Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Catarina
Noiva Constante Junho 2021 Sintra

Licença casamento

Catarina, a 15 de Fevereiro de 2020 às 22:07 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 16
Meninas boa noite e bom fim de semana

Estou com alguns problemas em marcar a licença de casamento, parece que nunca ninguém casou ali Fonix (desculpem a expressão)

Vou tentar explicar me pa ver se me podem ajudar
Eu caso dia 2 de agosto e queria a licença de casamento entre dia 27 de julho a dia 10 de agosto que da me os 15 dias seguidos
Posso ou não posso gozar a licença assim ???
Obrigada pela ajuda meninas 😘

16 respostas

Última atividade por Capitolina, a 17 de Fevereiro de 2020 às 14:26
  • Capitolina
    Noiva Ativa Abril 2021 Lisboa (Concelho)
    Capitolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Há empresas que não deixam gozar a licença de casamento enquanto não apresentarmos a certidão de casamento
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Por norma, a licença deverá ser gozada logo a seguir ao casamento. Contudo, poderás sempre negociar com a entidade patronal. No meu caso, agora com a entrega dos mapas de férias, ja coloquei uma nota com os dias que pretendo gozar de licença de casamento. Como quero tirar 3 dias antes do casamento, optei por pedir 1 deles já como licença e as duas semanas seguintes e me princpio não haverá problema Smiley smile

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina Smiley heart

    Vejo que já te ajudaram mas podes ler também este artigo que vai ajudar-te com tudo o que necessitas:

    As férias a que tens direito por te casares

    Beijinhos!

    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Estás à Vontade Smiley winking

    Então como vais casar pela Igreja, e o processo do civil vai ter "continuação" para o religioso, conta a partir do dia 2 que é quando é finalizado o processo do matrimonio.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Junho 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já agora outra dúvida se me poderes ajudar
    (Desculpa o abuso 😥)
    Eu dia 2 (domingo ) caso pela igreja mas dia 31 (sexta feira) caso no civil A licença começa a contar a partir de que dia ? Do 31 ou do 2 ?
    • Responder
  • Jorge
    Noivo VIP Agosto 2021 Seixal
    Jorge ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Catarina.

    Legalmente não podes fazer assim. A licença de casamento tem de ser imediatamente gozada só a seguir ao dia do casamento.

    Aquilo que podes fazer é negociar com a tua entidade patronal esses dias.

    Mas a entidade patronal é que aceita se quer assim ou não. À entidades patronais que são acessíveis e aceitam que a licença seja gozada dessa forma, até porque lhes poderá dar algum jeito outras não são tão acessíveis.

    Caso não aceite a licença só começa a contar a seguir ao dia do casamento (no teu caso casas a dia 2 a tua licença começa dia 3 de Agosto).

    Se quiseres gozar os dias antes do casamento tens de marcar como férias.

    Espero ter ajudado, também tive a mesma dúvida e fui informar-me com um advogado e depois questionar a entidade patronal.

    Bons preparativos. Smiley star

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    A licença são 11 dias e têm de incluir a data do casamento por isso podes fazer assim Smiley smile
    Eu quero só um dia antes do casamento (acho que estou a ser demasiado optimista lol) mas preciso de algo para me preencher x)
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina, há empresas que aceitam assim e outras não porque, supostamente, a licença começa no dia do casamento. Onde eu trabalho deixam me ir antes de licença, mas eu como não vou logo de lua de mel, vamos só uns dias a seguir, então preferi marcar férias na última semana do casamento
    Assim regresso de lua de mel e ainda fico 2 dias em casa
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina 😍
    Quanto à licença, podes perfeitamente gozar assim! Quanto às férias, tu tens direito a marcar 11 dias no entanto é sempre do bom senso o acordo com a entidade patronal 😘
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Junho 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada 😘
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina. A licença tem obrigatoriamente de incluir o dia do casamento por isso a forma como a pretendes está correcta. Quanto às férias, é um direito teu escolher metade e a empresa só o pode impedir se comprovar sérios danos para a mesma. Espero ter ajudado 😘
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim. Eles obrigam-te a tirar 11 dias ao critério deles? Se sim, tens direito a tirar os outros quando quiseres.
    Se eles colocarem muitos problemas mais vale contactares a ACT para te prestarem mais informações e como podes agir.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Junho 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Mas tenho direito a escolher 11 dias e a entidade paternal os outros 11 dias
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De acordo com a lei, a entidade patronal tem de estar de acordo com a licença mas na lei diz que deverá ser gozada na altura do casamento mesmo.


    Quanto às férias, eles podem não autorizar a marcar férias quando queres sim. Eu percebo que provavelmente querias tirar alguns dias antes para tratar de alguns assuntos mas se eles não concordarem não tens como ir contra infelizmente.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Constante Junho 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estão sim.
    Porque não me querem deixar tirar mais férias nenhumas entre Maio e agosto
    Porque vou gozar a licença entre o julho e agosto
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Catarina. Pelas minhas contas sim, podes gozar dessa forma. O dia do casamento está incluído nos dias da licença por isso não vejo erro nenhum. No dia 11 de Agosto já terás que ir ao trabalho.


    Estão a colocar-te algum entrave?
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração