COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

manual de Sobrevivência ao Covid-19: como reorganizar o vosso casamento durante a quarentena

Milhinha, a 24 de Março de 2020 às 17:32 Publicado em Fórum Organizar um casamento 9 73
Guardado Guardar
Responder

Bom dia, Princesas! Bem-vindas ao meu 100º debate! Eu, que me tenho esforçado por fazer debates úteis – como as minhas sagas da Animação DIY e de todas as Manualidades possíveis e imagináveis – nunca pensei começar o meu debate n.º 100 a anunciar que decidimos adiar o nosso casamento. Muitos dos meus convidados perguntam como estou – têm medo que me esteja a desfazer em lágrimas ou que entre em modo BrideZilla. A verdade é que nunca sonhei muito com o meu casamento e até me tenho divertido a organizar o nosso dia – em relação ao adiamento, sinto-me o epítomo da BrideZen!

manual de Sobrevivência ao Covid-19: como reorganizar o vosso casamento durante a quarentena 1


O motivo? A recente pandemia a SARS-COV-2, mais conhecido por COVID-19. Este vírus de transmissão por gotículas respiratórias e que obrigada a toda uma ETIQUETA RESPIRATÓRIA, pode permanecer o ar durante várias horas e contaminar grandes grupos de gente e por isso OBRIGA a um ISOLAMENTO SOCIAL (para proteção dos mais idosos que correm maior risco de ter infeções graves). Daí que tenham sido proibidos os grandes aglomerados de pessoas, nomeadamente os casamentos – nem escapam os Micro-Weddings! – pelo grande risco de propagação na comunidade.


O que fazer? Nós, noivas de 2020, temos um desafio entre mãos: alterar o nosso tão planeado dia sem prejudicar os nossos familiares e contando com a ajuda preciosa dos nossos fornecedores. Não devemos esquecer todo o investimento monetário feito por nós e dos nossos convidados que já marcaram férias, compraram voos ou deram prendas antecipadas. É aceite que os casamentos entre Março e Maio (inclusive) não poderão ser realizados. É possível que os casamentos do início do verão também sejam afetados. Quais são as opções:

▶️ Manter a data transformando-o num elopment wedding – i.e. um casamento só vocês os dois, o oficiante e um fotógrafo (opcional e mantendo a devida distância). Útil para vocês que escolheram uma data especial para vós e que não se veem a casar noutra altura. É possível manter casamentos civis nestes moldes. As cerimónias religiosas foram proibidas, mas poderão falar com o vosso padre para celebrar um casamento religioso simples. Deverão decidir o que fazer com todos os outros fornecedores escolhidos. Foi o exemplo da nossa noivinha Cíntia a quem desejamos as maiores felicidades!

▶️ Cancelar o casamento – fará sentido se por ventura decidirem que não vale a pena arriscar gastar mais dinheiro nesta altura de crise. Deverão falar com os vossos fornecedores o quanto antes e negociar o que fazer com o dinheiro que já pagaram. É pouco provável que possam reaver o dinheiro das entradas (mesmo que a vossa data de casamento coincida com as datas do Estado de Emergência), mas vale sempre a pena negociar – “um não é sempre garantido”! Devem também anunciar essa decisão o quanto antes aos vossos convidados.

▶️ Adiar o casamento – esta é a opção mais consensual (tal como diz a noiva Sofia no seu debate), para casamentos tradicionais com um grande número de convidados. Poderão manter o dinheiro investido e dar um motivo aos convidados para esperarem dias melhores.


Este debate vai ajudar-vos a reorganizar o vosso casamento em menos de uma semana com algumas dicas minhas. Sejam livres de partilhar as vossas opiniões e experiências!


1) ESCOLHER UMA NOVA DATA:

Estão apensar adiar o vosso casamento? O primeiro passo, sem dúvida, é escolher uma nova data. Têm duas opções:

A) ADIAR PARA 2021, mantendo a mesma época

Vantagens:

· Todas as decisões que tomaram em relação à moda nupcial, à preocupação do espaços exteriores e luz, irá manter-se inalterada pois antevêem-se as mesmas condições climatéricas.

· Terão mais tempo para poupar para o vosso orçamento.

· Terão mais tempo para fazer as vossas Manualidades (aproveitem a quarentena!)

Desvantagens:

· Terão de escolher muito bem o vosso dia, pois algumas datas que estão reservadas para as noivinhas de 2021.

· Vão prolongar o vosso tempo de noivado e para algumas noivinhas isso poderá provocar alguma ansiedade ou desmotivação – certamente seria o meu caso!

B) ADIAR PARA OUTRA DATA EM 2020 – mas em qual data será seguro remarcar do casamento?

Não sabemos, na verdade. Temos certo que até Maio provavelmente irão manter proibição de realizar casamentos. De Junho a Setembro é época alta dos casamentos e é pouco provável que encontrem datas disponíveis. Mesmo assim, considero demasiado arriscado marcar casamentos para essa época – não sabemos como irá evoluir a pandemia. De Outubro a Dezembro, poderá haver nova vaga de coronavírus (que provavelmente será a nova gripe). Em suma, ninguém vos consegue dar certezas de quando será seguro casar. Nós decidimos arriscar Outubro – vamos ver se temos sorte…


Para escolher uma nova data devem:

1º Contactar com os vossos principais fornecedores: devem tentar acomodar uma data que esteja livre para a maioria dos vossos fornecedores – igreja e/ou quinta / fotógrafo e/ou videografo / DJ e/ou equipa de animação / florista e/ou decoradora.

2ª Pensem em datas alternativas: casar à sexta-feira, ao domingo ou na véspera de um feriado é uma alternativa válida para a maioria dos fornecedores. Não excluam essas hipóteses caso não encontrem nenhuma data que vos permita manter os fornecedores.


2) CONTACTAR TODOS OS FORNECEDORES:

Apesar de alguns vos ajudarem a decidir a data, devem contactar todos os fornecedores previamente contratados e ver se estariam disponíveis na nova data.

Confiram os contratos assinados e verifiquem que as mesmas condições se aplicam para a nova data. Se necessário assinem novos contratos, mas verifiquem muito bem as diferenças entre contratos.

Remarquem as reuniões (e provas) que tinham marcadas – não deixem para a última hora!


O que fazer se algum dos fornecedores mais importantes não estiver disponível na nova data?

1º Negoceiem com fornecedores já contratados: liguem-lhe e vejam a abertura para trocar a data do outro evento (caso não seja um casamento). Em caso negativo, perguntem se tem alguém em quem confiem (da sua rede de contactos) que possa fazer o serviço. Negoceiem assim a transferência do sinal que já pagaram para uma pessoa de confiança deles. Apelem ao bom senso dos fornecedores; neste cenário de “guerra” todos irão perder muito dinheiro. A palavra de ordem é: NEGOCIAR!

2º Arranjem fornecedores alternativos: retomem as vossas pesquisas iniciais e procurem os fornecedores que haviam descartado por esta ou outra razão. Esta é a altura de voltar a negociar com eles.

Seja qual for o vosso caso, usem e abusem da APP casamentos.pt. Ela é sem dúvida a nossa maior aliada! E vejam dicas muito úteis da nossa admin Carla sobre mudar o nosso casamento.


3) CONTACTEM OS VOSSOS CONVIDADOS:

Para as noivinhas que como eu já tinham entregue a maioria dos convites e até recebido algumas confirmações, esta mudança poderá ter caído como um balde se água fria. Agora terão de voltar à vossa lista telefónica e telefonar a todos, um a um… Sabem que mais? Não vai ser difícil! Toda a gente está de quarentena (mais ou menos) voluntária! Todos agradecem uma distração das más notícias do telejornal! Um telefonema que duraria 5 minutos passa a ser uma chamada de meia hora ou uma videochamada bem engraçada! Os vossos convidados vão adorar ouvir de vocês e saber que estão positivos no meio desta tempestade! É uma forma de lhes dar ânimo e confiança no futuro.

Mesmo assim convém enviar algo escrito – com a nova data e/ou diferentes horas. Não, não vale a pena fazer novos convites! Enviem um novo Save The Date, com uma foto nova ou um cronograma giro! Enviem por e-mail, Whatsapp ou messager.

Atualizem também o vosso Website de casamento! Poderão dar mais informações à medida que os vossos convidados pedirem ajuda para reorganizar as suas viagens e alojamento – este passo tem sido importantíssimo para nós e o nosso Destination Wedding.


4) ALTEREM O(S) PROCESSO(S) DE CASAMENTO:

Simplisticamente falando, o casamento é um papel que assinamos associado a uma graaaande festa! Portanto, não se esqueçam de atualizar os vossos processos civil e religioso. Aí tenho boas notícias para vós: como sabem os Certificados para Casamento (Processo Civil) têm 6 meses de validade. Face a este Estado de Emergência, o IRN irá estender a validade de todos os documentos oficiais – tal qual como nos informou a nossa noiva Destacada Kriz. Será necessário entrarem em contacto com a vossa conservatória. Agora resta saber, se o mesmo se aplicará ao Processo Religioso


5) REMARQUEM TODAS AS REUNIÕES PRÉ-CASAMENTO:

Quando toda esta confusão passar, não se esqueçam de remarcar o vosso CPM, a Despedida de Solteiros, as Sessões fotográficas, as provas de maquilhagem e cabelo e outras reuniões.


6) AGUARDEM NOVAS INSTRUÇÕES PARA REMARCAR A VOSSA LUA DE MEL:

Até ao momento, não sabemos até quando as fronteiras estarão fechadas. Sabemos que não é seguro viajar para fora no nosso país. Para quem, já tinha comprado a sua Lua de Mel, sugiro que aguardem novas instruções das agências ou companhias aéreas. (NOTA: Podem ir adiantando a vossa Consulta do Viajante.)

Para aquelas noivinhas que ainda não tinham decidido onde ir, será seguro pensar numas férias em Portugal. Deixo-vos uma linda sugestão para Lua de Mel na Madeira ou Porto Santo.


Se aproveitarem este tempo de quarentena, conseguirão em uma semana (ou menos) reorganizar o vosso casamento – prometo-vos! Foi essa a nossa experiência:

Depois de publicar os checks a 200 dias e a 100 dias da nossa data original, decidimos jogar pelo seguro e mudar para Outubro o nosso casamento.

A nossa viagem no tempo foi esta:

manual de Sobrevivência ao Covid-19: como reorganizar o vosso casamento durante a quarentena 2

E voltámos a ter quase 200 dias outra vez…

Já contactámos com quase todos os nossos convidados e vamos aproveitar este tempo para avançar nas nossas manualidades.


Adiar o casamento é uma decisão sensata nos tempos que correm, independentemente de todas as incertezas que nos assolam. Portanto, ânimo! O que decidirem está decidido! Bjs

73 respostas

Última atividade por Milhinha, a 9 de Maio de 2020 às 00:21
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Parabens Mafalda! Vais ver que o ano passa a correr! Bjs
    • Responder
  • Mafalda
    Noiva Ativa Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Mafalda ·
    • Denunciar

    Olá Milhinha! Desde já parabéns pelo debate! Muito bem escrito e com ótimas ideias! Eu esta semana também me vi obrigada a adiar o meu grande dia tal como muitas noivas hoje em dia.....adiei de 8 de agosto de 2020 para 17 de Julho de 2021. Foi uma decisão muito dificil mas agora que a tomamos, sentimo-nos verdadeiramente aliviados: pensamos nos convidados e na segurança das pessoas e da forma como se iria sentir a festejar neste clima de insegurança e medo. Depois conseguimos conciliar TODOS os fornecedores para a nova data o que nos tranquilizou. Não é fácil gerir as emoções, é necessário ter uma grande maturidade emocional e perceber que adiar um casamento é um mal menor com tudo o que está a acontecer neste momento no mundo inteiro, a nível de saúde, economia, estado social enfim....perceber que de facto ter SAÚDE e AMOR são duas coisas fundamentais na nossa vida, e que isso sim, é importante e não muda com um adiamento. Muita força para todas as noivas! Beijinhos e muita força!!!Estamos juntas Smiley smile

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Mariana. Com o fim do estado de Emergência na segunda feira, imagino que alguém estará na loja a partir de 04 de Maio. Aconselho ligares para lá nessa data. Bjs
    • Responder
  • M
    Noiva Novata Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar

    Olá meninas, adiei o meu casamento de 18 de Set 2020 para 17 de Setembro de 2021. Conseguimos conciliar com todos os fornecedores felizmente. Mas estou a ter imensa dificuldade em contactar a Pronovias para lhes comunicar esta alteração. Alguma menina que tenha adiado o casamento e conseguiu falar com a Pronovias? Eles guardam o vestido durante mais um ano e alteram as provas? Não faço ideia de como eles procedem e ninguém me atende na linha de apoio nem respondem a emails! Obrigada Smiley smile

    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Junho 2021 Odivelas
    Ana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Igualmente e que corra tudo pelo melhor ❤️
    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Setembro 2020 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Ana, sim para já estamos a manter. Vamos ver em fins de Maio se podemos abrir o processo na conservatória e se há algum impedimento a fazer a festa. É uma situação complicada e também não sabemos bem o que fazer... um passo de cada vez, força!
    • Responder
  • Ana
    Noiva Novata Junho 2021 Odivelas
    Ana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Vera,
    A nossa data é 26 de Setembro e não sabemos o que fazer... vocês vão manter a vossa?
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada Vera. É preciso muita calma. Com o “retomar” lento da atividade vamos ver como se portam os nossos números... logo se saberá. Os convidados é que começam a acusar alguma preocupação é imagino que seja mais difícil acalmá-los do que manter a calma! Muita força e bjs
    • Responder
  • Vera
    Noiva Constante Setembro 2020 Sintra
    Vera ·
    • Denunciar
    Super util este teu debate. A minha data original é 18 de Setembro 2020 e para já estamos a manter. Nao sabemos se teremos de entretanto alterar e isto está a dar cabo da minha cabeça. Boa sorte a todas!
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    O ideal é chegares a acordo com a quinta de deduzir o montante já pago no valor total. Eles não querem perder dinheiro e ir à banca rota, deves negociar com eles como parceiros que são. Imagino que eles não vós querem perder como clientes. Marquem uma vídeochamada e sejam francos e negoceiem!
    • Responder
  • Karen
    Noiva Novata Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Karen ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Estou na mesma situacao (casamento em agosto). Nosso casamento é destination wedding, moramos na Suécia e nossos convidados não moram em Portugal. Temos que tomar a decisão o quanto antes para adiar para 2021, porém a quinta inicalmente não está colaborando e podemos perder o montante pago até hoje, não por causa de cancelamento, mas pelo pedido da transferência para 2021.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Respeito a tua opinião mas os preços sofrem aumentos todos os anos devido à inflação. Depois das perdas de 2020 eles certamente irão ver-se obrigados a criar um “fundo de maneio”. Volto a dizer, é uma situação nova para todos e complicada. Bjs
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Novata Agosto 2021 Aveiro (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Obrigada pela sua resposta 🙂

    Eu não concordo totalmente.
    O meu contrato terei que o reler, mas creio não estar contemplado nada disto .Os casamentos são negócios que geram milhões, e acho que agora à custa do sofrimento das pessoas, irão inflacionar tudo.Eu não me importo, como já referi em contacto com a quinta , de acrescentar mais um sinal ao valor que já paguei , porque efetivamente eles têm que manter o espaço. Mas aumentar os preços a quem infelizmente não pode casar em 2020, acho péssimo, não acho humano sequer.
    Faço votos de saúde para todos 🙂
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Patricia, infelizmente este ano Outubro será época alta de casamentos. (Esperemos que seja). Ou o teu contrato contempla estas situações ou terás que navegar ao sabor dos teus fornecedores. A verdade é uma. Os milheres de fornecedores não estão a receber dinheiro nenhum este ano e muitos poderão abrir falência. Eu prefiro pagar preço de época alta por outubro ou mesmo atualização dos preços em 2021 do que perder o sinal e o casamento porque a empresa faliu. É uma situação nova e complicada para todos. Temos que nos manter fortes!
    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Novata Agosto 2021 Aveiro (Concelho)
    Patrícia ·
    • Denunciar
    Ola a tod@s!


    Isto está a ser uma grande dor de cabeça e uma grande desilusão!Fala-se muito de uma onda de amor e compreensão entre as pessoas com isto que estamos a passar, mas o que tenho assistido é precisamente o contrário.Tenho casamento marcado para Junho e tentei junto com a quinta , arranjar um plano B. Qual não é o meu espanto: ou adio para fim de Outubro (pagar época alta por fim de outubro) , ou acréscimo de preços para 2021!Já não basta a ansiedade e tristeza que vivemos, ainda mais esta 😔
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Ola Rafaela infelizmente temos assistido a alguns casos destes. As condições de contrato devem ser lidas com muita atenção, às vezes um advogado pode ajudar. Essencialmente deves reportar as autoridades competentes, talvez à DECO. Bjs e força
    • Responder
  • R
    Noiva Novata Junho 2020 Cantanhede
    Rafaela ·
    • Denunciar

    Tenho casamento marcado para 10 de junho e pretendo adiar.

    Todos os fornecedores que já tinha contratado se mostraram disponíveis e não nos pediram mais dinheiro por isso.

    Contudo, a quinta, além dos 1500 euros de entrada inicial já pagos, exige-nos agora 1800 euros de nova entrada para remarcar a data para outubro. Se quisermos mudar a data para o próximo ano ameaçam com alterações contratuais (aumentar os preços). Estamos presos a um contrato em que se cancelarmos nesta fase temos de pagar uma indemnização de 4000 euros. Neste momento não temos opção nenhuma e é revoltante ver este aproveitamento de uma situação superior a todos nós.

    Gostaria de saber se este tipo de procedimento esta a ser comum a outras quintas pois não é essa a informação que temos de outros noivos amigos.

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Querida Patita! Obrigada pelo comentario! Espero mesmo que sim. É uma situação deveras invulgar a que vivemos! Devia ter sido noivinha de 2019... hunnfff
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    Ótimo debate querida milhinha ! Espero que ajude todas as meninas de 2020
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Força Barbara! Estamos juntas nesta aventura! Bjs
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar

    Olá querida, vamos ter força e apoiarmo-nos umas às outras. Aqui faltavam 44 dias e agora falta 408 dias mas foi a decisão mais sensata Smiley heart

    Um excelente debate, como sempre Smiley laugh , mas ajudará mais noivas a tomar esta decisão menos dificil

    Beijinhos !Smiley kiss

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Ana! Concordo Ana! O Amor supera tudo! Bjs
    • Responder
  • Ana
    Noiva Constante Outubro 2020 Castelo Branco (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    Consciências da vida. São as nossas duas datas 😱
    Vai correr tudo bem 🥰 e o dia vai ser ainda melhor
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É isso mesmo, temos que ter calma. Não há nada que possamos fazer 🤷‍♀️
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Famalicão
    Tânia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

    Vamos acreditar que o dia vai acontecer! Smiley smile

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Hahahah faço um elopment Wedding é já é bom! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Olá Tânia! Acho que ao segundo adiamento já desisto!
    • Responder
  • Tânia
    Super Noiva Setembro 2020 Vila Nova de Famalicão
    Tânia ·
    • Denunciar

    Olá Helena!

    Óptimo debate (como sempre nos habituas) Smiley smile

    O importante é que o casamento aconteça e será nessa data, a vossa data especial, junto com quem vos ama!

    Vamos acreditar que pelo verão isto tende a melhorar, porque se já adiar o casamento uma vez é difícil, nem quero imaginar uma segunda vez xD


    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Claramente! Por um lado se ainda tivermos a infeção ativa em Outubro a maior parte da população já estará imune (espero eu). E conseguimos atrasar o pico significativamente o que é bom para o nosso SNS... mas respirar fundo e esperar pelo melhor.
    • Responder
  • Cíntia
    Noiva VIP Março 2020 Porto (Concelho)
    Cíntia ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Obrigada 🖤😍
    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    ❤️ Não acredito mesmo que seja em Junho e olha, se assim não for, ao menos que seja tua twin, será muito muito bom sinal 😘 acho que o nos desmotiva, por vezes, é sentir que nem sabemos se será em Outubro 😒
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Que assim seja que eu quero muito casar na minha data 🤩
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados