Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada

Milhinha, a 26 de Abril de 2020 às 09:30 Publicado em Fórum Manualidades 11 56

Bom dia, Princesas! Como vão esses preparativos? Continuamos com a saga das Manualidades?


Falando pela experiência de outras noivas, nada dá mais dor de cabeça do que organizar as mesas num casamento. É preciso ter em atenção que este ou aquele familiar não se falam; é preciso encaixar grupos de amigos que esperam estar juntos e completar as mesas com “pessoas de fora”; é preciso colocar casais com gostos semelhantes todos juntos; já para não falar do que fazer com as crianças – sentar com os pais ou com a animadora infantil? Mas que dor de cabeça! Felizmente a App Casamentos.pt tem a solução ideal para organizar as mesas: Organizador de Mesas!


A Agenda de Tarefas desde cedo que nos incita a preencher as mesas com os convidados mesmo antes de entregarmos os convites. E confesso que assim tenho conseguido encaixar melhor todas as alterações posteriores que nos têm sugerido. Vou atualizando a Lista de Convidados à medida que nos dão confirmações e sentamo-nos a arranjar as mesas (vejam um exemplo na manualidade).


Com este passo preenchido têm meio caminho andado para fazer a Manualidade de hoje: o vosso Seating Plan/Chart, Protocolo ou Plano de Mesas.

Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada 1


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Para que serve o Plano de Mesas ou Seating Plan?

Trata-se de um painel ou montagem de objetos onde mostram onde cada convidado deve sentar-se durante a refeição. Habitualmente durante ou cocktail ou à entrada do salão de jantar, os convidados são verificar qual a sua mesa e com quem estarão sentados.


Devem por isso ter em atenção as seguintes regras:

- O Seating Plan deve ser colocado num lugar bem visível ou num trajeto de passagem obrigatória pelos convidados;

- Deve constar o nome de todos os convidados para que não restem dúvidas;

- Deve estar escrito em tipos de letra e tamanho de letra adequada à leitura de TODOS – não se esqueçam do avô presbíope ou dos primos míopes!


Tirando essas 3 simples regras, podem bem dar azo à vossa imaginação! Escolham motivos próximos do vosso convite ou demais estacionário, pensem no estilo ou tema do vosso casamento e como querem numerar ou nomear as vossas mesas.


Se o vosso casamento não tem TEMA, não se preocupem! Escolham as cores do vosso casamento e numerem as vossas mesas. Inspirem-se e reforcem a vossa decoração. E não se esqueçam que quem não tem TEMA tem muito mais flexibilidade quando chega à hora de escolher o seu seating plan.


2) Que tipos de Seating Plan existem?

Existem Seating plans em que os convidados são distribuídos por mesa ou que os convidados estão distribuídos por lugar.


A Distribuição por Mesa é mais útil para casamentos tradicionais com mais de 100 convidados. Basta nomearem ou numerarem as vossas mesas e distribuir os vossos convidados de acordo com o número de lugares. Muito simples para vocês e para os convidados.

A Distribuição por Lugares pressupõe que a cada lugar sentado está atribuída uma pessoa (como se de um voo se tratasse). É exequível para casamentos mais pequenos como micro ou mini-weddings pois a atribuição de lugares pode ser mais morosa. Também permite fixar lugares para uma eventual animação especial como sendo as Flash Mobs ou mesmo um jogo do ramo diferente (em que se cole o ramo à base da cadeira, por exemplo). A grande vantagem deste tipo de seatting plan é que poderás fazer cartões de agradecimento com mensagens personalizadas – uma ideia trabalhosa mas super original!


E não! Não existe a diferença entre seating plan e sitting plan. Em bom inglês: sitting plan é o tempo que têm previsto dos convidados encontrarem-se sentados. Seating plan é a disposição de mesas e cadeiras para os convidados se sentarem.


3) Onde posso buscar as minhas inspirações?

Para começar devem pensar no vosso casamento e como poderão tornar o vosso seating plan único! Se estão sem inspirações, procurem no Pinterest por inspirações dentro do vosso estilo e tema. Algumas noivinhas na Comunidade fizeram o favor de compilar alguns exemplos:

· As Inspirações Originais da nossa querida Ana, da noiva Joana (tema praia/mar), dos noivos S&P, da noiva Inês e da noiva Polly;

· As Inspirações Imperiais da noiva Andreia (com uso de molduras douradas e espelhos trabalhados) e da noiva Sofia (uso de espelhos);

· As Inspirações Modernas da noiva Tânia (com uso de acrílico, metal, espelhos e figuras geométricas);

· As Inspirações rústicas da noiva Vanessa, da noiva Top Andreia e da nossa (sempre) Destacada Patita (com uso de flores, papel kraft, madeira, paletes e molduras recicladas);

· As Inspirações Coloridas da noiva Tânia (preto), da noiva Inês V. (rosa) e (vermelho), da noiva Jacinta (branco) e (dourado).


Depois, procurem na nossa Comunidade que está repleta de bons exemplos. Ora vejam só:

· Estilo Moderno: a molduras com fotos do casal da nossa Master Andreia; o espelho da noiva Cristiana; o jardim geométrico da nossa querida noiva Ana; a sugestão divertida da admin Maria;

· Estilo rústico: o mostrador de vinhos da noiva Ana, as portadas românticas da noiva top Tânia; a janela reciclada e personalizada da noiva Mariana (com números); as caixas e cenário da noiva Susana; o resultado final da noiva Mónica (tema Gins); o quadro floral da nossa guru Maria; o expositor da noiva Bebs; a portada de madeira da noiva Verónica, o jardim de moinhos de vento da noiva Carla; o quadro de rolhas da nossa Destacada Telma.

· Tema Viagens: o Mapa-Mundi da noiva Natacha e dos noivos S+M; o mapa de metro de Londres dos noivos S&P; o ecrã de portas de embarque da noiva Lau; as inspirações da noiva Joana; os cartazes da noiva Sara; os monumentos da noiva Iva;

· Tema Disney: o quadro da noiva Cláudia; os cartazes da noiva Sónia (desenhos animados da nossa infância); a sinalética da Menina do Laço (Harry Potter);

· Tema Danças: a excelente manualidade da noiva Andreia;

· Tema Música: o exemplo da noiva D.G. e o placard com discos vinil da noiva Caetano.

· Tema Videojogos: a inspiração da noiva Top Marisa (Super Mário);

· Tema Chocolate: o excelente exemplo da noiva Inês V.


Finalmente, não se esqueçam de entrar em contacto com os vossos fornecedores – quinta e decorador. Eles poderão ajudar a guiar-vos no estilo de decoração que irão ter. Também habitualmente já têm de outros casamentos molduras, espelhos, portadas, etc poderão usá-las e personaliza-las ao vosso gosto.


NOTA: Se quiserem ser MESMO originais podem optar por não haver Seating Plan – o que pode parecer estranho e anti-natura mas que facilita muito o vosso trabalho. Só precisam de fazer uma placa informativa. Vejam o exemplo da noiva Joana!


De qualquer das formas, não se esqueçam de passar por este excelente debate da nossa querida Ana, que é um excelente ponto de partida: Tudo o que precisas de sabes sobre... seating plans


Vamos à Manualidade em si?

Eu tenho a sorte de ter o Seating Plan organizado pela quinta. Têm uma estrutura (do género de uma árvore geométrica) em metal que decoram de acordo com as cores e o estilo de casamento. Aceitámos a proposta. Só tínhamos que pensar na parte do estacionário, então.


O nosso casamento é estilo elegante e minimalista. As cores do nosso casamento são o branco, dourado e verde.

O noivo lembrou-se que a nossa bebida social preferida é o Gin e que acompanhámos o crescente fervor e moda dos Gin&Tonic. Depois de muitas inspirações do Pinterest, o noivo lá sugeriu poderíamos usar esse motivo como algo “nosso” para dar o nome às mesas. Apesar de ter algumas reservas em usar nomes de bebidas alcoólicas para mesas de um casamento, lá acedi – afinal o casamento é dos dois.


PRIMEIRO PASSO: Perguntámos na nossa quinta sobre o número de convidados por mesa. Teremos mesas redondas de 10 pessoas. Excecionalmente teremos uma ou outra mesa de 8. Também pediram para não nos esquecermos da Mesa do Staff (onde habitualmente comem os fotógrafos, videógrafos, DJ e demais animação!


SEGUNDO PASSO: Depois de termos a nossa Lista de Convidados completa, estipulámos que seria necessário arranjar nomes para 15 mesas. À medida que os convidados forem confirmando e cancelando, poderemos ter que diminuir o número de mesas, mas o trabalho fica feito.


TERCEIRO PASSO: À medida que íamos recebendo confirmações e cancelamentos, íamos atualizando o nome dos convidados por mesa no nosso Organizador de Mesas. Também atribuímos o nome das mesas à medida que iam ficando preenchidas.

Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada 2

QUARTO PASSO: Fizemos cartões individuais com os motivos do nosso convite e com um detalhe alusivo ao nome da mesa junto com o nome de todos os convidados. Ficaram assim:

Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada 3


Agora só falta atualizar os nomes uma semana antes do casamento e enviar os cartões finais para na quinta imprimirem e decorarem o nosso Seating plan! Foi super simples com a ajuda dos nossos fornecedores!

Bjs e bons preparativos

56 respostas

Última atividade por Ana, a 28 de Dezembro de 2020 às 15:01
  • Ana
    Noiva VIP Junho 2021 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida 😊😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana. Eu coloquei tamanho de letra 20. Mas os convidados podiam passar a meio metro do Seating plan e seria de fácil leitura à mesma. O tamanho dos cartões dependeu do facto de conseguir incluir as 10 pessoas e o título da mesa no cartão. Bjs
    • Responder
  • Ana
    Noiva VIP Junho 2021 São Miguel
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá será que podias dizer qual foi o tamanho dos cartões que colocaste no seating plan, ainda não tenho ideia do tamanho mas quero que seja visível 🤔
    • Responder
  • Soninha
    Noiva Constante Agosto 2021 Alenquer
    Soninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim🤗 é na primavera🌺🌺 acho que dá o toque. Vou apostar na decoração floral. Os temas já me cansam... É sempre gostei de flores. Os arcos o eucalipto! Enfim... Que chegue o grande dia😍
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem giro e bem floral. Vai ser lindíssimo! Bjs
    • Responder
  • Soninha
    Noiva Constante Agosto 2021 Alenquer
    Soninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha🤗
    No espaço onde vou fazer têm um por, e já tenho o design todo feito. Ser algo do género pois não temos tema:
    Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada 4

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Soninha. Já pensaste como vais fazer o teu? Bjs
    • Responder
  • Soninha
    Noiva Constante Agosto 2021 Alenquer
    Soninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que belo debate!!
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada a vocês por estarem sempre aqui e abrirem debates tão incriveís como este 😊😍 beijinhooos!

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O seating plan? Numa palete, os papeis com as mesas Smiley smile tenho lá um local mesmo indicado lá no jardim para colocar a palete ... e ficará muito bem Smiley smile

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nessa! E tu? Como estás a pensar fazer? Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Milhinha, mais um debate incrível ... Obrigada como sempre! Adorei mesmo a tua ideia está linda!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Telma! O teu exemplo também foi uma boa inspiração para todas as noivinhas. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada querida Isa! Obrigada por estares sempre por cá. Bjs
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Milhinha! Como estás?

    Nem vou dizer que este debate está incrível porque já é "pão nosso de cada dia". Obrigada pela partilha Smiley heart Acho o seating plan fundamental e que faz toda a diferença na decoração. O vosso está lindíssimo, seguindo sempre a mesma linha. Parabéns Smiley smile

    Um beijinho!

    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate cheios de belas inspirações querida Milhinha! Muitos parabéns 😍😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahahah! É o nosso preferido (o nosso pequeno luxo)! Ahahah temos gostos parecidos! Bjs Bebs!
    • Responder
  • Bebiana
    Noiva Master Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Coucou!
    Que inspirações lindas adoroooo o espelho confesso que ainda não tinha decidido sobre o nosso! Agora tenho tempo para pensar nisso com calma 😊
    Já te disse que adorooooooo o tema Gin???? E btw a vossa mesa tem o melhor de todos 😂😂
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho uma lindíssima inspiracao e fácil de fazer! Bjs
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois...é o eu estou a pensar fazer. Posso também em vez de escrever na folha, fazer género etiqueta e fazer um faço juntamente com o guardanapo, menu. Género como as fotos!
    Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada 5



    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha Milhinha.
    Mais um excelente debate ou todas nós nos podemos inspirar e tirar grandes ideias 👏❤️🤗
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Ana Caroline! Tão bom ver-te por cá! No teu caso marcar lugar com nome de pessoas é perfeito e simples de fazer! Bjs
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha como sempre belo debate 🥰🥰 adoro como sempre!! No meu caso será um pouco difícil, pois teremos um casamento íntimo a volta de 30 pessoas, ainda não temos confirmações dos convidados! As nossas mesas serão retangulares e leva volta de 6 pessoas em cada mesa, então teremos de diminuir para ter mais mesas, não sei se coloco 3 ou 4 pessoas por mesa! E está a minha dúvida...porque temos de preencher espaço com as mesas. Em relação ao tema estou na dúvida se utilizo nome de árvores típicas de Portugal e Brasil ou de flores ou de ervas aromáticas! Em relação, a forma como vai ser exposto para os convidados verem qual a sua mesa deixo foto, pois será o local a fazer. Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada 6
    Também estou a pensar colocar o nome das pessoas em cada lugar em vez de fazer o plano das mesas, como temos poucos convidados! Pensei em escrever os nomes em folhas e colocar nos lugares para verem onde vão sentar, mas também estou a pensar que assim as pessoas vão demorar a sentar, pois vão estar à procura. Tenho de ver melhor qual a melhor forma.
    Beijinhos 😗🥰🌹😘💖💖
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim ja ta adiantado 😁😁
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É lindíssimo! Tema viagens. É só preencher, imprimir e decorar! Excelente! Bjs
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ja tenho mais ou menos uma ideia as wueria saber o número de convidados 😁
    A minha inspiração é esta
    Manualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada 7
    Ja tenho um plano em WordManualidades (26): Seating Plan ou Plano de Mesas – em busca da originalidade materializada 8

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Toca a magicar e preparar o Seating plan! Da trabalho mas é aquela Manualidade que vale a pena! Bjs e obrigada Kris
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha ❤️ Mais uma debate super útil, bastante informativo e cheio de inspirações lindas e maravilhosas ❤️❤️❤️ adoro!
    • Responder
  • Ana Sofia
    Super Noiva Maio 2021 Sintra
    Ana Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Excelente inspirações, o problema será efetivamente sentar todos os convidados 🤦🤦
    Obrigada 😊
    • Responder
  • A
    Noiva VIP Abril 2021 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito sinceramente ainda não sabia muito bem como iria fazer. Este debate já me orientou um pouco. Vamos ver 🌷 obrigada por este debate 😘😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Ana Filipa. Como estás a pensar fazer o teu Seating plan? Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente exemplo Homonima! Numerar as mesas também seria a minha opção. Há coisas girissimaa que se pode fazer para marcadores de mesa (o próximo debate da saga). bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração