Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Vanessa
Noiva Ativa Abril 2022 Madeira

Igreja ou civil?

Vanessa, a 14 de Agosto de 2019 às 16:10 Publicado em Fórum Cerimónia Nupcial 1 16
Olá noivas e noivos! Estou com um dilema... não se case pela igreja ou civil apenas. A quinta tem um jardim onde podemos fazer o casamento mas tenho receio que não seja especial e por outro lado não quero casar pela igreja por motivos fúteis como, por exemplo, fotos bonitas e realçar o meu vestido... podem dar-me a vossa opinião!? Bjinhos

16 respostas

Última atividade por Joana, a 16 de Agosto de 2019 às 12:07
  • Joana
    Noiva Experiente Novembro 2019 Portimão
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Ola Vanessa, na minha opiniao, e vale o que vale, penso que so' se deve casar pela igreja quando se segue a fe', e nao porque fica bonito, ou porque se 'e batizado. E' o compromisso que assumes de amares aquela pessoa o resto da tua vida, e o fazeres perante Ele. Se para ti nada disto faz sentido, entao nao vale a pena, porque a missa acaba por ser secante e sem qualquer tipo de significado para ti, e ficas a pensar que mais valia teres casado pelo civil.

    • Responder
  • Marta
    Noiva Experiente Setembro 2021 Viseu (Concelho)
    Marta ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa!

    Acho que só faz sentido casares pela igreja se fores dessa religião e seguires as crenças e tradições da religião e da Igreja (não apenas porque és baptizada, por exemplo, mas porque acreditas em Deus e na união com Deus, etc...). A minha decisão é do meu noivo foi muito fácil nesse sentido. Apesar de a minha família ser religiosa e eu ter sido baptizada, eu não sou praticante nem crente e o meu noivo também não, portanto não fazia qualquer sentido casarmos pela igreja.

    Acho que neste caso não devias pensar em fotos e em que sítios ficava bonito. Até porque casar pela igreja tem certas implicações que casar pelo civil não tem.
    • Responder
  • Patricia
    Noiva Constante Novembro 2019 Santarém (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu casei a primeira vez pela igreja... Uma cerimónia insípida que n teve qq tipo de brilho... Quem celebra tb tem esse papel... Agora vou casar pelo civil e para mim vai ter mais simbolismo do que teve a igreja. Mas isso são opções mt pessoais
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Vou-te falar da minha experiencia.
    Eu e o noivinho sempre quisemos casar num jardim . Para mim era um sonho . Depois começamos a ver o dinheiro que iamos gastar e pensamos: será que não é melhor casarmos pela igreja e já dicava feito?
    Eu até pus em cima da mesa encontrar um padre que nos casasse no jardim da Quinta. Para mim isso era top mesmo e todo o mundo dizia que não ia conseguir. Até que encontrei um que, pelo que me disseram, celebrava o casamento fosse onde fosse.
    Mas depois o noivinho ficou naquela se não era melhor celebrarmos na igreja já que iamos gastar tanto dinheiro .. e olha assim ficou. Só estamos é na árdua tarefa de escolher a igreja😁
    • Responder
  • Cátia
    Noiva VIP Setembro 2021 Almodôvar
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Isso depende de pessoa para pessoa..
    Eu desde que me lembro de ser gente que tenho o sonho de casar na igreja..
    So tu podes decidir isso, tu e o noivinho claro 🙈😂😂😘😘😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa, de facto casar na igreja é um compromisso com Deus, de seguir a Fé Católica e criar uma família e os filhos nessa crença. Só assim fará sentindo. Tem de especial para vocês os dois. Bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Outubro 2021 Abrantes
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola querida ❤
    Acho que casar pela igreja tem de ser mais por uma questão de crença caso contrário mais vale ser pelo cívil.
    Bjs
    • Responder
  • C
    Super Noiva Julho 2019 Porto (Concelho)
    Carolina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa.
    Deixa-me desde já dizer-te que, seja qual for o sítio onde cases, o importante é a simbologia do mesmo e da união e compromisso que duas pessoas vão fazer naquele dia para o resto das suas vidas. Se casas num celeiro, numa quinta, numa igreja, onde quer que tu cases... põe sempre em primeiro pensamento aquilo que é verdadeiramente importante. Casa-te pela igreja se te identificares com os valores da mesma. Se achares que Deus pode não existir, que a bíblia é uma treta ou que os padres só querem é o dinheiro dos fiéis... claramente o civil é o teu caminho.
    Nós casamos pelo civil, numa quinta ao ar livre (podes ver o meu debate recente que fiz sobre isso) precisamente porque a igreja não nos diz minimamente nada. Fala com o teu noivo e decidam em conjunto! Depois diz como correu! Um beijinho 😘
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa. Vou ser o mais sincera possível, pois assim o sou. Eu nunca pensei em casar pela igreja porque eu e o noivo não somos crentes..fazer isso seria total hipócrisia e desrespeito e isto é meramente o nosso ponto de vista. Casar pelo civil foi sempre o nosso intuito e não sei porque não será especial...se for para nós já é o suficiente. Respeito as acções dos outros e cada um é livre de fazer o que quer mas não compreendo quem casa pela igreja só porque é mais bonito ou para agradar familia crente ou porque as fotos serão mais bonitas na igreja. Para mim casar é um simbolo muito forte e quem se vai casar sou eu e o noivo e nao os outros, logo deve respeitar aquilo em que acreditamos que é casar aoenas pelo civil e se os outros ou a sociedade não aceita estou pouco importada! Acho que as fotis, a cerimônia é local são deveras bonitos quando fazem sentido para quem casa nas circunstâncias que fazem sentido para si..para mim uma cerimônia civil é tão bonita quanto a uma religiosa, as fotos numa quinta são tão bonitas quanto aquelas tiradas numa igreja..o que conta é o sentimento...acho que a tua pergunta já te deu a resposta: não queres casar pela igreja por isto ou aquilo...então não o faças so porque te dizem que deves fazê-lo...faz só o civil..e da uma Volta aqui pela comunidade para ver crónicas de quem casou apenas pelo civil e vê que sitios lindos e emoções estão envolvidas! Pensa apenas por ti e pelo noivo evencontraras o que realmente faz sentido😉
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa, nesse aspeto tenho um opinião bastante forte e crítica... só se deve casar pela igreja quando pelo menos um dos noivos acredita nos seus valores e não porque é giro e as fotos ficam bonitas. Casar na igreja significa assumir um compromisso perante Deus da mesma maneira que casar pelo civil significa assumir um compromisso perante a lei.
    Fotos bonitas tiras em qualquer lado, aliás eu acho que na igreja é onde se tiram menos fotos.
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Novembro 2019 Porto (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa. Isso é uma decisão vossa mas acho que quem casa na igreja é porque acredita. Sei que muitos casam na igreja porque é tradição familiar ou por pressão familiar mas pessoalmente acho isso hipocrisia. Se nunca lá vão porque querem casar lá? Penso um pouco assim.

    No nosso caso, eu acredito mas não vou à igreja. Fiz o crisma e até catequista fui. O noivo é ateu mas respeita. Por ele casaríamos onde eu quisesse. Apesar de tudo para mim não fazia sentido nenhum eu ir à igreja, sabendo que ele não acredita, e fazê-lo prometer que vai viver segundo as regras da igreja e criar os filhos assim também, quando ambos sabemos que não é verdade. Então, decidimos que o que fazia mais sentido para nós seria casar no civil. E assim será.

    Mas como vês, é uma decisão pessoal. Se optares pelo civil provavelmente muita gente te vai perguntar porque mas pronto. É porque estão mais habituados ao casamento religioso. 😊
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Vanessa. Casar pela igreja é porque acreditas naquilo que são os valores da igreja não porque as fotos ficam mais bonitas ou menos bonitas na igreja, ainda assim considero que deves de fazer aquilo que te faz sentir melhor.
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Smiley smile Isso é uma decisão pessoal. Eu adorava casar ao ar livre, mas uma vez que não é possível fazer cerimónia religiosa nesse contexto (pelo menos em Viseu), decidimos que fosse na igreja.

    Confesso que ponderei deixar de lado o casamento religioso, mas os que fui pelo civil a pessoa da conservatória foi tão "seca", parecia que estavam a assinar um contrato, que preferi optar por algo mais sentimental.

    No caso do noivo, ele preferia pelo civil, a condição para ser pela igreja era arranjar um padre moderno, como conseguimos, a decisão ficou fácil.

    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Deves casar pela igreja se te identificas com os valores/cerimónia de um casamento católico e não por causa de fotografias! Até porque fotografias ficam sempre mais giras nos jardins do que dentro de uma igreja!
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Vanessa!

    Concordo com a Maria.. Mas em relação a fotos bonitas até acho q as no jardim ficam mais bonitas.

    Acho que deves casar na igreja se fizer sentido para vocês.. se for algo em que acreditam e querem um casamento assim, não por fotos

    • Responder
  • Maria
    Noiva Master Setembro 2019 Mafra
    Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Eu acho que deves casar onde tu te sentes bem.
    Ambos dão casamentos lindos. Vocês têm de seguir as vossas crenças.

    Aqui vais encontrar todo o tipo de opiniões e honestamente, acho que não te irá adiantar de nada, porque umas casam na igreja por serem católicas, outras casam no civil, porque não têm paciência para conversas bíblicas. Outras casam na igreja por ser tradição na familia, ou na terra onde vivem.

    Todas têm o seu motivo pessoal para escolher um ou outro local, por isso acho que isso é algo muito pessoal que tem de ir ao encontro do que cada um sente e acredita.


    Boa sorte. Beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração