Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Inspirações Pinterest | Casamento Inclusivo

Ritinha, a 9 de Janeiro de 2020 às 18:21

Publicado em Fórum Organizar um casamento 58

Olá novamente, Os casamentos modernos são caracterizados por serem super personalizados e, na minha opinião, isso reflete-se no cuidado que temos com os nossos convidados e nas suas características, como por exemplos as restrições alimentares. Na nossa prova, o noivo degustou os pratos vegetarianos...

Olá novamente,


Os casamentos modernos são caracterizados por serem super personalizados e, na minha opinião, isso reflete-se no cuidado que temos com os nossos convidados e nas suas

características, como por exemplos as restrições alimentares. Na nossa prova, o noivo degustou os pratos vegetarianos e nós até comentámos que esta não era uma opção há uns anos atrás. Houve também o cuidado de assegurar um espaço para as mamãs e papás dos bebés poderem estar para dar o leite ou permitir que dormissem mais descansados.


Confesso que o tema que vou abordar não foi uma preocupação, pois não tenho pessoas de mobilidade reduzida ou sem mobilidade entre os convidados, mas vou deixar algumas dicas que podem fazer toda a diferença, para que os convidados e quiçá algum dos noivos, possa desfrutar ao máximo deste dia:


1. Ter atenção a todas as barreiras arquitectónicas (escadas, rampas muito inclinadas, estacionamento distante) e preparar previamente uma solução que permita contornar a questão;


2. Verificar se o terreno, nomeadamente do exterior da quinta, não é lamacento ou com relevo que impeça a cadeira de rodas de circular;´


3. Garantir que a quinta tem casa de banho adaptada;


4. Ter atenção se a mesa da refeição tem altura ideal para a pessoa comer convenientemente, se no espaço do buffet, a pessoa pode circular e servir-se de tudo e se as mesas deste e o bar não são demasiado altos, que impeçam de se servir autonomamente;


5. Garantir que na pista de dança todos possam dançar, até quem está de cadeira de rodas.


tenor.gif


Para ajudar a desmistificar o tema, que pode parecer pesado deixo algumas inspirações do Pinterest:


Noivoscfb_575159.jpgTopo de bolocfb_575161.jpgNoivoscfb_575163.jpgSessão solteiroscfb_575165.jpgDançacfb_575167.jpgNoivoscfb_575169.jpgSessão solteiroscfb_575171.jpgNoivoscfb_575173.jpgDamas de honorcfb_575175.jpgNoivoscfb_575177.jpg


Que conselhos acrescentariam?


Fizeram alguma adaptação para alguém com mobilidade reduzida ou sem mobilidade?


Já foram a alguma casamento em que um dos noivos (ou os dois) estava em cadeira de rodas?


Beijinhos.

58 respostas

  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho que a maior barreira é a mente humana,que acha que as pessoas que necessitam de ajudas técnicas para se deslocar devem é estar sossegadas em casa e perderem em conjunto com a sua mobilidade o direito de VIVER.

    Tenho pena que ainda seja necessário fazer-se toda esta "ginástica", para tornar o dia-a-dia mais inclusivo, mas muitos parabéns pela tua coragem e do teu padrinho e obrigada pela tua partilha.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá, que partilha excepcional. Conta-me, tiveste algum cuidado ou requisito sobres este aspecto na escolha da (nossa) quinta?

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    No nosso caso, à semelhança do teu casamento não temos pessoas que se desloquem de cadeiras de rodas (até ver), mas temos pessoas idosas já com algumas dificuldades na marcha, pelo que a garantia de uma casa de banho em recta com o salão era muito importante.

    Já estive em vários eventos numa quinta da minha região cuja a casa de banho fica numa cave no salão com escadas horríveis e a pique. Se para mim metia algum medo descer, para os idosos era um "inferno".

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate top Rita. Obrigada por nos abrires a mente e alertares para coisas que até já deveriam ser obrigatórias em todos os lugares para garantir a inclusão de todos.


    No nosso caso não tivemos nenhum convidado de cadeira de rodas mas tivemos algumas pessoas com mais idade e que sabíamos que tinham mais dificuldade em caminhar. A parte do salão e do sítio onde seria a cerimónia e o corte do bolo eram perto e relativamente planas. E tinha casa de banho mais espaçosa no mesmo piso do salão. Este ponto foi importante porque o wc normal ficava no piso inferior e tinha uma escada de acesso. E houve muita gente a optar usar a superior para evitar quedas.
    Acho que a quinta onde casamos deveria ter um elevador para dar acesso aos diferentes pisos para as pessoas com mobilidade reduzida. É uma grande falha que agora noto. Sem dúvida que deveria ser obrigatório.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tive que escolher uma quinta maioritariamente plana, com pavimento que desse para ele circular e com rampas por haver escadas. Tive em conta a largura das portas para ele puder passar. Tive que pedir uma rampa improvisada à câmara para que ele pudesse aceder à capela já que tem escadas e não possui rampas. Tive que arranjar uma quinta com casa de banho adaptada. Tive que arranjar um hotel com acessos aos quartos e casa de banho adaptada. E por fim tive que desmistificar muitas mentalidades porque na cabeça de muitas pessoas um tetraplégico não pode ser padrinho de casamento.


    É muito triste que na época em que estamos ainda existam tantos limites para SERES HUMANOS em cadeira de rodas!
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ritinha! Que debate excelente! Tinha em mente fazer algo do género.

    Por aqui sabemos bem as limitações de alguém numa cadeira de rodas! O noivo sofreu um acidente há uns anos, no início do nosso namoro, e foi amputado do joelho para baixo, em ambas as pernas. Andou largos meses de cadeira de rodas mas felizmente teve uma recuperação ótima e agora usa próteses, mas foram meses difíceis. Ainda há dias difíceis.

    Para ele pisos irregulares, muitas escadas ou inclinações são muito mais desconfortáveis do que para nós. Diz o médico dele que a sensação de equilíbrio e pressão que ele tem ao usar as próteses é equivalente à de uma mulher em saltos permanentemente. Sabemos bem o drama e as dores que podem ser ao fim de algumas horas. Por isso repito: um excelente debate alertar as pessoas para situações de pessoas com algum tipo de incapacidade ou intolerância!

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Até fiquei emocionada, palavra. Que alterações tiveste de fazer e quais os cuidados?

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que debate lindo! Este é um tema muito sensível para mim. O meu padrinho de casamento é tetraplégico apesar de ser muito novo. Todas as minhas escolhas foram a pensar nele!
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada eu, pelo teu comentário. beijinho*

    • Responder
  • Carolina
    Noiva VIP Setembro 2022 Coimbra (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita 😊
    Que inspiração maravilhosa ❤️
    Nunca fui a um casamento com pessoas com mobilidade reduzida e no meu casamento também não vai haver ninguém, mas a verdade é que é uma questão muito importante e muitas vezes não nos lembramos deste tipo de situações...Obrigada pela partilha e o amor tudo consegue vencer 🤗🤗🤗
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Tal e qual Smiley smile

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim..o amor em todos os sentidos da vidaSmiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Acho que é algo intrínseco a quem trabalha nesta área e ama realmente o que faz. Mesmo quando não se quer, acaba-se por analisar tudo :p

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Só o amor nos salva Smiley smile Gosto de acreditar nisso.

    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita. Que lindo debate!! Uma situação que por vezes não pensamos com atenção e ela rodeia-nos no quotidiano..parabéns pelo debate o amor sara tudo independentemente do resto!

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita ! Que ótimos debate, e nós como terapeutas que somos quisemos que o nosso casamento fosse o máximo inclusivo possível. Tivemos em conta se havia acesso para cadeiras de rodas, que cada pessoa com intolerâncias alimentares não passasse fome.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada Smiley winking
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também tive esse cuidado, sobretudo no que concerne as casas de banho Smiley smile
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo a 1000%.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada, querida Catarina.
    Eu só tive alguma preocupação em saber o percurso que os meus avós iriam fazer para irem a casa de banho, por forma a evitar quedas. Para já nao tenho ninguém de cadeira de rodas, mas se tivesse, ia ser muito chatinha para garantir que o espaço fosse o mais inclusivo possível.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada Virgínia,
    Isto é um bocadinho do meu dia a dia e por ser um assunto pouco abordado, achei que seria do maior interesse Smiley smile
    • Responder
  • Nelly
    Noiva Master Outubro 2021 Albufeira
    Nelly ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Obrigada Rita pelas dicas
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Julho 2021 Marco de Canaveses
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Um tema pouco falado mas que faz todo o sentido pois queremos que todos se sintam incluídos e bem. Tentei ter isso em conta na escolha da quinta por causa dos avós já terem mobilidade reduzida.
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nós não temos convidados de mobilidade reduzida mas , para quem tem, é bom terem este tipo de cuidados.
    Toda a gente tem o direito de se divertir numa ocasião especial como esta sem se preocuparem com estas barreiras😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não acrescentaria nada a mais à tua lista e acho que estás a focar-te num ponto que é muito importante muitas vezes esquecido. Parabéns mesmo Smiley smile . Nunca fui a um casamento em que os noivos tivessem algum tipo de mobilidade e no nosso caso não tivemos que fazer nenhum tipo de adaptação.

    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo


    Adoro o facto de teres escolhido um tema muito pouco abordado, mas que é bastante real. Obrigada por este ótimo debate!
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Grupos gerais

Inspiração