Ir para o conteúdo principal

O conteúdo do post foi ocultado

Para desbloquear este conteúdo, por favor clique aqui

Ana Caroline
Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)

Dúvida sobre casamento civil e religioso

Ana Caroline, a 30 de Maio de 2020 às 23:51 Publicado em Fórum Casamentos.pt 0 26

Olá queridas noivas,

Espero que estejam bem e protegidas. Ainda não adiei o meu casamento que esta marcado para o dia 18 de Julho, já falta pouco Smiley laugh . Eu e o noivo iniciamos o processo na Conservatória e tínhamos escolhido ter o casamento civil no local do copo d´ água.

Entretanto, devido ao que esta a acontecer, estou com dúvidas se vai ser possível realizar o casamento no local ou vamos ter que ir na conservatória casar. Então, estive a pensar e como sou católica mudar para o casamento religioso.

Eis que a minha dúvida: Caso venha a fazer a alteração de casamento civil para religioso, tenho que casar no civil na mesma? Estive a procura e vi que existem três formas de casamento:

- Casamento religioso (igreja)

- Casamento civil

- Casamento religioso com efeito civil.


Pois, o que conta é o casamento civil...se puderem esclarecer-me eu agradecia muito.

Obrigado Smiley heart Smiley kiss

26 respostas

Última atividade por Ana Caroline, a 2 de Junho de 2020 às 01:00
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    No meu caso é diferente, porque eu já fui a conservatória abrir processo para casar no civil, entretanto, estamos a pensar casar pela igreja! Tenho o documento da conservatória em como paguei para realizar o casamento civil. Agora não sei até que ponto da para fazer alteração. Pelo menos liguei na conservatória antes de estarmos nesta situação do covid 19, e por telefone disseram que dava para alterar sim, tinha é de ir pessoalmente e enviar um e-mail solicitando a alteração, uma vez que a conservatória tem de devolver parte do dinheiro pago! Porque estava previsto casar na quinta.
    • Responder
  • C
    Noivo Novato Julho 2021 Felgueiras
    Cristina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá! Eu fui falar com o padre este fim de semana para verificar a disponibilidade para o ano. Ele disse que 3 meses antes tinha que ir à conservatória abrir o processo e pedir alguns documentos. Depois de ter os documentos tenho que os levar à igreja e eles tratam do restante 🙂
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Fica já tudo despachado hehe
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    😂😂😂 Ahh!! Assim fazem dois em um 🙏🏼😊🥰🥰
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Não faço ideia haha mas o padre disse que não iria fazer missa... Nem me deu opção lol eu queria fazer civil na quinta, só vou fazer pela igreja porque quero batizar os meninos 🤩
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Já agora como é isso de cerimónia sem missa?
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Penso que não haja problema em alterar 😁mas fala com eles! Não tenho nenhum missal desculpa 😔 vou fazer cerimonia sem missa 🙄
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá querida, obrigada pela ajuda! Pois, eu pretendo casar pela igreja e pelo civil, tinha visto essa opção só que não tinha a certeza se também ficava casada pelo civil. Eu já abri o processo na conservatória, mas para casamento civil contudo quero mudar para essa opção. Na sexta feira vou falar com o padre para saber como poderei fazer para mudar. Já agora tens algum template de Missal? O meu sonho era casar na igreja, mas no noivo não era...mas devido a situação do vírus lá achou que era melhor...se fez luz 🙏🏼🙏🏼😍😍☺️ Espero que consigo
    • Responder
  • Krizitah
    Top das Noivas Julho 2021 Loures
    Krizitah ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá Ana 😁 😘 eu escolhi a terceira opção:- Casamento religioso com efeito civil. Esta opção não casas no registo, o papel de abertura do processo ebtrefas no padre, ficas casada no dia que vais a igreja e o padre depois envia novamente a informação para a conservatória.
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahh...obrigada pela informação ajudou muito
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tens de ir à igreja e eles explicam tudo. Até porque não é bem igual em todas as paróquias.
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Ahh está bem! Já percebi...já agora como se faz para obter a certidão de batismo?
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então da para casar na igreja e civil no mesmo dia?
    • Responder
  • Mariana
    Noiva Experiente Setembro 2020 Sesimbra
    Mariana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Como já te disseram, tens de ir à igreja ver se tem disponibilidade no dia do teu casamento e padre disponível. Se sim, vais ao civil, explicas que abriste processo para casar no civil mas agora queres fazer na igreja, devem alterar. Mas tens de te despachar, porque depois disso tens de ir à igreja para eles tratarem da papelada toda para casar pela igreja: certidões de batismo, proclamas... Aconselho que vás imediatamente tratar de tudo.
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Então se vai casar pela igreja já tem tudo tratado. É só iniciar o processo na igreja para poder casar na igreja e civil no mesmo dia.
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá...eu já tenho tudo agendado para julho deste ano, tinha aberto processo para casamento civil, mas devido a situação não sei se o conservador vai ao local realizar o casamento e então estou pensando em alterar para casar na igreja!
    • Responder
  • Joana
    Noiva Master Julho 2021 Sintra
    Joana ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Existem 2 tipos de casamento: Civil e religioso.
    O que acontece no religioso é que é na igreja, mas tens de abrir o processo no religioso ( sei que já o fizeste) mas casas pelo civil e igreja no mesmo dia.
    Se for só ao civil, vais á conservatória ou a conservadora vai ao sítio que pretendes.Podes tbem casar pelo civil, na conservatória, num dia e casares pela igreja noutro.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Segundo o que pesquisaste, sim.
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim eu sei que o civil é quem manda! Pois...também não sei até que ponto da para alterar...sim também tenho de ver se a data está disponível na igreja. Mas, então a opção de casamento religioso com efeito civil?
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Tendo em conta que já pagaste pela deslocação do conservador não sei até que ponto eles poderão actualizar a tua situação. Tens que ir à conservatória e falar com eles. Se eles autorizarem e conseguires ter padre e igreja disponível, sim, ficas casada pelo civil e religioso no mesmo dia. Para poderes casar pelo religioso já tens que ter casado pelo civil ou teres iniciado o processo na conservatória no tempo certo. O civil aqui é quem manda.
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Sim...paguei pela deslocação do conservador. Mas casando pelo religioso também já fica casado pelo civil? É essa a minha dúvida.
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Querida eu já fui na conservatória e escolhi o civil. Já tenho tudo tratado. Devido a situação não sei se a conservadora vai se deslocar então estou pensando em fazer pelo religioso mas que tenha efeito civil. Como verificado no site existe três formas de casamento.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Para acontecer o casamento religioso como dizes na primeira opção, já tens que ter casado a civil 1 ano ou mais antes (por ex). Portanto, se queres optar pelo religioso tens que falar com o padre e ver da disponibilidade. Depois tens que ver na conservatória como fica a situação (caso já tenhas pago pela deslocação do mesmo).
    • Responder
  • Ana Caroline
    Noiva Experiente Julho 2021 Lisboa (Concelho)
    Ana Caroline ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Ver mensagem citada
    Olá... o u já abri processo na conservatória, escolhi casamento civil. Contudo, devido a situação não sei se a conservadora vai deslocar se no local para realizar o casamento. Na igreja sei que podem ir os convidados, porque tenho poucos convidados.
    • Responder
  • Catarina
    Noiva Master Julho 2019 São Miguel
    Catarina ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Olá. Basicamente só existe 2 tipos. Casamento civil - pode ser feito na conservatória, na quinta ou outro local. Se for feito fora na conservatória, têm que pagar mais para o conservador ir ao sítio bem como a deslocação do mesmo.
    Casamento religioso - têm que abrir o processo na conservatória e pagar pelo mesmo. Falar com o padre e marcar tudo na igreja levando o papel que vos vão dar na conservatória. A partir daí o padre trata do processo religioso. Aqui o casamento civil e o religioso ficam com a mesma data.
    • Responder
  • Vanessa
    Noiva Constante Setembro 2022 Braga (Concelho)
    Vanessa ·
    • Denunciar
    • Ocultar conteúdo
    Tal como dizes o que conta é o civil. Eu no meu caso vou fazer pela igreja e ao mesmo tempo pelo civil (a tua opção 3). Deves informar-te com o padre da tua igreja, mas terás que tratar da documentação do civil e do casamento religioso...
    • Responder

Escolheste . Escreve um comentário e adiciona mais detalhes à tua escolha 👇

×

Artigos relacionados

Grupos gerais

Inspiração