Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (24): Decoração dos bancos do corredor nupcial

Milhinha, a 8 de Abril de 2020 às 13:27 Publicado em Fórum Manualidades 3 54

Bom dia, princesas! A nossa saga das Manualidades continua com a última Manualidade referente à cerimónia religiosa: decoração dos bancos do corredor nupcial! Contudo, começam a partir de agora debates divertidos sobre Manualidades na festa ou copo de água! Mal posso esperar!


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Qual a melhor decoração para a minha igreja?

Apesar de na Comunidade termos muitas noivinhas com boa vontade de vos ajudar, cada igreja é diferente e tem necessidades de luz, cor e decoração diferentes. Há igrejas em Portugal lindíssimas que dispensam qualquer decoração! São as igrejas mais simples e modernas que requerem mais trabalho. Devem pensar como vão abrilhantar igrejas escuras, com adereços brancos ou mesmo com luzinhas.

A minha sugestão: tirem uma foto da vossa igreja ou capela num dia sem casamentos e estudem como gostariam de ter a vossa decoração. Pensem no vosso orçamento e falem com os vossos fornecedores: florista ou decorador. Eles serão as pessoas indicadas e com experiência para vos ajudar.


2) É mesmo preciso decorar a nossa igreja toda?

Segundo os nossos fotógrafos, o mínimo indispensável seria ter o altar (onde decorre toda a cerimónia) e os bancos do corredor central decorados. É aí que incidem grande parte das fotos. Por isso mesmo devem pensar como querem a decoração dessas zonas de acordo com as cores do vosso casamento.


3) Como posso decorar os bancos da minha cerimónia?

São muitas as opções e o limite é a vossa imaginação! Claro que as flores são as rainhas das preferências, mas quem já pediu orçamentos sabe que qualquer aumento na decoração floral é um rombo no orçamento. Para além disso alguns padres não aceitam que se removam as flores da igreja (é o caso da paróquia onde nos casamos) e assim sendo é dinheiro que é inutilizado.


Se fazem mesmo questão de ter flores, podem escolher flores da época e vivaz/gipsofila que fica sempre muito bem. Podem comprar flores da época em conta no mercado abastecedor da vossa região - sigam o exemplo da Destacada Patrícia que conta a sua experiência no MARL.

No entanto, há outras opções: adereços, tules e até luzinhas que podem fazer a diferença na decoração da vossa igreja. Inspirem-se no Pinterest!


Também a nossa Comunidade está cheia de bons exemplos e inspirações que partilho em seguida convosco:


OPÇÕES FLORAIS:

· A nossa Destacada Taninha mostrou-nos o seu corredor decorado em vivaz/gipsofila e fita branca – simples e elegante!

· A noivinha Suely tirou foto à sua igreja e mostrou-nos as suas inspirações florais;

· Também a Destacada Raquel deixou imensas sugestões elegantes do Pinterest;

· Já a nossa Destacada Catarina mostra-nos que outras formas de usar flores para decorar os bancos;

· A noiva Top Inês V. mostrou-nos as suas inspirações rústicas.


OPÇÕES SEM FLORES

· Tule e brilhantes: tanto a noiva Sara como a noiva Katia usaram tule para enfeitar os bancos com pequeno toque de brilho;

· Corredores de pétalas: a noiva Sónia mostrou-nos a sua inspiração para um corredor decorado com pétalas para uma cerimónia bem romântica;

· Corações de flores: podem ler a experiência da nossa Destacada Catarina que decorou os seus bancos de igreja com um lindíssimo coração e uma simples flor;

· Gaiolas com arranjos florais: a noiva Destacada Sandrina mostrou-nos a sua inspiração para decoração que pode ser usada também como forma de decorar os bancos;

· Bolas de flores de papel: a noiva Micaela fez estas lindíssimas bolas de flores de papel na cor do seu casamento que pendurou nos bancos do corredor nupcial;

· Luzes e candeeiros: a nossa Top Lady in Red teve uma lindíssima cerimónia ao ar livre com pontos de luz em lindíssimos candeeiros;

· Outras opções: podem ver aqui as inspirações da noiva Raquel.


SEM DECORAÇÃO DE BANCOS:

Algumas igrejas são tão lindas que dispensam qualquer decoração. Foi o exemplo da noivinha Tânia.


A nossa experiência:

Desistimos de fazer decoração floral quando pedimos orçamento à nossa florista. Decidimos fazer nós próprios e dar algum toque de cor aos bancos da nossa igreja.

Esta é a nossa igreja, com 20 bancos de cada lado:

Manualidades (24): Decoração dos bancos do corredor nupcial 1

Optámos por não decorar todos, apenas banco sim e banco não.


Inicialmente tinha pensado fazer flores de papel a imitar hortênsias ou “novelos”, algo muito típico na primavera nas bermas das estradas da Madeira:

Manualidades (24): Decoração dos bancos do corredor nupcial 2

No entanto, não tinham nada a ver com as cores do nosso casamento e dariam imenso trabalho! Mas lá está: já tinha feito as minhas compras compulsivas no AliExpress e já tinha o material todo em casa. Decidimos fazer decoração não floral com as cores do nosso casamento, aproveitando os dotes e a quarentena da sogra Milhinha.


MATERIAL:

Manualidades (24): Decoração dos bancos do corredor nupcial 3

Bolas de esferovite:

8 semi-esferas de 15cm diâmetro – AliExpress (ID: ****) por €7,54.

20 esferas de 5cm de diâmetro – AliExpress (ID: ****) por €0 – tinha pedido de 12cm e vieram estas por engano (abri disputa).

30 esferas de 7cm de diâmetro – AliExpress (ID: ****) por €3,34

Cola quente – AliExpress (ID: ****) usada noutras manualidades.

Agulha e linha dourada – oferta da sogra Milhinha

Tecido verde e dourado – oferta da sogra Milhinha

Cordões dourados – oferta da sogra Milhinha

Tule branco – oferta da sogra Milhinha


MODO DE FAZER:

Usando cola quente, colámos as semi-esferas maiores para formar 4 grandes esferas que irão decorar o primeiro e último bancos de cada lado. Em pano verde, a sogra Milhinha bordou as nossas iniciais de acordo com os pormenores do nosso convite.

Usando técnicas de enfeites de Natal (sim, é verdade…) a sogra Milhinha cobriu cada esfera (pequenas, médias e grandes) com pano. Usando os cordões dourados, dividiu cada esfera em 4 “gomos” e uma alça para prendermos num banco sim, banco não.

Iremos também colocar tule branco para manter as cores do nosso casamento e trazer mais leveza aos nossos bancos.


O resultado final (sugestões da sogra Milhinha)?

Manualidades (24): Decoração dos bancos do corredor nupcial 4

Temos intenção de simplificar e tornar o arranjo menos… “navideño”. Mas o que conta é a colaboração inestimável que tivemos em tempos de quarentena! Temos presente que com as lojas fechadas não temos os materiais que desejamos, mas estes protótipos são encantadores!


Aproveito para desejar um Feliz Aniversário à minha Sogra Milhinha que, no meio da quarentena, não pôde celebrar o aniversário como sempre quis – rodeada dos filhos e das noras – e que mesmo em vésperas do seu Dia tão especial esteve a fazer Manualidades para o nosso Grande Dia (adiado)!


E vocês, princesas? Vão aproveitar os dotes artísticos das vossas famílias e amigos? Beijinhos

54 respostas

Última atividade por Milhinha, a 13 de Abril de 2020 às 21:04
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Patita! Ainda a namorar a ideia, mas sem dúvida que é uma grande ajuda a da sogra Milhinha! O teu famoso debate do MARL sempre a ser citado (obrigada!) Bjs

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Milhinha, uau que sogra tão artística. Dizer que acho uma ideia super gira e claro que tem algo do vosso grande dia.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ate eu só pela tua descrição fiquem fascinada! Parabéns Ritinha! Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha, ficaram tão giras as tuas manualidades e muito, muito originais.

    Eu não fazia questão nenhuma, mas o noivo disse que gostava e deixamos a cargo da florista. Serão ramalhetes verdes com margaridas que se apanham no campo (as pequeninas) e levam uma fita azul comprida até ao chão! Depois de ver o projecto, fiquei rendida!

    Beijinho.

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha!

    Nós não casamos na igreja e não tenho exatamente esse tema. Mas também tenho um corredor e estou um bocado na dúvida, como enfeitar e de certeza que consigo tirar inspirações daqui Smiley kiss

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Milhinha..já tinha visto mas vou voltar a ver😉
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha. Adoro o facto de vocês terem optado por fazer uma coisa totalmente fora do normal. Acho super engraçado mas sim, está ai com um toque natalicio que tenho a certeza que vais dar a volta a isso! De resto, acho mesmo giro porque além de diferente é super personalizado. Muitos parabéns pela inovação e empenho. Smiley star

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahahah Carlinha! Não há isolamento social que pare os preparativos 😂😂😂 Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Talvez se não abusares muito nas flores já não fique uma decoração muito "pesada". Encontrarás uma maneira de o fazer com certeza❤
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Quem tem uma sogra assim, tem tudo Smiley heart

    Parabéns à Sogra Milhinha!

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É o que vou fazer. Obrigada 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Patrícia! Há coisas muito em conta e bonitas que se podem fazer. Basta procurares as tuas inspirações na lista acima ou no Pinterest e por mãos à obra! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem duvida uma boa escolha. Tira foto aos bancos e vê o que se enquadraria melhor. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina! Ainda estou a arranjar outras formas para que não seja too much! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha claro! Muitas das coisas que faço para cerimónias religiosas também são para as civis. Tenho este em particular: Manualidades (23): Altares ou cenários para Cerimónia Civil https://comunidade.casamentos.pt/forum/manualidades-23-altares-ou-cenarios-para-cerimonia-civil--t234619 Bjs
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Está bem, fico à espera minha querida ❤️
    Beijo
    • Responder
  • Patricia
    Noiva VIP Julho 2024 Porto (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, obrigada pelo debate. Por cá não vamos à igreja mas iremos ter na mesma um pequeno altar e corredor que serei eu a fazer porque o orçamento é reduzido e nem orçamentos tenho que floristas mas para o que quero irá ter um efeito bonito como o teu Smiley laugh

    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo debate Milhinha. Andava mesmo a precisar de ideiaa para decorar a igreja. Estou com muitas dúvidas porque a igreja onde vou casar já é bastante trabalhada no altar e tenho receio que com decoração nos bancos fique "too much". Se calhar opto por algo simples banco sim banco não 🤔
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Mais personalizado que isso é impossível Milhinha😁 foi uma excelente ideia decorar banco sim, banco nao. 😘
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois é mesmo isso que pretendo devido a beleza que a própria basílica já tem 🤗❤️
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vamos casar apenas pelo civil pelo que gostaria muito que fosse no jardim da quinta..fiquei apaixonada pelo jardim, pequeno mas bem tratado ...já agora fica a dica para a 《miss óptimos debates》😋 que tal fazeres um sobre decoracao de casamentos civis?😉
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A ideia era essa ninguém atravessar o corredor 😁😁
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Vanessa. As flores e os elementos brancos podem ser a solução. A Basília da Estrela é lindíssima por si só. Bjs
    • Responder
  • V
    Noiva Master Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha,
    Obrigada por mais um excelente debate 🤗
    No meu caso quero usar flores naturais mas algo muito simples, a Basílica onde vamos celebrar o nosso casamento é tão linda que a meu ver praticamente não precisa de decoração quero algo simples mas dar aquele toque especial de casamento ❤️
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero mesmo que sim querida homónima. O problema é que a missa é das 11 ao meio dia e o casamento é ao meio dia ahahah ou a igreja fica pronta para a missa de domingo (mas não é muito viável porque há material da florista que alguém pode levar), ou então tem que meter tudo à pressa. Acredito que o padre acelere a missa e a gente atrasa-se um pouquinho, mas.... Vamos ver. Com ela ainda não falei 🙈 quanto à tua decoração e uma vez que falaste até na questao do natal, poderás até aproveitar para depois oferecer mesmo no natal a pessoas mais próximas com uma fotinha do casamento. Claro que não digo as amigas, mas à tua sogra, a tua mãe, aos padrinhos... Eu ia adorar um miminho assim😍
    • Responder
  • I
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    E alternativas boas ❤️
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Verdade! Mas como vês há muitas opções sem flores que ficam lindíssimas! A minha florista tinha a opção de alugar plantas em vaso - é outra alternativa. Bjs

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Quando esta loucura toda acabar, prometo avisar quando for a Famalicão! (temos amigos aí) Bjs

    • Responder
  • I
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não sou muito fã de flores por isso apenas decorar ou flores artificiais
    Pois as flores e muito dinheiro para ir para o lixo 🗑
    • Responder
  • Taninha
    Top das Noivas Setembro 2019 Vila Nova de Famalicão
    Taninha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh, obrigada meu amor ❤️
    Gosto tanto de ti, espero um dia destes te conhecer pessoalmente, um beijinho e obrigada mais uma vez 😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Inês. Tu como pensas decorar os bancos da tua cerimónia? Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tens toda a razão Homonima. Estou a contar que o tule branco faça o contraste necessário para trazer mais cor. Sem duvida as mãos dos profissionais é do mais importante que podemos ter e adoro a atitude da tua florista.
    Tenho a certeza que ela conseguirá decorar a tua igreja mesmo depois da missa sem problemas! Bjs
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração