Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Caroline
Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)

Fotógrafo no dia c ou não comprar máquina fotográfica

Ana Caroline, a 12 de Novembro de 2019 às 13:20 Publicado em Fórum Organizar um casamento 1 35

Boa tarde meninas....


Ando num dilema acerca dos preços dos pacotes dos fotógrafos, uns mais caros outros razoáveis. Como noiva quero registar o máximo de foto no dia C para recordações.

Estive a conversa com o noivo acerca dos preços e eis que, para ele, talvez era preferível comprar uma máquina fotográfica e pedir aos convidados para tirarem as fotos.

Não sei até que ponto isto será bom?!

Estou com dúvidas.....por um lado o preço de contratar um fotografo é o preço de uma máquina fotográfica.

Podem ajudar-me com as vossas opinioes.

Muito obrigada.

Beijinhos

35 respostas

Última atividade por Sabrina, a 15 de Novembro de 2019 às 15:08
  • Sabrina
    Super Noiva Outubro 2020 Ansião
    Sabrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! Nós pessoalmente preferimos poupar noutras coisas e ter o registo assegurado por profissionais. Até porque os convidados estão lá para se divertir e podem sentir-se com uma grande responsabilidade em cima...digo eu!

    • Responder
  • M
    Noiva VIP Setembro 2021 Peso da Régua
    Marisa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Vou ser sincera. No início não estava com muita vontade de ter esse gasto, a ideia que tínhamos até era de ser uma amigo nosso que tem gosto pela fotografia ficar responsável por essa tarefa. Mas depois começamos a pensar melhor e decidimos contratar, por vários motivos:

    - O nosso amigo é convidado e assim nem teria tempo de se divertir;

    - O fotógrafo já está habituado a fazer casamentos e a experiência também conta, há fotos que ficarão sempre bem e fazem parte;

    - De qualquer modo, os convidados irão tirar algumas fotos com o telemóvel, é só pedirmos para partilharem connosco depois, daí achar que é um gasto supérfluo comprar máquina;

    - Contratando um profissional, se algo ficar mal sempre tens a quem pedir satisfações, mas se deixares por conta dos convidados não poderás queixar-te a ninguém caso no final não tenhas fotos que gostes.

    Como é óbvio, é uma questão pessoal que só vocês podem decidir...

    • Responder
  • M
    Noiva Experiente Março 2024 Madeira
    Mariline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Sem dúvida o fotógrafo, por todos os motivos que já foram mencionados e mais alguns.
    Fiz uma pequena pesquisa pelo site e encontrei vários fotógrafos com preços a partir dos 200/300€ e alguns com desconto pelo site (5 a 20% de desconto)... Provavelmente só devem entregar as fotos numa pen ou num DVD mas pelo menos assim terias recordações de todos os momentos (mesmo que sejam poucos convidados...).

    Deixo-te aqui alguns exemplos:
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento/julio-castelhano--e50293
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento/lente-fotografica--e109123
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento/atelier-de-fotografia-vera-cardoso--e116542
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento/cactus-nation--e122375 (Tem packs low cost)
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento/especial-photo--e114984
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento/jn-fotografia--e109305
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento/paulojlopes-fotografia--e110051
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento/colorshop--e105414
    https://www.casamentos.pt/fotografo-casamento/bruno-santos-fotografo--e132829


    Espero que ajude...

    • Responder
  • Joanna
    Super Noiva Agosto 2020 Oliveira do Hospital
    Joanna ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Entre um fotógrafo e a compra de uma câmara, não penso que o preço varie muito (isso se for uma câmara com boa qualidade).

    Com o fotógrafo, tens uma pessoa que vos vai seguir o dia todo e registrar todos os momentos do casamento (pois eles sabem quando registrar os melhores momentos, quando os convidados nem sempre) e depois ficam com o registo.

    Para ser sincera, tirar fotografias não é só apertar um botão como se pensa. A luminosidade do ambiente é muito difícil de gerir para quem não conhece esses termos e a câmara.

    A luz que existe em plena luz do dia não é a mesma que dentro de um espaço fechado e depois podem acabar com fotos tremidas e assim.


    Penso que um fotógrafo é de facto um dos fornecedores a não dispensar, pois é o que fica para recordar este dia.

    • Responder
  • Ana Babo
    Noiva VIP Agosto 2021 Porto (Concelho)
    Ana Babo ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Entendo o teu dilema! É um serviço muito caro. Mas as fotos tiradas por um profissional são muito diferentes.
    Essas fotos serão uma forma de recordarem o vosso dia.
    Tentem poupar noutras coisas e apostem num fotógrafo!
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Master Julho 2021 Barcelos
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana, não há nada como fotografo. Na minha opinião é imprescindível. Mas a decisão é sempre vossa.

    • Responder
  • Marcia
    Noiva Ativa Agosto 2021 Marco de Canaveses
    Marcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fotografo sem dúvida.
    • Responder
  • Claudia
    Noiva Master Setembro 2021 Odivelas
    Claudia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para nós, o fotógrafo (e vídeo) são imprescindíveis e uma fatia larga do orçamento vai para lá! Mas bom..ou é registado naquele dia ou não é mais.
    Vamos querer também, ainda não pensámos bem nos moldes, fotos tiradas pelos convidados...se hashtag, WhatsApp, evento FB, wedshoots, polaroid...logo se vê!
    • Responder
  • Virginia
    Noiva Master Maio 2019 Tavira
    Virginia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá querida, eu percebo o teu dilema mas acho que contratar um fotógrafo é a melhor opção. Os teus convidados não sabem como captar os melhores momentos, os melhores ângulos, e as fotos não terão a mesma qualidade que as de um profissional. Depois que o nosso dia passa, ficamos ansiosas para ver as fotos e é uma desilusão receber um produto final amador. Acho que mais vale investirem o dinheiro no fotógrafo e cortar noutras coisas, ao fim das contas, o que fica do vosso dia são as memórias e as fotos.

    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Milhinha! Muito obrigada pela ideia 🥰🥰🌷
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Ana Caroline. Percebo bem o teu dilema. Mas os convidados querem divertir-se e se passares para as mãos de um convidado qualquer, vai haver momentos em que não tens fotos nenhumas. Podes pedir a um convidado que seja o “fotógrafo do casamento” ou seja delegar a tarefa em alguém com olho. E podes também jogar o jogo do paparazzi em que todos os convidados tiram fotos e juntas na WedShoots juntando um Hashtag do teu casamento. Vê aqui algumas ideias: Animação (16): Outros jogos para entreter os vossos convidados https://comunidade.casamentos.pt/forum/animacao-16-outros-jogos-para-entreter-os-vossos-convidados--t218607 bjs
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu não faria isso.
    Não conseguia confiar as fotos de um dia tão importante nas mãos de um convidado.
    A não ser que fosse uma pessoa que tivesse muito jeito para fotografias e se tivesse oferecido para tal e mesmo assim.. teria as minhas dúvidas.
    • Responder
  • Sara
    Noiva Ativa Abril 2021 Vila do Conde
    Sara ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana, concordo com todas as meninas, inicialmente também pensei em não apostar num fotógrafo, a minha namorada tem um amigo profissional que sempre quis que fosse ele a tirar as fotos do nosso casamento. O preço era um intrave, mas fui à reunião com ele, e convenceu me o tempo todo. É um momento que vamos querer relembrar e os sentimentos, as emoções, não é qualquer um que consegue captar, por isso, acho que deves optar por um profissional que te mostre o trabalho que faz e o que quer fazer com vocês, dentro do vosso orçamento, beijinhos e boa sorte
    • Responder
  • S
    Top das Noivas Agosto 2022 Braga (Concelho)
    Sandrina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana. Na minha opinião não vejo o porque não de comprarem uma máquina e pedirem aos convidados para tirarem fotos, mas com a condição de vocês não serem exigentes a respeito das fotografias. Passo a explicar-me. Inicialmente( isto antes do meu sogro falecer...) não íamos contratar fotógrafo mas seria o meu sogro o fotógrafo porque ele estava super equipado e tinha prática..mas entretanto....
    Eu adoro fotografia( principalmente tirar é nunca sair nela🤣) entao para mim é para noivo era imprescindível ter um fotógrafo para registar alguns momentos do dia para nos nas também para deixar um "rasto" nas respetivas famílias. Inicialmente até pensamos em familiares mas eu não quis e sabes porquê?isto na minha opinião, fotografias tiradas por familiares nunca são tiradas na mesma perspetiva que um profissional neutro( ou seja sem implicação, juízos de valor, preferências na família e sim, na minha maneira de ver estes detalhes entram em jogo quando se decide ser fotógrafo num dia destes), além disso, eles estão preparados com tudo o que é preciso e são pagos para fazer isso o dia todo.. já um familiar é convidado e naturalmente quererá divertir-se, comer, dançar beber( alguns até cair e ai a desgraça de fotos🤣)e em algum momento do dia as fotos não terão conexão. Com isto não quero dizer que um convidado que tire fotos não o saiba fazer, muito pelo contrário, eu por exemplo tenho como hobbies a fotografia e já fui a muitos casamentos em que passei boa parte dos dia a fazer se fotógrafa mas a qualidade não é a mesma. Tens que pensar também se vão querer um álbum e se terão a capacidade e a vontade de o criar se forem os convidados a fotografar o vosso dia..o fotógrafo também é pago para tal e supostamente sabe dazê-lo. Isto é apenas o meu ponto de vista é nada tenho contra quem decide pedir aos convidados até porque nisso tem uma parte genuidade pois eles são a alma da festa e nem todos os noivos têm capacidade de pagar por um profissional...falem muito vejam os prós e contras e vejam o que me Se encaixa com o que desejam...não existe melhor ou pior..apenas o que vocês podem e querem fazer no vosso dia😉
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana, pessoalmente e por muito que tivesse uma boa câmara, não colocava o registo de um dia tão importante em mãos que não fossem de profissionais. Eles fazem verdadeira magia com as máquinas e tem muito mais experiência que os nossos convidados, principalmente para captarem aquele olhar ou aquele sorriso sem darmos conta. Além disso e pelo que vi no meu casamento, os convidados querem aproveitar o dia a maneira deles é tirarem fotos sem grandes pressões. Não vão estar com cuidado de estarem na hora certa prontos a registarem o vosso momento até porque eles também o querem ver.
    Tal como muitas noivinhas já disseram, por vezes é melhor ver um fotografo que faça apenas a parte das fotografias e edição mas contar com um profissional no dia.
    • Responder
  • Ana Maria
    Noiva Constante Outubro 2020 Montemor-o-Velho
    Ana Maria ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu tenho máquinas fotográficas há muitos anos e vou ter um fotógrafo profissional... há preços para todos os gostos e não há nada que substitua o olhar de um profissional.


    Eu apostaria num profissional sem dúvida.

    Óbvio que eu estou a pensar em ter uma máquina fixa numa espécie de cenário. Mas isto porque já tenho uma máquina semi-profissional e o tema do casamento é fotografia de família ❤️
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Master Junho 2021 Lisboa (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Neste momento existem no mercado orçamentos de todos os valores, acho que vale sempre mais ser um profissional a tirar, além de que é chato estarem a pedir isso aos vossos convidados e alguns são horríveis a tirar fotografias ficam todas tortas ou desfocadas 😆
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Consegui orçamentos a rondar os 500 euros
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Eu acho que não vale a pena essa despesa os convidados geralmente têm telemovel com câmara.
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Muito obrigada pelas vossas opiniões 🥰🥰🥰🥰🌷💖🥰🥰🥰
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Junho 2021 Santa Maria da Feira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana,

    Eu também sou da opinião que um fotógrafo é a melhor aposta, para além de que, é um dia do qual queremos ter fotos de qualidade para recordar.

    • Responder
  • Filipa
    Super Noiva Agosto 2019 Mira
    Filipa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana, a máquina fotografica não é tudo, exige muita técnica para conseguir captar bem um "momento, um sentimento" e é isso que inclui tambem no seu trabalho de fotógrafo, uma boa captaçam do momento e para os teus convidados também estarem a aproveitar da festa e serem fotografados. Acredita também foi um serviço que ponderamos muito, mas no fim valeu muito apena, tenho um primo que gosta de fotografia e que tem uma boa máquina e que quiz também fotografar o nosso casamento, mas as fotos não se comparam com as dos fotografos que contratá-mos, e nem apanhou muitos momentos ( engraçados, sentimentais,...) porque por um lado também era convidado e estava mais importado em comer, beber e divertir-se do que própriamente tirar fotos.
    Ponderem bem este assunto se quiserem ficar com fotos lindas vossas e dos vossos convidados.
    Beijinhos
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, pessoalmente nunca prescindiria de um fotógrafo. Ele eterniza as imagens do teu dia, estando só focado nessa questão. Por outro lado, os convidados querem estar a usufruir do dia e podem não captar todos os momentos importantes. Acho que é dos fornecedores mais importantes do casamento.

    • Responder
  • Mariana
    Noiva VIP Setembro 2021 Leiria (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana, eu também sou da opinião que deves apostar no fotógrafo. Esse foi um dos fornecedores que decidimos mesmo que não abdicariamos pois irá ser sempre uma recordação do grande dia ! E ele saberá os momentos/pormenores a captar, e ficarás com fotos lindíssimas de certeza. Já para não falar que desse modo tanto vocês como os vossos convidados irão aproveitar muito melhor o vosso dia 😊
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Os orçamentos que tenho pedido são de fotógrafos que estão aqui no site casamentos.pt


    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Já estive a solicitar orçamentos com vários fotógrafos! Fiz uma seleção dos que são mais em conta e pude verificar que o mais em conta ronda os 500€...
    É o que eu penso... os convidados são para divertirem não para ficarem a tirar fotos constantemente..assim nem sequer divertem e aproveitam.
    O casamento será com cerca de 35 convidados portanto não será um casamento grande ! O fotógrafo além de ter experiência no ramo também vai poder dar indicações na saltitando tirar as fotos a dois (noivo e noiva).Eu também acho que o fotógrafo é muito importante para o casamento, vai registar os momentos certos e já tem experiência.Muito obrigada pela ajuda!!
    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    +1 para o fotógrafo. Além do que as outras meninas disseram, os teus convidados sao exactamente isso: convidados. É certo que tirarao fotografias, mas sem pressao do que se tivessem que o fazer porque os noivos pediram. Lembro-me que há uns anos o meu cunhado pediu-me para fotografar o baptizado do meu sobrinho porque eu era "mais artística" e eu aceitei porque nao quis dizer que nao e sinceramente nao fiz um bom trabalho, estive stressada o tempo todo e também nao acho que eles tivessem gostado das fotos...

    Se o orçamento é um entrave, vai pedindo orçamentos ou negoceia as condiçoes, (por hora, por exemplo) ou até mesmo algum estudante de fotografia que tenha material e talento.

    • Responder
  • Hlei
    Noiva Master Junho 2021 Castelo Branco (Concelho)
    Hlei ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida. Eu não escolhi um fotografo topo de gama, mas era algo de que não abdicaria Smiley smile uma máquina que anda pelos convidados nunca fará o mesmo Smiley smile
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana. Eu concordo a 100% com o que as outras meninas disseram. O fotógrafo é mesmo daqueles fornecedores que tens que ter e vais ver uma diferença imensa depois quando receberes as tuas fotos. Podes optar por pack só de foto, sem álbum, sem sessões extra, sem drones, sem nada dessas coisas e ainda assim vais ver que vai valer cada cêntimo. Boa sorte Smiley smile

    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Fora que os amigos no dia querem desfrutar e não ter essa responsabilidade.
    Dou-te um exemplo, os amigos do noivo são vários os que são djs. Mas não quisemos que fossem eles a passar som e encarregues disso pois é um dia que queremos que aproveitem e não que trabalhem.
    Pensa nisso!Beijinhos e boas escolhas.
    • Responder
  • Jbls
    Noivo Master Março 2020 Porto (Concelho)
    Jbls ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Smiley smile
    Não te aconselho a fazeres isso. Porque fotos profissionais é o que vai ficar registado para mais tarde recordar, para mostrar a filhos etc.
    Sei que oa preços são bem caros mas nao dispenses este fornecedor. Tenta encontrar uma solucao mais em conta. Abdica do vídeo, abdica do album e mais tarde fazes o álbum quando tiverem possibilidades mas não deixes de contratar alguém pro teu dia!Aqui, no Norte, o pacote mais barato que encontrei só para foto foi 650€.
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Ana 😍

    A experiência que tenho de casamento sem fotógrafo é o dos meus cunhados, mas nós (eu e o noivo) temos uma máquina profissional e formação na área, e eles pediram-nos a máquina e para irmos tirando algumas fotos sem formalidades. Mas, acredita que a nossa máquina não custou 1500€, foi mais ainda... Smiley atonished

    Por isso, diria para veres outros orçamentos e procurares apenas fotógrafo (excluindo o vídeo e albuns e assim) e ele manda fotos digitais e depois vocês podem imprimir as fotos e fazer o álbum ou fazer o album direto nalguns sites e mandar vir! Assim poupam imenso, existem fotógrafos por 500€-600€ nestas condições 😘

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração