Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

A
Noiva Curiosa Junho 2022 Porto (Concelho)

Juntar dinheiro

Ana6, a 12 de Maio de 2018 às 10:52 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 32
Olá. Hoje venho falar sobre um assunto sobre o qual penso muitas vezes... Juntar dinheiro antes de casar. Vocês conseguem juntar muito por mês? Ainda vivem em casa dos pais? Quanto acham que devemos juntar antes de casar? Eu e o meu namorado ainda vivemos em casa dos pais e tentamos juntar maximo que conseguimos mas nunca sei quanto deveríamos ter para começar uma vida a dois. Nós queríamos construir uma casa. Quem construiu ou está a construir quanto acha que devemos ter antes de começar?

32 respostas

Última atividade por Rosana, a 14 de Maio de 2018 às 19:46
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Nos vivemos juntos e em janeiro de 2017 começamos a juntar, tentamos meter um ordenado completo de lado, e em principio vamos conseguir pagar tudo ate ao dia Smiley laugh

    • Responder
  • Marcia
    Super Noiva Agosto 2024 Amarante
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Ana, nos ja mora-mos juntos a 2 anos e meio em uma casa alugada e, desde o pedido que mete-mos o maximo de dinheiro que pode-mos na nossa conta em comum e não toca-mos, obvio que o mais dificil é privar-nos de muitas coisas as quais tamos habituados, sai-mos menos, vamos menos vezes ao restaurante, eu corto no shopping xD ahah...

    Anda-mos tambem a procura de casa para comprar mas isso não nos vai mudar em nada porque a prestação do credito seria equivalente a renda que ja paga-mos hoje em dia ...

    • Responder
  • Sandra Santos
    Noiva VIP Maio 2019 Santa Maria da Feira
    Sandra Santos ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Este é um assunto muito específico porque depende muito dos vossos rendimentos. Nós já temos o terreno comprado e neste momento estamos a juntar para o casamento porque é a prioridade e estamos a tratar das licenças todas para construção. Contamos começar a construir depois do casamento. No entanto, tudo isto requer esforços, temos o nosso trabalho e ainda fazemos alguns trabalhos por fora para conseguirmos ter tudo aquilo que queremos e também fazemos muitas cedências. Deixamos de fazer algumas coisas para juntar o máximo possível.
    No entanto, são esforços que acreditamos que vão compensar porque vamos ter o casamento que queremos e a casa que queremos. Beijinhos 😘
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida! Eu estou a construir. Mudo-me para Julho já na nossa casinha e só caso em 2019 em Julho também. Acho que mais importante do que ter algum de lado é o compromisso e a disciplina que tens de ter ao longo dos meses. Eu e o noivinho estivemos 3anos focados no objetivo da nossa casa. Não é facil, mas vale bem a pena. Já vivi com ele há 6 anos. Se precisares de alguma ajuda diz.

    Deixo uma foto da nossa casa por dentro. Não é a mais recente que tenho, mas fica a ideia 😍😘

    Juntar dinheiro 1
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Isso é verdade... nunca está pronta!😣😣 mas também se andamos aqui por ver os outros não vale a pena viver...quero pelo menos deixar aos filhos o que me vao deixar a mim! E se os outros conseguem porque não haveremos de conseguir?! 🤔 pelo menos tenta-te...
    Pois, essas situações de divórcio são tristes, mas por vezes são ótimas oportunidades de compra. Agora quando é comprado totalmente pronta é um risco muito grande! Conheço varios casos destes, em que os compradores terão toda a vida problemas na casa que compraram porque o mal vem dos alicerces e da estrutura.
    Boa sorte minha querida!
    • Responder
  • Ana
    Super Noiva Outubro 2018 Ourém
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana,
    Bem no assunto de construir casa não te consigo ajudar. Quanto ao juntar € acho que a melhor altura para o fazerem é enquanto estão em casa dos pais depois de terem a vossa casinha é muito difícil. Quanto ao valor a por de lado,tem que ver consoante os vossos ordenados
    • Responder
  • J
    Noiva Experiente Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sara . O meu também tem uma empresa de construção e foi claro com o seu conselho e ajuda que levámos isto para a frente... eu conhecia o antigo proprietário e era casa para habitação... foi venda pós divórcio... apanhamos uma boa oportunidade pois pelo valor que a compramos haviam terrenos vazios à venda... mas claro despesas aparecem sempre... parece que é um projecto de vida com inicio mas sem termino 😅
    • Responder
  • Anaa
    Super Noiva Outubro 2019 Braga (Concelho)
    Anaa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana! Posso dar-te o meu exemplo!
    Caso para o ano e esta semana teremos a escritura da casa que decidimos comprar apenas em esqueleto - isto porque o meu pai tem uma firma de construção civil e, portanto, para nós é muito melhor que assim seja! Primeiro pela qualidade da construção e depois pelo que podemos poupar!
    Sinceramente? É super desgastante todo o processo! Mas quero acreditar que no final valerá a pena todo o esforço! T u vês dinheiro junto e logo a seguir ele voa e tu perguntas “para onde foi?”...
    Hoje em dia é raro encontrares um construtor que não te obrigue logo a dar um sinal para ficares com a casa. No nosso caso conseguimos negociar com ele para os 2.500€ mas tivemos construtores a pedirem nos 10000€/20000€ (hoje em dia é muito raro haver jovens como é o meu caso com esse dinheiro junto, infelizmente)... Depois é importante não esquecer que não são só as licenças, escrituras, projetos e etc que se tem que pagar... Se pedires um empréstimo ao banco o que eles cobram é um absurdo! Entre avaliações e abertura de dossiers já foram 2.000€. Mais a escritura que rondará os 3000€. Depois, dependendo daquilo que vás comprar - claro - há sempre despesas com contadores de água e luz que só para isso são logo uns 1.300€ (um absurdo também)! Tudo isso são coisas que parecem não ter importância mas no final tem e muita! Porque? Porque infelizmente os bancos estão cá para nós emprestar, mas se for um crédito para construção tu tens que “ter €” para andares a frente com as coisas. Só depois, quando pedires uma avaliação é que eles te libertam o equivalente ao que já gastaste.
    Inicialmente também tinha ideia de comprar terreno e construir mas depois percebi que ia envelhecer uns anos largos com toda a burocracia que isso implica! E sabendo que 10000€/20000€ não me chegaria para papeladas!
    Já assim a comprar esqueleto e fazer os acabamentos está a ser desgastante. Mas claro isto depende muito de pessoa para pessoa.
    Acho que deves ponderar, pensar muito bem se é isso que querem. E mais importante que tudo, falares com alguém entendido no assunto para perceberes se realmente aquilo que estás a poupar é suficiente para o que pretendes.
    Pelo menos na minha zona, Braga, em questões de casas está uma autêntica loucura! Nunca vi isto assim. Beijinhos
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu falo pelo que acontece na minha zona, claro. Mas comprar feito ou começado não é grande diferença em relação a construir. Poupam-se sim muitas dores de cabeça e é mais fácil o banco aprovar empréstimo porque a casa está ali e serve de caução. Mas tanto o meu pai como o dele (ambos trabalharam dezenas de anos na construcao) aconselharam-nos a construir porque só assim sabemos como a construção foi feita. E se havia algo que me deixava em pânico era investir tanto e ter arranjos na casa toda a vida. Assim, prefiro ter mais dores de cabeça em 2 ou 3 anos no início e depois descansar. Não sei se foi o teu caso, mas é óbvio que moradias feitas com o propósito de serem vendidas levam materiais mais foleiros...quanto mais ganharem na venda, melhor. Mas claro que haverão exceções por aí...
    • Responder
  • J
    Noiva Experiente Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa. Ainda bem...
    Eu também terminei a casa para evitar despezas de raiz...
    E poupança é palavra de ordem 😊
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pelo que vejo, nao estou triste! 🤣🤣🤣 ainda não comecei a construir, só após o casamento porque tem que ser uma coisa de cada vez. 😣😣 Joana, 2000€ paguei eu pelo projeto de arquitetura de raíz! Mais especialidades e licença não passa dos 5000€. Depois certificacoes energéticas ainda não sei. Mas eu tambem poupo muito porque o meu terreno ja tem construcao, e o meu projeto não é de construção mas sim de reconstrução e ampliação. Foi por isso mesmo que não compramos um terreno não construído.
    • Responder
  • J
    Noiva Experiente Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Sara.
    Sim realmente pagam se coisas que eu não imaginava... até me meter nisto...
    Paguei à Arquitecta cerca de 2000 euros, para alterações do projecto ( pois o projecto antigo era de 2002 logo era caduco). Tivemos de pagar a certificação de electricidade ( ou chamado certiel). Projectos de acessibilidades são também pedidos para construções novas bem como certificacão energetica.
    Na minha zona ainda tive de pagar cedencias... instalação de ramais de àgua e eletricidade ( quando se compra terrenos que ainda não têm essas instalações).
    É verdade que as taxas às vezes parecem nem ter sentido, mas no nosso pais já se sabe que temos muitos gulosos, e a maior parte do valor não vai para arquitectos e engenheiros mas sim para taxas camarárias e municipais...
    Mas se estás a construir vais viver as belas alegrias de encher os bolsos aos nossos " gourmets " 😉
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana! Desculpa lá a sinceridade mas esses arquitetos são uns grandessíssimos ladrões!🤣🤣🤣🤣🤣 ou entao eram mansoes! 20 mil? 50mil? Eram so projetos e licenças! Nao era pra levantar paredes e fazer placas...eles sabiam disso?🤣🤣 desculpa lá mas estou parvinha! De facto tudo varia conforme a zona do país...🤔🤔
    • Responder
  • E
    Noiva Master Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bem queremos ter o suficiente para um ano
    Ou seja ter guardado o equivalente a 6meses de trabalho
    Por isso também não temos valor fixofixo

    Pois eu estou a part.time o noivinho está a fazer turno da noite
    Queremos ver como será o nosso ordenado w então depois ficamos com o valor fixo
    • Responder
  • J
    Noiva Experiente Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Em papeladas para algo já construido 10 000 mas a minha casa já tinha projecto, so o tive de actualizar e confirmar que tudo está conforme, nas diferentes àreas.

    Quem me dera ter gasto só 5000.No entanto as taxas e valores de licenças variam de municipio para municipio. Aqui no seixal tenho a sensação que de ano para ano as despesas de construção são maiores.
    No entanto a arquitecta explicou nos que se fosse projecto, com especialidades, ter de pagar certificações etc... poderia facilmente atingir os 20000.
    Por exemplo tenho um tio que em cascais só para o arquitecto,projecto e licença gastou 50 000... isto só para " papéis". É tudo muito subjectivo. Existem municipios no interior, com pouca população que até " ajudam " casais " a comprar e construir para que se instalem na zona. Incentivos por assim dizer... e onde o valor do terreno é baixissimo...
    Nada melhor do que te informares na zona onde queres construir e até no teu banco para teres uma ideia.
    • Responder
  • Lady in Red
    Top das Noivas Março 2019 Póvoa de Varzim
    Lady in Red ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana. Ainda vivemos em casa dos pais. Esses assuntos são ultra subjetivos. Têm de ver se têm condições para as duas coisas em simultâneo, por exemplo. Construir casa depende da zona, tamanho, projeto, materiais, licenças, afins... Leva muitos zeros. O casamento é muito mais baixo, o meu orçamento ronda os 12.000€ por exemplo. Beijinhos

    • Responder
  • Aninhaz
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Aninhaz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu comprei ja tudo feito ahah
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Junho 2022 Porto (Concelho)
    Ana6 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. Muito obrigada pela resposta. O nosso objetivo sempre foi construir e continua a ser é para isso que poupamos e tentamos juntar o maximo. Ainda não sabemos se vamos conseguir algum terreno na família. Temos noção que terreno + licenças + construção + mobília fica extremamente caro. Só pensamos casar daqui a 3 anos por isso queríamos estamos a tentar juntar o maximo. A dúvida é que é sempre a mesma... será que estamos a poupar o suficiente?
    • Responder
  • Liliana
    Super Noiva Agosto 2022 Silves
    Liliana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana. Vou dizer-te o que aconteceu connosco. O noivo queria mt tb ter comprado terreno e construido, e eu pensei: "vou perder a minha sanidade mental". Só de terreno nos sitios que gostavamos as contas ultrapassavam o nosso orçamento. Tambem não queria entrar naquele ritmo de "ir construindo", para mim ia ser esgotante. Por isso construir nc foi durante mt tempo a nossa meta.
    Nós tinhamos 35 mil para investir na casa... Então demos 20 mil de entrada e pagamos uns 4 mil de escrituras. Os restantes foi em mobilias e uma cozinha nova. Se eu te disser que demoramos dois meses a fazer desaparecer este dinheirinho todo e mais um quanto? 😵 Temos o sonho de ter um dia tb uma moradia, mas por enquanto estamos mt contentes com esta opção, até que as coisas melhorem. 😍 agora a missão casamento, deve ficar por volta dos 15 mil e estamos a tentar poupar 5 mil por ano. O deste ano, já conseguimos. Vamos juntando dinheirinhos que nc esperamos por eles, premios e gorjetas do noivo, mais subsidios de ferias e natal... estipulem um objectivo e definam quanto podem dispender para tal. O que importa no final é que seja algo que vos faz sentido e felizes 😁 beijinhos
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nada disso! Em média entre os 5 e 6 mil, como já tinha dito.
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Junho 2022 Porto (Concelho)
    Ana6 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim claro. Mas achas que devo ter quanto for os projetos e licenças? 10000? 20000? 30000?
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Se só tiveres pra projetos, só da para projetos! Óbvio! Depois de projeto aprovado tens 1 ano pra começar.
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Junho 2022 Porto (Concelho)
    Ana6 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. 700 euros por mês é realmente muito bom. Já tem um objetivo definido de quanto querem ter para avançar para irem viver juntos?
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Junho 2022 Porto (Concelho)
    Ana6 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tu construiste ou compraste já construída?
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Junho 2022 Porto (Concelho)
    Ana6 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá. Mas achas que depois de ter o terreno devo ter quanto em dinheiro para começar? É suficiente ter para projetos e licenças?
    • Responder
  • Aninhaz
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Aninhaz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu tinha dez mil juntos! Pensava que ainda dava para mobilar mas não porque tivemos de dar entrada de 7 mil euros a avaliação que o banco dava pela casa não cobria os 100% mas escolham a casa e vejam isso tudo porque só em papeladas uns 3 mil gastas concerteza ... o noivo depois é que juntou e tinha 5 mil euros e com isso ajudou muito a mobilar mas ainda não temos tudo! Mas o que nos falta são pequenas coisas..mais de decoração espelhos quadros... os meus pais tambem me ofereceram praticamente o quarto! Mas a nossa cozinha ja vinha equipada por isso ai também poupamos nessa parte de electrodomesticos grandes! depende muito de casa e de avaliações e de bancos ... enfim! Boa sorte*
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Junho 2022 Porto (Concelho)
    Ana6 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois. É mesmo muito dinheiro. Mas tu não tinhas esse dinheiro todo certo? Quanto achas que é necessário ter antes de começar? Os **** para licenças e projetos? Mais **** que isso?
    • Responder
  • A
    Noiva Curiosa Junho 2022 Porto (Concelho)
    Ana6 ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois... é esse o meu medo. Quanto achas que tenho que ter para começar? Porque só em licenças e projetos é um imenso dinheiro.
    • Responder
  • Aninhaz
    Noiva VIP Outubro 2018 Setúbal (Concelho)
    Aninhaz ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha só te posso dizer que demoramos imenso tempo para juntar milhares e depois de repente vês o dinheiro a voar...e tudo é caríssimo ... só de papeladas para a casa gastei uns 3500 euros... custa muito e o casamento é super caríssimo também... também quinta e todas as pequenas coisas o meu facilmente ultrapassa os 15mil euros. .. =s e atenção que não estou a ter do mais caro avaliamos muito os preços
    • Responder
  • J
    Noiva Experiente Setembro 2018 Setúbal (Concelho)
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não construi. Comprei uma moradia em esqueleto e tivemos de terminar tudo... ainda para mais uma casa nunca está terminada... 🤣
    Uma construção é muito subjectivo mas se já tiveres terreno conta no minimo 150000 ( se não forem exigentes). Pois só em projectos, projetos de especialidades , licenças e taxas podes contar entre 20 e 30 mil euros.
    Boa sorte. Com esforço e dedicação tudo se consegue 😂
    • Responder
  • E
    Noiva Master Julho 2019 Ílhavo
    Ester ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha querida
    Eu e o noivinho também ainda vivemos eu com os tios o noivinho com a mãe
    Eu consigo juntar 200€ por mês
    Ainda estou a tirar o curso, trabalho a part.time e guardo a maior parte
    Já o noivinho consegue juntar 500€ por mês
    Para nós nunca foi opção construir casa, não temos rendimentos para tal
    Mas sim gostavamos de comprar algo
    É tudo uma questão de te informares junto a um arquiteto de quanto precisas para papelada, mão de obra e materiais
    • Responder
  • Sara
    Noiva Master Agosto 2018 Vila Nova de Famalicão
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Ana! Tudo isso depende dos vossos rendimentos. Só te posso dizer que pra construir, caso já tenham terreno, poe aí 5000€ ao sol só pra projetos, licenças e outras papeladadas...ou seja, não vês nada ainda. Depois olha...seja o que Deus quiser. Nós já temos tudo pronto para arrancar com a construção, mas agora pensa -se só no casamento e de seguida constrói-se. Ou uma coisa ou outra🤣🤣🤣 enquanto isso estaremos em casa dos pais deles o que é uma grande ajuda para amealhar ainda mais.
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração