Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Lils
Noiva Master Maio 2017 Abrantes

o meu casamento - o que mudaria? o que faria igual?

Lils, a 9 de Março de 2018 às 23:30

Publicado em Fórum Recém-casad@s 104

Olá, Apesar de andar bem mais ausente da comunidade, e após ter visto alguns debates acerca do assunto, acho que faz todo o sentido juntar-me ao movimento "Confissões de uma casada" e falar um pouco acerca do que mudaria e do que faria igual relativamente ao meu grande dia. Primeiro ponto a ter em...

Olá,

Apesar de andar bem mais ausente da comunidade, e após ter visto alguns debates acerca do assunto, acho que faz todo o sentido juntar-me ao movimento "Confissões de uma casada" e falar um pouco acerca do que mudaria e do que faria igual relativamente ao meu grande dia.

Primeiro ponto a ter em conta: Casei a 6 de maio de 2017, portanto há mais de 10 meses. A esta altura já tive oportunidade de fazer um balanço e perceber o que efetivamente correu bem e o que correu menos bem, o que valeu muito a pena e que pormenores não fizeram falta nenhuma. Naqueles dias após o casamento estava tão nas nuvens que tudo parecia excelente!! Mas o tempo já permite ter um discernimento totalmente diferente, e a verdade é que eu gostaria de ter tido este tipo de feedback quando estava a preparar o meu casamento, portanto aqui fica o meu testemunho!!

O que mudaria?

1. Confiar que o padre sabe o que faz

Eheheh, eu sei que isto dito assim é polémico Smiley smile O padre pode saber o que faz, mas parece que não saber que nós não temos obrigação de saber tudo o que ele sabe. Concretizo: posso agradecer o facto de ter sido possível casar a 6 de maio de 2017 ao casamentos.pt, e não ao padre que tratou do nosso processo. O mesmo não pode dizer o casal de emigrantes que casaria no mesmo dia que eu, na mesma igreja que eu, mas que não casou porque o padre se esqueceu de referir que era preciso abrir o processo civil e religioso antes do casamento. É verdade, isto aconteceu. À semelhança de muitos de vós, em agosto de 2016 fomos falar com o padre para saber a disponibilidade de data e para agendarmos o casamento para o nosso grande dia. A data ficou marcada e ele disse-nos que tínhamos de abrir o processo na conservatória civil em fevereiro de 2017, que teríamos de fazer um CPM, em qualquer paróquia, até um mês antes do casamento, e que após o CPM estar feito, bastaria entregar-lhe o certificado. Nunca falou em abrir processo religioso, porque disse que não nos preocupássemos com nada, pois ele trataria de tudo. Não fosse eu a insistir que achava que tinha de ir buscar documentos à minha paróquia - pois casámos na paróquia do Filipe e não na minha -, ele nunca se teria lembrado de nos dizer que seria necessário abrir o processo religioso. E para abrir o processo religioso foi preciso falar e insistir com ele umas 3 vezes. Depois de termos aberto o processo, de termos respondido aos questionários necessários e etc, ele disse que não era necessário mais nada, e eu confiei (estúpida!). Uma semana antes do meu casamento, ligou à mãe do Filipe a informar que não sabia se nos podia casar, porque nós não tínhamos entregue a documentação referente aos padrinhos, da qual, adivinhem, nunca tinha ouvido falar da boca dele. Segundo ele, ainda tinha de seguir tudo para a sede da diocese, e uma semana podia ser curto... Além disso estava chocado por nenhum de nós se ter dirigido a ele para agendarmos as confissões pré-casamento. A minha rica sogra teve o discernimento de não me ter deixado falar com o padre ao telefone, porque eu acho que o tinha desancado naquele momento!! Felizmente resolveu-se tudo, mas podia não ter resolvido... Os outros pobres coitados que já tinham pago tudo e que já tinham vindo da Suíça há com duas semanas de antecedência acabaram por não casar... Na dúvida, se acharem que os vossos padres estão muito descontraídos, vão vendo com eles se não se estão a esquecer de nada...

cfb_321272.jpg

2. Apostar em pormenores que não faziam falta

Os dois pormenores principais que acho que não faziam falta no meu casamento e que me fizeram queimar tempo e paciência com idealização e resolução de problemas foram as lembranças e o livro de honra. Sempre pensei que as lembranças seriam importantes, principalmente por causa dos mais idosos, que achei que iriam gostar de levar uma lembrança para casa, e apercebi-me que as pessoas não valorizaram assim tanto quanto eu imaginava. O livro de honra também me deu trabalho porque quis idealizar algo diferente do habitual, e, apesar de andar atrás das pessoas para assinarem o livro, acabei o dia com 6 assinaturas. Acresça-se a isto o facto de termos mandado fazer um álbum com as fotos da nossa sessão de namoro para servir de livro de honra, e, com 6 assinaturas, parece que temos só um álbum fotográfico estragado porque 6 pessoas decidiram escrever lá. Se fosse agora, não gastaria dinheiro nem tempo nisso!

cfb_365522.jpg

3. Pensar primeiro no meu trabalho e só depois no meu casamento

Quando o Filipe me pediu em casamento, em julho de 2016, estava na empresa onde trabalho há uma semana. Como decidimos marcar o casamento para maio de 2017, andei em stress porque o casamento calharia na época alta da minha profissão, e então abdiquei de juntar férias à licença de casamento, pormenor que era necessário para termos a nossa lua-de-mel de sonho, sem termos de abdicar de uns dias anteriores ao casamento para ultimar os pormenores. Fui parva, porque, apesar de termos adorado a nossa lua-de-mel, poderia efetivamente ter feito algo diferente se não tivesse pensado nos outros primeiro. Pormenor importante para quem esteja a passar por algo semelhante: falem com o patrão, mas tentem, pelo menos, fazer como vos apetecer. Não pensem que ficam mais bem-vistos por fazerem isto ou aquilo: no final, ninguém nos agradece por nada. O não está garantido, e se der para fazer como gostaríamos de fazer, melhor ainda...!!

4. Optar por não delegar algumas coisas

Não posso dizer que fui a típica noiva controladora, sobrecarregada com tudo o que eram pormenorzinhos e etc, até porque o Filipe foi um noivo super ativo, o que facilitou imenso a minha vida ao longo de todos os preparativos. Mas acho que havia pormenores que podia ter delegado a 100% noutras pessoas e que não deleguei. Apesar de no grande dia não me ter sentido sobrecarregada, porque tive a presença de espírito de delegar tudinho nesse dia, houve coisas em que acabei por meter o bedelho que eram dispensáveis, como a mesa de comida para os convidados do Filipe na casa dele, a decoração por lá, que quis que fosse "igual" à da quinta, a preparação das pétalas e do arroz para a igreja, a decoração da igreja, etc. Estes pormenores fizeram com que a última semana de preparativos tenha sido intensa e pesada. Tenho plena noção de que, tendo pessoas no nosso círculo de amigos que são 100% disponíveis - inclusivé algumas tiraram férias na semana antes do casamento para ajudar!! -, poderia ter mostrado imagens do que queria, ter optado por ficar mais "à distância" nesse tipo de preparativos e ter dado mais espaço às pessoas de "brilharem" nesses pormenores e ter aproveitado para descansar mais e preparar-me mais para brilhar eu no grande dia. E ainda no seguimento deste ponto...

cfb_295648.jpg

5. ... Passar a noite da véspera em claro

Eu tenho noção que muito disto foi culpa do nervosismo, mas acho que o excitex do dia anterior não ajudou: estive até à 1h da manhã a decorar a igreja - coisa que poderia ter delegado às amigas e que, mostrando fotos, elas iam conseguir cumprir na boa -, e, quando cheguei à cama, ainda estava feliz por ter noção que a igreja tinha ficado como eu tinha idealizado. Agora acho que teria sido importante planear tudo para deixar aquela noite de véspera livre de acontecimentos, para poder descansar verdadeiramente. Portanto, se fosse hoje, delegava a preparação da igreja por completo às minhas amigas que me ajudaram... Decerto teria ficado tudo bem na mesma, e eu teria descansado um pouco mais...

cfb_353308.jpg

O que faria igual?

1. Aproveitar um mês de noivado antes de iniciar os preparativos

Sem dúvida que o facto de termos tido aquele mês inicial de noivado para aproveitarmos a excitação, contarmos às pessoas mais próximas e irmos pensando bem como queríamos fazer as coisas foi fundamental para que os preparativos tivessem decorrido de forma calma e sem grandes percalços. Sem dúvida nenhuma é algo que recomendo a toda a gente!!

2. Inscrever-me no casamentos.pt

Esta acho que vocês devem perceber porquê Smiley smile Desde pesquisa de fornecedores, inspirações, situações vividas por outras noivas, debates acerca de diferentes tópicos, esclarecimento de dúvidas, nesta comunidade estamos em aprendizagem constante!! Não tenho dúvidas que o facto de ter sido ativa por aqui ao longo dos preparativos me deu muitas vantagens no que diz respeito ao meu casamento! Aliás, quando sei de alguém que vai casar, aconselho logo que venham conhecer esta comunidade!

3. Guardar uma boa parte do orçamento para fotografia, vídeo e animação de qualidade

Inicialmente eu não estava com muita vontade de gastar um balúrdio em fotos e vídeo, e estava até a ponderar abdicar do vídeo para poder gastar mais dinheiro no fotógrafo, mas o Filipe dissuadiu-me, demonstrando-me que, efetivamente, fotografia e vídeo são o que fica daquilo que se vive no grande dia. Agora não poderia concordar mais com ele, e fico feliz por termos decidido poupar noutros itens (dispensar carro dos noivos, poupar um pouco mais na lua-de-mel, dispensar sapatos de noiva e lingerie tradicionais, etc) para podermos gastar mais dinheiro nesta parte. Outra parte na qual investimos foi na animação (grupo de música ao vivo + cabine de photobooth), e ainda bem que o fizemos, já que a grande maioria dos nossos convidados ainda hoje fala no quão memorável foi o nosso casamento, muito à custa de toda a animação existente.

cfb_321374.jpg

4. Esquecer as convenções sociais e casar de sapatos rasos

Não uso saltos altos no dia-a-dia, e em festas muito menos, já que o Filipe é pouco mais alto que eu, e que detesto sentir-me mais alta que ele. Como tal, nunca me passou pela cabeça usar outra coisa que não fosse sapatos rasos no dia do meu casamento. No entanto, cometi a imprudência de falar neste pormenor a diferentes pessoas antes do grande dia, e, com excepção da minha mãe, da minha irmã e do Filipe, todas as pessoas me torceram o nariz à ideia. Diziam que não ia ficar nada bem, que nada substitui a elegância de um salto alto, blablabla. No entanto mantive-me fiel à minha cena e casei de sabrinas. Os fotógrafos diziam que nunca tinham visto uma noiva tão saltitante, e eu acredito que em grande parte fosse por, na maioria das vezes, as noivas estarem a sofrer por causa dos pés...!

cfb_298332.jpg

Neste ponto, acho importante alargar um pouco o âmbito e considerar "esquecer convenções sociais". O casamento é algo tão pessoal que não nos devemos sentir limitados pelo que fica bem, pelo que parece mal, pelo que pensamos que os outros vão achar bem ou mal... O casamento é nosso, e deve ser feito segundo as nossas regras, os nossos gostos e as nossas convicções!

5. Iniciar a licença de casamento uns dias antes, para poder tratar dos últimos preparativos

Sem qualquer dúvida que ter uma semana para ultimar os pormenores finais fez toda a diferença. No nosso caso, que casámos na terra do Filipe e longe da nossa casa e dos nossos trabalhos, teria sido muito mais complicado termos chegado na véspera ou dois dias antes do casamento, pois há muitos pormenores pequeninos que só se consegue mesmo tratar naquela altura... Mais vale contar logo com uns dias de preparativos finais para se conseguir fazer tudo com cabeça, tronco e membros e reduzir ao máximo as hipóteses de alguma coisa dar para o torto.

6. Comer!

Eu consegui comer!! Smiley laugh Defini logo de início com os fotógrafos que, ao chegar à quinta, queria 15 minutos para comer qualquer coisa e só depois iniciar fotos com os convidados. Também defini que, durante o almoço, não queria que nos chateassem. Foi o melhor que fizemos!! Desta forma, comemos aperitivos, almoçámos tranquilamente, pelo que podemos dizer que comemos, sim!! A única coisa que não aproveitámos como queríamos foi o buffet, mas como trouxemos as sobras para casa, pudemos provar várias coisas x)

7. Divertir-me e aproveitar o dia ao máximo

Se me perguntarem qual foi o melhor casamento a que fui, respondo sem qualquer modéstia: foi o meu!! Além do óbvio, a verdade é que me diverti à grande e aproveitei cada segundo. Não me preocupei demasiado com o bem-estar dos convidados no próprio dia, pois já me tinha preocupado em garantir tudo para que estivessem bem nos dias anteriores. Não me preocupei com os problemas que surgiram no próprio dia, pois deleguei tudo nas pessoas mais próximas de nós, para que não tivesse preocupações - e, verdade seja dita, não decorreram problemas de maior, portanto também não houve grande coisa para lidar. O que é facto é que, depois de andarmos meses, e no caso de algumas pessoas, anos, a preparar um evento desta envergadura, o melhor mesmo é que gozemos o dia até não podermos mais, até para sentirmos que valeu a pena cada segundo!!

cfb_321378.jpg

Bons preparativos para todos!! Aproveitem bem, que passa rápido!

Beijinhos

104 respostas

  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E se as pessoas gostam, porque não? x)

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva VIP Julho 2018 Setúbal (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Lils, obrigada por partilhares connosco a tua experiência. Identifico-me contigo em muita coisa e portanto acho que as tuas dicas vieram mesmo a calhar porque "me abriram os olhos" um bocadinho hahahah Smiley xd Smiley heart

    • Responder
  • Maisa
    Noiva VIP Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Maisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois, eu queria usar 2 dias antes do casamento, o meu trabalho é mto pesado e com preparativos de ultima hora e tdo mais dá jeito. Tinha pensado em por férias esses 2 dias, mas no meu trabalho sao mto picuinhas c isso. Assim uso a licença. 😉Thanks!
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tenho muito receio que, se não for eu a fazer, as coisas falhem, sabes?
    Mas, analisando TUDO o que tenho de fazer nos 9 dias antes do casamento que vou estar aí, para conseguir fazer tudo, não vou conseguir descansar nada.
    Vou ter mesmo de delegar alguma coisa. Talvez as cestas das flores, as fitas para os carros, ajuda nas lembranças das crianças.

    Não estou a ver o que posso delegar mais...

    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, tenho andado a preparar, muito devagarinho 😅... Mas vou partilhar, com certeza! 😉

    Podes crer! Assim, tanto continuamos a ser úteis, como vamos mantendo a nostalgia dos nossos preparativos! Eu também tenho imensas saudades dessa fase, confesso. 😄

    Obrigada, mais uma vez!
    Beijinho querida 😘
    • Responder
  • L
    Super Noiva Setembro 2018 Sintra
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei as tuas dicas. Há muitos pormenores que nós não vamos perder muito tempo com eles e sim eu também não levo saltos, vou de all stars, e só de saber que não me vão doer os pés até durmo melhor.
    😊 obrigada pelo teu testemunho😻
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Constante Setembro 2018 Santo Tirso
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quando postei as fotos num debate disse exatamente isso. Ainda vamos passar a ser fornecedores 🤣
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Elá!! Na volta, sem querer, iniciam aí um negócio!! 😆 Nada como ter bom feedback daqueles de quem gostamos ☺
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Maisa. Segundo o código do trabalho, tens direito a 15 dias consecutivos de licença, sendo que podem ser tirados em qualquer altura, desde que o dia do casamento se encontre no período de tempo tirado. Isto significa que tanto faz o dia do casamento ser o primeiro dia da licença quanto ser o último. A única coisa que se pede para que isto seja possível é que a entidade patronal seja avisada, no mínimo, 5 dias úteis antes do início da licença. Por uma questão de cortesia, normalmente avisa-me o patronato com maior antecedência. Por exemplo, no meu caso avisei a minha chefe e os recursos humanos 6 meses antes do casamento. Disse que gostaria de iniciar a licença a 2 de maio ao invés de iniciar a 6, já que, na minha empresa, se não disser nada, eles consideram que a licença se inicia no dia do casamento, e pronto, não foi preciso mais nada! Como disse com 6 meses de antecedência deu perfeitamente tempo para se estipularem os calendários de trabalho, contando com a minha ausência naquele período de tempo, e correu tudo bem ☺
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Constante Setembro 2018 Santo Tirso
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda não começamos porque com o mau tempo as impressões saíram com alguns defeitos e temos que pensar como os iremos resolver ou se temos que fazer todo de novo. Mas já mostrei a alguns amigos e eles adoraram. Há um amigo do noivo que vai casar e que diz que quer que lhe façamos as lembranças.
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Como já disse, é uma ideia mesmo muito original! Já iniciaram a entrega dos convites? Qual o feedback dos convidados?
    • Responder
  • Maisa
    Noiva VIP Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Maisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oi Lils, ainda bem que fizeste este post! Obrigada por isso, se puderes explica me melhor esse assunto de gozar da licença uns dias antes do casamento, eu tbm me dava eito mas pensei n dar. ☺
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Constante Setembro 2018 Santo Tirso
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E outra funcionalidade para o convite. A nossa ideia vai na onda de muita gente comprar aqueles budhas a tapar os olhos a boca e os ouvidos. Como não encontramos um ficheiro desse género para a impressora 3D usamos um mais banal.

    o meu casamento - o que mudaria? o que faria igual? 1

    o meu casamento - o que mudaria? o que faria igual? 2

    o meu casamento - o que mudaria? o que faria igual? 3

    o meu casamento - o que mudaria? o que faria igual? 4

    o meu casamento - o que mudaria? o que faria igual? 5
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora essa Bárbara, de nada ☺ bons preparativos!!
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Curiosa Abril 2019 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pela partilha ❤️
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ora essa, de nada ☺ bons preparativos!!
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    É assim!!! Smiley xd Se precisares de alguma coisa, já sabes que é só dizer Smiley smile

    Já está quase!! Smiley laugh

    Beijinhos!!!

    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Ora essa Inês Smiley smile

    O livro de honra até pode funcionar bem sob determinadas condições, mas no meu caso não valeu mesmo a pena... E parece haver mais gente a dizer o mesmo. Já o quadro de impressões digitais, sendo algo que muita gente ainda não viu, pode ser algo a que os convidados aderem mais facilmente... Mas lá está, depende muito das pessoas...!

    Felicidades e bons preparativos!!

    • Responder
  • Ana & Flavio
    Super Noiva Novembro 2018 Palmela
    Ana & Flavio ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigado pela partilha. Smiley heart

    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Lau,

    Sendo que faltam 47 dias, vai pensando naquilo que podes efetivamente delegar Smiley winking É fundamental delegar tarefas que têm de ser executadas no grande dia, já que, sendo tu a noiva, não as poderás fazer, óbvio, mas pouparmo-nos para descansarmos mais um pouco e pedir ajuda para as coisinhas que se fazem naqueles dias antes também é muito, muito importante... Vê quem tens de confiança com quem possas contar para isso, pois acredito que vai fazer grande diferença Smiley winking

    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Jacinta,

    Faltas tu para dizeres ao mundo aquilo que farias igual e aquilo que mudarias x) Aposto que há muitas noivas por aqui desejosas por ver a tua opinião...!

    É efetivamente importante ter este tipo de feedback... E ainda bem, que assim faz sentido quem casou ainda andar por aqui - e, dessa forma, quem já casou sempre mata saudades dos preparativos! Pelo menos falo por mim x)

    Beijinhos e muitas felicidades também para vós!

    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olha, uma ideia muito gira e original, o vosso convite tipo Buddha! Efetivamente acredito que seja algo usado, se não for por toda a gente, pelo menos por algumas pessoas Smiley smile Nós fizemos o mesmo e apostámos em fazer um convite marcador de livros. Ainda há pouco tempo vi uma amiga a usá-lo num livro que andava a ler Smiley smile

    • Responder
  • S
    Noiva Constante Maio 2018 Sintra
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Porra Lils só tu para me fazeres ler isto tudo Smiley xd mas ajudou, ajuda sempre. Obrigada Smiley kiss

    • Responder
  • Inês V.
    Top das Noivas Julho 2022 Évora (Concelho)
    Inês V. ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Querida Lils Smiley heart

    Obrigada pela partilha.

    Por acaso já tinha dado por mim a pensar se as pessoas iriam aderir assim tão bem ao típico livro de honra. Ainda por cima, tendo nós um quadro de impressões digitais. Bem, ele foi oferecido, por isso vai lá estar, quem quiser assina quem não quiser não assina.

    Muito obrigada pelas dicas. E felicidads para vocês.

    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pela partilha e pelos conselhos.

    A 47 dias do casamento estou "aflita" por sentir que não terei tempo de tratar de tudo a tempo. Acreditas que nunca me tinha passado pela cabeça delegar tarefas que possam ser delegadas? Não podemos mesmo querer fazer tudo sozinhas, senão teremos stress até à hora do casamento...

    • Responder
  • Jacinta
    Top das Noivas Outubro 2017 Barcelos
    Jacinta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É incrível como, passados alguns meses, todas as já casadas, concordamos em tantos aspectos do que repetiríamos e do que mudaríamos... 😅

    Consigo rever-me em várias situações do teu testemunho! No entanto, a que mais me vem à cabeça é, mesmo, a de "esquecer as convenções sociais"! Além de todo o nosso casamento ter fugido às mais variadas convenções, foi um reflexo do que somos, e acho que só assim é que faz sentido! Não é por ser um casamento que devemos deixar-nos levar pelo "socialmente correcto", ou pelo que é esperado... Isso não passaria de teatro "para inglês ver".

    Muito obrigada pelo teu testemunho, pois é mesmo deste tipo de debates, que se precisa, quando se é noiva! 😉 Eu adoraria ter lido algo semelhante, durante o período dos preparativos...

    Um grande beijinho, querida 😘
    Continuação de muitas felicidades! 🖤
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vais ver que daqui a um ano vais ser tu a fazê-lo, sim 😉❤
    • Responder
  • Cristina
    Noiva Constante Setembro 2018 Santo Tirso
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vejo aqui ideias muito engraçadas de livros de honra e assim mas é coisa que para mim é desnecessária. Pelo contrário aposto na originalidade dos convites que em vez de ser só papel e uma impressão 3D de um daqueles Buddhas que se colocam velas. Para mim faz mais sentido, pelo menos tenho a certeza que o envelope não fica fechado 😄
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não podia concordar mais contigo!! Melhor sensação do mundo ouvir daqueles de quem mais gostamos que tudo está à nossa imagem e que todos os pormenores fazem sentido ❤ obrigada pelas tuas palavras, e as maiores felicidades para vocês 😘
    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É verdade, há mesmo pessoas que não vivem estas coisas com tanto entusiasmo que nós, e acabamos por gastar dinheiro em coisas que depois não são usadas nem valorizadas... Bons preparativos 😉
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Outubro 2018 Ovar
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que bom querida. Agora é a nossa vez Smiley smile Espero daqui por um ano estar a falar contigo com tanta felicidade como tu falas do teu primeiro ano de casada.

    • Responder
  • Lils
    Noiva Master Maio 2017 Abrantes
    Lils ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada eu pelas tuas palavras, Liliana ☺ beijinhos!! 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração