Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Diana
Noiva Constante Julho 2025 Penafiel

Momentos de música na igreja?

Diana, a 4 de Fevereiro de 2020 às 14:36 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 2 23

Olá noivinhas,

eu como naba em questões de igreja (sou católica pouco praticante) e dei por mim a ver as musicas que ia escolher para a igreja mas não sei bem os momentos em que preciso de musica Smiley laugh

Para uma cerimonia religiosa quais são os momentos musicais para um casamento sem missa??

Help!

Obrigada desde já e bons preparativos!!

23 respostas

Última atividade por Diana, a 1 de Março de 2020 às 17:36
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2025 Penafiel
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Susana!! Ajudaste imenso!😍❤
    • Responder
  • Susana
    Noiva Constante Agosto 2020 Lisboa (Concelho)
    Susana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá,


    Ontem reunimos com a responsável do grupo musical que contratámos e ela disse-nos que a cerimónia sem missa, pode ter as seguintes músicas:


    Entrada do noivo

    Entrada da noiva

    Salmo

    Pai nosso

    Troca das alianças

    Avé Maria

    Final da cerimónia

    Saída


    Obviamente que são opcionais, mas sempre enriquece a cerimónia e torna-a ainda mais especial. Ela disse-nos que também tinha leituras. As músicas de entrada, troca de alianças e saída podem ser ao nosso gosto, só terão de ser previamente aprovadas pelo padre... Smiley smile

    • Responder
  • S
    Noiva Constante Junho 2011 Porto (Concelho)
    Sandra&Tó ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, falta pelo menos o Salmo.

    A estrutura do casamento sem missa varia bastante.

    Entrada do noivo

    Entrada da Noiva

    Salmo

    Aleluia
    Benção alianças

    Saudação da Paz (pode não ter)

    Comunhão (pode não ter)

    Entrega do Ramo (opcional)
    Final da Cerimónia
    Saída dos Noivos

    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2025 Penafiel
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá noivinhas, já obtive a resposta que queria á minha duvida, deixo aqui para quem tiver a mesma duvida! Por norma é este o seguemento.

    -Entrada do noivo

    -Entrada da noiva

    -Aleluia

    -Consentimento/ benção das alianças

    -Final da cerimónia / saída dos noivos
    Se alguém achar que falta algo, que me diga, obrigada a todas pela ajuda e bons preparativos!!

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Vânia! Já ajudaste sim. Pelo menos já tenho ideia da sequência é partes da cerimónia 🙏
    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2025 Penafiel
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Não é a lista de musicas que eu queria, é os momentos na cerimonia em que são tocadas as musicas.

    Claro que vou falar com o padre mas não é já, o casamento é só em Outubro, eu é que estou a adiantar trabalho e estou a pensar em musicas.

    Obrigada no entanto pela tua disponibilidade para me esclarecer.

    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida.. Mas isso aqui ninguém te pode dizer, porque as músicas variam de paróquia para paróquia, de músico pra músico. Tens de por pés a caminho, ir ao senhor padre e perguntar: "sr padre como sua excelência vai organizar a cerimônia? em que momentos posso por música. Que coros, organistas, músicos em geral, estão autorizados a tocar aqui?"
    o senhor irá te esclarecer todas as tuas dúvidas...

    As noivas aqui tiveram cada uma regras diferentes com que lidar na sua igreja, cada paróquia tem as suas regras. Na minha, por exemplo, ninguém pode tocar a não ser dois músicos autorizados por eles. A lista é fornecida por eles, nem sequer 0eko padre. Ou os queria ou nada feito, não tinha música em momento nenhum.
    Por isso se o que tu queres é uma lista de músicas para escolher, só há duas pessoas que te podem ajudar. Ou o padre, ou quem vai tocar na tua cerimônia. Aqui nós só sabemos o que o padre ou o nosso músico nos disse. E de certo que todas nós teremos coisas diferentes a dizer.
    Boa sorte
    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2025 Penafiel
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana, era mesmo isso que eu queria saber, estava na duvida se a comunhão fazia parte ou não de uma cerimonia sem missa.

    Obrigada pelas recomendações, apesar de não sermos católicos praticantes sabemos estar numa cerimonia e responder ao que tem de ser respondido, somos os dois batizados e com catequese feita até ao crisma Smiley laugh

    Bons preparativos noivinha!

    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2025 Penafiel
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Marta, obrigada pela informação tão completa.

    Sim eu sei que não é chegar la e trocar só alianças e vir embora, se assim fosse o meu desejo teria decidido casar apenas pelo civil.

    E sim, eu percebi tudo aquilo que as outras noivinhas já tinham comentado.

    Já não vou a uma missa a uns anos mas sei como funcionam as coisas, apenas queria saber quais as partes não integrantes em termos musicais visto que não vamos ter missa.

    Se não me fiz entender peço desculpa, só quero alguém que me diga os momentos com musica, uma listinha para eu poder seleccionar as musicas conforme o momento.

    Irei no entanto pesquisar mais a fundo sobre o assunto.

    Obrigada pela ajuda noivinha!

    Smiley smile


    • Responder
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Portanto não tens missa mas é cerimonia religiosa, certo? Basicamente os momentos musicais são os mesmos que os de uma missa normal, excepto a comunhão e o ofertório que não costumam ser feitos nas celebrações. Mas nada como falar com o padre. Além disso, se a cerimónia é religiosa, e como varias meninas já recomendaram, vai a uma missa ou duas com o noivo, ou vejam na TV vá. Porque vocês vão estar a frente do padre, e convém que "respondam" juntamente com a assembléia, para todos os efeitos a cerimónia é vossa.
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    E qual pensas exactamente que seja a diferença de não ter missa?
    Querida é tudo igual, és capaz de ter ali um ou outro ponto que não é feito.
    Nao é só la chegar "ola a todos, trocar alianças e vir embora".

    Quando a Vania te diz para ires a uma missa, é porque o que lá será dito é o que terás na tua cerimónia, tenhas ou não tenhas missa.

    Se quiseres ter um trabalhinho de pesquisa a sério sobre o assunto, aconselho-te o site da liturgia, e nos documentos procurares o do matrimonio e lê tudo com atenção. Se calhar ai consegues entender melhor o que estas noivas simpaticamente te queriam explicar.

    Beijo


    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tive cerimónia sem missa. Tivemos vários momentos com música... Mas quem os definiu foi o senhor do órgão. Por isso é melhor veres com o teu padre ou com quem contrataste para a música da cerimônia.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Se não há missa só tens as músicas de entrada e final. Poderás ter alguma no momento da troca das alianças mas confirma com o padre.
    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2025 Penafiel
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Vania,

    como ja referi anteriormente e na descrição do post, nós não vamos ter missa, apenas a cerimonia.

    Obrigada na mesma Smiley smile

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana, tens a música de entrada do noivo e da noiva... depois a missa de casamento é tudo igual a uma missa normal com a diferença que após a homilia do padre vocês trocam os votos, e por isso os momentos das músicas serão os mesmo de uma missa normal mais a música após a troca das alianças.
    Espero ter ajudado.
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Diana, já que tens essas dúvidas eu aconselhava-te além de falares com o teu padre a veres com o teu coro.
    Ambos tem experiência nisso 😉
    Aconselhava-te ainda a ires a pelo menos uma missa para perceberes em que parte existe música.
    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2025 Penafiel
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raquel, não vou ter missa!

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida,


    Se vais ter missa são vários os momentos musicais que poderão necessitar de músicas. Mas também depende se a tua celebração terá todos os momentos solenes (p.e. algumas cerimónias não têm a comunhão ou o ofertorio).
    Tendo em conta o esquema de missa habitual mais a celebração do matrimonio os momentos musicais poderão ser os seguintes...Entrada do noivo, entrada da noiva, música de entrada/início da missa, salmo, aleluia, troca das alianças, ofertorio, santo, Pai nosso, saudação da paz, comunhão, ação de graças e cântico final.
    Aconselho-te porém a falares com o padre para falarem um pouco dos momentos que farão parte da tua cerimónia para que possas ficar mais esclarecida acerca do assunto.
    Beijocas
    • Responder
  • Rute
    Super Noiva Junho 2021 Vila Nova de Famalicão
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou me colar ao debate, também não faço ideia 🙈
    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2025 Penafiel
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hum... Não sei se as madrinhas tem.. Agora fiquei na duvida Smiley laugh

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que devem ser pelo menos 3 músicas. A do noivo com a mãe, das madrinhas e a da noiva será?
    • Responder
  • Diana
    Noiva Constante Julho 2025 Penafiel
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Isso eu sei Smiley xd

    Tambem há do noivo, quando ele entra com a mãe ..

    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Diana, por aqui estou com o mesmo dilema..será a música só da entrada da noiva? Ou há do noivo tb?
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração