Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ritinha
Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)

Inspirações Pinterest | Casamento Inclusivo

Ritinha, a 9 de Janeiro de 2020 às 18:21 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 58

Olá novamente,


Os casamentos modernos são caracterizados por serem super personalizados e, na minha opinião, isso reflete-se no cuidado que temos com os nossos convidados e nas suas

características, como por exemplos as restrições alimentares. Na nossa prova, o noivo degustou os pratos vegetarianos e nós até comentámos que esta não era uma opção há uns anos atrás. Houve também o cuidado de assegurar um espaço para as mamãs e papás dos bebés poderem estar para dar o leite ou permitir que dormissem mais descansados.


Confesso que o tema que vou abordar não foi uma preocupação, pois não tenho pessoas de mobilidade reduzida ou sem mobilidade entre os convidados, mas vou deixar algumas dicas que podem fazer toda a diferença, para que os convidados e quiçá algum dos noivos, possa desfrutar ao máximo deste dia:


1. Ter atenção a todas as barreiras arquitectónicas (escadas, rampas muito inclinadas, estacionamento distante) e preparar previamente uma solução que permita contornar a questão;


2. Verificar se o terreno, nomeadamente do exterior da quinta, não é lamacento ou com relevo que impeça a cadeira de rodas de circular;´


3. Garantir que a quinta tem casa de banho adaptada;


4. Ter atenção se a mesa da refeição tem altura ideal para a pessoa comer convenientemente, se no espaço do buffet, a pessoa pode circular e servir-se de tudo e se as mesas deste e o bar não são demasiado altos, que impeçam de se servir autonomamente;


5. Garantir que na pista de dança todos possam dançar, até quem está de cadeira de rodas.


tenor.gif


Para ajudar a desmistificar o tema, que pode parecer pesado deixo algumas inspirações do Pinterest:


NoivosInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 1Topo de boloInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 2NoivosInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 3Sessão solteirosInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 4DançaInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 5NoivosInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 6Sessão solteirosInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 7NoivosInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 8Damas de honorInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 9NoivosInspirações Pinterest | Casamento Inclusivo 10


Que conselhos acrescentariam?


Fizeram alguma adaptação para alguém com mobilidade reduzida ou sem mobilidade?


Já foram a alguma casamento em que um dos noivos (ou os dois) estava em cadeira de rodas?


Beijinhos.

58 respostas

Última atividade por Ritinha, a 14 de Janeiro de 2020 às 15:22
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Se houvesse um resumo para este debate, seria o teu comentário. Obrigada querida Carla.

    • Responder
  • C
    Porto (Concelho)
    Carla ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Os convidados são as pessoas que compõem a nossa vida 😍😍

    Estão lá por nós e é bom nunca nos esquecermos disso! Smiley heart

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que nos estamos constantemente a esquecer que se fazemos um casamento com convidados é porque os queremos bem e felizes. Porque são pessoas que amamos e com quem fazemos questão de partilhar o nosso dia. Se o dia fosse só nosso casava sem convidados. Tem que ser ao nosso gosto, sim, mas faço a festa pelos que amo também. E sim, era capaz de escolher um sitio menos bonito, menos isto ou menos aquilo para dar condições aos meus.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Faço tuas, as minhas palavras querida Maria. Muito obrigada pela partilha do teu testemunho *
    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim... Tal como eu... Que tenho avó paterna de cadeira de rodas e avô paterno de bengala.
    Por isso sim, ter uma quinta em que todos possam chegar como deve ser foi uma preocupação nossa. Falamos muita vez com a quinta sobre a maneira mais fácil de os fazer chegar ao salão e se excepcionalmente podíamos levar o carro até à porta do salão para subirem menos. Ao qual nos responderam positivamente, o meu pai e os meus avós agradeceram e ficaram contentes com a atenção, fez com que o dia fosse mais feliz e tivessem menos uma preocupação.

    Escolher o salão só porque é lindo e eu adoro, e não pensar nas pessoas que convidamos e na nossa família, é puro egoísmo. E não, "o dia é meu faço como eu quiser", o dia é meu mas de todos os que convidei e quis partilhar esse dia. E por isso o conforto deles é tão importante como o meu sonho.
    Nós tínhamos alguns críterios que eram mais importantes que qualquer espaço de sonho. Boa comida, buffet, bar aberto, acessos fáceis a cadeiras de rodas e a carrinhos de bebê, ainda por cima tendo eu uma bebé de carrinho. E tinham de ser perto. E claro, não exceder o nosso orçamento.
    Descartei algumas por não corresponderem a estes critérios... Se gostava mais? Sim gostava. Se não gostava tanto da que escolhi? Não. Havia melhor, claro que sim. Mas não cumpria o que eu achava ser essencial para o conforto dos meus.
    Por isso, sim, se eu gostar de um espaço e não cumprir com todos, ou alguns pontos que aqui estão mencionados. Eu não caso la.
    Beijinhos

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Nada a agradecer, sis mai'linda deste mundo.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Até à data, não tenho ninguém de cadeira de rodas, mas nunca se sabe...

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A questão da mobilidade não é uma moda ou um capricho. Se eu consigo que um convidado se desloque melhor, faço com que ele se sinta melhor, desfrute mais do dia e o mesmo acontece com quem está ao seu lado, pois não tem de o acompanhar. São os chamados "pormaiores" que fazem toda a diferença no nosso dia. Obviamente, que ninguém é obrigado a pensar ou se preocupar com isso, só partilhei algumas dicas para o caso de haverem noivas com o mesmo pensamento que eu, até porque lido com isto diariamente na minha profissional, logo sinto-me com algum "know how" sobre o assunto Smiley winking

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Agora é que disseste tudo, quando amamos de verdade alguém fazemos tudo para que ela esteja connosco.

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Quem me dera ter que ponderar isso tudo para poder levar a minha Avozinha. Queria lá eu saber do sitio. Era perfeito a mesma Smiley smile
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida Marti, eu acho que isso depende muito dos noivos e do que pretendem para o dia. Por exemplo um ponto que fizemos questão de garantir que tínhamos foram os acessos para pessoas com mobilidade reduzida ou carrinhos de bebé. No meu casamento tive uma avó em cadeira de rodas e seria impensável casar num sítio no qual nem ela nem alguns convidados se sentiriam confortáveis, porque transportar uma cadeira de rodas sem rampas ou elevadores é complicado. Se fosse um dos noivos com esse problema ainda mais impensável seria uma vez que tem que se sentir bem e confortáveis para circularem durante todo o dia.
    Mas como disse antes tudo depende dos noivos e do cuidado que tem para que os seus convidados se sintam parte integrante do casamento ou não, independentemente das suas limitações.
    • Responder
  • Neide
    Noiva Experiente Setembro 2020 Ourém
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Parabéns Sis 🥰 A minha avó vai numa cadeira de rodas
    • Responder
  • Neide
    Noiva Experiente Setembro 2020 Ourém
    Neide ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Resposta errada 🤩 a resposta certa seria : obrigada pelo debate .
    Casar , casas onde tu bem entenderes👍🏻
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns pelo debate Rita!

    Nunca estive num casamento com noivos em cadeiras de rodas, mas já fui a casamentos com pessoas em cadeira de rodas e infelizmente as barreiras são muitas.

    No meu, penso que não terei ninguém em cadeiras de rodas, mas terei pessoas com alguma mobilidade reduzida, pelo que tanto a igreja como o espaço de recepção são adaptados para pessoas com mobilidade reduzida.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho que isso é que faz a diferença Smiley smile
    • Responder
  • Cristina
    Super Noiva Julho 2021 Marco de Canaveses
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Queremos que todos se sintam bem e estejam confortáveis 😊
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu não fui a nenhum casamento onde um dos noivos tivesse em cadeiras de rodas, mas já fui a alguns em que pelo menos 1 convidado estava de cadeira de rodas. Posso-te dizer que umas das nossas principais preocupações na escolha da quinta também foi verificar se tinha casa de banho adaptada e fáceis acessos.

    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada minha querida! Quantas mais pessoas pensarem como pensamos mais fácil se tornará o mundo destas pessoas
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Acho fantástico que estes pormenores já sejam uma preocupação para os noivos Smiley smile obrigada pelo teu testemunho.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    A nossa quinta é toda plana e isso é super importante para nós. Assim ela pode andar com o Andarilho à vontade ao inves de precisar que nalguém empurre a cadeira de rodas 😘
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Eu acho que são pormenores que para nós podem parecer insignificantes, mas para os convidados que têm maior dificuldade de mobilidade faz toda a diferença. Os meus avós são das pessoas mais importantes no meu casamento e era imperativo que não tivessem muitas barreiras, como escadas, para poderem andar à vontade e autonomamente.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sabes que este tema me revolta profundamente. As pessoas são egoístas, preferem ir pela via do facilitismo que passa muito pelo "Eu", a procurar uma alternativa.

    Faço-te uma vénia pela tua preserverança e amor pelo teu padrinho.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Muito obrigada Smiley smile

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    A nossa quinta mostrou-nos logo um espaço para os papás dos mais pequeninos. A minha quinta é a mesma da Destacada Tatiana e ela faz uma descrição fantástica do espaço no comentário dela neste debate.

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    De nada Smiley smile

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Maio 2021 Cinfães
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Parabéns!! Que debate bom!

    Obrigada Ritinha!!

    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Exacto! Acho que eles enquanto fornecedores de serviços até se deveriam preocupar mais em ter o seu espaço o mais amiga dos seus utilizadores possíveis.
    O meu medo do casamento inteiro foi que alguém caísse nas escadas.
    E outra preocupação que não tivemos porque na altura não sabíamos (contratamos a quinta 1 ano antes), foi em ter um espaço para as mães poderem estar com os bebés/dar de mamar. Não fez uma falta gigante mas teria sido uma coisa boa se tivesse.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigado por mais este debate incrível Ritinha 😍
    E sim, este tema foi uma das nossas preocupações na escolha da quinta. Era mesmo importante para nós que a quinta tivesse as condições necessárias para acolher pelo menos uma convidada que não se segura em pé sozinha e por isso ou usa cadeira de rodas ou usa andarilho. Na verdade excluimos até uma quinta porque para ir para a sala de refeições tínhamos de subir escadas e isso dificultava mesmo a vida! 😘
    • Responder
  • F
    Noiva Ativa Setembro 2024 Lousada
    Francisca ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ah! portanto se eu adorar um espaço e não tiver todas essas características deixo de lá casar, ok!

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ai ritinha que debate lindo. Parabéns. Confesso que, de momento, não me lembro de mais nada a acrescentar.
    • Responder
  • Raquel
    Noiva Master Agosto 2021 Lisboa (Concelho)
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    De nada! Ouvi muitas vezes "porque não escolher outra pessoa para padrinho?" Outra pessoa? Mas porquê? A que eu escolhi não é válida? Cheguei a ouvir... "e se a igreja tivesse uma escadaria, como fazias?" Não é óbvio que escolheria outra igreja? Enfim! É muito triste! Ele será o meu padrinho contra tudo e contra todos! Porque ele é uma pessoa como outra qualquer!
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    O piso tinha de ser minimamente regular. Sem paralelos, preferencialmente! Os acessos às diversas áreas fáceis! O conforto das cadeiras, altura das mesas. O Solar é na verdade excecional nisso! A maioria das quintas que vimos eram em encosta e por isso com os jardins naturalmente inclinadas, o Solar não. É terra batida, bem batida! Direita! E com exceção do caminho para o estacionamento, todos os jardins são sem inclinação!

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração