Olá comunidade linda!
No meu último debate das perguntas indiscretas, muitas de vocês perguntaram o mesmo: o que não voltava a fazer no meu dia? O que foi dispensável? O que voltava de facto a fazer?
Então cá estou eu para fazer este debate que, aviso já, é capaz de ser longo. Primeiro explico-vos que o meu casamento foi pequeno, tivemos 50 convidados, por isso nem tudo o que pra mim foi dispensável poderá ser para vocês. Todas temos gostos e prioridades diferentes, e como disse o meu fotógrafo, nenhum casamento é igual.
Assim sendo, vamos à isso!
Lágrimas da alegria não dediquei demasiado tempo à elas, e ainda bem. As minhas lágrimas da alegria estavam em saquinhos com autocolantes, muito simples. Fiz 30 e sobraram quase todas.
Oração das solteiras dediquei sim bastante tempo e foi inútil, mas parcialmente minha culpa. Depois de atirar o ramo, entreguei-as às convidadas mas não consegui entregar à todas, porque dispersaram-se pela quinta. Fiz à conta e sobraram mais de metade.
Leques comprei-os no ali e deixei junto aos bancos, mas ninguém usou. Para ser sincera também não estava calor, por isso não fez muito sentido.
Lembranças vi num vídeo da Jamie Wolfer (organizadora de casamentos) que ninguém leva as lembranças pra casa, e pensei que seria apenas aplicável nos Estados Unidos. WRONG. Nós tínhamos 5 lembranças diferentes: uma vela para as senhoras, uma garrafa de moscatel para os homens, cookies personalizados para todos, sacos de gomas e palhinhas de óculos para as crianças e prende-chupas para os bebés. As bolachas demos como "prémio" num dos jogos para toda a gente, as crianças ficaram com as prendinhas todas, mas as velas e o moscatel ninguém levou. No final da noite andávamos nós a dizer às pessoas que ainda lá estavam para levar, mas na realidade ainda sobrou imenso.
Livros de atividades para as crianças é verdade, não foi usado nenhum! O staff da quinta esqueceu de colocar os livros para as crianças e quando me apercebi, já nenhuma queria porque estavam entretidas com os jogos ou com a mesa dos doces.
Kit WC decidi fazer de última hora, a menos de uma semana do casamento, e mais valia não ter feito. Ficaram exatamente como os deixei, ninguém tocou em nada. Não sei se pensaram que não se podia usar ou se realmente não precisaram. A verdade é que trouxe tudo de volta para casa.
Etiquetas nomes outro disperdício de tempo. Fiz etiquetas com os nomes das pessoas, que ficaram atados aos guardanapos, como forma de "guardar lugar". Ninguém ligou, apesar de sentarem na mesa certa, ninguém sentou na cadeira correcta. Eu depois acabei por perceber que era mesmo um disparate, porque cada um senta ao lado de quem quiser. Enfim.
Menus os meus lindos menus. Ficaram por cima dos guardanapos e ninguém ligou nenhuma. O nosso jantar foi em estilo buffet, e sei que ninguém ligou ao menu porque enquanto se serviam perguntavam o que estava na bandeja. Só voltava a fazer se o jantar fosse empratado, ou então colocava os nomes dos pratos junto ao buffet.
Etiquetas para sparklers ninguém ligou às etiquetas, acho que o importante foi mesmo ter os sparklers. Tive o trabalho de colar fósforos e lixa, e acabou toda a gente a acender com isqueiros.
Raspadinhas claro que toda a gente achou piada às raspadinhas, mas não foi como eu queria. Na quinta perceberam mal e deixaram as raspadinhas nas mesas (era suposto ser o animador a entregá-las). Acabou que toda a gente raspou pela piada mas foi isso. Ninguém nos disse o que tinha ganho, só os que ganharam uma fatia extra de bolo (claro )
E o que eu valeu a pena fazer?
Programas toda a gente adorou os programas e levaram-nos para casa. Talvez por ser engraçado e original, não sei, mas toda a gente elogiou e reparei que levaram todos quando se foram emboras.
Palavras cruzadas + bingo foram um sucesso! Toda a gente adorou jogar e andar à caça para saber as respostas, não esperava ter tanta adesão e foi de certeza o que mais animou os mais pequeninos.
Seating chart por motivos óbvios, ajudou e toda a gente sentou rapidamente e sem confusão.
Mesa de doces não foi bem uma manualidade, mas quase. A quinta autorizou-nos a fazer a nossa própria mesa de doces, e fizemos uma secção completa de mousses, macaroons, brigadeiros, gomas, rebuçados, bolachas, etc. Apesar de termos feito quantidades astronómicas (tivemos quase 200 macaroons e 800 brigadeiros hahahaha) valeu todo o esforço. Toda a gente adorou e as crianças ficaram mais que maravilhadas com os doces todos.
Espero ter ajudado algumas de vocês a avaliar o que precisam e com o que não vale a pena perder tempo. Claro que fiz mais coisas, mas sinceramente agora não me consigo lembrar. Depois volto cá para outro debate de outras coisas dispensáveis além das manualidades, e algumas dicas para quem ainda está a organizar o grande dia.
Beijinhos e sejam felizes!