Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Manualidades (14): lacres de cera - um detalhe elegante no vosso convite

Milhinha, a 8 de Janeiro de 2020 às 00:37 Publicado em Fórum Manualidades 19 46

Bom dia, princesas! Como vão os preparativos para o vosso casamento? Já têm todo o estacionário planeado? Ora nós temos os convites feitos e os envelopes escolhidos. O que nos falta para terminar os convites de forma elegante? Personalizá-los com um lacre de cera.


Os lacres de cera eram utilizados desde a Idade Média para verificar que um documento ou correspondência não havia sido aberto ou lido por mãos alheias e o sinete com o seu símbolo permitia identificar o autor da correspondência. Foi apenas no século XVI que passou a ser usado para selar envelopes.


Origens: Inicialmente era apenas usado por monarcas e membros do alto clero, passando posteriormente a ser usado por grandes magnatas. Mais tarde no séc XII tiveram acesso os altos oficiais do exército e posteriormente em meados do século XIII passou a estar disponível para o comum dos plebeus. À medida que foi estando mais acessível, esta tradição caiu em desuso.


Muitas noivinhas usam lacre de cera com um sinete personalizado com o seu monograma ou apenas as iniciais dos nomes dos noivos, o que dá um toque muito elegante aos seus convites.

Lacres de Cera (Pinterest)Manualidades (14): lacres de cera - um detalhe elegante no vosso convite 1


Perguntas Frequentes (FAQ):

1) Onde posso comprar cera e os sinetes correspondentes?

Podem rapidamente encontrar fornecedores no AliExpress ou na Wish que poderão personalizar o vosso sinete e comprar cera para os vossos selos. Também existem sites online que permitem a aquisição destes kits, sendo o exemplo da Stamptitude (https://stamptitude.com/), conforme tem sugerido a nossa Destacada Ritinha.


2) Posso usar cera de velas para fazer os meus lacres?

A resposta rápida é não. A cera das velas não tem resina e não adere tão bem ao papel. Admito que quando começou a terminar a minha cera, passei a misturar com a da vela e ficou excessivamente líquida não aderindo ao papel. É uma perda de tempo


3) Quanta cera é preciso para fazer um lacre?

Habitualmente dos kits com sinetes vêm com umas barras de cera que são derretidas sobre uma colher própria – cada barra dá para 10-12 lacres.

Também podem encontrar bolas de cera (muito mais fáceis de manusear!) e eu usei cerca de 3 bolas por cada lacre.


4) Como fazer os nossos selos de cera?

Mais do que descrever o que fiz, deixo-vos um vídeo que vos pode ajudar.


Podem ser feitos diretamente nos envelopes ou (a minha técnica preferida) fazê-los à parte numa folha de papel vegetal e colá-los no sítio quanto estiverem terminados.Esta técnica permite recuperar ou reciclar a cera em lacres que tenham ficado defeituosos.

Finalmente, venho deixar algumas inspirações do Pinterest em como poderão dar um toque de cor associado ao vosso lacre, adicionando elementos naturais próprios da vossa decoração.

Inspirações de lacres (Pinterest)Manualidades (14): lacres de cera - um detalhe elegante no vosso convite 2


Como sabem nós usámos tiras de papel vegetal para identificar os convites para os nossos convidados e confesso que ficou giro.

Espero que este debate vos sirva de inspiração.

Bjs e boas Manualidades!

46 respostas

Última atividade por Miriam, a 14 de Janeiro de 2020 às 22:50
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Espero que sim, ja me fartei de ver vídeos para conseguir fazer 😆 mas de não conseguir já tenho um plano B, mandei vir também uns corações autocolantes 😉
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Vai valer a pena a espera Miriam! Bjs

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro!!! É o que vou tentar fazer, só estou á espera que cheguem os lacres e sinete 😃
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Dilma! Bjs
    • Responder
  • Dilma
    Noiva Novata Dezembro 2020 Angola
    Dilma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Muito boa ideias

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ou eu fiz os meus finos de mais 😂😅 Iam firmes, é o que interessa!
    Sim! É mesmo ótimo! Caso parta ou fique mal feito é só voltar a derreter e já está!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Tatiana. Se calhar fiz os nossos lacres muito grossos. Conseguimos fazer 85 lacres com 100 bolas de cera e 3 barras (ou se calharam eram barras pequenas, não te sei dizer ao certo). Mas o que mais me fascinou é que se não acertares podes reciclar a cera e fazer outro! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Patita dear! Nós só devemos usá-los nos convites, mas também podem ser usados nos Manualidades como as lembranças e outros. O céu é o limite! Bjs
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Uau que maravilhoso debate milhinha querida. Nós optámos por não usar lacre mas é uma solução muito elegante
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! Mais um vez excelente debate!
    Por aqui também utilizamos lacre nos convites e iremos utilizar também no seating plan 😊
    Não sei qual a diferença das nossas barras de lacre, mas eu conseguia fazer pelo menos uns 20 lacres com uma barra.Também os fiz papel vegetal e depois colei no convite com cola de batom 😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Beijinhos Carla e obrigada por estares sempre aqui.
    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    É impossível acrescentar mais alguma coisa ao teu debate, Milhinha.


    Parabéns e muito obrigada pela partilha 😘😘

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Millhinha!

    Excelente debate. Por cá também decidimos usar lacre, quando reuni com a designer foi um dos primeiros pedidos que fiz. Gostamos tanto do lacre que estamos a pensar colocar noutros elementos do estacionário, para além dos convites. Smiley love

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Perfeitamente compreensível, Catarina. E sensato. No entanto os lacres também podeM ser usados nas lembranças e noutros detalhes. Bjs dear
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    É um detalhe muito giro. Contudo, não irei ter nos meus convites por o envelope não ser fechado😊
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada! Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em Viseu, sim. Na papelaria Aufer.
    Em Lisboa ainda não encontramos nenhuma, possivelmente na baixa :/
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lindíssima experiência! Obrigada pela Partilha! Sabes de lojas físicas onde se podem comprar a cera?
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Nessa! Bjs 😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Milhinha, um debate super útil, já que conseguir o lacre perfeito não é simples. No nosso caso tornou-se ainda mais complexo, devido a estarmos a selar tecido com bordado o que leva a um "relevo" irregular. Passamos por um primeira fase em que fizemos o selamos a cera em papel vegetal e depois colávamos o sela com cola de contacto do tecido. Apesar de ficar mais perfeito, notava-se que não fazia parte do tecido. Optámos por lacrar diretamente saindo, por vezes, selos mais imperfeitos mas gostamos mais do efeito final.

    Recomendo a stampatitude, pois apesar de ser mais cara, os materiais são de extrema qualidade e eles tornam todo o processo num ritual e isso torna tudo mais "romântico". Os instrumentos vêm em caixinhas e saquinhos de veludo, quase monárquico. Adoramos.

    Beijinhos.

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não milhinha,


    Os meus convites são passaportes. Penso que não conjugava bem
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Dava mesmo jeito realmente Milhinha😉
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que óptimo debate Milhinha 😍

    Por cá a nível de estacionário, só mesmo os convites. E apesar de adorar o lacre, acabamos por não o usar 😘

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida Milhinha! Por acaso nao usamos em nenhuma situação, mas gosto muito de ver e deste aqui otimas dicas. Parabéns!!!! Beijinhos Smiley heart

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Podes procurar em lojas da especialidade e papelarias poderão ter algumas para ires começando. Bjs
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A mim não é que tenha corrido mal mas notei que o lacre ficou mais frágil onde coloquei a cola quente. Com super cola já ficou bem e não saiu mais 😉
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu usei cola quente e não correu mal. Depende claro da temperatura da mesma.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada Raquel! E tu? Vais usar? Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada pelo debate, estou à espera da cera do AliExpress há 2 meses abri ontem disputa e como tenho de começar a entregar os convites pensei em comprar velas ... mas pelo teu debate já vi que não vai resultar tenho mesmo de arranjar a cera!
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa, obrigada
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim cola com cola UHU ou até mesmo super cola. Só não uses cola quente porque derrete o lacre.
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas depois colo com cola normal? Nem sei bem como fazer porque o nosso envelope vai ser semi-aberto e queria que os convidados tirassem o convite de lado... Talvez essa opção até seja melhor porque ponho a cola só nas pontas do envelope :/
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração