Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Mafalda
Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)

o drama das damas de honor

Mafalda, a 21 de Outubro de 2020 às 15:31 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 38
Olá noivinhas 👰🏻


Tenho 6 amigas que convidei para serem damas de honor porque são especiais para mim. Até aí tudo bem, o drama começou com a procura dos vestidos, tudo o que eu gosto duas delas não gostam e querem ir de preto ou vermelho sendo que nenhuma das duas cores encaixa no nosso casamento. Além disso, querem levar vestidos curtos que também não gosto de ver em damas de honor e no nosso tema. Claro que é tudo uma questão de gosto mas das 6 meninas só elas as duas é que reclamam ao ponto de me dizerem que se não é pra irem como querem então não querem ser damas.
A questão aqui é que eu também já fui dama em outros casamentos, também gastei dinheiro em vestidos que não comprava se não fosse com a aquele objetivo mas em nenhum momento estás duas amigas pensaram em como me ia sentir.
Depois de ter mostrado imensos vestidos e até ter ponderado cores que nem fazem sentido, fui bastante flexível, deixei as à vontade de procurarem um vestido que gostassem e mostrassem mas nem isso aconteceu. Fico mesmo triste por nem me fazerem a vontade...
Como foi/ está a ser com vocês?

38 respostas

Última atividade por Claudia, a 21 de Novembro de 2020 às 09:57
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra,
    Passado um mês espero que a coisa já se tenha resolvido. 😘
    • Responder
  • Cíntia
    Noiva VIP Março 2020 Porto (Concelho)
    Cíntia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente se fosse comigo já não teriam a oportunidade de serem minhas damas. Esta altura já é stressante elas estarem com esse tipo de atitude não faz sentido nenhum. Eu diria mesmo "tudo bem então se não estão interessadas não tem problema ficam convidadas na mesma mas não serão damas"
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Setembro 2021 Almodôvar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sinceramente com esse tipo de comentários como os que elas fizeram nao merecem o cargo de damas de honor!
    Tens que tomar coragem e colocar essas daminhas na ordem.. Tambem tenho 5 damas.. E vao todas da mesma cor, vestido comprido e todos iguais... Foi difícil mas com a boa vontade de todas conseguimos...
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Agosto 2025 Aguiar da Beira
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Smiley winking Bem... não querendo ser arrogante mas... se elas próprias disseram qeu se não for para ser como elas querem, preferem não ser damas, então é porque não valorizam o cargo de dama da mesma forma que tu esperarias que elas valorizassem. Eu não vou ter damas, mas suponho que o papel da dama seja amjudar a noiva em tudo o que puderem. Não me parecem estar a ser de grande ajuda para ti...

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Alexandra!

    Não podia concordar mais com o que foi escrito aqui nos comentários. A noiva é que sabe, sempre. Não abdiques do que queres para o teu dia apenas para agradar a alguém que não seja o noivo, essa é a regra número um eheh

    Um beijinho Smiley heart

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá,
    Imagino o que estás a passar...no eu caso optei por decidir a cor e comprimento e elas é que escolhem o modelo à vontade delas..contudo tenho uma dama que é muito exigente ( vestido costas abertas, decote em bico, cintado..nada pode ser fora disso, portanto sei que ela irá stressar. ) .
    No teu caso se elas não querem ir com a cor que definiste, não sejam damas. É simples. 🤷🏽‍♀️
    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem esta é sempre uma situação complicada...eu vai tenho damas mas tenho 2 madrinhas que serão espécie de 2 em 1... ponderei ter damas mas o que estás a contar fez-me desistido da ideia...para já eu não poderia pagar os vestidos de todas e também não me sentia à vontade em exigir uma coisa que elas não gostavam...mas também te digo, se são amigas e estão com esse discurso...😬 Mais-valia dizerem que não podem ou não querem, fazer cena é que não...se elas alinharam não deviam ter essas conversas contigo, é injusto...
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Marisa!


