Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lils
Noiva Master Maio 2017 Abrantes

o meu casamento - o que mudaria? o que faria igual?

Lils, a 9 de Março de 2018 às 23:30

Publicado em Fórum Recém-casad@s 104

Olá, Apesar de andar bem mais ausente da comunidade, e após ter visto alguns debates acerca do assunto, acho que faz todo o sentido juntar-me ao movimento "Confissões de uma casada" e falar um pouco acerca do que mudaria e do que faria igual relativamente ao meu grande dia. Primeiro ponto a ter em...

Olá,

Apesar de andar bem mais ausente da comunidade, e após ter visto alguns debates acerca do assunto, acho que faz todo o sentido juntar-me ao movimento "Confissões de uma casada" e falar um pouco acerca do que mudaria e do que faria igual relativamente ao meu grande dia.

Primeiro ponto a ter em conta: Casei a 6 de maio de 2017, portanto há mais de 10 meses. A esta altura já tive oportunidade de fazer um balanço e perceber o que efetivamente correu bem e o que correu menos bem, o que valeu muito a pena e que pormenores não fizeram falta nenhuma. Naqueles dias após o casamento estava tão nas nuvens que tudo parecia excelente!! Mas o tempo já permite ter um discernimento totalmente diferente, e a verdade é que eu gostaria de ter tido este tipo de feedback quando estava a preparar o meu casamento, portanto aqui fica o meu testemunho!!

O que mudaria?

1. Confiar que o padre sabe o que faz

Eheheh, eu sei que isto dito assim é polémico Smiley smile O padre pode saber o que faz, mas parece que não saber que nós não temos obrigação de saber tudo o que ele sabe. Concretizo: posso agradecer o facto de ter sido possível casar a 6 de maio de 2017 ao casamentos.pt, e não ao padre que tratou do nosso processo. O mesmo não pode dizer o casal de emigrantes que casaria no mesmo dia que eu, na mesma igreja que eu, mas que não casou porque o padre se esqueceu de referir que era preciso abrir o processo civil e religioso antes do casamento. É verdade, isto aconteceu. À semelhança de muitos de vós, em agosto de 2016 fomos falar com o padre para saber a disponibilidade de data e para agendarmos o casamento para o nosso grande dia. A data ficou marcada e ele disse-nos que tínhamos de abrir o processo na conservatória civil em fevereiro de 2017, que teríamos de fazer um CPM, em qualquer paróquia, até um mês antes do casamento, e que após o CPM estar feito, bastaria entregar-lhe o certificado. Nunca falou em abrir processo religioso, porque disse que não nos preocupássemos com nada, pois ele trataria de tudo. Não fosse eu a insistir que achava que tinha de ir buscar documentos à minha paróquia - pois casámos na paróquia do Filipe e não na minha -, ele nunca se teria lembrado de nos dizer que seria necessário abrir o processo religioso. E para abrir o processo religioso foi preciso falar e insistir com ele umas 3 vezes. Depois de termos aberto o processo, de termos respondido aos questionários necessários e etc, ele disse que não era necessário mais nada, e eu confiei (estúpida!). Uma semana antes do meu casamento, ligou à mãe do Filipe a informar que não sabia se nos podia casar, porque nós não tínhamos entregue a documentação referente aos padrinhos, da qual, adivinhem, nunca tinha ouvido falar da boca dele. Segundo ele, ainda tinha de seguir tudo para a sede da diocese, e uma semana podia ser curto... Além disso estava chocado por nenhum de nós se ter dirigido a ele para agendarmos as confissões pré-casamento. A minha rica sogra teve o discernimento de não me ter deixado falar com o padre ao telefone, porque eu acho que o tinha desancado naquele momento!! Felizmente resolveu-se tudo, mas podia não ter resolvido... Os outros pobres coitados que já tinham pago tudo e que já tinham vindo da Suíça há com duas semanas de antecedência acabaram por não casar... Na dúvida, se acharem que os vossos padres estão muito descontraídos, vão vendo com eles se não se estão a esquecer de nada...

cfb_321272.jpg

2. Apostar em pormenores que não faziam falta

Os dois pormenores principais que acho que não faziam falta no meu casamento e que me fizeram queimar tempo e paciência com idealização e resolução de problemas foram as lembranças e o livro de honra. Sempre pensei que as lembranças seriam importantes, principalmente por causa dos mais idosos, que achei que iriam gostar de levar uma lembrança para casa, e apercebi-me que as pessoas não valorizaram assim tanto quanto eu imaginava. O livro de honra também me deu trabalho porque quis idealizar algo diferente do habitual, e, apesar de andar atrás das pessoas para assinarem o livro, acabei o dia com 6 assinaturas. Acresça-se a isto o facto de termos mandado fazer um álbum com as fotos da nossa sessão de namoro para servir de livro de honra, e, com 6 assinaturas, parece que temos só um álbum fotográfico estragado porque 6 pessoas decidiram escrever lá. Se fosse agora, não gastaria dinheiro nem tempo nisso!

cfb_365522.jpg

3. Pensar primeiro no meu trabalho e só depois no meu casamento

Quando o Filipe me pediu em casamento, em julho de 2016, estava na empresa onde trabalho há uma semana. Como decidimos marcar o casamento para maio de 2017, andei em stress porque o casamento calharia na época alta da minha profissão, e então abdiquei de juntar férias à licença de casamento, pormenor que era necessário para termos a nossa lua-de-mel de sonho, sem termos de abdicar de uns dias anteriores ao casamento para ultimar os pormenores. Fui parva, porque, apesar de termos adorado a nossa lua-de-mel, poderia efetivamente ter feito algo diferente se não tivesse pensado nos outros primeiro. Pormenor importante para quem esteja a passar por algo semelhante: falem com o patrão, mas tentem, pelo menos, fazer como vos apetecer. Não pensem que ficam mais bem-vistos por fazerem isto ou aquilo: no final, ninguém nos agradece por nada. O não está garantido, e se der para fazer como gostaríamos de fazer, melhor ainda...!!

4. Optar por não delegar algumas coisas

Não posso dizer que fui a típica noiva controladora, sobrecarregada com tudo o que eram pormenorzinhos e etc, até porque o Filipe foi um noivo super ativo, o que facilitou imenso a minha vida ao longo de todos os preparativos. Mas acho que havia pormenores que podia ter delegado a 100% noutras pessoas e que não deleguei. Apesar de no grande dia não me ter sentido sobrecarregada, porque tive a presença de espírito de delegar tudinho nesse dia, houve coisas em que acabei por meter o bedelho que eram dispensáveis, como a mesa de comida para os convidados do Filipe na casa dele, a decoração por lá, que quis que fosse "igual" à da quinta, a preparação das pétalas e do arroz para a igreja, a decoração da igreja, etc. Estes pormenores fizeram com que a última semana de preparativos tenha sido intensa e pesada. Tenho plena noção de que, tendo pessoas no nosso círculo de amigos que são 100% disponíveis - inclusivé algumas tiraram férias na semana antes do casamento para ajudar!! -, poderia ter mostrado imagens do que queria, ter optado por ficar mais "à distância" nesse tipo de preparativos e ter dado mais espaço às pessoas de "brilharem" nesses pormenores e ter aproveitado para descansar mais e preparar-me mais para brilhar eu no grande dia. E ainda no seguimento deste ponto...

cfb_295648.jpg

5. ... Passar a noite da véspera em claro

Eu tenho noção que muito disto foi culpa do nervosismo, mas acho que o excitex do dia anterior não ajudou: estive até à 1h da manhã a decorar a igreja - coisa que poderia ter delegado às amigas e que, mostrando fotos, elas iam conseguir cumprir na boa -, e, quando cheguei à cama, ainda estava feliz por ter noção que a igreja tinha ficado como eu tinha idealizado. Agora acho que teria sido importante planear tudo para deixar aquela noite de véspera livre de acontecimentos, para poder descansar verdadeiramente. Portanto, se fosse hoje, delegava a preparação da igreja por completo às minhas amigas que me ajudaram... Decerto teria ficado tudo bem na mesma, e eu teria descansado um pouco mais...

cfb_353308.jpg

O que faria igual?

1. Aproveitar um mês de noivado antes de iniciar os preparativos

Sem dúvida que o facto de termos tido aquele mês inicial de noivado para aproveitarmos a excitação, contarmos às pessoas mais próximas e irmos pensando bem como queríamos fazer as coisas foi fundamental para que os preparativos tivessem decorrido de forma calma e sem grandes percalços. Sem dúvida nenhuma é algo que recomendo a toda a gente!!

2. Inscrever-me no casamentos.pt

Esta acho que vocês devem perceber porquê Smiley smile Desde pesquisa de fornecedores, inspirações, situações vividas por outras noivas, debates acerca de diferentes tópicos, esclarecimento de dúvidas, nesta comunidade estamos em aprendizagem constante!! Não tenho dúvidas que o facto de ter sido ativa por aqui ao longo dos preparativos me deu muitas vantagens no que diz respeito ao meu casamento! Aliás, quando sei de alguém que vai casar, aconselho logo que venham conhecer esta comunidade!

3. Guardar uma boa parte do orçamento para fotografia, vídeo e animação de qualidade

Inicialmente eu não estava com muita vontade de gastar um balúrdio em fotos e vídeo, e estava até a ponderar abdicar do vídeo para poder gastar mais dinheiro no fotógrafo, mas o Filipe dissuadiu-me, demonstrando-me que, efetivamente, fotografia e vídeo são o que fica daquilo que se vive no grande dia. Agora não poderia concordar mais com ele, e fico feliz por termos decidido poupar noutros itens (dispensar carro dos noivos, poupar um pouco mais na lua-de-mel, dispensar sapatos de noiva e lingerie tradicionais, etc) para podermos gastar mais dinheiro nesta parte. Outra parte na qual investimos foi na animação (grupo de música ao vivo + cabine de photobooth), e ainda bem que o fizemos, já que a grande maioria dos nossos convidados ainda hoje fala no quão memorável foi o nosso casamento, muito à custa de toda a animação existente.

cfb_321374.jpg

4. Esquecer as convenções sociais e casar de sapatos rasos

Não uso saltos altos no dia-a-dia, e em festas muito menos, já que o Filipe é pouco mais alto que eu, e que detesto sentir-me mais alta que ele. Como tal, nunca me passou pela cabeça usar outra coisa que não fosse sapatos rasos no dia do meu casamento. No entanto, cometi a imprudência de falar neste pormenor a diferentes pessoas antes do grande dia, e, com excepção da minha mãe, da minha irmã e do Filipe, todas as pessoas me torceram o nariz à ideia. Diziam que não ia ficar nada bem, que nada substitui a elegância de um salto alto, blablabla. No entanto mantive-me fiel à minha cena e casei de sabrinas. Os fotógrafos diziam que nunca tinham visto uma noiva tão saltitante, e eu acredito que em grande parte fosse por, na maioria das vezes, as noivas estarem a sofrer por causa dos pés...!

cfb_298332.jpg

Neste ponto, acho importante alargar um pouco o âmbito e considerar "esquecer convenções sociais". O casamento é algo tão pessoal que não nos devemos sentir limitados pelo que fica bem, pelo que parece mal, pelo que pensamos que os outros vão achar bem ou mal... O casamento é nosso, e deve ser feito segundo as nossas regras, os nossos gostos e as nossas convicções!

5. Iniciar a licença de casamento uns dias antes, para poder tratar dos últimos preparativos

Sem qualquer dúvida que ter uma semana para ultimar os pormenores finais fez toda a diferença. No nosso caso, que casámos na terra do Filipe e longe da nossa casa e dos nossos trabalhos, teria sido muito mais complicado termos chegado na véspera ou dois dias antes do casamento, pois há muitos pormenores pequeninos que só se consegue mesmo tratar naquela altura... Mais vale contar logo com uns dias de preparativos finais para se conseguir fazer tudo com cabeça, tronco e membros e reduzir ao máximo as hipóteses de alguma coisa dar para o torto.

6. Comer!

Eu consegui comer!! Smiley laugh Defini logo de início com os fotógrafos que, ao chegar à quinta, queria 15 minutos para comer qualquer coisa e só depois iniciar fotos com os convidados. Também defini que, durante o almoço, não queria que nos chateassem. Foi o melhor que fizemos!! Desta forma, comemos aperitivos, almoçámos tranquilamente, pelo que podemos dizer que comemos, sim!! A única coisa que não aproveitámos como queríamos foi o buffet, mas como trouxemos as sobras para casa, pudemos provar várias coisas x)

7. Divertir-me e aproveitar o dia ao máximo

Se me perguntarem qual foi o melhor casamento a que fui, respondo sem qualquer modéstia: foi o meu!! Além do óbvio, a verdade é que me diverti à grande e aproveitei cada segundo. Não me preocupei demasiado com o bem-estar dos convidados no próprio dia, pois já me tinha preocupado em garantir tudo para que estivessem bem nos dias anteriores. Não me preocupei com os problemas que surgiram no próprio dia, pois deleguei tudo nas pessoas mais próximas de nós, para que não tivesse preocupações - e, verdade seja dita, não decorreram problemas de maior, portanto também não houve grande coisa para lidar. O que é facto é que, depois de andarmos meses, e no caso de algumas pessoas, anos, a preparar um evento desta envergadura, o melhor mesmo é que gozemos o dia até não podermos mais, até para sentirmos que valeu a pena cada segundo!!

cfb_321378.jpg

Bons preparativos para todos!! Aproveitem bem, que passa rápido!

Beijinhos

104 respostas

  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Rosana ☺ bons preparativos!
    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Setembro 2017 Lisboa (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Lils gostei muito desta tua publicação muito util! Puseste-me a reflectir sobre coisas que mudaria e não no meu casamento. E concordo plenamente ctg quando tentaria no dia anterior descansar mais sem duvida! Algo que não me arrependo foi de ter feito "lembranças que não eram lembranças" eram raspadinhas de verdade que toda a gente adorou e não ter feito livro de honra mas sim Polaroid guest book (tb podia ter descambado, mas correu melhor do que imaginava)! Todos os fornecedores foram 5* e voltaria a contratar todos à excepção de uma pessoa (que por acaso até referi num post teu) que apesar do desempenho ser tal como queria esteve muito pouco envolvida no dia "cortando" um pouco o clima da preparação da Noiva.
    Outra coisa que assino por baixo da tua publicação é "esquecer as convenções" fizes te muito bem e estavas linda de sabrinas. As coisas que mais gostei de ouvir no meu dia foram " está tudo lindo é a vossa cara" ou "o vestido foi feito para ti" "só podia ser ideia tua"! Num dia tão importante como o do casamento temos que ser nós mesmo e não personagens. Beijinhos
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Constante Setembro 2018 Santo Tirso
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá falaste de duas coisas que cheguei a conclusão de não ter no meu casamento por ter visto correr mal em outros, as lembranças e o livro de honra. Não vou ter esse livro e as lembranças como a quinta não deixa os fotógrafos venderem as fotos vou oferecer a foto connosco. Mesmo os convites há gente que nem os abre.
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nanana, lindas fotos graças a mim, que fui eu quem descobriu os nossos fotógrafos!! Lindos vídeos graças ao Filipe, isso sim 😂
    Concordo! Nada como aprender a partir das experiências das outras pessoas... Permite-nos replicar o que corre bem e evitar o que corre mal, o que poderíamos querer mais? ☺
    E fazes tu muito bem, pois inspiras muita gente ao partilhar as tuas dicas e ideias 😉
    Bons preparativos!
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Daniela, fico sem jeito 😊 beijinhos e bons preparativos!! 😘
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina ❤ também o adoro, mas sou suspeita 😂 a vida de casada vai de vento em popa, e tem passado a voar, ainda mais rápido que os preparativos!! Não tarda já passou um ano, nem queremos acreditar!!!
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu ia dizer isso mesmo, Ana: para criticar as pessoas estão sempre prontas, e somos sempre presos por ter cão e por não ter... Mais vale pensarem bem se vos faz sentido e se para vós é indispensável oferecer as lembranças ou não, e não pensem tanto no que os convidados vão achar... Porque vai sempre haver quem ache mal e quem ache bem, seja qual for a vossa decisão... Aquilo que vocês acharem que é o melhor é que deve prevalecer ☺ bons preparativos!!
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olha, sapatos rasos é a melhor coisa!! Um conforto que não há comparação 😀 eu ainda troquei de sapatos porque tinha uns ténis lindos para usar e quis muito usa-los naquele dia, mas nem era preciso 😂 fizeste uma excelente escolha!! 😀 Bons preparativos!!
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade Janice, e muitas das vezes a pessoa nem sequer se apercebe! Mas acredito que, se alguém falar nisso, ficamos mais despertas e capazes de não cometer os mesmos erros ou imprudências que as outras pessoas, daí deixar o meu testemunho para vós ☺ Bons preparativos!! Beijinhos 😘
    • Responder
  • L
    Super Noiva Agosto 2020 Braga (Concelho)
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito bom este debate!! Obrigada pela dicas e pela tua partilha! Beijinhos
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Smiley heart Obrigada Lils!! BeijinhosSmiley heart

    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acredita, fazer aquela refeição na companhia do meu marido e dos nossos pais sem "pressões" externas foi excelente! Acabou por ser um momento de "descanso" e de reposição de energias num dia tão cheio, portanto foi mesmo importante termos decidido fazer este pedido. Depois da refeição fomos de todos: dos fotógrafos, dos animadores, dos convidados, um do outro... Mas durante a refeição, precisávamos mesmo de descansar e aproveitar o momento para nos alimentarmos! 😂
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora essa S & P, até fico sem jeito 😂 fiz este debate mesmo com o intuito de ser útil, portanto fico feliz por ajudar ❤ bons preparativos!! 😘
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Liliana. Pois, sendo que não és novata no assunto, terás ainda melhor noção da realidade ☺ bons preparativos! 😘
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora essa Aninhaz 😉😘
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem!! É que há muita gente, como eu, que os adora fazer!! 😂 😘
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Andreia, acredita: comer faz muita diferença!! Sem comermos, por muito que queiramos, não temos a energia necessária para aproveitar ao máximo! Além disso, se pagamos um balurdio, que lógica tem não aproveitarmos? 😂 E sim, delega o quanto puderes. Não compensa teres tudo em cima de ti e andares de rastos naqueles últimos preparativos...!!! Escolhendo pessoas da tua confiança, decerto que será uma boa opção 😉
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora essa Sara 😉 obrigada eu pelo comentário!
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Filipa! Sim, o photobooth já serve bem de lembrança 😉 e sim, andar em cima do padre, o mais possível! Se fosse agora fá-lo-ia ainda mais!!
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda bem que ajuda, Mafalda ❤ obrigada pelo comentário! 😘
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada eu pelo teu comentário, Gisela 😘
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada eu, Bens ❤ retém mesmo, principalmente a parte de aproveitarem ao máximo o vosso grande dia! Só se vive uma vez, e vale tanto a pena...!! 😍😘
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ohhh que lindo, gostei muito de ler minha querida Smiley heart

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Excelentes dicas, algumas tenho bem presentes na minha cabeça! E lindas fotografias, graças ao Filipe, ahah Smiley laugh

    Estas confissões das recém casadas são super importantes.

    Enquanto não pertenço a essa clube, sempre que posso, crio debates com determinadas dicas Smiley smile

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Constante Setembro 2018 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigado por teres criado este debate! Achei tudo muito útil. Foste uma noiva mesmo bonita! 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que lindas confissões Lils, obrigada pela partilha. Com certeza são ótimas dicas para todas nós que ainda andamos ansiosas com a preparação e a desejar que chegue o nosso dia.

    Acho que já te tinha dito. Mas adoro o teu vestido Smiley smile E essa vida de casada?

    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Outubro 2018 Ourém
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A D O R E I tudo o que escreves te 💜 já tinha algumas decisões mais que tomadas mas depois de ler tive mesmo certezas que não ia mudar de ideias
    Sobre as lembranças anda mos a matar a cabeça com isso. Tens razão no que disses te mas existem pessoas que ligam a tudo e se for preciso criticam.. mas também sei que criticam seja pelo que for
    Muito obrigada pelas dicas
    😘😘😘
    • Responder
  • Ana M.
    Super Noiva Outubro 2018 Maia
    Ana M. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha Smiley smile ainda nao me casei (e ainda falta algum tempo) mas em algumas coisas identifico-me muito contigo, principalmente no que toca à escolha dos sapatos (tambem vou de sapatilhas ou de sabrinas -ainda nao encontrei "os" sapatos) e ter-me inscrito nesta comunidade fantastica..
    • Responder
  • Janice
    Super Noiva Julho 2024 Angola
    Janice ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pela partilha. Gostei muito de ler tudo o que escreveste. São coisas que muitas vezes passam desapercebidas em meio à correria, ansiedade... e parabéns por tudo ter corrido a vossa maneira.
    • Responder
  • Ivânia
    Noiva Experiente Maio 2018 Vila Nova de Famalicão
    Ivânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem....quanto mais lia mais queria ler 😊 obrigada mesmo pelas dicas, vou ter em conta coisas muito importantes que aqui disseste 😊 uma delas o facto dos fotógrafos não nos chatearem ao comer😛 beijinho 😘
    • Responder
  • S & P
    Noiva VIP Outubro 2018 Lisboa (Concelho)
    S & P ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já estava com saudades de ler os teus debates e comentários 😊 Muito obrigada por este debate. É uma grande ajuda e adoro saber cada pormenor do teu casamento 😘
    • Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Lils!❤️
    Obrigada mesmo pelo debate! ❤️ Concordo em tudo o que dizes... Pois é a segunda vez que organizo o meu casamento, existem 13 anos entre 1 e outro e entre a idade e sonhos que tinha e que tenho agora... Mas a realidade é que sei bem o que quero e o que não quero... E todos os pontos em que tocas me fazem imenso sentido! ❤️ Obrigada mesmo pelo debate!! Beijinhos grandes 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração