Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Milhinha
Top das Noivas Outubro 2020 Madeira

Feliz Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2020

Milhinha, a 10 de Junho de 2020 às 07:57 Publicado em Fórum Organizar um casamento 0 27

Bom dia, Princesas! Feliz feriado de 10 de Junho – data em que se celebra a morte de Luís Vaz de Camões (autor d’ “Os Lusíadas”) em 1580! Celebra-se hoje o Dia da Portugalidade! Nos tempos duros (pós-confinamento por COVID-19) que atravessamos todos, não há como celebrar o nosso País e o que de melhor se faz por cá!


tenor.gif


Hoje venho lançar-vos um DESAFIO: conseguem dizer-nos de que forma, nesta Indústria Milionária dos Casamentos, vocês conseguiram ajudar a economia Portuguesa?


Damos em seguida algumas ideias de como tornar o vosso casamento “mais Português”:


ORGANIZAÇÃO DO CASAMENTO EM PORTUGAL:

Esta é óbvia! Ao organizarmos o nosso casamento em Portugal estamos a ajudar a economia Portuguesa através de todos os fornecedores contratados – novamente, é uma indústria que move milhões anualmente e não vejo melhor sítio para os gastar do que “cá dentro”!

Sabiam que antes do COVID havia muitos estrangeiros (de países europeus e não só) a vir casar em Portugal – a realizar o seu Destination Wedding no nosso país? Foi por causa deste «boom» no turismo de casamento que os preços dos casamentos subiram em flecha nos últimos anos! Felizmente eram habitualmente casamentos pequenos durante a semana, mas tiravam algumas datas e alguns fornecedores a noivinhas portuguesas…

Agora todos viraram-se para o mercado nacional, felizmente. Gostava de mandar um beijinho e um abraço bem forte a todas as nossas noivinhas emigradas no estrangeiro que cumprem o sonho de vir casar a Portugal! Sabemos que a organização de um casamento a partir do estrangeiro não é fácil, mas nada melhor que a app casamentos.pt para nos ajudar!


CATERING, COMIDA E BEBIDA:

Embora limitados por aquilo que os vossos fornecedores de copo de água e de catering sabem/estão habituados a fazer, podem escolher os fornecedores com base nos menus que proporcionam – não só o preço, mas também os pratos tipicamente portugueses que não podem falta e no facto de recorrem ou não a produtores locais para comprar os ingredientes mais saborosos para o vosso dia. Na nossa cozinha e nos nossos serviços de casamento queremos AJUDAR A PRODUÇÃO LOCAL E NACIONAL!

Se para vocês não pode faltar o croquete de carne e o rissol de camarão, o lombo de bacalhau e o leitão, o caldo verde para a ceia e o pastel de nata para a ceia, terão uma mesa “portuguesa, com certeza”! Vejam os pratos mais típicos escolhidos nos casórios pela noiva Bebs e se procuram sobremesas (ou lembranças comestíveis) à altura deliciem-se com este debate da noiva Gisela.

Não se esqueçam também das bebidas: o Vinho Português é mundialmente conhecido e temos uma plêiade de digestivos e aperitivos bem portugueses que não podem faltar no vosso bar aberto – o licor Beirão, a Amarguinha, a Ginjinha e a nossa seleção de Gins Portugueses!

tenor.gif


FLORES:

Já que estimulamos a PRODUÇÃO NACIONAL, saibam que o mercado das flores depende muito das “flores de época” ou seja só pedindo as flores que crescem na época em que se casam é que poderão estar a apoiar Portugal! Se pedirem uma flor específica (ex.: rosas em Dezembro) estarão a importar diretamente do mercado holandês. Falem com a vossa decoradora/florista garantam que estas trabalham diretamente com produtores locais para trazerem as melhores flores de época para o vosso casamento.


TEMA, DECORAÇÃO E ESTACIONÁRIO:

Claro que a decoração será feita em Portugal, mas terão a coragem de fazer um casamento com “tema Portugal”? Há noivinhas que o fizeram com a tamanhã elegância que vale a pena rever!

Podem inspirar-se no Azulejo Português (como fez a nossa Ritinha), que é conhecida em todo o mundo como uma forma de arte ornamental que marca a presença Portuguesa desde os Descobrimentos. Cada azulejo é Arte e é História do que temos mais nosso.

Não há tradição casamenteira mais portuguesa que o Lenço dos Namorados (como nos indicou a nossa Vânia): um colorido lenço de pano ou linho bordado com vários motivos coloridos que as raparigas apaixonadas bordavam para entregar aos seus namorados quando estes se ausentavam. Esta tradição do Minho ganhou ainda mais cor quando passaram a usar os motivos dos lenços para decoração e para pormenores de moda nupcial.

Também do Minho vem a tradição do Coração de Viana: uma tradição bem religiosa que parece datar do século XVII devido à devoção ao Sagrado Coração de Jesus, esta peça de ourivesaria é usada ao peito das mulheres para as habituais romarias e procissões religiosas. Já se imortalizou além-fronteiras sendo usada e apreciada por várias celebridades internacionais e está presente em muitos elementos da arte folk Portuguesa.

O Vinho Português é uma das nossas maiores produções, cujo epítome são os vinhos fortificados do Porto e da Madeira conhecidos e celebrados em todo o Mundo! Há quem escolha este tema para o seu casamento (especialmente em Setembro, mês das vindimas) e não faltam as lembranças, os motivos e decorações com cortiça e a própria degustação que faz as delícias de qualquer enólogo!

Vão casar em Junho? Não há nada mais português do que os Santos Populares! Já houve noivinhas a conseguirem organizar o seu casamento com esse tema com a maior das elegâncias! Não faltaram as sardinhas, os manjericos, a ginjinha as bandeirolas e o bailarico!

Feliz Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2020 1


CONVITES:

E se estiverem a pensar no que escrever nos vossos convites, porque não usar as mais belas frases de amor escritas na Língua de Camões? Podem inspirar-se nos mais completos Autores Portugueses como Fernando Pessoa, Florbela Espanca e Miguel Torga.


MÚSICA E ANIMAÇÃO:

Na hora de escolher os fornecedores para animação, devem procurar os parceiros ideais para o vosso orçamento e para o vosso estilo. Já pensaram em homenagear a música Portuguesa? Aqui ficam umas dicas:

- Podem escolher uma atuação de música tradicional/folclore ou um grupo de Fado.

- Procurem um DJ que saiba conjugar vários tipos de música: nomeadamente o “Apita o comboio”, Pimba e outros géneros animados para o bailarico.

- Escolham as músicas Portuguesas para a vossa Cerimónia Religiosa ou para a vossa Festa. Deixo-vos as sugestões da nossa noiva Ritinha para momentos da Festa e da noiva Bebs para a abertura do Baile.


FOTÓGRAFOS E SESSÕES FOTOGRÁFICAS:

Claro que os vossos fornecedores serão Portugueses, mas quando estiverem a escolher sítios para a vossa Sessão de Solteiros ou o vosso Trash the Dress (ou sessão Pós-Casamento), que tal escolher uma cidade ou local em Portugal para o fazer?

Na época de confinamento por COVID-19 vimos também muitas noivinhas a dar asas à sua imaginação a fazer as suas Auto-sessões de Solteiros: foi o caso da nossa querida Sandrina e da querida Dani. Escolham roupa e calçado Português para as vossas sessões – uma outra forma de homenagear e ajudar o nosso país!


MODA NUPCIAL:

Quem não se apaixona pela indústria têxtil Portuguesa? O Mundo todo parece rendido! E nós por cá continuamos a ignorar a nossa maior produção e exportação? Não podemos…

Noivos e noivas, será que conseguimos um look nupcial 100% Português? Com certeza que sim!

Vestidos de Noiva bem Portugueses podem ser elaborados de raiz por qualquer estilista nacional ou por uma modista local. Pensem também fora da caixa: se aceitarem vestidos diferentes e de cor, que tal vestirem o típico traje de noiva de Viana (um traje preto, bordado a renda e ouro)? Vejam esta exuberante inspiração do estilista Fernando Lima que arrebatou o meu coração Português.

Contudo, se o orçamento é pequeno e mesmo assim querem usar uma marca Portuguesa, a Bela Noiva é única marca Portuguesa de Vestidos de Noiva – podem comprar diretamente na fábrica em Rio de Couros, Fátima.

Para o noivo, a escolha do fato parece ser mais simples. O que muda são os cortes, os padrões e os tamanhos. Sem dúvida um alfaiate poderá dar um toque especial ao vosso dia. Caso contrário um fato à medida pode ser uma opção bem mais em conta. E que tal ir à fábrica diretamente para preços mais competitivos? Haverão muitas opções, com certeza. Deixo-vos a experiência do noivo Milhinha na Fábrica Davion.

Para calçado de qualidade, rumamos à capital do calçado, São João da Madeira (Aveiro). São imensas as fábricas e lojas que vendem sapatos personalizados lá. Tanto a And I Wonder como a Sapataria Paulita têm sede lá. Podem encontrar qualidade e um preço mais simpático indo diretamente à fabrica – tanto para a noiva como para o noivo.

E demais joias e acessórios para o grande Dia C? Se procurarem bijuteria “Made in Portugal” espreitem este fantástico debate da nossa noiva Neide.


OURIVESARIA:

No que diz respeito às alianças, nada é mais Português do que o Ouro de 19.2Kt – o mais puro que encontrarão no mercado mundial! Também será o mais caro que encontrarão, mas há várias formas de poupar no vosso orçamento das alianças.

Podem optar também por procurar uma joia única feita por artesãos Portugueses. Foi o caso da noiva Soline que encontrou alianças de Filigrana Portuguesa – uma forma única de recordar para sempre o vosso Casamento Português.


LEMBRANÇAS:

Quando procurarem por lembranças (úteis ou comestíveis, solidárias ou ornamentais) pensem sempre nos produtores locais. Promovam o Artesanato Português e façam parcerias com conhecidos ou familiares que vos possam proporcionar preços mais em conta!

Mas querem especificamente “oferecer Portugal”? Deixo-vos as sugestões de Lembranças com o Tema Portugal da nossa querida Telma.


LUA DE MEL:

Para quem ainda não percebeu, as Luas de Mel milionárias para destinos exóticos em África e Ásia estão suspensas até que a pandemia COVID-19 esteja melhorada. Para além de restrições de voos, terão de contar com contingências no caso de adoecerem (até mesmo contraírem o vírus SARS-COV2) num país estrageiro, que fala outra língua e com um sistema de saúde assoberbado.

Por isso, volta a moda do “Vá para fora cá dentro”! Teremos de repensar formas diferentes de ir de Lua de Mel no nosso país. E há sítios lindíssimos por explorar!

Podem conferir os melhores sítios para fazer lua de mel de Norte a Sul de Portugal neste excelente debate da nossa Destacada Ritinha, nos Açores (São Miguel, Pico e Horta, Flores e Corvo) ou na Madeira e Porto Santo.

Deixo também a sugestão da noiva S&P para fazerem a nossa própria “Route 66” portuguesa – uma autêntica car trip por Portugal de lés a lés na Estrada Nacional 2 que liga Chaves a Faro (738 Km).

NOTA: O mesmo pode ser válido para DESPEDIDAS DE SOLTEIROS com os amigos!


Como veem, não faltam ideias para tornar o vosso casamento mais e mais Português! Tenham a CORAGEM de o fazer: AMEM O VOSSO PAÍS e ajudem à nossa recuperação pós-COVID!

Viva Portugal!

tenor.gif



27 respostas

Última atividade por Aline, a 17 de Fevereiro de 2021 às 21:45
  • Aline
    Noiva Constante Agosto 2022 Sintra
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Muito obrigada ❤️
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada pelo carinho Aline! Sou só uma noiva que gosta de escrever. Se ajudar alguém, tanto melhor! Bjs e força com esses preparativos!

    • Responder
  • Aline
    Noiva Constante Agosto 2022 Sintra
    Aline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Realmente este fórum esclarece qualquer dúvida muito obrigada pela indicação
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sem duvida Telma! É preciso! Bjs
    • Responder
  • Telma
    Top das Noivas Agosto 2021 Oliveira de Azeméis
    Telma ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Que excelente debate tão nacionalista querida Milhinha 😍

    E neste momento difícil, mais do que em qualquer outro, ajudemos o nosso país 😘

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa dia minha querida Ritinha! O teu casamento é o Mais português que conheço! Estou doida por ser uma “mosquinha” no teu dia. Tenho a certeza que vou deliciar-me com as tuas fotos! Bjs
    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá querida Milhinha, como sabes adoro casamentos tipicamente Portugueses.
    Por aqui, o bacalhau será o rei do prato de peixe e a vitela à Dão lafoes a da carne. O vinho será Dão.
    A maioria das minhas manualidades têm um cunho à cultura Portuguesa.Os sapatos serão 100% portugueses.Na Igreja o coro é um belíssimo grupo de cantares Smiley smileBeijinho
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Siiiiiim Smiley heart Icónicosss esses irmãos!

    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olhem só o que fui encontrar na minha caixa de SPAM há uma marca de relógios 100% portuguesa que desconhecia! Uma ótima opção para quem quiser comprar uma prenda Especial made in Portugal Feliz Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2020 2




    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Hahaha boa Kris! Qualquer pequena ajuda é bem-vinda! Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Gosto ainda de outro que é bem Português:

    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha 😁 mais un excelente debate super português para ajudar o nosso país! Por aqui não tenho muita opção dessa... Ja nem posso alterar muito lol mas vou ter pimba 😂 a comida não sei bem... Mas beirão ha xD o vinho é português... O vestido não é de marca.. Por isso alguém português lucrara com isso 😂
    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Bom dia Milhinha! Já te disse tudo o que tinha a dizer sobre este debate: INCRÍVEL!

    Dicas ótimas para as noivinhas escolherem coisas lindas e com qualidade e melhor... made in Portugal 💚💛💖

    E o meu coraçãozinho não aguenta com esse gif opaaa QUE LINDO!



    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahaha não acredito que irão encontrar 15 dias de chuva. Vão encontrar sim as várias estações durante esses dias 😉. Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Catarina, este ano nós vamos claramente contribuir para a economia local e teremos todo o gosto em ir 15 dias para os Açores. Já tenho o roteiro planeado quero andar muito (mesmo à chuva) em Outubro. Hahahah Bjs
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá Alexandra é um pormenor bem giro! Desconhecia a tradição antes de entrar na nossa Comunidade! Parabéns pela ideia! Bjs
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha! Excelente debate. Fiquei super feliz por perceber que vamos cumprir várias das tuas sugestões e temos como apontamento o lenço dos namorados 😍
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. Que belo resumo que fazes da junção de um casamento tipicamente Português 😍. O nosso Portugal tem de facto muitas coisas boas. Apesar de vivermos fora nunca pensamos em casar aqui e todos os fornecedores foram locais e nacionais. Fizemos mesmo questão disso. Diria que as únicas coisas que não foram muito portuguesas foram as lembranças das crianças, algumas flores e a lua de mel. Contudo, gostaríamos muito de contribuir ainda este ano para a economia portuguesa. Vamos lá ver se o covid irá permitir isso 😉.
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Boa! Tens alternativas low cost aqui também ! Bjs
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Vou em setembro começar a ver vestidos e adoro uma estilista portuguesa que tem loja aqui em viseu. Vamos lá ver se os preços estão dentro do meu orçamento 🙈
    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Obrigada pelas dicas. 😍
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parabens Cátia! Adoro a Costa Vicentina! E a moda nupcial? Bjs
    • Responder
  • C
    Noiva Master Maio 2022 Tondela
    Cátia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha. O meu casamento é todo made in Portugal. Todos os fornecedores são portugueses, a nivel de catering vamos dar destaque a pratos tradicionais portugueses, as flores vão ser flores nacionais e da época e a nossa lua de mel será em Portugal na costa vicentina. Beijinhos
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Parabens Teresa! Lindíssimo - acho que os teus convidados vão adorar! E parabéns pela escolha de Lua de Mel. Eu devo ir aos Açores já que o casamento será na Madeira. Mas podes ver dicas em Trio de Debates sobre a Lua de Mel no Arquipélago da Madeira:

    Lua de Mel no Funchal - 10 sítios a não perder https://comunidade.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-no-funchal-10-sitios-a-nao-perder--t208845


    Lua de Mel na Madeira - 10 locais imperdíveis https://comunidade.casamentos.pt/forum/archive/lua-de-mel-na-madeira-10-locais-imperdiveis--t210275


    Lua de Mel no Porto Santo: 10 locais a não perder nas Maldivas Portuguesas! https://comunidade.casamentos.pt/forum/lua-de-mel-no-porto-santo-10-locais-a-nao-perder-nas-maldivas-portuguesas--t213065 Bjs

    • Responder
  • Teresa
    Super Noiva Julho 2021 Vila Nova de Gaia
    Teresa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adorei o teu debate. Muito pertinente. Eu já tinha optado por muita coisa made in a Portugal antes do covid e não me arrependo. Saliento o calçado, marca portuguesa, com inspiração nos lenços dos namorados, a lua de mel, na Madeira... Para mim uma ilha muito mais interessante... E também associar o local do casamento à festa. Vou casar numa aldeia de xisto... 😊Tipicamente portuguesa
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Bom dia Catarina! Quanto a isso julgo que o COVID veio democratizar as coisas. Já poucos serão os estrangeiros a casar em PT nós proximos tempos. E nós só temos que aproveitar! Bjs querida!
    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Milhinha.
    Vivendo nós fora de Portugal, poderíamos ter casado no país onde vivemos actualmente mas não fazia sentido.
    Logo, marcamos tudo na nossa terra e lá gastaremos o nosso tostãozinho😁 Ainda não falei com a florista, mas estou super inclinada a utilizar flores da época também. Tocaste num ponto em que já havia reparado, principalmente depois da escolha da nossa quinta. Existem cada vez mais estrangeiros ou até, entre casais de nacionalidades mistas (portugueses com ingleses, etc) que se casam por lá e percebi logo que esse foi um factor para os preços estarem como estão. Mas quanto a isso não há nada a fazer 🤷‍♀️ Bjs grande 😘
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração