Milhinha
Noiva Master Maio 2020 Madeira

Lua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis

Milhinha, a 21 de Junho de 2019 às 00:00 Publicado em Fórum Lua-de-mel

Dando continuação ao meu debate anterior sobre Lua de Mel no Funchal, venho agora completar o ponto 10 do mesmo mostrando-vos que a ilha tem muita beleza para além do que a capital tem para oferecer. Dedico este debate a todas as noivinhas que escolheram ir de lua de mel à Madeira, em especial à noivinha Maria.

Para começar aconselho-vos a alugarem um carro é mais cómodo e permite-vos chegar a muitos sítios inesperados. Escolham um carro a gasóleo que tenha um motor potente, porque a ilha é cheia de subidas e descidas e é muito dificil de conduzir por estradas sinuosas e apertadas (e eu que o diga, aprendi a conduzir lá!). De resto peguem no mapa ou no GPS e partam à aventura!

Mapa da MadeiraLua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis 1

1. Câmara de Lobos e Cabo Girão: começaria por rumar em direcção a Oeste pela via rápida. Câmara de Lobos é uma simpática vila piscatória, outrora muito pobre, onde ainda podemos ver barcos coloridos, comer bom peixinho e provar as ponchas tradicionas e "à pescador" (cuidado! não comecem já a beber esta mistura de mel, limão e aguardente a 40% em jejum). No entanto, vou encaminhar-vos para um sítio bem turístico o Cabo Girão que com o seu miradouro panorâmico em acrílico é impróprio para quem sofre de vertigens e acaba por ser uma passagem muito divertida! Se tiverem a oportunidade de passear e nadar nas águas abaixo (Fajã dos Padres) aconselho vivamente!

Câmara de Lobos, Cabo Girão e Fajã dos PadresLua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis 2

2. Curral das Freiras: não quero que se assustem por verem "mar a toda a roda"! O Curral das Freiras é o único ponto da ilha onde não se consegue avistar o mar. Era uma região remota e de difícil acesso até que foi construído o "furado" (regionalismo que quer dizer túnel) que liga ao Funchal. Podem provar gastronomia típica à base de produtos da agricultura local: castanhas, ginjas e outras iguarias da terra. Passem também no Miradouro da Eira do Serrado e imaginem-se a casar com aquela vista fantástica para as montanhas (a Estalagem é fornecedor cá no casamentos.pt)

3. Ribeira Brava e Ponta do Sol: voltando à costa estas duas localidades constituem a típica vila madeirense com a igreja e todas as casinhas brancas com tapassóis verdes a circundá-las. Ribeira Brava é uma paragem obrigatória para esticar as pernas antes de rumar a norte para São Vicente ou o Paúl da Serra – encontram também boa ponha na Serra de Água (e operações Stop frequentes, também). Adoro especialmente Ponta de Sol que desfruta de grande calmaria nas ruas que circundam a igreja e que podem terminar com uns mergulhos numa praia de calhau (para os mais aventureiros).

4. Calheta e Paúl do Mar: Ahhh o extremo Sudoeste da ilha com muitas surpresas. A começar pela primeira praia de areia artificial (directamente do Sahara). Podem aproveitar para visitar o Engenho da Calheta onde ainda hoje se espremem as canas de açúcar para fazer aguardente para a ponha ou mel de cana para os bolos de mel. Algo turístico mas podem comprar produtos de qualidade. Querem uma pausa cultural? A resposta é a Casa das Mudas. Um belíssimo projecto arquitectónico que expõe obras da Colecção Berardo. Vale a pena visitar para tirar umas fotos fantásticas (para o Insta, claro). Deixem o carro rumar para Oeste (ainda mais!) até ao Paul do Mar, para desfrutarem de um bom pôr-do-sol junto aos surfistas que frequentam o bar Maktub e outros na vizinhança.

Calheta e Paul do MarLua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis 3

5. São Vicente: apresento-vos a “capital” do Norte. Aqui o mar é mais ríspido e o tempo mais instável mas não deixamos de ter coisas ma-ra-vi-lho-sas a visitar! São Vicente vale pela paragem para esticar as pernas e passear à volta das ruelas da igreja, mas também pela visita às Grutas e Centro de Vulcanismo de São Vicente. Deixem o carro seguir para Oeste e poderão ver ruas sinuosas à beira de precipícios onde era a antiga estrada regional antes da construção da Via Rápida (atualmente interdita em muitos troços devido à queda de pedras). Procurem o Véu da Noiva e o Seixal (outro spot famoso para surfistas).

6. Porto Moniz: ninguém deve perder as Piscinas Naturais de Porto Moniz. A água do mar preenche estas rochas acimentadas e permite desfrutar de banhos de mar sem arriscar nadar do Mar Norte. Infelizmente é preciso pagar para usufruir das piscinas. Outro ponto fantástico é o farol da Ponta do Pargo, a ponta mais a Oeste da ilha e com um pôr do sol de cortar a respiração também!

7. Pico do Areeiro e Ribeiro Frio: Voltamos às montanhas mais perto do Funchal. O Pico do Areeiro é o 2º ponto mais alto da Madeira. Tem um miradouro e estação metereológica e em dias excepcionais é possível ver um “mar de núvens” ou um por-do-sol diferente. É possível ir ao Pico Ruivo (ponto mais alto da ilha) a pé a partir daqui, mas aviso que é uma levada difícil e que requer alguma prática e experiência. Não se preocupem! Se seguirem para o Poiso (sítio de poncha) e depois para o Ribeiro Frio (onde se localiza um lindíssimo viviero de trutas) poderão ter acesso a uma pequena levada que termina no centro da ilha onde nos encontramos rodeados de montanhas – basta seguirem para a levada dos Balcões (proprio para principiantes: uma 1h de caminho em terreno plano, mas merece sapatilhas!)

Pico do Areeiro e Levada dos BalcõesLua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis 4

8. Santana e o coração da Laurissilva: Sim, todos conhecemos as casas tipicas de Santana dos postais e brochuras informativas. Mas ficarão decepcionadas quando se aperceberem que são poucas as casas triangulares com tecto de palha ainda em bom estado e visitáveis. No entanto, há que tirar uma foto da praxe. Para mim o mais lindo deste concelho é a sua beleza natural. É daqui que partem as levadas mais fantásticas, especficamente a partir das Queimadas. Se tiverem bom calçado, bom farnel e 3,5h de tempo para uma longa caminhada (só ida), recomendo que façam a Levada do Caldeirão Verde – sem dúvida a minha preferida.

9. Machico, Caniçal e Ponta de São Lourenço: foi aqui que as caravelas portuguesas atracaram quando descobriram a ilha (toda a ela preenchida por uma densa floresta impenetrável). Atualmente há outra pequena praia artificial de areia importada que poderão desfrutar. O Caniçal é uma vila piscatória remota que ganhou desenvolvimento com as sua zona franca. Podem apreciar bons restaurantes de peixe nestas localizações (procurem no TripAdvisor). A Ponta de São Lourenço é a ponta Este da ilha que tem uma flora e fauna completamente distinta do resto da ilha! É árido com vegetação rasteira (muito semelhante ao que encontramos no Porto Santo). Aqui localiza-se o parque eólico e um miradouro onde conseguimos ver simultaneamente as costas sul e norte da ilha – comparem e constrastem as duas! Também temos aqui a “Praiinha” a única praia de areia natural da Madeira – atenção que a areia é preta porque se trata de uma ilha vulcânica onde predominam os basaltos. Vale a pena visitar!

10. Porto Santo: a nossa ilha dourada merece um debate próprio. A mais bela praia de areia dourada do país, local preditecto para férias dos madeirenses – o “Algarve” lá do sítio! É apenas acessível de barco ou avião/avioneta mas vale a pena perder nem que seja apenas um dia para conhecer!

Espero que consigam aproveitar tudo! Digam-me de vossa justiça. Têm mais algum spot preferido que gostariam de incluir?

Partilhe em:

49 respostas

• Milhinha
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Obrigada Cristina! Bjs
  • Cristina
    Super Noiva Setembro 2019 Madeira
    Cristina ·
    Eu pessoalmente não acho que o curral das freiras seja um lugar que valha a pena perder tempo. Ao ir ao miradouro da eira do serrado da para ver o curral inteiro. Os sítios que lá têm para comer são muito caros e para além da igreja é de uma espécie de levada/lagoa que lá tem que todos vão no verao, não têm nada de especial para ver. O resto sim, visitem e percam tempo a explorar toda a ilha para além do Funchal.
  • Milhinha
    Milhinha ·

Caras noivinhas,

Este debate faz parte de um Trio de debates sobre Lua de Mel no Arquipélago da Madeira. Confiram aqui:

Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder https://www.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-no-funchal-10-sitios-a-nao-perder--t208845

Lua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis https://www.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-na-madeira-10-locais-imperdiveis--t210275

Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! https://www.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-no-porto-santo-10-locais-a-nao-perder-nas-maldivas-portuguesas--t213065

Espero que vos seja útil! Bjs
  • Isa
    Administradora Porto (Concelho)
    Isa ·
    Ver mensagem citada

Aiiiii sim! Tudo o que quiseres darlingg, faço de guia turística ahah! Beijinhos 😘

• Hlei
    Destacada Junho 2020 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    Ver mensagem citada
    O noivo é que me disse para acalmar os ânimos ahah
  • Catarina
    Destacada Julho 2020 Sardoal
    Catarina ·
    Ver mensagem citada
    Tenho de ver se o convenço assim eheh se bem que barco também nao lhe é confortável.
    Acho que vou casar com um homem cheio de fobias ahahah Beijinhos
  • Milhinha
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Podes ir de Barco! Há um ferry Boat no Verão que parte de Portimão, vai ao Funchal e as Canárias e podes levar o teu carro! Super cómodo! Bj
  • Catarina
    Catarina ·
    Ver mensagem citada
    Sem dúvida querida ❤
    Sou apologista disso mesmo.
    Só ainda não fui às ilhas porque o noivo tem pavor de andar de avião. Mas aos poucos vou-lhe dando a volta eheheh
  • Milhinha
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Obrigada Catarina! Temos que conhecer melhor o nosso país, sem duvida! Bjs
  • Milhinha
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Hahah Helena! Mesmo com tanto mar à volta? Não é comum! Mas tens razao, lá usufruem de muita qualidade de vida. E tem oportunidades tão boas quanto vivendo numa grande cidade. Bjs
  • Catarina
    Catarina ·
    Ola querida ❤
    Não está na nossa lista como o local de lua de mel mas está certamente como uma viagem que vamos querer fazer.
    Obrigada por esta visita virtual pela ilha.
    Beijinhos grandes 😘😘😘
  • Virginia
    Destacada Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    Ver mensagem citada
    Estou sempre à disposição minha linda 😘
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    Ver mensagem citada

De nada. Alguma questão é só dizer. Bjnhs

• Milhinha
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Quero mesmo! Obrigada! Bjs
  • Carla
    Noiva Master Setembro 2019 São Miguel
    Carla ·
    Ver mensagem citada

https://www.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-em-s-miguel-as-minhas-sugestoes--t179742

Aqui está o link se quiseres espreitar e complementar alguma informação. Adorava saber quais são as tuas sugestões.

• Milhinha
    Milhinha ·
    Ver mensagem citada
    Querida Isa! Enquanto estiver inspirada podes contar comigo todos os dias! Também preciso de dicas para ver Barcelona. Talvez vá lá para o ano em trabalho. Bjs

Responda a este debate

Artigos relacionados