Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rute
Noiva Experiente Agosto 2020 Cascais

Guia da dgs - alguém analisou ao pormenor??

Rute, a 12 de Junho de 2020 às 10:55 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 18
Olá companheiras de luta!
Isto não está fácil... mas nós chegamos lá!
Alguém mais tentou analisar o novo guia por temas da DGS e achou que aquilo não acrescenta nada de novo?Li as orientações todas (não ao pormenor, mas li) e cheguei ao fim com as mesmas dúvidas com que comecei... Há algum limite ao número de pessoas por ajuntamento? As quintas têm de reduzir a lotação das salas em que percentagem? Os convidados que não são coabitantes têm de estar sentados a uma distância de 2 metros uns dos outros, tudo bem. Na prática isso representa mesas separadas, umas com 4 pessoas, outras só com uma, por exemplo??? E dançar, podemos?Isto já chateia, e muito...Beijinhos e muita força!

18 respostas

Última atividade por Andreia, a 12 de Junho de 2020 às 18:03
  • A
    Noiva Constante Agosto 2021 Azambuja
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rute. Pois é...continua uma confusão! A verdade é que o decreto-lei refere os ajuntamentos de 20 pessoas como regra geral e ainda hoje isso foi sublinhado na conferência de imprensa e a única excepção mencionada neste caso foram os funerais (isto se as pessoas pertencerem todas ao mesmo aglomerado familiar). Depois ainda falaram nas regras da restauração, isto porque suponho que no limite podem ter efectivamente um casamento com 20 pessoas numa quinta ou restaurante e na mesma com algum distanciamento, regras entre as mesas etc etc... Isto é, infelizmente não consigo entender nem pela leitura do decreto-lei nem pelas entrevistas de hoje que as celebrações de casamentos, baptizados etc é uma excepção aos ajuntamentos de 20 pessoas Smiley atonished Mas ainda ontem a directora da ARESP dizia que podiam haver casamentos com mais de 20 pessoas...

    https://rr.sapo.pt/2020/06/10/economia/casamentos-e-batizados-com-mais-de-20-pessoas-sim-pode/noticia/195932/

    Conclusão: ou há uma grave falha de comunicação entre a DGS e a ARESP (associação representadora destes fornecedores) ou não sei...Smiley cry

    Não estou de todo a querer desmotivar alguém mas apenas a tentar "analisar" toda esta situação que é tão complicada para nós como para os fornecedores.

    Beijinhos a todas

    • Responder
  • Miriam
    Noiva Master Junho 2021 Sintra
    Miriam ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Bem não é muito fácil mas há coisas que já eu para perceber e no meu caso vou adiar se se mantiver assim até setembro...50% da capacidade...máscaras, buffets, e o bailarico??? Eu percebo e por muito desejosa que esteja para me casar não me vou sujeitar a mim e aos convidados a isto...a meu ver o risco continua elevado e não vou ter o meu dia como desejado....
    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola linda eu continuo a achar tudo confuso pra cacete... Num dia umas normas, no outro dia outras, que horror, que neura!!


    Nem que pudesse ter adiado pra mais tarde, nao casaria este ano. Organizar um casamento dentro da normalidade eu ja achei um stress gigante, com isto tudo então, nao... Ninguem merece!Se tivesse adiado pra breve ja tinha enlouquecido. Nem que perdesse dinheiro, e provavelmente vamos perder ao adiarmos para 2021 ou mesmo pra 2022, pra quando for possivel um casamento sem restriçoes, mas recuso-me a casar no meio deste caos. 😣
    Coragem pra quem enfrenta esta confusão... 😕

    Guia da dgs - alguém analisou ao pormenor?? 1

    • Responder
  • Rute
    Noiva Experiente Agosto 2020 Cascais
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Pois! Há tantos pormenores que, na prática, não sabemos resolver ou contornar... Nem os noivos nem as quintas. Andamos todos às cegas.
    • Responder
  • Rute
    Noiva Experiente Agosto 2020 Cascais
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu já tinha contactado a quinta em Abril para me informar sobre um eventual adiamento. Deixaram-me completamente à vontade para adiar, sem agravamentos. Entretanto enviei-lhes novo email a pedir mesmo para adiar para Agosto de 2021. A ver o que me dizem...
    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá!

    Pois, no nosso caso também temos familiares no estrangeiro que dificilmente irão estar presentes além de que, há imensas pessoas que com medo também não vêm. Contudo, entre arriscar e perder já grande parte do dinheiro investido, preferimos arriscar Smiley smile


    Força e um beijinho

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Lamento muito.... Tudo vai correr bem. Beijinhos
    • Responder
  • Telma
    Noiva Ativa Maio 2021 Lamego
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu continuo c as mesmas dúvidas 😓
    • Responder
  • Rute
    Noiva Experiente Agosto 2020 Cascais
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada, Daniela. Beijinho!
    • Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viseu (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Oh, lamento... No caso do teu irmão, as fronteiras europeias vão abrir em breve. Mas no caso do Qatar infelizmente não há essa previsão Smiley sad
    Hão-de ter o vosso dia , e há-de ser muito feliz ❣️ são pessoas que são importantes para o vosso dia, sem eles não seria a mesma coisa...
    • Responder
  • Rute
    Noiva Experiente Agosto 2020 Cascais
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ai, Andreia... Estou cansada disto... Nunca perdi a esperança mas agora levámos a "marretada final" de o meu irmão (e padrinho) não saber se consegue vir a Portugal este ano (vive em Viena), e de uma das madrinhas do noivo, que vive no Qatar, não conseguir mesmo vir pelo menos até setembro (é proibido viajar para fora do Qatar).
    Temos mesmo de adiar...
    • Responder
  • D
    Noiva Ativa Novembro 2020 Santo Tirso
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu li e os casamentos podem decorrer normalmente , só com as implicações da lotação como já foi referido.
    No entanto há algumas questões q não estão bem esclarecidas. Ainda ainda estava a dar nas notícias que os noivos pedem que as medidas para os casamentos sejam mais explícitas.
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Havia funcionários a servirem cada convidado. Todos com máscara e viseira.
    • Responder
  • Rute
    Noiva Experiente Agosto 2020 Cascais
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Teresa,
    Obrigada pela ajuda. As indicações fazem imenso sentido. Já agora, no buffet havia um funcionário a servir ou eram os convidados que se serviam?
    • Responder
  • Rute
    Noiva Experiente Agosto 2020 Cascais
    Rute ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Joana,
    Ajudou imenso, obrigada!
    Tenho casamento marcado para 15 de Agosto mas acho que tenho de adiar a festa, apesar de me parecer que estará tudo mais organizado até lá. O nosso maior problema é que o meu padrinho vive na Áustria e não sabe se consegue vir, e uma das madrinhas do noivo vive no Qatar e não consegue mesmo vir (as viagens estão proibidas pelo menos até setembro...).Estive esperançosa (ou em negação) até agora mas acho que vou ter de ceder...
    Beijinhos!
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    A minha mãe foi a um casamento no feriado, talvez possa partilhar o que ela viu.

    Eram 70 pessoas (mais ou menos) numa quinta que deveria ter uma capacidade para umas 200(?) pessoas. A minha mãe é grande amiga da mãe da noiva, mas não convive com ela, por isso ficou na mesma mesa que ela, pois os noivos tinham só a deles, mas a cadeira do lado esquerdo e do lado direito estava vazia. As mesas estavam divididas por núcleos de coabitantes, ou como a minha mãe....com cadeiras vazias a separar. O casamento foi religioso e na igreja só havia 20 pessoas, mas a minha mãe não estava lá. O convite foi só para a festa para evitar que se juntassem na saída dos noivos. Quando chegaram à quinta foram saudados por todos e levaram com flores e arroz. Os cones de flores estavam numa mesa com gel desinfetante ao lado. Isto foi em espaço ao ar livre e num corredor feito com as devidas distâncias. Algo semelhante no corte do bolo... Cada quinta deverá adotar da melhor forma possível as regras. Espero ter ajudado Smiley smile

    • Responder
  • Andreia
    Noiva Ativa Agosto 2020 Viseu (Concelho)
    Andreia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    É cansativo, verdade! Pelo que percebi... as quintas devem reduzir a 50% da lotação ou meter barreiras físicas entre as mesas para manter os 100% (a regra atual da restauração). Não há limite de pessoas, a não ser a lotação da quinta.
    Em relação às mesas, mais complicado. Mas o que eu tenciono fazer é sentar por famílias e/ou por convivência. Por exemplo, a nível de amigos os grupos já convivem entre eles... Vou tentar ter esse cuidado, sabendo que claro que em alguns casos têm que ficar pessoas que não convivem. Nesses casos vou tentar por uma mesa maior para um menor número de convidados (p.e. mesa de 12 para 6 convidados) Smiley smile Não sei se ajuda, mas já são algumas ideias. Entretanto tinha visto em algum lado que hoje a DGS ia falar especificamente sobre os casamentos. Vamos ver se acontece...

    • Responder
  • Joana
    Noiva VIP Outubro 2020 Alenquer
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!
    Partilho um pouco do que a nossa quinta nos enviou "Finalmente temos “Fumo Branco”. Orientações que já nos permitem perspectivar a forma como poderemos realizar o vosso casamento com muita alegria e também em segurança.

    Na última Resolução do Conselho de Ministros (n.º 40-A/2020), do dia 30 de maio, as novas orientações referem a realização de casamentos, alertando contudo que as novas especificações da Direcção Geral da Saúde (DGS) ainda serão partilhadas.

    "Passam a ser permitidos, desde que respeitem as orientações da Direcção-Geral da Saúde, os eventos de natureza familiar, incluindo casamentos e baptizados, as celebrações comunitárias das diversas confissões religiosas, eventos de natureza corporativa realizados em espaços adequados para o efeito, bem como eventos de natureza cultural”, menciona o texto da resolução.

    Na resolução, o conselho de ministros permite que os fornecedores de casamentos possam guiar-se pelas regras de segurança e higiene aplicáveis ao setor da restauração (que são sobejamente conhecidas) na ausência de indicações especificas da DGS.

    Na prática o que isto significa é que na presente data a Quinta da Bichinha poderá realizar eventos até 125 convidados e a Quinta São Gonçalo até 220 convidados, ou seja 50% da sua capacidade licenciada, aplicando todas as regras estabelecidas para os restaurantes com as devidas adaptações.

    Sem prejuízo da aplicação de novas normas e adaptação das mesmas à situação concreta, quando forem conhecidas as já referidas e aguardadas novas especificações da Direcção Geral da Saúde, que esperemos não sejam mais restritivas."


    espero que ajude de alguma forma.


    Beijinhos

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração