Lady in Red
Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim

o drama das confirmações

Lady in Red, a 11 de Fevereiro de 2019 às 15:27 Publicado em Fórum Organizar um casamento

Olá noivinhas. Hoje trago-vos mais um debate mas não muito positivo... Vamos falar da saga dramática das confirmações! Sempre me fui preparando para ouvir nãos e desculpas parvas, mas houve coisas que passaram mesmo o razoável. Em algumas partes, vou-me mais focar nos convidados da minha parte, pois foi com esses que lidei mais de perto. Antes de mais, gostaria de um casamento com 50 a 60 convidados e terei uns 78. Aconselham-nos (passei a aconselhar também) a aumentar sempre mais a lista porque diminui com as confirmações, no nosso caso fomos até aos 90 e poucos. Bem, vamos começar pelas boas notícias:

giphy.gif

A maioria das pessoas, principalmente da minha parte, (des)confirmou antes da data limite que era ontem, cerca de 1 mês e meio antes, o que me espantou mesmo! No entanto, mais perto da altura, enviei mensagens e liguei a pedir a confirmação, solicitando 1º e último nome que, apesar de saber de toda a gente, há pessoas que preferiam ser "apresentadas" de outra forma. Questionei ainda por alergias, intolerâncias e doenças (por ex, diabetes) devido à adaptação das refeições principais. E para quem tem bebés, perguntei se necessitavam de uma cadeirinha, por ex. e informei de que teríamos berçários e babysitter.

Mais entusiasmante de tudo, é existirem pessoas que vem de longe (Lisboa) para estar presentes num dia tão especial para nós, sendo que a maioria nem me conhece pessoalmente porque começamos a falar através aqui da comunidade... Quem quiser que se acuse Mais curioso do que tudo, e isso também foi uma aprendizagem para mim para lidar com futuras noivas, é que dessas meninas, as primeiras a dizer que vinham já são casadas e não acho que seja coincidência, elas sabem porque já o sentiram, o quão é booooom ouvir um sim e o quão magoa ouvir um não.

Agora vamos ao lado menos positivo da coisa:

Desde cedo que comecei a perceber quem iria ou não, a primeira reação diz imenso e no meu caso até começou com os save the date, ai tive logo "nãos" e tive de refazer a lista. Só por isso, considero os STD muito úteis!

giphy.gif?cid=3640f6095c618c157532766e63

Sempre quis levar poucos mas bons convidados, pessoas próximas de mim e assim convidei 41 pessoas, sendo que vêm apenas 24 o que significa quase 42% de rejeições! Algumas das razões apresentadas: viverem no estrangeiro, serem velhotes e não quererem meter-se em ambientes de festa, colegas de trabalho que preferiram ir juntos e deixar em casa os maridos e filhos e mais ou outra coisa completamente desagradável que nem vale a pena mencionar.

Da parte do noivo, teve um número inicial de 65 convidados e terá cerca de 54 (2 pendentes) o que significa perto de 17% de rejeições, sendo que é este valor o mais comum, falam sempre de 15 a 20% mas mais uma vez, como o debate dos timings, isto é uma questão muito subjetiva. No nosso caso, não temos de ter um número mínimo para a quinta mas quem tem, tem ainda de ter mais atenção a estas situações.

Alguns dos meus conselhos:

- Enviem save the date e ficam logo com uma triagem dos convidados
- Convidem apenas as pessoas que quando fecham os olhos e imaginam o dia, elas estão lá
- A maioria das pessoas que realmente querem ir, vão. Por isso, é sempre relevante considerar a importância que afinal temos na vida daquela pessoa e ela na nossa
- Não se esqueçam de dar sempre atenção aos vossos convidados, eles fazem o nosso dia! Desde a dilemas com a roupa, com os filhos ou ao alojamento de quem vem de longe para estar perto de nós
- Façam desta saga dramática, uma aprendizagem! É um dos pontos mais exigentes do casamento e um dos dois motivos que me fez chorar e não foi pela quantidade de "sims".

giphy.gif

Beijinhos a todas as princesas, em especial às minhas

P.S: Estão a ver o planeamento das mesas que adoramos fazer antes das confirmações? ahah, não percam tempo, façam apenas depois!

Partilhe em:

97 Respostas

• Filomena
    Noiva Experiente Junho 2019 Lisboa (Concelho)
    Filomena ·
    Olá Lady in Red. Li o teu post com o coração apertado. Ainda não sei o que passaste porque ainda falta mais de três meses para o casamento e também acho que mais perto do fim da data limite é que terei esse tipo de surpresas. Até agora está tudo a correr bem e quem já disse que não podia foi por indisponibilidade de deslocação. Sei que deve custar mas eu acredito mesmo que quer quer mesmo ir vai e por isso vou tentar não ficar magoada se surgirem desculpas esfarrapadas. Na verdade, eu não quereria essas pessoas no meu dia. E acredito que é uma forma de o destino garantir que não estão presentes. Alegra-te pelos que vão e não penses no que não podes mudar. Acredito genuinamente que se não aconteceu foi pelo melhor 😘
  • Lady in Red
    Lady in Red ·
    Ver mensagem citada

Olá Tânia

Sim, os STD ajudam a ter um ideia de se algumas pessoas estão no limbo!

A sério? A minha quinta aceitava um evento com qualquer numero de pessoas. Eu queria entre 50 a 60 mas o noivo aumentou imenso a lista e ficamos com 72 adultos.

Verdade, tbm prefiro que sejam sinceros mas há situações que mais vale inventarem uma desculpa do que disserem coisas que nos magoam, insinuando que não temos a importância suficiente para virem ao nosso casamento.

A data de confirmações depende. Oficialmente, a minha quinta queria 10 dias antes mas já a imaginar que algumas pessoas poderiam pedir mais duas ou até semanas, e porque tbm tinhamos lembranças e etc a fazer, estabeleci um mês e meio. Beijinhos

• Tânia
    Noiva Constante Agosto 2019 Porto (Concelho)
    Tânia ·

Olá!

Quando fiz os save the date tive logo a oportunidade de saber quais as pessoas que vão de certeza e aquelas que ficaram no limbo do sim e não…concluindo e como você referiu e bem, tive que convidar mais pessoas para tentar compensar um pouco os “nãos” que certamente irei ouvir.

Ainda por cima, esta questão tem sido toda bastante complicada, primeiro porque queria fazer um mini-casamento com 30 pessoas, mas não consegui arranjar nenhum espaço para tão poucas pessoas o que me fez aumentar a lista e agora porque o mínimo são 65 e nem um terço me disse nada ainda…acabamos por convidar cerca de 88 pessoas (já a contar com os filhos) e só tenho 23 confirmados!

Com os save the date ouvi já alguns “não” em que, apesar de ter ficado triste no momento, agradeço a honestidade e terem sido logo directos em vez de estarem com rodeios a dizer, “ah isto está complicado, tenho que ver com o teu …” ou a desculpa de “calha a um dia de semana e não sei o meu horário na altura”… pelo amor de Deus, se eu convidei é porque gosto das pessoas e quero que elas de alguma forma celebrem comigo esse dia, não lhes estou a pedir mais nada em troca e além disso dificuldades toda a gente tem, infelizmente a vida não está fácil para ninguém… e quanto a férias, por isso enviei os save the date com 10 meses de antecedência para poderem falar com as respectivas EP’s e tirarem o dia (ou a tarde… já que até nisto quis facilitar e marquei o casamento para o final da tarde…)… o que vale todo este suspense não me dá para o choro, fico triste claro mas não deixo transparecer nada e guardo os meus comentários para mim porque não quero que ninguém saia magoado com uma coisa que é suposto ser motivo de alegria e não um frete…

Mas bem, enquanto não chega a resposta dos convidados (e ainda falta muito tempo porque estabeleci data limite em Junho!...até lá fico maluca…) vou andar numa ansiedade e a roer-me para não me dar o impulso de andar a mandar mensagens a toda a gente a solicitar respostas… além disso não sei se alarguei demasiado o tempo de resposta dado que o casamento é no início de agosto e só depois das confirmações é que posso tratar das distribuições das mesas, lembranças… afff!!!!

• Lady in Red
    Lady in Red ·
    Ver mensagem citada

Olá Inês. Uau, esses números de nãos foi ótimo! Que houvesse mais casos assim, mesmo quanto ao resto Beijinhos

• Inês V.
    Top das Noivas Julho 2018 Évora (Concelho)
    Inês V. ·

Eu por acaso não tive drama com confirmações.

Dos 106 convidados, apenas 6 não foram e disseram-me muito antes do final do prazo. Não tive que andar "atrás" de ninguém a perguntar se sempre iram estar presentes ou não. Não entreguei "save the date" à excepção dos nossos familiares emigrados. Tinha feito as mesas antes de todas as confirmações e necessitaram apenas de pequenas alterações, o essencial manteve-se. Tivemos sorte parece-me.

• Lady in Red
    Lady in Red ·
    Ver mensagem citada

Tenho tias que acho que nem sabem que vou casar. Tenho 12 tios diretos, uns 30 e tal primos e não vai ninguém. Apenas pais, irmão, "cunhada" e sobrinho e olha, é o que me faz mais sentido Família é que escolhemos, são laços afetivos e não sanguíneos

• Taninha
    Destacada Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    Ver mensagem citada
    Quando tentam meter se demasiado no nosso casamento, dá nisso, são discussões que nem valiam a pena! Nem vejo nexo convidar uma pessoa que não lembra a ninguém,como disseste e bem, ou não a vejo há anos, só porque é tia! Eu tenho tias que não vão ao nosso casamento, se não tenho contato com elas não faz sentido elas estarem presentes! Que pensassem nisso antes, eu sei que vão ficar zangadas mas isso vai ser problema delas o dia é meu! E compreendo o que estás a passar... Beijinhos
  • Lady in Red
    Lady in Red ·
    Ver mensagem citada

Verdade Diana, nem sempre ser família significa que nos dão o devido valor nem que nos adoram... É o meu caso. Tenho amigos que valem muito mais do que aquela família que só o é por laços de sangue. Beijinhos

• Diana
    Super Noiva Maio 2019 Esposende
    Diana ·
    Ver mensagem citada

Eu fiz questão em convidar toda a gente da família, daí ter um nr tão grande mas já pude constatar que há quem não faça questão de estar presente e eu já percebi que não me farão qualquer falta

um beijinho lindinha

• Lady in Red
    Lady in Red ·
    Ver mensagem citada

Muito giro! Bons preparativos e Beijinhos

• Mariana
    Noiva Constante Julho 2019 Lisboa (Concelho)
    Mariana ·
    Eu pra já só tenho uma pessoa que não vem, mas dado os 92 anos e a distância não ficamos nem um bocadinho espantados nem magoados! Vamos ver até à data...
  • Mariana
    Noiva Principiante Junho 2019 Santa Maria da Feira
    Mariana ·
    A pior rejeição foi a da minha sogra. Não deu explicação porque não vem ao casamento do próprio filho. Por isso, que venham os próximos 😇
  • M
    Noiva Ativa Julho 2019 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    Muito boas dicas! Obrigada 😊 😘
  • Milhinha
    Destacada Maio 2020 Madeira
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Terra da noiva: Madeira. Sendo que os únicos familiares endémicos são 5. Vêm de todas as pontas do Mundo (incluindo os noivos) para o casamento. Vai ser giro! Beijinho e obrigada pelas dicas!
  • Filipa
    Noiva Experiente Julho 2019 Sintra
    Filipa ·
    Ver mensagem citada

Combinado. Depois conto a experiência Beijinho

• Lady in Red
    Lady in Red ·
    Ver mensagem citada

Olá querida. Convite com um ano antes é muita antecedência, por isso fica descansada E já agora, amava fazer um destinantion wedding Qual será o vosso destino? Beijinhos

Responda a este debate