    Obrigada pelo conselho!
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra.
    Também vou ter muitas damas e claro que casa uma tem os seus gostos.
    No nosso caso dei a cor que queriam que levassem e pedi vestido comprido o modelo deixei ao critério delas
    • Responder
  • M
    Noiva VIP Setembro 2021 Peso da Régua
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não terei damas de honor portanto posso não ser a melhor pessoa para aconselhar. Mas, para mim, no momento em que lançaram o ultimato de preferirem não ir caso não levem o vestido que gostam, o assunto estava automaticamente resolvido: não querem, não vão. Acho de péssimo gosto que não estejam a ter a tua opinião em consideração, para além de ser absurdo terem opções tão limitadas (só preto ou vermelho e terem de ser vestidos curtos). A partir do momento em que aceitaram ser damas de honor já sabiam que seria suposto os vestidos combinarem com os restantes detalhes do teu casamento... A insensibilidade se estarem a stressar-te por um motivo ridículo só demonstra que não são pessoas que queiram ajudar, não suporto esse tipo de egoísmo. Acho que será melhor falares com elas e deixares claro que a função das damas é colaborarem e ajudarem a tranquilizar a noiva, não o contrário. Boa sorte! Smiley kiss

    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola querida.
    Pois, realmente se ate tinhas a abertura de ajudar com metade do valor e tudo, e dado que sao 6 meninas, metade de cada vestido ja é uma despeza razoavel. Elas deviam ter em consideraçao o teu esforço e serem mais flexiveis. 😕 Eu como convidada pra dama de honor de uma noiva com a tua atitude, seria mais compreensiva e ponderaria anular o meu gosto e fazer a vontade à minha amiga noiva, claro.

    Mas se ha coisa que organizar um casamento nos ensina é, quem é que realmente vale a pena e quem se está nas tintas pra nos. Sermos umas bridezillas tambem nao me parece bem, mas ha familiares e amigos que se tornam uma desilusão desde o momento do convite. 😏 Pensa bem se com essa atitude essas amigas merecem mesmo estar no vosso casamento... E pra mais no cargo especial de damas de honor. Um beijinho 😘
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    *detalhes.
    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra,
    Eu adoro vêr damas. Mas nunca pensei em ter exactamente por estes motivos, acho que já temos stresses que cheguem mais um não! Tenta falar para elas e chegar a um bom senso, eu como dama ia tentar não chatear a noiva com
    • Responder
  • Catia
    Top das Noivas Outubro 2021 Sintra
    Catia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Oiii minha linda bride, eu hoje sou noiva, mas ja tive o PREVILEGIO de ser dama de honor, sim pk é uma grande honra este título.


    Eu posso dar a minha experiência, eu quando fui de dama a minha noiva tinha escolhido comprido e cor de pêssego, mais a frente mudou as cores por não existir modelos suficientes... Nós éramos 8 raparigas que não noa conhecíamos de lado nenhum, cada uma com a sua situação financeira. Posso te dizer que o único objectivo em comum foi fazer a noiva feliz e ajuda la em todos oa preparativos, incluindo no casamento, segurar o vestido diversas vezes para a rapariga fazer xixi... Animamos o casamento, pois a animação era pouca, e foi um casório super divertido, fomoa de rosa claro comprido. Se na altura a noiva quisesse que eu fosse de palhaço, eu iria feliz e contente da vida de palhaço, pois o dia é dela, gastei 90€ num vestido que está parado e provavelmente nunca mais o vou usar, mas eu aceitei, eu dei o meu sim, e o meu compromisso. E não falhei.... tenor.gif
    Vou casar para o ano, e vou ter 4 damas de honor, uma de Inglaterra, outra de Coimbra e as outras 2 de cá, e posso te garantir que as minhas são todas diferentes, mas que todas iram chegar a um concenso....
    Se apenas 2 estão a ser complicadas tenor.gif
    Explica a tua situação, que escolheste a elas e aceitaram, que senão Estão satiafeitas, preferes que sejam apenas convidadas, não precisas de dramas, num percurso que deve ser bonito, e de união l, todas gastam dinheiro até tu.. Não estás a pedir para gastarem milhares... Não estás a pedir nada de outro mundo. É uma decisão complicada e chata... Mas é o vosso dia, e não delas... Se elas fossem com vestidos pagos por ti e plo noivp certamente que iriam complicar à mesma.... Acredita....
    Preto e vermelho???? Não sendo a tua cor??? tenor.gif
    Espero que tudo se resolva, mas é um dia que não se repete, queres vestidos compridos e de cor X, então vai em frente, senão for com 6 vais com 4 paciência.... Beijinhos Da bridezilla tenor.gif

    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina,


    Concordo com a tua opinião! Obrigada 🤗
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra.
    Não tenho damas, é um facto mas se tivesse e alguma me fizesse e dissesse isso, desconvidava-a na hora.
    Se preferem não ir se não for como elas querem então não são damas. Para mim é uma situação muito fácil de resolver. O dia é teu e tens de ter contigo quem te apoia e não quem cria mais problemas. Mas é só a minha opinião 😁 Bjs
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mais vale Marta... 😬
    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2021 Maia
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por estes tipos de dramas, não tenho damas nem damos... 🤭
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lá está!! Também estava indecisa com essa situação! E é esse um dos motivos que me deixa mais chateada porque no meu caso já vou pagar 100€ por pessoa! E ainda nem vi vestidos para mim e já estou preocupada a ver vestidos para elas... e depois ainda tenho reações destas... enfim... 🤦🏻‍♀️
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Outubro 2020 Torres Novas
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ainda por cima se vais gastar dinheiro com vestidos! Eu não paguei a ninguém, o casamento já é mesmo muito caro (no meu caso 87,5€ por pessoa) e já é difícil pagar só os convidados por isso se fosse a ti nem vestidos pagava muito menos por pessoas que nem demonstram vontade em te ajudar 😅
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Rita 🤗


    Obrigada pelo conselho! Sinceramente penso da mesma forma que tu! Se não querem então que não sejam, não quero nenhum convidado obrigado nem a fazer o frete... nem estou para me chatear mais com situação!
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Outubro 2020 Torres Novas
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Alexandra ☺️ Desculpa ser tão directa mas se essas tuas amigas te dizem dessa maneira que se não for como elas querem então não querem a solução mesmo é não serem! Não queres ter pessoas a decidir o teu casamento e do teu noivo. É uma celebração e querem agradar a todos claro mas ao final do dia quem tem de estar feliz és tu e o teu marido. Se são damas de honor tens todo o direito de exigir o que quiseres, se não aceitarem as condições é porque não estão mesmo interessadas em o ser porque tu é que és a princesa do dia. Eu casei este sábado passado e única exigente que fiz foi ser azul turquesa e comprido! Sempre quis amarelo torrado mas sabia que era difícil de encontrar para todos os corpos então escolhi azul e quem não gostou levou na mesma e as fotos ficaram lindas! Não deixes que coisas pequenas como estas te estraguem o planeamento do casamento. O que eu faria no teu lugar era dizer que são aquelas x condições, quem não quiser que não seja dama e pronto. Vais ver quando disseres desta maneira se elas quiserem mesmo vão com as tuas condições e pronto! Beijinhos!!
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sofia 🤗
    Obrigada pelo comentário.
    Pois, realmente é uma situação chata... acho que vou deixar passar mais algum tempo para pensarBeijinhos
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu vou dar às que realmente vão ser damas (4), as outras duas simplesmente já disseram que não querem ser porque não é da cor e corte que pretendem.
    Beijinhos
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana ☺️


    Obrigada pelo teu comentário!
    Eu percebo o teu ponto de vista e também pensei muito sobre o assunto e o que ficou combinado é que eu pago metade do vestido e elas a outra metade. Ou seja, vai ficar um vestido lindo e muito acessível além disso é super versátil ou seja, elas podem voltar a usar noutras ocasiões porque é um vestido simples e elegante, num batizado, um aniversário, ou até mesmo noutro casamento. O que me faz alguma confusão é que também já vou pagar (e muito) pela presença delas no casamento. Além disso, dos dois casamentos em que também fui dama nenhuma noiva me pagou o vestido...
    Se só fossem duas damas pagaria a totalidade, uma vez que são 6 penso que pagar metade já é bastante bom até porque depois o vestido fica para elas.
    Qualquer das formas pela reação dessas duas raparigas nem oferecido iriam gostar🤦🏻‍♀️
    Beijinhos 😘

    • Responder
  • A
    Noiva VIP Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Ana♡ ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Zangas de mulheres?! Muito bom...
    Claro querida,cada um gere da melhor maneira.
    Eu acho q dares um miminho às que não se opuseram e às outras não, isso de facto, é que não concordo. Se as pessoas gostam agem de acordo e não à espera de retribuição e depois umas tendo e outras não, causa sempre mau estar.Mas é só uma opinião.Qualquer coisa dispõe.Beijinho 😘
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Elodie ☺️


    Que bom que todas gostaram!!
    Beijinhos 😘
    • Responder
  • S
    Super Noiva Agosto 2024 Guimarães
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida, eu também vou ter 6 damas, eu propus a cor que queria e só disse que os queria a todos compridos e com racha, a parte de cima fica a escolha delas, mas todas concordaram com a minha escolha porque são minhas amigas e sabem que é o meu casamento. Tens de mostrar que tu sabes o que queres e que a noiva és tu, se elas continuarem a na gostar do que escolhes, talvez devas ponderar se vale a pena elas estarem la... É uma situação complicada. 😓
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O noivo disse o mesmo que tu! Que já estavam a exagerar é que já nem quer que elas vão 😅
    Mas isso também iria criar ainda mais conflito e eu não estou com paciência para zangas de mulheres...
    obrigada pelo comentário! Acho que também vou dar um miminho às outras damas visto que não se opuseram a nada 🥳
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, elas proprias já disseram que já não queriam o cargo, por isso já nem me vou chatear mais com as duas... 🙄
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Principiante Julho 2026 Porto (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Bebiana ☺️


    Obrigada pelo teu comentário!
    Beijinhos
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola linda.
    Realmente penso que essas tuas amigas nao estao a ser queridas contigo. Eu tenho uma opiniao mto singular sobre esta questao. Por um lado acho que se a noiva quer - noiva tem! As damas, se sao realmente amigas da noiva ao ponto de aceitam ser damas de honor, entao nao é pra contestarem a desisao do look que a noiva escolhe pra elas! O dia é dos noivos e é so ao gosto deles que tudo deve ser.

    Porem tambem sou da opinião que, ok noiva quer, noiva tem - mas então noiva paga! Eu jamais obrigaria as minhas madrinhas a pagarem por um vestido que elas ate podiam nem gostar e que seria so pra usarem no meu casamento. (so levo 2 madrinhas e nao terei damas de honor porque é um casamento relativamente pequeno e nao faria sentido). Isso acho o cumulo do egocentrismo. Nao concordo com "eu sou a noiva, eu escolho o que quero que voces vistam no meu dia, voces compram comem e calam-se."

    Nem aceitaria nunca um convite de dama de honor nesses moldes. Eu como dama de honor aceitaria ate ir de amarelo às bolinhas, se fosse esse o desejo da noiva, eu seria amiga pra lhe fazer a vontade mas desde que eu nao tivesse de pagar um tostao plo vestido. 😏
    Eu escolhi que as minhas madrinhas iriam de branco e de vestido justo, corte sereia estilo o meu (mas mais simples, obviamente) mas fui eu que lhes comprei os vestidos à minha vontade. Eu sei que nao seria certamente a escolha delas, porem, eu sou a noiva e se eu quero, eu terei as minhas madrinhas lindas e de branco como eu, mas então eu paguei os vestidos delas. Entendes o meu ponto? 🙂 Acho que é uma forma de ser justo.
    Beijos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração