Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

R
Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)

Gestão económica vs Casal! 💑💲💸💸💸

Rita, a 5 de Março de 2020 às 11:54 Publicado em Fórum Vida de casal 0 51

Bom dia Comunidade! 🌞🌞

Finalmente estamos na véspera de sexta-feira!

E este fim-de-semana vai ser bem docinho... Começando amanhã com o aniversário da mami, seguindo-se o meu no sábado e no domingo terminamos a festejar o dia da mulher! Então o meu estado vai ser mais ou menos este:

🤣🤣

Bem, passando ao que interessa e ao que me trouxe a criar este debate...

Dizem que o dinheiro é uma das maiores causas de discussão entre casais. É verdade? Tiveram/Têm dificuldade em gerir o dinheiro? Ou em ter a mesma forma de gerir que o/a vosso/a companheiro/a?

Qual é a forma de gerir o dinheiro que vocês consideram que resulta melhor aí em casa?
Que conselhos conseguem dar sobre gestão de dinheiro, de forma a evitar desentendimentos entre o casal?

Conto com vocês para me ajudarem a apurar se o que dizem é verdade ou se andam apenas a enganar os/as noivinhos/as de plantão! 🤔😂


Abreijos e boa quinta-feira! 😘

51 respostas

Última atividade por Rita, a 18 de Março de 2020 às 09:18
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Filipa!, 😊
    O importante é que faça sentido para ambos... Enquanto assim for, tudo dá certo.
    🍀
    Obrigada pela tua partilha. Beijinhos
    😘😘

    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Julho 2021 Alenquer
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita,


    Por aqui funciona assim... cada um tem a sua conta e temos uma outra conta que é conjunta. Todos os meses colocamos dinheiro nessa conta conjunta, uma espécie de poupança.

    Em relação ao dia a dia, cada um paga umas coisas, depois temos um excel em que metemos tudo o que gastamos naquele mês e depois acertamos. assim nenhum fica a perder. Pareceu-nos o mais correto a fazer quando fomos viver juntos há 2 anos e meio, e por agora continua a fazer sentido Smiley smile

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Patrícia!, 😊
    Sem dúvida que a gestão do dinheiro torna-se mais fácil assim. Considero que o importante é haver mesmo essa "conta-poupança" para qualquer extra que possa acontecer...

    Beijinhos 😘

    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita ! Ja vivo junta com o Bruno desde 2015 sozinhos a governar sozinhos este lar. Então como recebemos os mesmo, é uma gestão fácil. O dinheiro não é só de um, é dos dois. Temos duas contas separadas porque temos de receber assim os ordenamos, mas fazemos sempre as contas com o bolo (ordenado dos dois). Há despesas que saem da conta de um e outras da conta do outro e no final o que sobra (já a contar com extravagâncias mensais) vai para uma outra conta que chamamos de poupança.


    É isto por aqui. Obviamente que há casais que discutem, mas aqui o dinheiro é dos dois e é assim que vai continuar.

    Beijinho
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana Marina!,

    O importante é haver amor e compreensão! Tudo se ultrapassa 😘

    • Responder
  • Ana Marina
    Noiva Master Maio 2022 Barreiro
    Ana Marina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola minha linda.
    As finanças foram sempre complicadas nos nossos primeiros 8 a 9 anos de namoro. Começamos a viver juntos muito novos, nao tivemos muita sorte com as escolhas profissionais e nem sempre tinhamos a felicidade de estarmos os 2 a trabalhar ao mesmo tempo.
    Passamos por fases muito negras, mas agora 14 anos depois e a 3 meses do nosso casamento posso dizer-te que nao foi facil mas tornou-nos muito unidos, muito cumplices e à prova de tudo o que seja dificuldade financeira. Ele é mais gastadeiro do que eu, mas conseguimos gerir o nosso dinheiro em conjunto. Nao separamos as contas, é um bolo comum e tem corrido bem, mas porque temos ordenados mais ou menos equivalentes.Bjos 😘
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Daniela!, 😊
    Nem sempre as coisas correm como esperamos, mas é bom saber ultrapassar os obstáculos!
    Por cá também acho que vamos abrir uma conta conjunta, mas ainda estamos a discutir o assunto para vermos a melhor forma
    😘

    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ajuda muito se os ordenados forem justos! Infelizmente em Portugal era um pouco difícil, mesmo com casa já paga. Mas as despesas eram sempre absurdas e como tínhamos os dois carro acabava por ser um dinheirão em combustível. Mas com um pouco de organização (não fosse o meu Jone contabilista) la conseguíamos!
    Aqui acaba por ser um pouco mais simples, mas também requer um pouco de disciplina 😊
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Tatiana!, 😊
    Adorei esse método de usar apenas um ordenado! Acho que vou falar com o noivinho para implementarmos esse truque e tentarmos poupar ainda mais dinheiro! Obrigada pela partilha
    😘

    • Responder
  • Daniela
    Noiva Master Outubro 2020 Albergaria-a-Velha
    Daniela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, felizmente por aqui nunca discutimos por causa de dinheiro. Ambos somos muito poupados e ponderamos muito antes de fazer qualquer compra. Nós andamos 6 anos a poupar para construir a nossa casa e ninguém sabe os sacrifícios que fizemos, não havia férias, não havia fins de semana fora, não havia saídas, não havia jantares fora, portanto estamos muito habituados à poupança. Para o casamento estipulamos juntar 250€ cada um por mês, confesso que a partir de Novembro eu estou a ter dificuldades porque infelizmente tivemos gastos inesperados e depois torna-se difícil repor dinheiro que foi gasto, no entanto antes de pensar no casamento já tínhamos algum dinheiro junto. Temos contas separadas, nunca tivemos necessidade de abrir conta conjunta, mas abrir conta conjunta poderá acontecer no futuro se acharmos necessário 🙂.
    • Responder
  • Tatiana
    Noiva Master Agosto 2021 Viseu (Concelho)
    Tatiana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Por aqui nunca houve desentendimentos por causa disso! Desde que começamos a namorar que partilhamos ambos intenções de poupar e sempre fomos sensatos nisso. Quando fomos viver juntos, ainda em Portugal, sempre tentamos com que um dos ordenados ficasse inteiramente de parte e pagaríamos tudo de outro. Como o noivo já tinha casa isto era possível!
    Quando nos mudamos para a Suíça nos primeiros meses não conseguimos poupar grande coisa, mas neste momento, felizmente, continuamos com o mesmo método! Um dos ordenados fica inteiramente na conta poupança e gerimos o nosso dia a dia com o outro 😊
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para já corre bem... vamos tentar continuar sempre assim 😘
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina!, 😊
    Pareceu-me excelente a forma como vocês gerem a parte financeira aí em casa! Parabéns
    😘

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita!

    Por cá, felizmente, nunca discutimos acerca do dinheiro e da sua gestão e nunca foi fonte de problemas, apesar de ele ser mais gastador do que eu, com bastante diálogo e abertura sempre fomos equilibrando tudo e gerimos tudo em conjunto. Assim em termos práticos, temos uma conta em conjunto, desde que compramos casa mas, para além disso, cada um tem a sua conta pessoal (sempre fui muito independente e por isso tenho a necessidade de manter a minha conta pessoal). Apesar disso temos abertura relativamente ao nosso dinheiro e sempre fomos da opinião que este não deve ser fonte de conflito... somos um para o outro e caso precisemos de apoio por qualquer razão, aplicamos essa máxima e apoiamos-nos um no outro. Smiley love

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Concordo plenamente 😍
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Hlei!, 😊

    Tem que haver sempre um mais organizado e que consiga liderar.
    Quando já não tiverem que poupar tanto dinheiro para o casamento, tudo irá se compor com certeza. O importante é que ambos sigam a mesma linha de raciocínio e de poupança. E, na minha opinião, que tenham objetivos em comum para que possam poupar em torno daquele/s objetivo/s.
    😘😘

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile por aqui a questão do dinheiro é tranquila mas sou eu quem gere tudo. Eu é que sou.a chefe que diz, X para a poupança, y para a conta corrente ahah acho que poderíamos ser um pouco mais poupados, mas teríamos que abdicar muito de pequenos prazeres (e falo mesmo de pequenas coisas) e nem sempre conseguimos. Mas felizmente vamos levando a nossa vidinha e, espero e acredito, que depois do casamento possamos estar mais à vontade com o dinheiro porque já não há a preocupação de juntar este dinheiro todo Smiley smile
    • Responder
  • Bárbara
    Noiva Master Maio 2021 Sintra
    Bárbara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi dedicação mesmo hahaah
    Sabes que tivemos de abdicar de certas coisas para conseguir tirar este valor porque somos nós que vamos pagar o casamento, infelizmente não tivemos ajudas
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Perfeito, Catarina 😍

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim, vai tudo para a mesma conta. Fazemos uma separação mensal mínima para a conta poupança e de vez em quando passamos quantidades maiores para essa mesma conta poupança. Como referi, temos algum dinheiro em mãos e acabamos por utilizar maioritariamente esse dinheiro acabando por deixar a conta mais “cheia” mas também a usamos.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Sim, funciona. Smiley smile

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Cláudia!, 😊
    Se funciona assim com vocês ótimo!
    😘😘

    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Ana!, 😊
    Provavelmente lá em casa também serei eu, porque o noivinho tem o dobro do tempo mais ocupado do que eu! Mas se houver entendimento, está tudo bem 😘😘

    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá!

    Nós nunca discutimos por causa de dinheiro. Já vivemos juntos há quase 6 anos e desde o início que cada um tem a sua conta e o seu dinheiro. Cada um sabe o que tem de pagar, das despesas conjuntas, e o resto do dinheiro é de cada um - e compra, se quiser, poupa se quiser, e cada um sabe o que faz ao seu dinheiro! Smiley kiss

    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita,
    O dinheiro é sempre um assunto delicado 😂
    Nos nos discutimos sobre dinheiro mas na organização do casamento se não sou eu a por um travão estávamos tramados 😂Convém não ultrapassar o valor estipulado e gerir muito bem a organização.É normal que num casal um dos membros seja mais organizado financeiramente. Neste caso sou eu. Por isso eu faço a gestão e não há grande discussão 😉
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Para estarmos preparados para eles, optamos casar apenas 2 anos e tal depois. Assim dá-nos tempo para recuperar😁
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina!, 😊
    Então o dinheiro vai para a conta conjunta? Mas fazem alguma separação mensal para a conta-poupança?

    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita. Até agora ainda não tivemos discussões sobre dinheiro. Nem mesmo na altura de preparação do casamento. Aqui temos uma conta conjunta e conta poupança dos dois. O dinheiro de ambos vai todo para lá. Utilizamos para alguns pagamentos. Como o meu marido faz trabalhos fora do seu horário normal e recebe maioritariamente em dinheiro, utilizamos esse dinheiro para os nossos pequenos “luxos” como jantar fora, viajar, etc.
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina!, 😊
    Os imprevistos podem sempre acontecer e devemos estar sempre preparados para eles! Também considero importante andarmos a par das despesas mensais... Para conseguirmos gerir melhor o dinheiro
    😘

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Comida não falta!!
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá 😁
    Por aqui não há discussões por causa do dinheiro. Só na brincadeira mesmo🤣
    Cada um tem a sua conta bancária e vamos nos organizando de maneira a sobrar algum dinheiro no final do mês. Já fiz estimativas de despesas mensais fixas e já sei, mais ou menos, quanto consigo poupar para o casamento todos os meses. Claro que há meses em que há imprevistos ( este foi um deles) mas, tirando daqui, pondo ali, sempre se dá um jeitinho😁
    • Responder
  • R
    Noiva VIP Junho 2021 Porto (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Com filhos e o casamento acredito que nem sempre deve sobrar muita coisa ou nada. Mas o importante é estarem felizes e nunca faltar comida em cima da mesa 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração