Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Virginia
Noiva Master Maio 2019 Tavira

Manualidades dispensáveis

Virginia, a 29 de Maio de 2019 às 23:42 Publicado em Fórum Organizar um casamento 9 53

Olá comunidade linda!

No meu último debate das perguntas indiscretas, muitas de vocês perguntaram o mesmo: o que não voltava a fazer no meu dia? O que foi dispensável? O que voltava de facto a fazer?

tumblr_n7d1zhrD791smcbm7o1_500.gif
Então cá estou eu para fazer este debate que, aviso já, é capaz de ser longo. Primeiro explico-vos que o meu casamento foi pequeno, tivemos 50 convidados, por isso nem tudo o que pra mim foi dispensável poderá ser para vocês. Todas temos gostos e prioridades diferentes, e como disse o meu fotógrafo, nenhum casamento é igual.

Assim sendo, vamos à isso! Smiley laugh


Lágrimas da alegria não dediquei demasiado tempo à elas, e ainda bem. As minhas lágrimas da alegria estavam em saquinhos com autocolantes, muito simples. Fiz 30 e sobraram quase todas.

Oração das solteiras dediquei sim bastante tempo e foi inútil, mas parcialmente minha culpa. Depois de atirar o ramo, entreguei-as às convidadas mas não consegui entregar à todas, porque dispersaram-se pela quinta. Fiz à conta e sobraram mais de metade.

Leques comprei-os no ali e deixei junto aos bancos, mas ninguém usou. Para ser sincera também não estava calor, por isso não fez muito sentido.

Lembranças vi num vídeo da Jamie Wolfer (organizadora de casamentos) que ninguém leva as lembranças pra casa, e pensei que seria apenas aplicável nos Estados Unidos. WRONG. Nós tínhamos 5 lembranças diferentes: uma vela para as senhoras, uma garrafa de moscatel para os homens, cookies personalizados para todos, sacos de gomas e palhinhas de óculos para as crianças e prende-chupas para os bebés. As bolachas demos como "prémio" num dos jogos para toda a gente, as crianças ficaram com as prendinhas todas, mas as velas e o moscatel ninguém levou. No final da noite andávamos nós a dizer às pessoas que ainda lá estavam para levar, mas na realidade ainda sobrou imenso.

Livros de atividades para as crianças é verdade, não foi usado nenhum! O staff da quinta esqueceu de colocar os livros para as crianças e quando me apercebi, já nenhuma queria porque estavam entretidas com os jogos ou com a mesa dos doces.

Kit WC decidi fazer de última hora, a menos de uma semana do casamento, e mais valia não ter feito. Ficaram exatamente como os deixei, ninguém tocou em nada. Não sei se pensaram que não se podia usar ou se realmente não precisaram. A verdade é que trouxe tudo de volta para casa.

Etiquetas nomes outro disperdício de tempo. Fiz etiquetas com os nomes das pessoas, que ficaram atados aos guardanapos, como forma de "guardar lugar". Ninguém ligou, apesar de sentarem na mesa certa, ninguém sentou na cadeira correcta. Eu depois acabei por perceber que era mesmo um disparate, porque cada um senta ao lado de quem quiser. Enfim.

Menus os meus lindos menus. Ficaram por cima dos guardanapos e ninguém ligou nenhuma. O nosso jantar foi em estilo buffet, e sei que ninguém ligou ao menu porque enquanto se serviam perguntavam o que estava na bandeja. Só voltava a fazer se o jantar fosse empratado, ou então colocava os nomes dos pratos junto ao buffet.

Etiquetas para sparklers ninguém ligou às etiquetas, acho que o importante foi mesmo ter os sparklers. Tive o trabalho de colar fósforos e lixa, e acabou toda a gente a acender com isqueiros.

Raspadinhas claro que toda a gente achou piada às raspadinhas, mas não foi como eu queria. Na quinta perceberam mal e deixaram as raspadinhas nas mesas (era suposto ser o animador a entregá-las). Acabou que toda a gente raspou pela piada mas foi isso. Ninguém nos disse o que tinha ganho, só os que ganharam uma fatia extra de bolo (claro Smiley tongue )


E o que eu valeu a pena fazer?


Programas toda a gente adorou os programas e levaram-nos para casa. Talvez por ser engraçado e original, não sei, mas toda a gente elogiou e reparei que levaram todos quando se foram emboras.

Palavras cruzadas + bingo foram um sucesso! Toda a gente adorou jogar e andar à caça para saber as respostas, não esperava ter tanta adesão e foi de certeza o que mais animou os mais pequeninos.

Seating chart por motivos óbvios, ajudou e toda a gente sentou rapidamente e sem confusão.

Mesa de doces não foi bem uma manualidade, mas quase. A quinta autorizou-nos a fazer a nossa própria mesa de doces, e fizemos uma secção completa de mousses, macaroons, brigadeiros, gomas, rebuçados, bolachas, etc. Apesar de termos feito quantidades astronómicas (tivemos quase 200 macaroons e 800 brigadeiros hahahaha) valeu todo o esforço. Toda a gente adorou e as crianças ficaram mais que maravilhadas com os doces todos.


Espero ter ajudado algumas de vocês a avaliar o que precisam e com o que não vale a pena perder tempo. Claro que fiz mais coisas, mas sinceramente agora não me consigo lembrar. Depois volto cá para outro debate de outras coisas dispensáveis além das manualidades, e algumas dicas para quem ainda está a organizar o grande dia.


Beijinhos e sejam felizes! Smiley kiss

53 respostas

Última atividade por Bárbara, a 17 de Janeiro de 2021 às 11:51
  • Bárbara
    Noivo Principiante Setembro 2022 Porto (Concelho)
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Cátia
    Adorei a ideia
    Podes me enviar sff ********.*******@*******.***
    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Claro 😁 envia-me o teu e-mail por mensagem
    • Responder
  • Rute
    Noiva Ativa Junho 2022 Setúbal (Concelho)
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Que engraçado! Poderias enviar-me as imagens tambem? Acho que vou-te "roubar" a ideia hehehe

    • Responder
  • Marta Vieira
    Top das Noivas Junho 2021 Penafiel
    Marta Vieira ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Virginia bom debate 👍
    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Smiley smile Fizemos 200€, tinha feito mal as contas. Vendemos cada uma a 1€ e tínhamos 100 rifas em que o prémio era a liga da noiva e 100 rifas em que o prémio era a gravata do noivo. E cada rifa tinha um número, tanto no papel que ficava para o convidado como no papel que ficava para nós e na altura do sorteio juntamos os papéis todos e tiramos do saquinho. O papel que ficava para nós também tinha o nome do convidado para sabermos para quem era o prémio. Se quiseres que te mostre a imagem da rifa, envia mensagem com o teu e-mail que eu envio Smiley smile fiz no canva.

    • Responder
  • Elisabete
    Noivo Ativo Fevereiro 2021 Sintra
    Elisabete ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Super útil!! 😘
    • Responder
  • Jessica
    Noiva Curiosa Maio 2021 Braga (Concelho)
    Jessica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ola linda mas se eram 200 como fizes 250€ e ja agora se eles compraram a rifa para ganhar ou a liga ou a gravata como depois leiloas te desculpa ams e tudo novo pra mim
    • Responder
  • Soninha
    Noiva Constante Agosto 2021 Alenquer
    Soninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro este debate!! Mas explica me melhor, os programas são os jogos? O bingo foste tu que fizeste? Em que momento? É o seating chart? Fiquei curiosa😉😉😍
    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Smiley smile claro que sim! Fizemos cerca de 200 rifas, em que cada uma custava 1€ mas havia pessoas que compravam logo 10 ou 20 rifas ahah

    Fizemos uma "competição" entre rapazes e raparigas, foi rápido e divertido, nem eu pensei que vendessem tão rápido.

    Então foi assim, o dj pediu que 5 raparigas e 5 rapazes fossem à pista de dança e cada um ficou com 20 rifas para vender e o grupo a vender mais rápido (ou os rapazes ou as raparigas) ganhava um prémio. As rifas que as raparigas tinham, o prémio era a liga da noiva e as rifas que os rapazes tinham, o prémio era a gravata do noivo e iam ser sorteados depois do corte do bolo. E as rifas tinham o número da rifa, o prémio e o nome da pessoa que comprou para depois sabermos qual convidado é que ganhou.

    Os rapazes ganharam a competição, a oferta foi um conjunto da licor beirão que compramos no site deles com 2 mini garrafas de licor beirão e 2 copos de shot da licor beirão para cada um, mas também demos um prémio às raparigas, era uma palhinha personalizada também da licor beirão porque apesar de não terem ganho também conseguiram angariar os 100€ para nós Smiley smile

    e os convidados estavam também animados para saber quem ia ganhar e para ajudar um dos grupos a ganhar eheh

    se quiseres envia-me mensagem privada e eu envio-te as nossas rifas para veres.

    • Responder
  • Sílvia
    Noiva Experiente Junho 2021 Póvoa de Varzim
    Sílvia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá querida! Podes me explicar melhor em que consiste esse jogo das rifas? Como é que vocês ganharam 250€? Eles ao vender as rifas, não era suposto ficarem com o dinheiro para eles? Não percebi...
    • Responder
  • Cátia
    Super Noiva Julho 2019 Viseu (Concelho)
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pelo debate.

    Concordo em tudo com a tua publicação eheh

    Os leques fiz eu e até foram utilizados porque estava muito calor e as lágrimas da alegria coloquei na parte de trás do missal e então as pessoas acabaram por levar.

    As raspadinhas utilizei para as solteiras, dei uma a cada uma e só uma é que tinha prémio que era o ramo e isso acharam piada. E logo a seguir dei a oração das solteiras porque disse a elas para lerem ao microfone e então consegui entregar uma a cada uma Smiley smile

    As lembranças também houve muita gente que se foi embora e sem levar a lembrança.

    Quanto aos menús, eu fiz em aviões de papel e acho que serviram mais para atirarem do que para lerem a ementa xD

    Fiz também varinhas da felicidade, isso deu jeito porque a quinta não deixava baterem com os talheres nos pratos e copos e então quando as pessoas queriam pedir um beijinho, abanavam a varinha.

    Outra coisa que me arrependi muito foi o "livro de honra". Tínhamos uma caixa de correio e tínhamos uma máquina fotográfica instantânea e as pessoas tinham de tirar fotografia e escrever um papel que tínhamos também na mesma mesa. Mas maior parte das pessoas não deu conta, mesmo a mesa estando ao pé da pista de dança e então não temos quase nada na caixa de correio xD e na caixa de correio até tinha as instruções todas ahah

    Também achei o mesmo da etiqueta dos sparkls, as pessoas não ligaram nada, apesar de eu não ter feito com fósforos e lixa. Comprei cerca de 20 isqueiros e acenderam com esses isqueiros.

    E concordo que a parte das etiquetas com os nomes é mesmo desnecessário porque as pessoas acabam por se sentar onde querem eheh

    Para além destas manualidades, fiz rifas e fizemos um "jogo" rapazes contra raparigas e quem acabasse primeiro de vender as rifas recebia um prémio (conjunto da licor beirão com 2 copos de shot e 2 mini garrafas de licor beirão). As pessoas deliraram, eles acabaram de vender num instante e toda a gente disse que devíamos ter mais ahah e com isto ainda ganhamos 250€ que deu para pagar ao animador :p esta manualidade valeu bem a pena.

    • Responder
  • Ana Luísa
    Noiva Experiente Julho 2021 Golegã
    Ana Luísa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá olá! Só hoje vi este debate fantástico.

    De facto são incriveis as coisas que queremos fazer e que depois não são assim tão notadas. Obrigada pelo feedback e, sem duvida, terei tudo isto em conta. Beijinhos

    • Responder
  • Camila
    Noiva Ativa Julho 2022 Viseu (Concelho)
    Camila ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada por partilhar a tua experiência conosco Virgínia.
    • Responder
  • Francisca
    Noiva Master Outubro 2019 Penafiel
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Virginia

    Obrigada pelas dicas, são bem preciosas. Beijinhos

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    No meu casamento choraram mas os chorões já foram preparados com os seus próprios lenços hahahah eu também tive pessoas em falta mas não alterei nada, deixei mesmo os espaços vazios na mesa, acho que dava demasiada dor de cabeça estar a reorganizar tudo na hora. Por causa das pessoas em falta é que acho que foi não boa ideia ter os nomes, porque acabamos por "entregar" quem faltou.

    • Responder
  • Ana Rodrigues
    Noiva Master Abril 2019 Porto (Concelho)
    Ana Rodrigues ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Concordo plenamente com quase tudo kakakaka por acaso as minhas crianças prestaram atenção ao livrinho e todas as lembranças que ofereci foram entregues, mas por um motivo, porque eu fiz dedicatórias a toda a gente e aos casais todos.... Como eram poucas pessoas achei engraçado! Tive imensa trabalho a fazer o kit WC e quase no final desisti de tudo, detestei como ficou e deixei tudo aquilo em casa, não achei que fosse necessário e a realidade é que na quinta eu precisei de desodorizante mas a minha cunhada tinha um no carro, ou seja, desenrasquei me, quanto aos outros itens, a quinta forneceu tampões e pensos higiénicos caso alguém necessitasse. Também não achei necessário o marcador de lugar pois houve gente que faltou e quem teve que lidar com a situação foi a minha wedding planner... Foi muita chato e por esse motivo o placard de mesas também ficou sem efeito! Portanto sim, concordo contigo em quase tudo, até mas lágrimas, ninguém chorou no meu casamento kakakak
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Francisca, eu e a minha mãe fizemos grande parte dos doces - brigadeiros, trufas, mousses, etc. Os macarons e tartes comprei tudo na makro (comprei cada caixa de macarons 72 unid a 20€ e bolo de bolacha 22 fatias a 9€, congelados), e as gomas no site da Reino Brilhante, foi o mais barato que encontrei.

    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Virginia. Por prever pouco efeito de muitas coisas que não voltarias a fazer, é que nem me meti nelas Smiley laugh ahah, beijinhos

    • Responder
  • Francisca
    Noiva Master Outubro 2019 Penafiel
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Virgínia

    Obrigada pela partilha.

    Nos também vamos fazer a nossa mesa de doces. Podes dizer onde compraste os doces?

    • Responder
  • Suely
    Noiva VIP Setembro 2019 Rio Maior
    Suely ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo debate Virgínia Smiley winking

    • Responder
  • Cristiana
    Super Noiva Julho 2019 Coruche
    Cristiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Apesar de achar que pode sempre diferir de casamento para casamento, acho estes debates muito úteis, ajuda imenso quando estamos indecisas em fazer mais alguma manualidade.

    Uma questão, tiveste cones? Achas que justificou? Ou basta levar o arroz e as pétalas dentro de um cesto?

    Obrigada Smiley kiss

    • Responder
  • Marta
    Super Noiva Setembro 2019 Mafra
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Obrigada pelo debate Virginia, é sempre útil saber que coisas são indispensáveis ou não. Beijinhos

    • Responder
  • Carla
    Noiva VIP Setembro 2019 Lisboa (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Virginia, obrigada pelo debate! Realmente eu não vou fazer nada dessas coisas sem ser as lembranças porque já suspeitava que ninguém ia ligar ☺️
    • Responder
  • Cláudia Cândido
    Noiva Master Setembro 2019 Olhão
    Cláudia Cândido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    O jogo do espião consiste em fazer uma listagem de momentos a serem fotografados: uma foto da tua mesa, uma foto do bolo dos noivos, uma foto da noiva, uma selfie... por ai fora.
    Quem completar o desafio em primeiro lugar ganha um miminho.
    E nós ficamos com variadas fotos tirados pelos convidados Smiley smile
    • Responder
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada. É bom saber. É uma das coisas que tenho dúvidas. 😊
    • Responder
  • Patrícia
    Super Noiva Outubro 2019 Santarém (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá noivinha,
    De facto há muitas coisas às quais ninguém dá importância. Eu acho que lá no fundo as mulheres reparam, é um defeito ou talvez qualidade, depende da perspectiva, que nós temos...
    Eu das coisas que colocaste como dispensáveis só estou na dúvida com o kit WC, porque pode mesmo ser útil. A minha dívida prende-se com os miúdos. Tenho receio que mexam e estraguei as coisas e sim, aí será uma perda de tempo.
    Quanto aos jogos gostava de saber em que altura da festa os fizeste?! Acho imensa piada mas o noivo diz que com tanta coisa não vai haver tempo para tudo. Porque o jogo do sapato já definimos que vamos fazer!

    Obrigada pelo debate!

    Beijinhos
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Master Setembro 2019 Seixal
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate! Ajudou-me imenso, principalmente como vou ter buffet também vou acrescentar os nomes nos locais da comida para perceberem logo o que é, mas vou manter na mesma as ementas individuais principalmente para decorar e porque tem um agradecimento pela presença na parte de trás!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Agosto 2019 Gondomar
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fiquei curiosa com a história do programa e fui pesquisar nas tuas fotos. E não é que adorei???? Acho que me vou inspirar no teu e fazer também. Adoro coisas engraçadas e ponha o pessoal a rir. Demasiado sentimentalismo chateia. 😂
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida, obrigada por este debate, ajuda imenso! Cada vez tenho mais a certeza que não vale a pena fazer lágrimas de alegria Smiley shame

    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida!

    Obrigada pelo debate ^^

    O nosso casamento também será pequeno e estava com algumas dúvidas se valeria a pena fazer algumas coisas.. assim já tenho uma ideia melhor ^^

    • Responder
  • Cláudia
    Super Noiva Maio 2019 Leiria (Concelho)
    Cláudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Virginia. Excelente debate. De certeza que vai ajudar muitas noivinhas. No meu casamento não tive quase nada daquilo que achas dispensável. Também pensei o mesmo e ainda bem que não perdi tempo. Nós como também tínhamos poucos convidados, marcámos os lugares individualmente com a fotografia da pessoa. Foi um sucesso. O menu estava colado por trás da fotografia. Todos levaram a fotografia e claro o menu, que foram consultando ao longo do casamento. As lembranças optei por colocar numa cestinha e distribuir a todos, assim não sobrou nenhuma. Uma coisa que não referiste, que não sei se tiveste, foi as varinhas da felicidade. Simplesmente não funcionaram. Os guizos fazem pouco barulho e não se ouve. As pessoas acabaram por as levar para casa, pela piada, pois desconheciam. Era uma das coisas que achei dispensável e que se fosse agora não teria.
    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Agosto 2019 Viseu (Concelho)
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Óptimo debate Virgínia 😁😁😁 Ao menos sempre fiquei mais descansada ao facto de não fazer lágrimas de alegria e algumas coisinhas que sei que não vão ligar muito. E sempre poupamos nisso Smiley smile Beijinhos
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração