Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Paula
Noiva VIP Junho 2019 Sintra

Erva de Pampas

Paula, a 8 de Novembro de 2018 às 08:56 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 28

Booom dia, comunidade!


Pois é, os preparativos para o casamento estão estagnados, mas esta cabeça não pára!


Tenho andado a pensar em decoração e elementos para o casamento, e ontem deparei-me com umas inspirações liiindas!


Estas usavam uma planta que, pelo menos na zona onde vivo, é abundante. O nome técnico da planta é Cortadeira Selloana, mas também é conhecida por capim das pampas, erva das pampas (Pampas é uma localidade americana de onde a planta é originária), paina, penacheiro, penacho branco, plumeira e pampas grass em inglês.


As suas flores são semelhantes a plumas, e penso que têm um factor "uau" sem perder a elegância e, acima de tudo, a delicadeza.
Dão um aspecto muito romântico e são muito adequadas a casamentos com um estilo boho, como é o caso do meu 🙋‍♀️

Vou com certeza incluir na decoração do meu casamento Smiley laugh
Mais alguma noivinha que esteja a pensar usar esta planta singular? Smiley love
Deixo aqui fotografias da planta em si e algumas das inspirações que já recolhi.

Smiley heart

Erva de Pampas 1

Erva de Pampas 2Erva de Pampas 3Erva de Pampas 4


Erva de Pampas 5

Erva de Pampas 6Erva de Pampas 7Erva de Pampas 8Erva de Pampas 9Erva de Pampas 10Erva de Pampas 11Erva de Pampas 12Erva de Pampas 13


Erva de Pampas 14


28 respostas

Última atividade por Cláudia, a 7 de Outubro de 2020 às 15:54
  • M
    Coimbra (Concelho)
    Mónica ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde. Antes de mais quero desejar-lhe felicidades. Entrei neste blog à procura de informação sobre a erva-das-pampas (nome científico: Cortaderia selloana) e não posso deixar de escrever um comentário sobre esta planta. A erva-das-pampas é uma planta invasora em Portugal, o que quer dizer que é uma planta não originária do nosso país com potencial para provocar danos irreversíveis nos nossos ecossistemas naturais: competem com as espécies nativas (que sempre existiram cá) podendo levá-las à extinção localmente, alteram os solos, tornam a paisagem homogénea, crescem muito rápido criando barreiras à livre circulação de pessoas e animais; ainda aumentam o risco de incêndio, as folhas são cortantes e as plumas podem provocar alergias. Plantada como ornamental devido às suas vistosas plumas (daí estas fotos que são lindas realmente), acabou por fugir de cultura (jardins onde foi plantada) acabando por colonizar habitats naturais. Estou em crer que em breve será incluída na legislação nacional de espécies invasoras (em revisão) pelo que será proibida a sua plantação e utilização em actividades recreativas. Cada uma dessas plumas tem o potencial para dispersar milhares de sementes, que facilmente voam com o vento. O que todos podemos fazer, em prol da nossa biodiversidade nativa, é não utilizá-la e mesmo removê-la dos locais onde já existe. Foi recentemente aprovado um projecto internacional onde Portugal é parceiro, precisamente para combater esta erva invasora em Portugal, Espanha e França. Podem consultar mais informação em: https://invasoras.pt/gallery/cortaderia-selloana/ e em http://stopcortaderia.org/.

    • Responder
  • Deliane
    Noivo Novato Setembro 2019 Portimão
    Deliane ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Boa tarde, Paula, minha filha casa em Setembro no Algarve e vai Fazer esse tipo de decoração,

    Vamos usar ferro preto seguindo a linha da primeira foto ,castiçais em mesas se precisar de algo pode me chamar.... *******.*@*****.***.**

    • Responder
  • Patrícia
    Noiva Curiosa Maio 2019 Torres Vedras
    Patrícia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    O nosso casamento também vai ser um estilo boho e sem dúvida que vamos usar! Até estava a pensar incluir no bouquet (estou com a ideia de ser eu a fazê lo). A minha questão é que vejo imenso disso na minha terra mas nunca reparei se em maio (mês do casamento) haverá... Aguem sabe se é sazonal?
    • Responder
  • Lúcia
    Noiva Master Junho 2019 Torres Novas
    Lúcia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ficam lindas por acaso não pensamos nisso mas acho que na primavera não tem... Ainda hoje vi tantas. Antigamente tinha à beira de casa da minha avó e fartavamo-nos de apanhar isso eu e a minha prima 😍😍😍
    • Responder
  • Sofia
    Noiva VIP Maio 2019 Maia
    Sofia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que ficam super bem na decoração de um casament, nunca me tinha passado pela ideia Smiley love Boa dica Smiley smile

    • Responder
  • Gisela
    Noiva Master Outubro 2018 Vila Franca de Xira
    Gisela ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Adoro! A primeira vez que vi foi no Open data da quinta em 2017! Dá decorações lindíssimas!
    • Responder
  • Andréa
    Top das Noivas Julho 2019 Aveiro (Concelho)
    Andréa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Nunca tinha pensado nisso, mas realmente é lindo!😍
    • Responder
  • Cláudia Cândido
    Noiva Master Setembro 2019 Olhão
    Cláudia Cândido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já aprendi algo hoje 😊
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Estás como eu! Nunca dei nada por aquilo, até achava meio feio.

    Sim, acaba por ser super versátil, basta conjugar com os elementos certos e fica bem e vários estilos Smiley laugh
    • Responder
  • Lau
    Noiva Master Abril 2018 Vila Nova de Gaia
    Lau ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Já passei por essas flores imensas vezes e nunca pensei que pudessem ficar tão bem na decoração de um casamento! Smiley surprise Acho que ficam mesmo bem num estilo boho ou até mesmo rústico!

    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que sorte! Eu vou ter de andar à procura e arrancar da berma da estrada ahaha
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Eu nem nunca pensei que as plumas fossem uma flor, pensei que fosse só uma folhagem estranha... lol
    Quando fui pesquisar é que percebi que era flor ahaha
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Siiiim, tem tudo a ver!
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também achei! E inesperado tambem Smiley laugh
    • Responder
  • Flor De Março
    Noiva VIP Agosto 2019 Oliveira de Azeméis
    Flor De Março ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha que engraçado, temos montes disso no terreno lá de casa mas nunca pensei que fossem usadas na decoração de casamentos. E não é que ficam lindas??
    • Responder
  • Cláudia Cândido
    Noiva Master Setembro 2019 Olhão
    Cláudia Cândido ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Alô.. bem eu como não vou muito com flores não conhecia.
    Apesar de ser gira.. acho que não a usava.
    Smiley smile
    • Responder
  • Patricia
    Top das Noivas Outubro 2019 Lisboa (Concelho)
    Patricia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    No teu estilo vai ficar super fixe !
    • Responder
  • Joana
    Super Noiva Setembro 2019 Celorico de Basto
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olha que giro! 😊
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Hahaha o pinterest sempre a levar-nos à falência Smiley laugh

    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Também nunca tinha pensado nela, foi só mesmo porque me surgiu uma imagem no Pinterest ahaha e ainda bem Smiley laugh Smiley heart
    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sempre às ordens!! 😜😘
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Nem me tinha lembrado disso ahaha
    São super versáteis e dá para enquadrar em diferentes estilos e cenários, tendo em conta o modo como são utilizadas e que outros elementos usamos para conjugar Smiley laugh
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Excelente dica, muito obrigada! Eu por acaso já tinha pensado nessa questão da libertação de pelo, mas mais numa óptica da sujidade que poderia causar, nem me lembrei das alergias... como não sou alérgica a nada essa questão não me surgiu logo Smiley ups

    Vou ver essa ideia da laca!
    Obrigada Smiley heart
    • Responder
  • Raquel
    Top das Noivas Julho 2019 Odivelas
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Paula! Nunca tinha pensado nesta flor.. Cria cenários muito bonitos!

    • Responder
  • Malplena
    Noiva Master Agosto 2024 Coimbra (Concelho)
    Malplena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Acho que são lindas! A mim fazem-me lembrar bailes de gala e festas dos anos 20, os anos loucos! Smiley laugh Smiley heart

    • Responder
  • V
    Top das Noivas Setembro 2019 São João da Madeira
    Vânia ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ola Paula! Estas plantas realmente fazem umas decorações lindas 😍 Apenas deixo um conselho: por norma estas plantas libertam muito "pêlo" o que pode provocar algumas alergias, (Eu pelo menos fico aflita na altura em que elas aparecem) por isso vê que tipo de tratamento lhes podes dar para que nem tu nem os teus convidados tenham algum problema. Já ouvi falar quem coloque laca para evitar que as plumas saiam. Beijinhos😘
    • Responder
  • Paula
    Noiva VIP Junho 2019 Sintra
    Paula ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    É de facto a minha cara Smiley love
    Também não fazia ideia ahaha na realidade passei por estas plantas todos os dias da minha vida, inclusivé uns vizinhos têm plantado no seu jardim, mas nunca dei nada por elas Smiley amazing mas assim que vi estas imagens... Smiley heart
    • Responder
  • M
    Top das Noivas Agosto 2013 Porto (Concelho)
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Paula Smiley heart

    Adoro, mesmo! São super diferentes...e acho mesmo que se enquadram no teu estilo e no que queres para o teu dia! Smiley heart

    Não fazia ideia que se chamavam assim ahahah

    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração