Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Rita
Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)

Eco-noivas: casamento sustentável sim?

Rita, a 18 de Setembro de 2020 às 17:08 Publicado em Fórum Organizar um casamento 2 27

Olá eco-noivinhas!!!




Queria partilhar com vocês a minha preocupação com a minha tentativa de casamento sustentável. No fundo, queria tentar também sensibilizar o máximo de noivinhas possível para esta causa, que na minha opinião já se está a tornar impossível de ignorar...


Ainda estou em processos de encaixar as peças todas da organização do nosso casamento, e sinto que com muita força de vontade tudo se faz e se consegue Smiley shame


Gostava de vos perguntar se também estão a ter em mente organizar o vosso casamento com o menor impacto ambiental possível. Há algo em concreto que estejam a fazer ou a evitar?


Gostaria muito de saber o que vocês têm planeado para o vosso dia C que ajude o nosso planeta! Por favor, partilhem!!!

27 respostas

Última atividade por Diana, a 27 de Abril de 2021 às 13:09
  • D
    Noiva Curiosa Julho 2021 Setúbal (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Foi isso mesmo. Muito obrigada **
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Diana! Talvez tenha sido neste debate Lembranças Solidárias 💫 | Eco-noiv@s 🌱, será?

    Beijinhos 💚

    • Responder
  • D
    Noiva Curiosa Julho 2021 Setúbal (Concelho)
    Diana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita, tudo bem? Há uns tempos perguntei sobre ideias para lembranças sustentáveis e indicaste um site. Podes, por favor, repetir? Ando aqui à procura mas não encontro. Desculpa e obrigada.

    • Responder
  • Catarina
    Top das Noivas Agosto 2021 Madeira
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita.
    Nós temos reutilizado vários materiais, os nossos foram feitos, maioritariamente, em papel kraft reutilizado, não vamos fazer largada de balões, para os cones de arroz vamos misturar algum papel biodegradável...
    Pequenos detalhes que fazem a diferença 😁
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Raquel!!! Smiley heart

    • Responder
  • Ritinha
    Top das Noivas Novembro 2021 Viseu (Concelho)
    Ritinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá, por aqui para atirar só vamos usar folhas de oliveira e optámos por não querer balões. Os pratos serão confecionados, na sua maioria, por alimentos da zona e produtores locais.

    Beijinho.

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Rita, o fornecedor para o tal papel foi este aqui: https://naturalbranding.eu/ (envia e-mail directamente e nao o formulário que aparece no site). Nós escolhemos sementes de lavanda, mas tem outras opçoes como papoilas, ervas aromáticas, etc.

    • Responder
  • Isabel
    Porto (Concelho)
    Isabel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita! Adoro, acho uma excelente iniciativa. Sem dúvida que ponderarei bastante sobre as lembranças ecológicas 😍😍

    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Que boa ideia Rita🤗! Não tinha pensado nisso! Acho que é mesmo a melhor solução!
    Obrigada pelas dicas e um abraço 💕
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Raquel! Obrigada pela tua partilha Smiley heart Fiquei muito interessada nesse papel infundido de sementes! Poderias partilhar o fornecedor, por favor? Fico muito feliz por ver o teu esforço por um casamento mais sustentável, toda a ajuda é boa! Força e bons preparativos!

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Catarina pela tua partilha Smiley love Boleia para o nosso casamento em prol do meio ambiente é excelente Smiley heart Em relação à tua ideia das lembranças, achas que conseguirias fazer uma mistura dessas 3 coisas? Tipo 1/3 dos frascos com azeite, 1/3 com chás e 1/3 com especiarias. Talvez tivesses os convidados a escolherem e interagirem de acordo com os gostos de cada um Smiley winking

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Eduarda pela tua partilha Smiley heart Essa dica das fotografias é muito boa! Nós já optamos por um pack sem essas impressões para poupar no orçamento, mas nem tinha pensado que isso produzia muito desperdício, muita fotografia a ir para o lixo... Fico muito feliz por partilhares o teu esforço para um casamento com menos impacto Smiley love

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Milhinha! Obrigada pela partilha Smiley winking Engraçado que vou mesmo contratar uma instituição para me fazer as lembrancinhas, e sem plástico! Fiquei mesmo contente por ter encontrado um 2 em 1 Smiley love

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Vanessa! Obrigada pela tua partilha tão completa Smiley smile A ideia de embrulhar o bolo e oferecer aos convidados é muito boa, não tinha pensado nessa. Também ando à procura de cartolina branca 100% reciclada para imprimir os convites... Mas está difícil.

    • Responder
  • Raquel
    Super Noiva Outubro 2020 Madeira
    Raquel ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá! adoro este debate, porque a eco sustentabilidade é um assunto bastante importante para mim. Sempre que possível optamos por papel reciclado e/ou reciclável, mas se soubesse o que sei hoje teria feito os convites em papel infundido de sementes. Cheguei a fazer um debate aqui de ideias para lembranças , e uma delas era com esse tipo de papel. Entretanto nao cheguei a comprar, porque encontrei um fornecedor em Espanha onde mandamos fazer etiquetas para as lembranças em papel infundido de sementes de lavanda (já usei uma para testar e já tenho uma plantinha a nascer).

    Baloes está fora de questao.

    Para atirar vamos usar flores secas e algumas sementes misturadas, isto porque os pássaros nao se dao muito bem a comer arroz, mas gostam de sementes Smiley smile

    As lembranças sao comestíveis e vao numa caixinha de papel com a tal etiqueta como referi.

    Nao posso dizer que é um casamento 100% sustentável, porque nao é. Mas a minha causa é o plástico, e tentamos evitar a todo o custo. A única coisa em que usamos plástico foi mesmo nas máscaras que fiz questao que fossem embaladas individualmente para transmitir mais segurança às pessoas. Se houvesse em saquetas de papel teria sido essa opçao.

    Quanto a flores, além do bouquet, a quinta irá usar as suas próprias flores para o enfeite das mesas e da capela. Nao achei necessidade em investir mais dinheiro em flores, porque a quinta já é lindíssima por natureza.

    • Responder
  • Catarina
    Noiva VIP Maio 2021 Sintra
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita,
    Concordo completamente com a tua preocupação e partilho. Nós decidimos que os convites serão feitos por nós e estamos a procurar que seja com o mínimo de tinta possível, as lembranças serão feitas por nós, só estamos indecisos se levam todos um frasquinho de vidro com chá, especiarias ou azeite de rosmaninho. Que acham que é melhor e mais útil? As flores que vou usar no casamento serão todas locais, e da época. Os nossos fornecedores serão todos da zona para evitar grandes deslocações. Não vamos querer nada de plástico nas mesas nem nas decorações. Os balões estão completamente fora de questão também. Quanto às sobras do banquete, vamos combinar com os nossos pais e levar recipientes para poder recuperar o que sobra. Ainda estamos a decidir se fazemos um almoço todos no dia seguinte ou se vamos deixar à instituição mais próxima. Não imagino uma chegada num carro de alta cilindrada, até porque eu gosto mesmo é de andar a pé, portanto irei no carro de quem me quiser dar boleia 😝.
    • Responder
  • E
    Noiva Experiente Outubro 2021 Braga (Concelho)
    Eduarda ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá😊

    Por aqui também temos algumas preocupações a esse nivel.

    Decidimos abdicar de balões, sparkles, letreiros, letras luminosas e afins porque achamos completamente desnecessario.
    Todos os fornecedores são da nossa zona para evitar deslocacoes significativas.
    Pétalas de eucalipto ou oliveira apanhadas por nos para o final da cerimônia.
    Flores campestres e da época (se conseguir apanhar algumas na altura melhor).
    Temos também muitos amigos e familiares a casar nos últimos tempos, pelo que vamos reutilizar algumas coisas usadas esses casamentos.
    Ainda não definimos a 100% se realmente teremos lembranças mas se tivermos serão fraquinhos de vidro com azeite aromatizado que podem ser reutilizados.
    Não compramos nada no ali, wish,chineses e afins nem plásticos ou produtos de utilização única.
    Carro será o nosso, que é híbrido.
    Não iremos ter fotografias a venda para os convidados. Quem quiser tem depois acesso e imprime. Já viram bem a quantidade de fotos que são impressas e ficam por vender?
    As máscaras que provavelmente teremos que ter ainda em abril serão das reutilizáveis.
    As sobras da comida serão aproveitadas para levarmos para casa ou para dar a uma instituicao.
    Acho que é tudo. Obrigada pelo debate tão oportuno 😘😘😘
    • Responder
  • Milhinha
    Top das Noivas Outubro 2020 Madeira
    Milhinha ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita! Olhando para a quantidade de lixo que um evento destes produz concordo com a tua preocupação. Tentei ao máximo usar nas nossas Manualidades elementos reciclados ou reutilizados (aí sim poupa-se imenso). Podes optar por lembranças solidárias para essa causa também. Bjs
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Curiosa Outubro 2020 Porto (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo

    Olá Rita!
    Várias ideias 😊Para começar, embora pudéssemos ter optado por convites digitais, fizemos nós mesmo os convites mas usámos papel kraft reciclado. Também há a versão de convites em madeira por exemplo.Nas nossas roupas e calçado não quisémos investir muito dinheiro e se possível queremos reutilizar as roupas, mais fácil para o noivo é verdade. Nos sapatos optámos por sapatilhas, bem mais prático e que poderemos usar no dia a dia. Optar por materiais mais sustentáveis para a roupa também é um boa opção!O nosso casamento será um micro wedding, muito intimista e será em restaurante.Por exemplo, procurar uma quinta ou um restaurante que compre os alimentos a fornecedores locais, também é uma boa opção, tal como evitar desperdício alimentar.Nas flores, irei reutilizar as flores que vão enfeitar os bancos na Igreja para depois enfeitar as mesas no restaurante. Vou reutilizar frascos de vidro para tal, e as flores depois serão as lembranças das senhoras. A outra lembrança será fatias do nosso bolo, em embrulho de papel, até porque sobra sempre bolo! No entanto, já há quem opte por não dar lembrança.Iremos de carro eléctrico para o casamento e restaurante. Mas já há quem opte por bicicletas por exemplo. Se fosse perto de casa até a pé iria!Como a cerimónia na Igreja é o mais importante para nós, teremos livro de missal para os convidados acompanharem, mas óptamos por papel reciclado.Os confettis estamos agora a apanhar as folhas de outono e a cortá-las, algumas são pequeninas e irão mesmo inteiras, lindas cores outonais e uma boa maneira de evitar lixo desnecessário! No entanto, noutras estações do ano também será uma boa opção!Reutilizar e reinventar para a decoração materiais/objectos que já tenham por casa ou fazê-los vós mesmos ou comprar feito à mão e local para ajudar.
    Embora nós noivas queiramos e pensemos sempre em mil e um pormenores, é bom ter por perto um noivo bem prático e que nos lembre que provavelmente a maior parte dos convidados não vai ligar a muitos pormenores, que acabam até por ser desnecessários! 😜
    Peço desculpa por uma resposta tão longa! Boa preparação 😘✨💚🍁🍀
    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Catarina! Fico tão feliz com esse corte dos balões Smiley heart

    Tenho a certeza que os teus primos e amigos vão entender Smiley winking Já pensaste em alternativas para dar aos convidados? Nós vamos preparar uns cones em papel (jornal ou algum papel que iria para reciclar) e vamos encher com pétalas e folhas de oliveira

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Alexandra! Que bom que os balões e o arroz começam a ser postos de lado! Smiley love

    Também estou à procura de papel/cartolina 100% reciclada (para os convites aos membros da família mais conservadores). Onde é que encontraste o teu? Compraste nalguma loja online? Beijinhos

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Olá Helena! Que bom ver que também sentes a mesma preocupação Smiley smile

    Balões e arroz também estão fora da equação no nosso dia, precisamente pelos mesmos motivos... Vi a tua ideia para as lembranças, também seria muito giro Smiley shame Depois partilha as velas/castiçais que fizerem!!!

    • Responder
  • Rita
    Noiva Master Setembro 2021 Braga (Concelho)
    Rita ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada

    Obrigada Inês! Se tiveres alguma ideia sustentável para o teu dia C, partilha!!!

    • Responder
  • Catarina
    Super Noiva Junho 2021 Guimarães
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita, nós também curtamos na largada de balões. Quanto ao arroz, era algo que eu também não queria, visto qua há imensa gente a passar fome mas vai ser impossível. Os meus primos são daqueles que levam arroz aos quilos 😓. Vou tentar sensibilizar esses mesmos primos para não levarem e utilizarem apenas o que a florista irá colocar.
    • Responder
  • Alexandra
    Noiva Master Setembro 2021 Porto (Concelho)
    Alexandra ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Rita! Não teremos largada de balões, não vamos ter arroz na saída da igreja (porque o vemos como um desperdício de comida e porque há animais que ficam em perigo quando o comem), o que formos usar de papel para o estacionários, será em papel reciclado. Tudo muito à base de materiais como madeira, gesso, fugindo ao plástico. É um pequeno contributo mas que nos faz sentido. 😘
    • Responder
  • Helena
    Noiva Constante Setembro 2022 Bragança (Concelho)
    Helena ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    ADORO , uma das minhas preocupações também ! Por isso mesmo , não vamos ter largada de nenhum balão , seja ele de papel seja ele de plástico. Muitos fornecedores dizem que os balões são biodegradáveis, mas criam impacto devido ao Led que vai dentro. Os animais confundem com comida e acabam por morrer asfixiados. Acho que cada um pode fazer um bocadinho. Todas as nossas lembranças não vão levar nada de plástico. E serão feitas por nós, pensamos primeiro nas madeiras, como poderias ver num debate que abri a perguntar como arranjar, mas a ideia foi mudada, vamos fazer os nossos porta-velas ou castiçais , através de cimento.
    • Responder
  • I
    Noiva VIP Novembro 2021 Barcelos
    Inês ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Que boa iniciativa querida beijinho grande 🥰
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração