Inês V.
Noiva Master Julho 2018 Évora (Concelho)

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ?

Inês V., a 14 de Junho de 2018 às 11:19 Publicado em Fórum Moda nupcial

Bom dia comunidade

Como estão as noivas e noivos mais lindas/os deste país?

Por aqui os nevos já começaram, faltam 36 dias gente !!

Hoje venho falar-vos de um pormenor que eu nem considero assim tão importante, mas que têm a sua graça e o seu quê de história: A liga da noiva.

Onde surgiu a liga da noiva?

Na Idade média, os convidados acreditavam que ter um pedaço de roupa da noiva lhes traria sorte. Como tal, toda a gente queria levar para casa um bocadinho do vestido da noiva para casa. Esta tradição era seguida à risca. Conseguem imaginar os vossos vestidos a serem rasgados em mil pedacinhos e distribuídos pelos convidados à conta de uma superstição? NOOOO ! Há relatos da idade média, sobretudo na corte francesa, de convidados a correrem atrás da noiva para lhes conseguirem arrancar um bocado de vestido.

Felizmente, a tradição evoluiu e é aqui que entra a liga da noiva. Para evitar ficar com o vestido desfeito, a noiva começou a usar uma liga, como símbolo desses bocados de vestido e, desse modo, já poderia oferecer pedaços da liga aos convidados. UFAAA !!

Segundo um artigo publicado no The Journal of American Folklore, os noivos precipitavam-se sobre as noivas para tirar o acessório, uma coisa muito mais "agressiva" do que nos dias de hoje, diria que era mesmo "à bruta", e distribuem pedaços pelos convidados.

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 1

Significado da Liga

Para além de evitar os rasgões no vestidos das noivas, a liga sempre teve associada à pureza e á castidade. Isto porque dantes, as mulheres casavam virgens (algumas, e supostamente ahah).

Hoje em dia, continua a ser símbolo de pureza, mas uma coisa muito menos "levada a letra".

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 2

Em que perna colocar

Não existe regra e não se preocupem que não dá azar colocar na perna errada. Coloquem a liga na perna que mais gostam ou naquela que, visualmente, vos parece mais sensual.

A minha avózinha diz no tempo dela só usavam liga na perna direita as noivas que não fossem virgem e na esquerda as que fossem. Que comédia ahah

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 3

Algo Azul

“Something old, something new Something borrowed, something blue And a silver sixpence in her/him shoe.”

Esta tradição eu já expliquei neste debate .

Segundo esta tradição a noiva deve usar, no dia do casamento, um acessório azul para dar sorte. Como a liga da noiva é um acessório que está escondido, é perfeito para ser azul, pois não destoa na imagem da noiva.

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 4

Jogos com a Liga

Atirar a liga ao solteiro - Como já vimos, tudo isto teve origem na idade média. Mais moderno e evoluído, e com outro significado, mas a essência está lá. Esta brincadeira não têm muito que explicar, é mesmo só isso, tal como a noiva atirar o bouquet às solteiras, o noivo retira a liga da perna da noiva e atira aos solteiros. Hoje em dia, e como há muitas noivas que querem guardar a liga como recordação, levam 2 ligas nas pernas, uma para guardar e outra para atirar.

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 5

Leilão da liga - Um jogo que tem vindo a perder forças. Quando era crianças e ia a casamento com os meus pais lembro-me que este jogo era sempre feito, hoje em dia, já não é assim tão usual. Eu percebo, e concordo, parece apenas uma forma de extorquir os convidados ahah É um jogo muito simples, há uma liga, e as pessoas vão dando dinheiro seja para baixar ou para levantar o vestido da noiva. Quando o vestido levantar o suficiente para a liga estar à mostra, a pessoa que fez essa licitação fica com a liga. Isto basicamente estão os convidados alcoolicamente bem-dispostos a pagar para o vestido subir porque querem ver a perna da noiva, e está o pai da noiva (provavelmente também já alcoolicamente bem disposto) a pagar para o vestido descer porque já está muita gente a babar para a perna da filhota.

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 6

E vocês meninas? Vão levar liga. Mostrem-se as vossas ligas.

Eu vou, foi oferta da loja onde comprei o vestido. É super engraçada, de renda branca com um enorme pompom peludo e azul. O mais engraçado, é que é uma liga musical, basta carregar lá num botãozinho e ela toca a marcha nupcial ahahah Vai ser lindo vai. Não tenho fotos porque ainda está na loja de noivas, mas assim que a tiver gravo um vídeo para vocês a ouvirem

Partilhe em:

23 Respostas

• ASousa
    Noiva Experiente Setembro 2019 Ponte de Lima
    ASousa ·

Eu ainda não sei se quererei liga ou não, acho engraçado mas não é algo que ache essencial.

• Bebs
    Noiva Master Setembro 2018 Viseu (Concelho)
    Bebs ·
    Inês quero mt ver essa liga musical❤❤❤
    Agora fiquei mega curiosa!!!
    Ainda n tenho por isso vou ver se arranjo una dessas 😉
  • Joana
    Super Noiva Agosto 2018 Lisboa (Concelho)
    Joana ·
    Ver mensagem citada
    Eu qd a vi pensei o mesmo. 😘
  • Mafalda
    Noiva VIP Julho 2018 Loures
    Mafalda ·
    Obrigada Inês por este debate! Eu pessoalmente não levo liga, mas foi bom e curioso saber a origem! É cultura 😊😘
  • Rosana
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·

Eu nem vou levar ahahahah

• Cátia
    Super Noiva Setembro 2019 Santa Maria da Feira
    Cátia ·
    Muito engraçado e podes brincar com o noivo da liga tocar
  • Catarina
    Destacada Setúbal (Concelho)
    Catarina ·
    Ver mensagem citada
    Ohhh 😍❤Adoro

• Joana
    Joana ·
    Ver mensagem citada
    A minha é igualzinha.. 😍😘💖
  • Joana
    Joana ·
    Sim vou levar liga. E com tons de azul... assim mato dois coelhos...😂😘😍
  • M
    Noiva Curiosa Setembro 2019 Covilhã
    Marta ·
    Gostei do debate...eu vou comprar a liga, mas não sei se vou comprar em branco ou azul ainda tenho tempo para decidir, uma vez que sou uma noiva de 2019!!!
  • Lúcia
    Destacada Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    Ainda nem tinha pensado nisso e este fim de semana a minha melhor amiga me disse que a comprou 🤣
  • Catarina
    Destacada Setúbal (Concelho)
    Catarina ·
    Olá Inês! Muito obrigada por mais um debate muito interessante e super esclarecedor para quem gostaria de saber um pouco mais 😊
    Eu não sou nada de superstições e a minha irmã é que falou da situação de levar-mos algo azul, algo novo, algo velho e algo emprestaram. Não fazia a mínima ideia lol. Acho que na verdade não passa do mesmo: para dar sorte!

Se eu levar liga, sou sincera é mesmo para tentar fazer uns trocos 😅 E será esta azul porque a minha cor é azul lol, pura coincidência.

Um beijinho grande ❤

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 7
  • Andreia
    Noiva Master Setembro 2018 Barcelos
    Andreia ·

Excelente debate Inês

Eu ainda não tenho liga, nem queria muito levar, mas o noivinho insiste e vou ter de comprar!

• Carina
    Destacada Agosto 2018 Lamego
    Carina ·
    Eu vou levar uma liga branquinha que é a que vou guardar lol e outra preta e mais fina para ir a combinar com as minhas damas que vão levar uma cada uma lol para a foto... ainda não perguntei ao noivo se vai querer atirar a mais pequena...🤨😊
    deixo aqui as fotos de cada uma .

beijinhos

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 8

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 9
  • Aninhaz
    Destacada Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Aninhaz ·
    Adorei este debate, e ficar a saber mais e onde toda essa tradição nasceu... ainda bem que já não correm atrás de nós para nos cortar pedaços do vestido, que medo!! 😱
    A minha liga será branca.. arranjarei outra solução para levar algo azul

Liga da Noiva ~ Onde, como e porquê ? 10
  • Ana
    Super Noiva Agosto 2018 Braga (Concelho)
    Ana ·
    Adorei o debate. Levarei liga com detalhe azul tbm 😗

Responda a este debate

Artigos relacionados