Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Raquel
Super Noiva Outubro 2020 Madeira

Noiva novata, residente noutro país e cheia (cheia!) de perguntas

Raquel, a 30 de Julho de 2019 às 16:16 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 15

Olá a tod@s,


este é o meu primeiro post (espero estar a fazer isto bem) e estive uns 45 min só a olhar para esta página a pensar no que escrever. Fiquei noiva à pouquíssimo tempo, tanto que ainda me custa a acreditar, mas as dúvidas já comecam a aparecer.


Primeiro preciso de vos dizer que eu nunca fui o tipo de pessoa que sonhasse muito com o casamento, nem com ideias nem como seria. Acho que sou uma pessoa muito simples numas coisas, mas noutras se calhar bem mais dificil. E este site tem tanta informacao que comeco a pensar se serei eu demasiado simples, ou se corro o risco de organizar um casamento chato...


Resumindo: preciso de ajuda! Por onde comeco? Resido na Noruega, acho que preciso de um wedding planner. Quem teve acha que vale a pena?


Ainda nao tenho a certeza se quero o casamento religioso ou apenas civil. O noivo nao está muito inclinado para o religioso mas há alguma pressao por parte dos meus pais. É possível ter a cerimonia religiosa sem a parte da missa, mas apenas com a bencao das aliancas?


Em relacao a vestido, eu sempre disse que se casasse iria de vestido curto (uma espécie de homenagem à minha mae que foi de mini saia), mas nas pesquisas que andei a fazer nao encontrei nenhum vestido curto que gostasse.


Outra pergunta: Uma vez que residimos no estrangeiro e já temos casa, nao nos dá jeito que nos oferecam presentes sem ser dinheiro uma vez que fica muito complicado trazê-los para onde estamos. É de mau tom pedir que querem oferecer algo preferimos dinheiro (independentemente do valor), ou acham melhor nao referir nada?


HELP!

15 respostas

Última atividade por Cristiana, a 7 de Agosto de 2019 às 20:30
  • Cristiana
    Noiva Experiente Setembro 2019 Maia
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola querida..

    nao estive a ler o que outras meninas escreveram por isso vou-me centrar nos pontos que acho que posso ser util:

    1. acho que se tiveres criatividade consegues as coisas que queres e a distancia nao é impeditivo... eu quase na fui a quinta, quase nao tratei de nada presencialmente.. skype ajuda em tudo!

    2. cerimonias simbolicas de bençao.. creio que é possivel... teras de ver com algum padre mais acessivel..

    3. eu nao moro longe e a todas as pessoas que me perguntaram se tinhamos lista fui direta ao assunto... pedimos apenas contribuições monetárias dado que seriamos nos a pagar o casamento... mas ja tive uma amiga na tua posição e que mencionou num site que criou.. nao tem mal nenhum... parvoice é estarem a dar-te cacarecos quando nao te dá jeuto levares sequer!


    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada, Carolina. Nao conhecia esse site, realmente tem imensos. Mas agora ando apaixonada por modelos compridos (culpa do Pinterest) por isso vou abrir o meu leque de escolhas a ver.

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raquel, para o vestido curto encontrei um site do qual já ouvi algumas noivinhas a falar que é JJshouse. Eles tem imensos vestido de todas as formas e feitios incluindo curtos

    • Responder
  • Carolina
    Noiva Constante Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bem vinda Raquel e muitos parabéns pelo noivado! Antes demais, respira e não pira isto é só o começo o pirar e já para o fim quando começares a ver a data a chegar ahah. Tal como tu e todas as noivinhas que já te deixaram imensas respostas ao teu debate, eu também sou uma noiva a preparar o casamento á distância. Acredita que esta app é das melhores ajudas que tens, seja pelas inumeras opções de fornecedores, listas, organizador de mesas, inspirações como pela espetaculares noivas que aqui estão. Esta comunidade é uma exelente rede de entre-ajuda. No meu caso não achei que houvesse necessidade de contratar uma wedding planer, como já tinha o vestido antes de emigrar só tenciono ir agora nas férias tratar de algumas coisas como dar entrada do processo. De resto, tenho ajuda de quem confio muito para tratar das coisas por mim (sempre nós com a última palavra a dar claro!)

    Por uma questão de logistica acho que deves começar por encontrar a quinta ver as disponibilidades e decidir a partir daí tudo o resto. Por uma resposta anterior já vi que tens uma quinta em vista. O meu conselho para te facilitar a vida se não quiseres despender do valor para a wedding planer seria que arranjes uma quinta com praticamente tudo incluído. Posso dar o meu exemplo, eu escolhi a Herdade da Emberiza, onde pagas o menu, o material como mesas e cadeiras e eles oferecem sparkles, o bolo, uma cesta com pétalas, uma suíte para cada um de nós se arranjar e uma para passar a noite. E tudo a um preço fantástico (na minha opinião). Com isto poupei alguns trocos, horas de pesquisa e dores de cabeça.

    Em relação ao vestido, podes ter de perder algum tempo em pesquisa pois não é o tradicional mas de certo que encontras, se não o melhor seria mesmo procurares uma inspiração e mandar fazer. Mas antes de decidires isso, devias de ir experimentar vários tipos de vestidos para veres se é mesmo isso que queres.

    Se quiseres especificar que prendas de casamentos só queres dinheiro acho que não haverá mal nenhum desde que feito com algum cuidado e "elegância". Podes por exemplo colocar que aceitam uma ajuda extra para a vossa lua de mel por exemplo.

    Bem o texto já vai grande mas de qualquer das formas espero ter ajudado e alguma coisa, a comunidade está aqui para ajudar.

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Fantástico, muito obrigada pelas respostas que me têm dado, acreditem que já me deixaram bem mais tranquila por saber que tenho ajuda aqui e saber que muitas de vocês também estao no estrangeiro e sem wedding planner. E amei saber que há a possibilidade de ter o casamento religioso sem a missa, isso por si só já me deixa feliz!

    @Rita vou enviar-te mensagem Smiley laugh

    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Junho 2022 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Relativamente às tuas perguntas; eu não tenho wedding planner nem acho que me faça falta. Aqui a app, tem listas de tudo o que tens q ter em ordem, e p fórum é uma boa leitura para saberes se te era a faltar algo ou não. Surgem sempre ideias só a ler aqui. À medida q vais contratando serviços, eles também vão -te dizendo as coisas q precisas.
    E por onde começar... bem, eu diria pela quinta, que foi onde comecei. Depois a igreja. E a seguir serviços; animação adultos, crianças, fotógrafo, videographer, empresa de convites /wedding design se assim o entenderes.... etc

    Eu não tenho a certeza, mas penso que é na boa teres uma cerimónia mais curta, já li que pode-se casar com ou sem missa.

    relativamemte a ser prendas, eu, pessoalmente, não vou dizer nada, até porque todos sabem que vivemos na Norge. As mesas em princípio até vão ter nomes de cidades norueguesas ;P os nossos convites são um passaporte e bilhete de avião... o tema de estar fora está presente.

    qq coisa manda-me mensagem! Teria todo o
    gosto em falar ctg.
    Beijinhos
    • Responder
  • Rita
    Noiva Ativa Junho 2022 Coimbra (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Raquel! Só para te dizer que só li ainda até ao “resido na Noruega”... eu também! 🥳e também estou a organizar o casamento. À distância. Posto isto, vou retomar a leitura do post.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Experiente Outubro 2018 Coimbra (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raquel!

    1ª questão - cada noiva é diferente e umas valorizam mais umas questões que outras. este site o que tem de bom é que tem informações e ideias para todos os gostos! por isso não te assustes, é só saberes filtrar! Smiley winking

    2ª questão - wedding planner - não tive e adorei organizar o meu casamento, mas é muito stressante e cansativo. se tiveres dinheiro para o fazer e não te entusiasma a ideia de pensar em todos os detalhes, então diria para arranjares um, sim.

    3ª questão - independentemente da pressão dos pais (eles vão sempre fazer pressão para q o casamento seja à imagem deles), devem fazer o que fizer sentido para vocês os dois enquanto casal. se não te revês na igreja, casa só pelo civil (os teus pais vão acabar por encaixar a ideia). se por outro lado até faz sentido para ti, mas para o noivo não, podes sempre fazer uma cerimónia religiosa só para a noiva. é como os casamentos em que os noivos têm religiões diferentes.

    4ª questão - adoro a ideia do vestido curto! o meu vestido era curto com uma saia comprida por cima e como não havia nenhum destes à venda, eu mandei fazer o meu e não me arrependo nada. e saiu-me até bem mais barato do que se tivesse comprado numa loja qq!

    5ª questão - nós pedimos dinheiro a toda a gente. dissemos especificamente não só queríamos prendas em dinheiro e só uma pessoa nos deu prenda sem ser em dinheiro. no nosso caso, nós dissemos que era para a lua de mel, mas sei de quem colocou no convite que era para ajudar ao enxoval do bebé ou assim. no nosso caso ninguém levou a mal, mas eu também instruí a minha mãe que se alguém fizesse mesmo questão de dar prenda, que então dessem alguma coisa da Silampos (que seria o q eventualmente nos poderia fazer falta)


    espero ter ajudado alguma coisa e bem vinda a este mundo. vais ver que vais descobrir q isto te dá muito mais gozo do que achavas q daria...

    • Responder
  • Suely
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio Maior
    Suely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Raquel parabéns pelo noivado e bem vinda a comunidade!

    Wedding planner, depende da tua disponibilidade para organizares todos os detalhes do casamento e do orçamento disponível. Nós por exemplo vivemos fora e optamos por não ter, porque queríamos tratar de cada detalhe

    Quanto ao vestido continua a procura faz agendamentos em último caso podes sempre optar por uma modista.

    Quanto a pedires as prendas em dinheiro, percebo-te perfeitamente, nós fizemos o mesmo os convidados perceberam perfeitamente e ninguém levou a mal.

    Bjinhos

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Wedding planner depende essencialmente do teu orçamento, porque sai mais caro teres alguém a tratar das coisas por ti do que se fores tu.

    Tens varias noivas aqui pelo fórum que estão a organizar o casamento e a residir no estrangeiro que te podem ajudar em algumas questões que te vão surgido.

    Para já tenta decidir uma data com o noivo e definirem um orçamento, depois tudo se vai fazendo aos poucos =)


    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel. Parabéns pelo noivado e sê bem-vinda ao site! Antes de mais, calma! É normal no inicio sentirmo-nos algo "oprimidas" sem saber muito bem o que fazer, deves levar o teu tempo até retornarem ao teu estado de vigília normal😂😋😉 agora sério. Como outras meninas te disseram, existem aqui muitas noivas a organizar o casamento à distância, inclusive sou uma delas. A primeira coisa é decidires a data ai é o grande começo. Quando tiverem decidida uma data tem que começar a ver inspirações para tomarem a decisão se de facto faz mesmo sentidovfazerem só civil ou se religioso também. De acordo com isso pensar o local que mais tem significado fazer o casamento é daí começar a ver um local para o celebrar(pode ser quinta, hotel, verdade, restaurante, jardim, em casa etc). Parece complicado no inicio mas só o facto de vocês terem uma data e começarem a ver inspirações as coisas começam ais poucos a descomplicar e vem tudo aos pouco...quanto ao vestido acho que não deves desistir independentemente de comentários contrarios( sim vais ouvir, porque casar de curto não é a regra e quem foge da regra normalmente é posto em dúvida...) não significa que te devas cingir apenas a esse tipo de vestido, mas se realmente for até ao fim(no decorrer da organização do casamento) algo que de facto é o que queres e que se identifica contigo não desistas e respeita-te sempre (nunca coloque a em causa o que és e o que queres) tu mesma sabes o que é melhor para ti...se tiveres dúvidas não desesperes vem até aqui, que estaremos para te ajudar ..uma pétala muito gira vai entrar na tua vida e se não sonhavas em casar( eu também nao...) vais ficar surpresa positivamente e alegre por isso te estar a acontecer😊😉
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Raquel ! Parabéns pelo noivado e bem vinda !

    Noiva a organizar o casamento há distância ~ presente ☝🏼 Muito sinceramente quando fiquei noiva achava que ia precisar de muito mais idas a Portugal, a key work é muita organização e tudo corre bem. Posso-te dizer que fui apenas 3x a Portugal com o noivo e 1x sozinha porque quis comprar o vestido em Portugal. Nunca pagaria valores exorbitantes por uma wedding planner para me organizar o casamento, mas isto é apenas opinião de noiva que gosta de preparar eventos e fazer coisas por ela própria.

    Quanto à ideia do religioso ou civil. Podes fazer um casamento sem missa, chega há parte da benção e entrega das alianças e acabou. No fundo, tu e o noivo têm de concordar e sentir que querem ser casados pela igreja (mais uma vez é a minha opinião).

    O vestido, convém fazeres muita pesquisa, experimentar diferentes estilos porque por vezes surpreendemo-nos 😊

    qualquer coisa, estaremos aqui para te ajudar.

    Beijinho e bons preparativos
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    @Bebiana obrigada pela resposta. Eu nem quero casar na minha paróquia mas se a quinta pela qual me apaixonei pelas fotos estiver disponível nas datas que estou a considerar tem uma capela e preferia que fosse entao mais discreto assim. Além disso seria também o tal ponto de encontro único.

    4000 euros realmente é puxado, mas vou tentar informar-me sobre as opcoes que tenho.

    É porque embora me interesse e até goste de organizar (também adoro listas), tenho algum receio de me tornar bridezilla ou stressar pela negativa com algo que deve ser feliz

    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem-vinda noivinha e antes de mais parabéns pelo noivado 😊

    Por once começar ? Definir um budget antes de mais e definir o sítio onde querem casar para começar a visitar os espaços que é sempre o mais difícil e mais chato!
    Depois quanto a teres um wedding planner vai mesmo depender do teu budget.

    Nos estamos no estrangeiro e posso dizer está a ser muito fácil organizar tudo porque sou uma viciada em to do list e agendas por isso tenho tudo bem orientado vamos agora a Portugal de férias e já vamos
    poder deixar tudo orientado!

    Quanto a missa não sei se podes ter só uma benção é uma questão de perguntares ao padre da tua paróquia. Eles agora adaptam se forem flexíveis!

    Quanto ao vestido tens que ir vendo!
    Ha vestidos que podes sempre cortar ou ajustar!

    beijinho coragem e bons preparativos
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,
    Muitos parabéns pelo noivado e bem-vinda aqui.
    Temos por cá muitas meninas a organizar os seus casamentos à distância e sem wedding planner. Julgo que seja mais difícil mas possivel e mais prazeroso também.
    Depende se te interessas pelo tema e queres organizar ou não, depende se te queres chatear muito (porque é inevitável às vezes pode ser cansativo) e depende se dispões de €s para eedding planner. Uma amiga minha casa em setembro teve wed.planner por 4 mil €s. Eu sinceramente não dava mas também amo organização.
    Quanto ao vestido de noiva curto,sinceramente não xD
    Entre tipo de cerimônia estavamos na mesma dúvida e estar na dúvida acho que é meio caminho andado para escolhermos civil. É porque a igreja não é tão importante. E pronto, para nós sendo civil também foi mais cômodo mesmo para os convidados. Que os meus são todos de fora e teriam que ir a 2 sitios assim o ponto de encontro é só um: a quinta.
    Quanto ao sonhar ser noiva e casar também não tinha desejo e agora adooooro isto!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração