto 2018 Mafra
    Maura ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Procuro quintas para casamento a preço acessível está difícil gostaria de poder gastar 3500 no máximo para o meu casamento
    • Responder
  • Vania
    Noiva Novata Junho 2025 Montijo
    Vania ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde,

    Gostaria de saber onde se casou e alguns detalhes da organização e por exemplo quantos convidados..

    Cumprimentos

    • Responder
  • E
    Loures
    Euridice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sofia, tenho o nome do cateringo mas falta o do espaço onde foi a festa


    • Responder
  • E
    Loures
    Euridice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Sofia, podes dar-me mais pormenores sobre espaços, catering, vestidos, tudo....

    • Responder
  • E
    Loures
    Euridice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Teresa, gostei! Podem dizer-me o local ou o contacto da dona do espaço? O casamento é para o próximo ano no Algarve e começamos a planear agora. Não sou eu quem vai casar, mas estou a ajudar os noivos na organização.


    • Responder
  • Teresa
    Noiva Novata Agosto 2017 Alcochete
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sofia, adorei!!! Obrigada .... Acabamos dr falar com a dona do espaço.... Nunca ninguém fez lá o casamento e é fantástica!!!!
    Foi lá que pedi a minha noiva em casamento (6.08.2016) e é lá nesse mesmo local que pretendemos casar...e não é que aceitaram mesmo!!????
    Vai ser para o ano....começamos HOJE a preparar....... Foi bom ler as suas palavras... Obrigada pela dedicação!!! Smiley winking
    • Responder
  • A
    Noiva Principiante Dezembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Alessandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Gostava de saber qual foi o local escolhido?

    • Responder
  • Sofia
    Noiva Ativa Junho 2014 Lisboa (Concelho)
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    55

    • Responder
  • Kaira
    Noiva Curiosa Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Kaira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau!!!Casaram por 3000 €?!...Onde casaram??Estou a procura de um lugar barato para nos casarmos e confesso que está a ser difícil.
    • Responder
  • Letícia
    Noiva Curiosa Julho 2016 Lisboa (Concelho)
    Letícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Tânia!Podes contar-me a tua experiência? O meu orçamento é exatamente o mesmo, nem mAis um cêntimo, mas não encontro como... Os lugares são caros, as ementas caras, a juntar decoração que eu possa fazer, mas que mesmo assim requer custo de materiais... Não está a ser fácil para mim. As tuas dicas podiam ser-me muito úteis. Contas-me a tua experiência? Muito obrigada!!!
    • Responder
  • A
    Super Noiva Junho 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Na descrição falta um pormenor extremamente importante. Quantos convidados tiveram?

    • Responder
  • J
    Noiva Master Agosto 2017 Leiria (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    O meu casamento custará bem mais que 3000

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração