COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (17): Missal – tudo o que precisam para criar o vosso

Milhinha, a 26 de Janeiro de 2020 às 11:02 Publicado em Fórum Manualidades 36 32
Guardado Guardar
Responder

Bom dia, Princesas. Com a chegada de cada vez mais noivinhas, as Administradoras e Noivinhas Destacadas não têm mãos a medir com tanto debate que se abre. O pedido de ajuda é recorrente: “alguém tem um exemplar de Missal?” Infelizmente este debate não é para vós, pois ainda não terminei o meu. Mas se alguma noivinha vos oferecer para enviar o seu missal devem:

1. Pedir amizade no perfil da noiva que vos respondeu ao debate;

2. Mandar-lhe mensagem privada com o vosso mail (NUNCA divulguem os vossos dados pessoais nas mensagens da Comunidade)

3. Esperem pelo novo e-mail na vossa caixa de correio eletrónico.

Simples, não é?

Este debate é para aquelas noivinhas que têm gosto de fazer tudo de raiz. Vou ensinar-vos a organizar o vosso missal no Word ou noutro programa de edição de texto, dependendo do tipo de cerimónia que tenham.

Exemplo de missalManualidades (17): Missal – tudo o que precisam para criar o vosso 1

Perguntas Frequentes (FAQ):

1) O que é um missal e para que serve?

Trata-se de um documento de apoio para a cerimónia religiosa (não quer dizer que não o façam para uma cerimónia civil, mas é menos útil). Como sabem, são cada vez menos as pessoas que vão efetivamente à missa e que conhecem todos os momentos da cerimónia. Com o missal os convidados têm noção da duração da missa (“Quanto tempo falta? Já tenho fome!”), dos rituais e podem compreender o que se passa. Isto é particularmente útil para convidados que falam outras línguas ou vêm de religiões diferentes.

O missal também serve para ajudar aqueles participantes da cerimónia especiais, principalmente as pessoas que vocês convidam para as leituras. E último e não menos importante: ajuda os convidados a seguirem as músicas que são cantadas na vossa cerimónia religiosa.

2) Há exemplos na comunidade?

Claro que há e muitas deles estão à distância de uma lupa ! Deixo-vos aqui alguns exemplos para se inspirarem:

· Em livro: as dicas da noivinha Sandra para preparar um missal são imperdíveis; a nossa querida Mena pediu ajuda e mostrou-nos nos comentários o resultado final dos seus missais; também a Anne pediu ajuda em relação à capa e como montar o seu missal; a Joana usou um programa de edição de texto online e ficou lindíssimo!

· Em folheto: a noivinha Rafaela deixou-nos este excelente exemplo de folheto dobrável em 3; também a Susana usou do seu poder de síntese e fê-lo em folheto.

3) Que tipo de cerimónias religiosas existem?

Os matrimónios podem ser celebrados com missa (ou seja, com eucaristia) ou sem missa (só leituras, homilia e rito de matrimónio). Também é muito frequente muitas noivinhas batizarem os seus filhos na mesma cerimónia pelo que poderão querer adicionar os rituais de batismo à vossa cerimónia – podem ver um exemplo em http://www.paroquiadealcabideche.pt/liturgia-e-sacramentos/sacramento-do-baptismo/.

Devem sempre falar com o padre que vos irá casar sobre que tipo de cerimónia irão querer e pedir-lhes ajuda para o conteúdo dos missais.

4) Como distribuir o missal?

Podem pedir a alguém que distribua pelos bancos (delegar!) ou deixar um cesto à entrada da igreja para que os convidados possam ir tirando à medida que entram na cerimónia.

Antes de começar, não podem deixar de ler estes artigos do casamentos.pt:

O missal de casamento: tudo o que deves saber para preparar o teu

25 ideias para o vosso missal de casamento

Conselhos para preparar o missal do casamento

Vamos a isto meninas? Vou ajudar-vos a criar o vosso Missal no Word:

1.º Abrir o Word ou outro programa de edição de texto. Guardar já o documento num ficheiro que pretendam (e ir guardando ao longo do trabalho);

2.º Escolher a capa ou deixar algum espaço para tal;

3.º (OPÇÃO) Na contracapa podem optar por pôr os vossos nomes, o nome do oficiante, pais e padrinhos e músicos, se assim desejarem;

4.º Dividam o documento por secções dos diferentes momentos da cerimónia – isto eu vi seguindo o exemplo de outros missais de amigas minhas:

A - Ritos Iniciais

B - Liturgia da Palavra

C - Rito do Matrimónio

D - Rito da Comunhão (se fizerem uma cerimónia com missa)

E - Ritos de Conclusão

5.º Escolham as Leituras (secções B e C): falem com o vosso padre e perguntem quais as seleções de leituras que recomenda. Para a secção B, procurarem em http://www.paroquias.org/artigo.php?a=26 cujas leituras são:

· I Leitura: do Antigo Testamento

· Salmo Responsorial (também pode ser cantado)

· II Leitura: do Novo Testamento

· Evangelho

· Oração dos Fiéis – pertencente à secção C, procurem em http://www.paroquias.org/artigo.php?a=27.

6.º Escolham as Músicas : falem com os vossos fornecedores de música para a cerimónia e escolham uma música do repertório deles. Não se esqueçam também de pedir-lhes as letras das músicas. Lembram-se do meu debate Animação (08): Música da Cerimónia Religiosa? Têm lá a lista completa de músicas que podem escolher!

A - Devem escolher as músicas para Entrada do Noivo, Entrada a Noiva, Cântico de Entrada (que pode ser o mesmo da Entrada da Noiva);

B - Devem escolher as músicas do Salmo Responsorial cantado (OPCIONAL) e o Aleluia/Aclamação do Evangelho que se canta antes do Evangelho.

C - Podem escolher a Música do momento do matrimónio e (após a oração dos fieis, canta-se a música do) Ofertório.

D - Segue-se o Santo, Pai Nosso (OPÇÃO: rezada ou cantada), Saudação da Paz, Cordeiro de Deus, Cântico da Comunhão, Ação de Graças, Entrega do Ramo a Nossa Senhora (pode ser durante a Ação de Graças)

E - Devem escolher as músicas do Cântico Final (final da missa), música durante as assinaturas e fotos e a Saída dos Noivos.

Mas lembrem-se: quanto mais secções da vossa missa forem cantadas, mais longa será a cerimónia.

7.º No final o vosso missal com missa terá a seguinte estrutura:

Manualidades (17): Missal – tudo o que precisam para criar o vosso 2

O vosso padre poderá sugerir completar com as frases que diz na missa para que todos possam acompanhar mais. Peçam-lhe ajuda, diretamente.

8.º Devem submeter o vosso missal à aprovação do vosso padre pois ele irá mandar-vos correções e surgirão novas versões.

9.º Ao chegarem à versão final podem formatar tudo com as cores do vosso casamento, com os motivos do vosso convite ou personaliza-lo com o vosso Monograma! Devem pensar na capa e no formato que querem (folheto ou livro, retangular ou quadrado).

10.º (OPÇÃO) Podem incluir algum elemento especial que distinga o vosso missal dos demais. O missal mais giro que recebi tinha uma mensagem final dos noivos a sugerir um belo passeio panorâmico de mota entre a igreja e a quinta (não fossem eles motards).

11.º Finalmente, basta imprimir em casa ou em gráfica e pensar como encadernar e montar.

Voilà! C’est fini!

Sei que esta é a manualidade que mais trabalho dá. Comecem a prepará-la com o máximo de antecedência possível. Espero que este debate seja útil para todas!

Bjs e bons preparativos

32 respostas

Última atividade por Milhinha, a 12 de Julho de 2020 às 08:31
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    De nada Filomena. Sem duvida esta é a Manualidade que mais dor de cabeça nos da! Bjs
    • Responder
  • Filomena
    Noiva Ativa Outubro 2021 Santa Maria da Feira
    Filomena ·
    • Denunciar
    Obrigada por td esta informação. Bastante util
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Mais que interessante, espero que seja útil! Bjs
    • Responder
  • Tânia
    Noiva Ativa Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Tânia ·
    • Denunciar
    Muito interessante!
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Deu trabalho fazer o debate assim como seu trabalho montar o meu (ainda em curso). Espero que este debate ajude. Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    Milhinha querida ! Só hoje consegui responder a este debate, vi-o no aeroporto a vir de Amesterdão mas foi uma semana complicada. Gostei muito vamos lá ver se as noivas agora percebem como é a constituição do missal
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mariana. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar

Muito obrigada pela partilha Milhinha... os teus debates são sempre excelentes e uma mais valia para todas as noivas Smiley love

• Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar

Obrigada por este debate!! Um assunto muito falado aqui na comunidade!! Vai ajudar imensas noivinhas/os!! Beijinho

• Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Mariana! Foi com essa intenção que o fiz. Bjs
    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    Muito obrigada Milhinha 😊😊 entretanto vamos agarrar nisto (para alinhavar) e que jeito nos vais dar esta debate ! 😘😘😘
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida que sim Smiley smile beijinho
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nessa! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Bebiana! Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    Excelente como sempre 🥰
    Obrigada 🙏🏼
    Eu também ando a volta disso 😚😚Beijinhos 😻
    • Responder
  • Bebiana
    Destacada Agosto 2021 Montalegre
    Bebiana ·
    • Denunciar
    Grande debate Milhinha 😍
    Eu estou a começar a pensar no nosso e que grande ajuda que o teu debate vai ser 💖
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Obrigada Cat! Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    Muitos Parabéns Helena por este debate. Todos os teus debates são super úteis. Espero que este debate ajude muitas das noivinhas que estão a começar agora com estas manualidades. Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada André! Escrevo aquilo que gostaria de ter encontrado na comunidade quando aqui cheguei. Se puder ajudar outras pessoas, melhor! Bjs
    • Responder
  • André
    Noivo Constante Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    André ·
    • Denunciar
    Ainda não pensamos nas leituras, nem nas músicas a escolher mas tenho a certeza que quando escolhermos, vamos voltar a este debate a ver as tuas dicas Milhinha 😉👌
    Todos os teus debates são super úteis 😍
    • Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Valeu mesmo pois é um excelente debate Milhinha! Dos melhores da comunidade 😍😘
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada minha querida Vi! Manualidades não faltam e está da imenso trabalho mesmo! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Hahaha! E aqui já tens uma base 😉Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Homonima! O importante é personalizar à nossa Maneira e pensarmos nos nossos convidados! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Telma. Deu dor de cabeça, mas no final ajudou-me imensamente.
    • Responder
  • Milhinha
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Rita. Também tenho as leituras e músicas (falta a letra das mesmas) para o padre fazer a primeira aprovação. Bjs
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar

Mais informação impossível!

Eu não percebo nada de missais, e não precisei de um, mas se precisasse era aqui que vinha ver de certeza! Smiley kiss

• Responder
  • Catarina
    Destacada Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    Debate super detalhado! Brutal.
    Por aqui não vamos ter missal mas já me ando a preocupar com a escolha das leituras , etc.
    Enfim, quando estiver escolhida a igreja peço uma ajudinha ao padre🤦‍♀️🤭
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    Wow que debate MARAVILHOSO homónima . É sem dúvida super importante. Descobri com meninas desta comunidade que há sites onde vemos as leituras disponíveis e tudo (não fazia ideia disso) e, muito importante, mesmo a quem peça missais ou o que seja, se as noivinhas fizeram foi para o casamento delas, como tal, não vamos copiar...temos que ser originais e fazer diferente porque tudo dá trabalho a quem faz e se se faz é para ser único 😊
    • Responder
  • Ritinha
    Destacada Maio 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    Olá Milhinha, este debate está no 1º lugar do meu top de debates.

De todas as manualidades, acho que esta vai ser a que me vai dar mais trabalho (e nas restantes não facilitei nada). Já fiz missais para missas “normais”, pelo que do meu casamento quero caprichar. Será em versão livro, com todos as letras dos cânticos e leituras. Irei incorporar as lágrimas de alegria.A distribuição dos mesmos irei deixar a cabo das minhas damas, preferia deixar no dia anterior, mas vou falar com o Sr. Padre, pois tenho receio que os tirem.Para já só sei qual será a primeira leitura e o salmo, ate porque ainda não me decidi com o coro.
    Beijinhos e muito obrigada*
    • Responder
  • Telma
    Destacada Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    Que excelente debate Milhinha! Vai ajudar muitas noivinhas e facilitar-lhes a vida (inclusive a mim)! 😍
    Vou já guardar nos favoritos pois é uma manualidade que quero mesmo fazer 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

Artigos relacionados