COVID-19 Continuamos ao seu lado nestes momentos. Consulte o nosso Centro de Ajuda.

Marta
Noiva Ativa Setembro 2018 Gondomar

Entidade patronal

Marta, a 11 de Abril de 2018 às 19:25 Publicado em Fórum Antes do casamento 0 19
Guardado Guardar
Responder

Quanto tempo antes avisaram a entidade patronal? como o fizeram e qual a reação?
ando um pouco receosa, estive quase um ano parada, baixa de gravidez de risco, licença ferias e baixa por cirurgia. volto dentro de poucos dias e caso em setembro

19 respostas

• Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Obrigada Smiley smile

• Responder
  • Ana
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada

Sim, 15 dias de calendário. Ou seja, fins de semana entram na conta. Mas podes começar a gozar os dias quando quiseres, desde que a data esteja lá no meio. O dia do casamento pode ser o teu primeiro dia de licença, algures pelo meio ou até o último dia de licença. Escolhes e combinas com a tua entidade patronal.

No meu caso, vou tirar 1 semana de férias antes da data e depois usar os 15 dias. Vou estar três semanas fora!

• Responder
  • Liliana (Ly)
    Noiva Master Junho 2018 Almada
    Liliana (Ly) ·
    • Denunciar

Olá! Podes avisar assim que saibas ou mais perto da data, a lei diz que são 15 dias de calendário (corridos) a contar com o dia do casamento.

Por norma é sempre melhor avisar com antecedência, mas tu é que sabes. A reacção foi normal, parabéns, etc... a licença de casamento é um direito legal do trabalhador.

• Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    A lei são 15 dias seguidos correcto? Tem de ser gozados logo imediatamente a seguir ao casamento?
    • Responder
  • Ana
    Noiva Master Setembro 2018 Lisboa (Concelho)
    Ana ·
    • Denunciar

Quando mais cedo, melhor. Eu avisei com 1 ano de antecedência e o aviso oficial por email uns 9 meses antes. Até porque a equipa precisa de ser organizada para trabalhar sem mim. Avisa assim que puderes. A lei está do teu lado.Smiley smile

• Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    É o que farei, volto dia 22, vamos lá ver o que me espera
    • Responder
  • R
    Noiva Master Agosto 2018 Aveiro (Concelho)
    Rosana ·
    • Denunciar

Querida fala o quanto anos. Apesar que sei que é complicado para ti devido a toda essa situação, quanto mais cedo falares melhor. Porque a empresa não depende só de ti e o teu patrão necessidade de saber com o que pode contar, além que mexe com férias e coisas de toda a gente Smiley smile

Fala que eles entendem essas situações e não podem fazer nada contra ti Smiley smile

Beijinhos

• Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu tenho as férias marcadas desde Dezembro, fui pedida em casamento a menos de 1mes, casamos Setembro, tudo muito rapido e muita ausência junta
    • Responder
  • Marina
    Noiva Ativa Outubro 2018 Mora
    Marina ·
    • Denunciar
    Boa noite a todas,
    Casamos a 6 de Outubro e ambos informamos as entidades patronais em Fevereiro. Vamos tirar férias na semana anterior ao casamento e logo a seguir vamos gozar da licença.
    Por lei, podes avisar 5 dias antes do casamento, nós avisamos com antecedência mesmo por causa das férias e para nenhum colega marcar na mesma altura.
    Os dias de licença são teus por direito, até porque não tiveste culpa de teres situações menos boas a acontecer.
    Tudo se resolve Smiley smile
    😘
    • Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu quero e vou gozar a licença, sinto-me é pouco mal por tanta ausência
    • Responder
  • Carina
    Noivo VIP Janeiro 2020 Faro (Concelho)
    Carina ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Mas a Marta não tem que se importar com o que os outros falam infelizmente aconteceram lhe uma série de coisas ruins e outras boas como a vinda de um bebé só tem de se importar consigo ou então caso contrário não estou a ver o que quer fazer em relação a isso vai logo trabalhar não vai querer gozar a licença que tem direito..pense em si Marta não nos outros..bjokas 😘 espero que tudo se resolva pela melhor
    • Responder
  • Bebs
    Noiva Master Setembro 2018 Viseu (Concelho)
    Bebs ·
    • Denunciar
    Eu avisei em janeiro, caso em setembro!
    E foi literalmente na paz!!😉
    • Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu sei, mas os colegas de trabalho e chefias não vão ver com bons olhos, eu chegar lá um ano depois e dizer que vou gozar outra licença
    • Responder
  • Marta
    Marta ·
    • Denunciar
    Ver mensagem citada
    Eu sei que é direito meu mas é estranho, chegar lá um ano depois e dizer que ainda vou ter outra licença no mesmo ano
    • Responder
  • Flávia ♡
    Super Noiva Agosto 2018 Lisboa (Concelho)
    Flávia ♡ ·
    • Denunciar
    Avisei em janeiro.. caso em agosto.. Avisei com tempo para haver organização das férias do pessoal 😉
    • Responder
  • Natacha
    Super Noiva Agosto 2018 Lisboa (Concelho)
    Natacha ·
    • Denunciar
    Tal como a Inês, sou enfermeira e tive que avisar a chefia em Janeiro de modo a que se conseguisse logo contemplar os meus dias de licença no plano de ferias do serviço. Mas foi só informal. ... o papel que tenho que entregar pode ser feito até 5 dias antes. Só o entrego lá para junho. 😉
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