Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

D
Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)

Missal: sim ou não?

Daniela, a 15 de Abril de 2020 às 00:21 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 37
Olá novinhas!



Já algum tempo que tenho pensado se terei missal. Li alguns debates em que pelo que percebi a maioria vai ter. Alguns têm as lágrimas de alegria incorporada. 👍👍A minha ideia seria colocar o missal e a lágrima de alegria juntas no banco. Não será necessário um por convidado (penso eu) até porque não acredito que leiam todos ao mesmo tempo... e nem todos irão ler 😂😂A questão é: missal: sim ou não? Confesso que não sou nenhuma expert e daí, o meu pedido de ajuda.
Obrigada! ❤❤

37 respostas

Última atividade por Catarina, a 17 de Abril de 2020 às 02:35
  • Catarina
    Noiva Master Agosto 2021 Sabugal
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Sou sincera que tenho a mesma dúvida . Eu que me preocupo tanto com inúmeros detalhes estou muito virada para a opção de não ter um missal até porque acho dinheiro desperdiçado , mas sei lá 🤷🏻‍♀️
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Daniela 😘

    Encontrei alguns exemplos de outras noivas e pode ajudar-te na hora de criares o teu 😉

    Vê aqui:

    Missal pronto

    Missal

    Missal em forma de folheto

    Espero que ajude! Beijinho

    • Responder
  • Luisa
    Noiva Ativa Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Luisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela. Eu pessoalmente acho que fica bem ter um missal. No meu estou a pensar integrar o lencinho para as lágrimas de alegria. Uma vez que não vou fazer um missal para cada convidado acho que faz sentido colocar o lenço no interior...nem toda a gente chora e fazer um por pessoa iria ser desperdício. No fundo é mais um pormenor engraçado porque acredito que a maioria não vá usar. 😁 beijinhos
    • Responder
  • Sonia
    Noiva Constante Julho 2021 Vila Viçosa
    Sonia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É uma decisão muito pessoal, só tu podes escolher o que mais se identifica com o teu casamento, as pessoas que estarão , se realmente vai ser eficaz....
    • Responder
  • Ana Sofia
    Super Noiva Maio 2021 Sintra
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, o missal é sempre uma mais valia, mas no caso de se precisar de economizar alguns €€, há já igrejas que têm projector e assim pode-se projectar para a maioria dos convidados e ter só alguns impressos para noivos, pais e padrinhos.
    Boa sorte 😀
    • Responder
  • Elizabeth
    Noiva Novata Setembro 2020 Amadora
    Elizabeth ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Boa noite, ter missal ajuda sempre, a questão é que nem toda gente acompanha a missa lendo. Daí estar em dúvida ainda, em ter ou não.
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho q faz sentido para as pessoas acompanharem a cerimónia 😊 por isso sim 😉
    • Responder
  • D
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alguém que já tenha feito, pode dizer-me quais são os valores dos missais e das lágrimas?


    As lágrimas devem ser baratas... eu pensei apenas numa fita à volta do lenço com o nome dos noivos, data do casamento e pouco mais.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Bem, não sei se sei fazer, nunca fiz. Mas com empenho e dedicação, vou conseguir.

    • Responder
  • D
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá!


    Se gostas e tens jeito para fazer, acho que fazes bem 🤗
    • Responder
  • D
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Elodie!


    Se fizer, também serão 2 por banco
    • Responder
  • D
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha!
    Obrigada pela ajuda 🤗🤗
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Daniela 😍

    Por cá tenciono ter, até porque é hábito mesmo nas missas regulares ter, por isso faz-nos sentido ter no casamento. Iremos ter com as lágrimas incorporadas mas ainda não os fizemos, pois com isto tudo da pandemia não escolhemos as leituras nem temos coro sequer ainda.

    Quanto a quantidades, estava a pensar ter uns 2 a 3 por banco 😘

    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá. Acho que isso é muito pessoal. Há vantagens e desvantagens. As vantagens são:

    - teres mais um detalhe giro para o teu casamento

    - uma lembrança que vais guardar e muitos dos teus convidados também

    - uma delicadeza e consideração pelos mesmos porque ajuda a guiá-los durante a cerimónia

    - poderes saber mais sobres os diferentes passos da cerimónia e poderes te preparar melhor porque és obrigada a investigar como se faz, conheceres as leituras disponíveis, etc.

    As desvantagens:

    - trabalho adicional e custo adicional

    - o argumento de que as pessoas acabam por estar distraídas com o missal e menos focadas no que de facto está a acontecer

    - no caso de convidados menos praticantes, mal darem por ele

    No meu caso as vantagens claramente superaram as desvantagens!

    • Responder
  • Ana S
    Noivo Experiente Agosto 2021 Penacova
    Ana S ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Como convidada guardo sempre o missal, portanto vamos ter missais no nosso dia. Acho importante porque as vezes há igrejas onde a acústica é complicada e não se ouve bem. Ah, e há alguns convidados que não sendo particularmente religiosos, ficam ali a olhar sem participar na cerimónia, tendo o missal é uma forma de se guiarem e poderem participar.

    Quanto a numeros, acho que basta um para cada 2 pessoas.

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Julho 2021 Mirandela
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu vou ter missal. 3 por cada banco acho que deve ser o suficiente
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, eu vou ter para ajudar as pessoas a acompanharem a missa e por ser uma das manualidades que mais gosto nos casamentos! É algo que dou muito valor!

    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Coucou, o missal nao é obrigatorio, nos teremos com as lagrimas incorporadas, também nao teremos um por convidado mas sim um por casal ou casa (ainda tenho que fazer contas ahah)

    • Responder
  • Elodie
    Noiva VIP Agosto 2021 Peniche
    Elodie ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá, nos queremos ter missais mas não vamos ter 1 por convidado pois são cerca de 200 convidados iremos por 2 por banco
    • Responder
  • Anne
    Super Noiva Setembro 2021 Aveiro (Concelho)
    Anne ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Também estou nessa dúvida! Porque vai haver sempre quem gostaria de ter um missal para seguir a cerimónia, como quem não vai sequer olhar para ele. Já fui a casamentos que tinham missal, e outros que não tinham. A verdade é que a diferença não é muita. Basicamente as pessoas pegavam no missal para seguir as leituras. Acho que é uma questão de saber se os convidados irão mesmo usar ou não.
    Beijinhos ❤️
    • Responder
  • Maria
    Noiva VIP Maio 2021 Oliveira de Azeméis
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Nós não vamos ter missal 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela! Por aqui vou ter missal para que os meus convidados estrangeiros possam acompanhar a missa. Assim sendo vou ter alguns exemplares em Inglês. Podes ver dicas e sugestões em Manualidades (17): Missal – tudo o que precisam para criar o vosso https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-17-missal-tudo-o-que-precisam-para-criar-o-vosso--t229789 Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela 😁 por aqui não foi ter missal... Acho um gasto dispensável... Mas para as pessoas se calhar mais dadas à religião se calhar até gostam de seguir..
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela. Eu não tive e não achei que tivesse feito falta no nosso dia. Sem dúvida que é uma boa ajuda para as pessoas que não conhecem tão bem o processo da cerimónia religiosa e as pessoas de idade gostam mas não acho que seja razão suficiente para fazer, na minha opinião 😉.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim eu gosteii e claro que há pessoas que gostam de acompanhar etc mas na grande maioria não... e até deixam para lá nem guardam.. assim basicamente gasto pouco mais que uma folha por cada um, poupo papel e acho que ajuda mais a acompanhar as musicas que acho que são sempre mais "aderida" pelos convidados!! Smiley smile

    • Responder
  • D
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Nelly!


    A ideia da bandeja é muito gira! Parabéns 👍👍
    • Responder
  • D
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Vanessa!


    É uma ideia muito engraçada 🤗🤗
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Daniela, eu iriei ter em principio apenas um "missal de musicas" se é que se pode chamar assim, vi esta ideia e achei gira... Smiley smile

    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Daniela nós fizemos um missal um por convidado e vamos colocar numa bandeja a entrada da igreja e cada convidado pega num. Não vamos ter lágrimas de alegria
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Juntos irão definir as leituras e certamente o padre terá também de aprovar os vossos cânticos. Portanto já terão praticamente todo o trabalho feito 😊 Basta depois organizar o missal em forma de livro, folheto, panfleto... têm algumas opções e poderão escolher a que mais vos agrada ou for mais fácil de criar 😊
    • Responder
  • D
    Noiva Experiente Julho 2021 Porto (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Tatiana!


    Obrigada!
    Vou esperar pelas reuniões com o padre e os noivos. Se for muito complicado, provavelmente irei desistir... 🙄
    Beijinhos
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo



    Olá Daniela. Eu em principio vou ter missais, a lágrima de alegria à partida vou dispensar.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração